.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Projeto visa proibir participação de animais em circos


A história do circo é composta da participação de apresentações humanas e animais, aqueles com acrobacias e mágicas, e estes interagindo com seus domadores. No entanto, várias cidades e estados brasileiros estão criando legislações que impedem a utilização dos bichos em circos.
Só há uma alegação: os maus tratos causados desde o transporte até o adestramento dos animais. A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) é a principal entidade defensora da causa. A presidente da Associação, Roseli Klein, que também professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, ressaltou as evidências nos maus tratos aos animais pelos circos. Segundo ela, todos os procedimentos realizados com os bichos acarretam conseqüências negativas.
“São vários prejuízos: o transporte de uma cidade para outra nas estradas; o local onde são mantidos (jaulas); a alimentação controlada pela grande necessidade de carne para os carnívoros; os maus tratos durante o aprendizado; e o prejuízo ao acasalamento, o animal sente esse trauma”, alertou a presidente.
Diante do problema, apresentei o projeto de lei elaborado em associação com a Apipa para proibir a utilização de animais nos circos que se apresentarem em Teresina. De acordo com a vereadora, quando os animais não têm mais valor ou estão em idade avançada, os donos de circos ou abandonam ou sacrificam-nos.
Em muitas cidades e estados já não é mais permitido a utilização de animais, e é possível se ter uma belíssima apresentação de circo em Teresina. Somos contra a presença de animais tanto silvestre como doméstico

Nenhum comentário:

Postar um comentário