.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MA terá projeto piloto do Disque 100

SÃO LUÍS - O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOp/IJ) do Ministério Público do Estado do Maranhão, foi escolhido para capitanear um projeto piloto de aprimoramento do Sistema Nacional do Disque Denúncia (Disque 100), do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).

A escolha do CAOp/IJ do MP-MA, aconteceu durante a reunião de trabalho realizada em Brasília, no último dia 26 de agosto, pelo Fórum Nacional de Coordenadores de Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação dos Ministério Públicos dos Estados e do Distrito Federal (FONCAIJE) e a SEDH, que teve como objetivo discutir a operacionalização do Termo de Cooperação Técnica firmado em fevereiro de 2009, do Disque 100.

Durante a reunião, o promotor de Justiça da Comarca de Raposa, Reinaldo Campos Castro Júnior, representando o CAOp/IJ, recebeu muitos elogios pela atuação do Ministério Público maranhense na alimentação de dados e retorno das informações repassadas ao gestor do Disque Denúncia Nacional.

Cinco estados brasileiros farão parte desse projeto piloto, dentre os quais o Maranhão, que irá aprimorar o sistema do disque 100, visando qualificar a apuração das denúncias de violação dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

Dentre as propostas desse projeto está a descentralização do serviço, que ficará sob a resposnabilidade dos CAOPs com apoio da SEDH, bem como melhorar o levantamento das informações acerca dos casos de violência contra crianças e adolescentes, como por exemplo, obter mais detalhes do local onde aconteceu a violação (endereços e pontos de referência mais precisos), o tipo de agressão cometida e, principalmente, aprimorar o fluxo de encaminhamento das denúncias. O objetivo é que elas sejam apuradas com maior rapidez e segurança pelo órgãos devidos (Promotorias de Justiça, Delegacias, Conselhos Tutelares), garantindo a punição dos agressores e a integridade das crianças e adolescentes.

domingo, 30 de agosto de 2009

Denúncias apontam adulteração de gasolina em postos de Caxias


CAXIAS - A Câmara Municipal de Caxias convocará representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para que seja feita uma análise do combustível vendido nos postos do município. Semana passada, chegou até os vereadores denúncia que diversos postos de gasolina estariam vendendo combustível adulterado.

A denúncia foi feita na tribuna da Casa pelo vereador Antônio Albuquerque Catulé (PSDB). Ele mesmo já se disse vítima algumas vezes da gasolina “batizada”. O vereador argumentou que as queixas não são atuais e já denunciou o fato no Legislativo há mais de três anos e que só agora a Câmara Municipal tomará uma postura mais rígida.

“Nós sabemos quais são esses postos. Quem vende gasolina confiável e quem não vende. É preciso que tomemos uma medida enérgica para coibir essa prática. É nossa obrigação alertar a população para o que está ocorrendo, já que não há órgãos específicos em nossa cidade que possa fazer essa fiscalização”, argumentou Catulé.

Após a denúncia, a Câmara instaurou uma comissão que apurará o fato e acionará a Agência Nacional do Petróleo. A estimativa é que em 15 dias a fiscalização comece. Conforme os vereadores, a situação nos postos de gasolina de Caxias é tão crítica que pelo menos 80% dos estabelecimentos estão adotando a prática criminosa.

A equipe de O Estado tentou falar com pelo menos três proprietários de postos de combustível em Caxias, mas quando questionados sobre o assunto, eles se negaram a conceder entrevista.

O uso de gasolina adulterada, além de causar estragos no veículo, o proprietário se vê obrigado a gastar ainda mais com uma oficina. Quem já foi vítima do combustível adulterado sabe o prejuízo que causa ao veículo.

Paulo de Araújo, representante comercial de uma marca de confecções, disse que já teve que voltar do de uma viagem que faria para Imperatriz porque o seu veículo começou a apresentar problemas, logo após ter abastecido em um dos postos de Caxias.

“O motor começou a ‘chacoalhar’, como se o carro quisesse estancar. Ainda pensei que fosse outra coisa e não tive como seguir viagem. Voltei, ainda bem que estava perto do posto da Polícia Rodoviária Federal. Quem confirmou que era gasolina “batizada” que encheram o tanque do meu carro foi o meu mecânico”, reclamou Araújo.

Cilada

Para não cair em outra cilada como essa, o representante adotou uma medida drástica. Em Caxias, só abastece em um único posto. A mesma medida adotada pelo professor de Matemática Carlos Alberto Gonçalves. Ele teve problemas com gasolina adulterada e agora se diz fiel a um único posto.

“Se não for assim, seu veículo acaba correndo muito risco porque hoje a gente não pode confiar em ninguém e muito menos parar para fazer aquele teste de qualidade em todo posto que chega”, analisou o professor. Fazer o teste não é mesmo um hábito dos caxienses.

O mecânico Luis Pereira disse que se o consumidor adotasse esse hábito, na sua oficina dificilmente casos desse tipo seriam atendidos. “Tem dono de carro e moto que é assim, vai abastecendo em qualquer lugar e quando vê o carro já deu problema e nem sabe por que, pois eles não creditam que isso possa acontecer em Caxias”, destacou o mecânico.

Consumidor é que fica com prejuízo

Gasolina adulterada é aquela que não está dentro das especificações legais, ou seja, que apresenta mais álcool ou mais solventes do que a lei permite. Apesar de a lei fixar em 2% o limite máximo de solvente a ser misturado na gasolina e em 24% o do álcool, muitos postos não estão respeitando esses valores.

Isso ocorre porque ao adulterar a gasolina, aumentando a mistura de solventes, que são produtos químicos mais baratos, o proprietário do posto melhora a rentabilidade do negócio em até 10%. O lucro fácil para o dono do posto representa, porém, possível prejuízo para o consumidor.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável pela fiscalização da rede de distribuidoras e postos de combustíveis, mas conta com apenas 85 fiscais para inspecionar as 170 distribuidoras e cerca de 23.000 postos.

Com cerca de um quarto dos postos desrespeitando as normas de composição da gasolina, segundo estimativa do Sindicato das Distribuidoras e Revendedoras de Combustíveis, a ANP aconselha o consumidor a procurar as grandes redes, que, segundo ela, são as mais confiáveis.

Cartel

Como se não bastasse a denúncia da venda de combustíveis adulterados, os vereadores também denunciam a existência de um cartel nos preços dos combustíveis. Pelo menos nos postos localizados no centro de Caxias essa prática está descartada, pois a diferença de preços entre eles supera em até quatro centavos para mais ou para menos.

Os legisladores acreditam que esse cartel exista na cobrança dos preços. Para os vereadores, o combustível caxiense, apesar de comprado no Porto do Itaqui, em São Luís, ainda é o mais caro do estado porque, em Caxias, existe um cartel.


Maranhense de Caxias é a nova Miss Brasil Mini 2009


SÃO LUÍS - A maranhense de Caxias, Marise Castro, 5 anos, foi eleita Miss Brasil Mini 2009, nesse sábado (29), em Salvador. Ela representará o Brasil no Little Miss World 2010, título que pertence há dois anos à brasileirinha de 6 anos, Natália Stangherlin.

Segundo a organização do Miss Maranhão Mini, Marise Castro mora em São Luís e deve chegar à Capital nesta segunda-feira (31). Marise Castro a partir de agora também terá alguns compromissos, como acontece com o concurso adulto

sábado, 29 de agosto de 2009

PREFEITURA DE COELHO NETO LANÇA O AÇÃO GLOBAL





A prefeitura de Coelho Neto - MA lançou hoje sábado 29/08/09 um projeto que será executado pela a secretária Municipal de assistencia social em conjunto com todas as secretárias do Governo Soliney Silva. O multirão de serviços de útilidade pública e ações nas areas de assistencia social,saúde,educação,laser e cultura,começou no bairro José Sarney, os serviços vão desde consultas medicas,tinpagem sanguinea, emissão de documentos ,vacinação,medicação de pressão arterial, corte de cabelos e muitos outros serviços . Cada secretaria disponibilizou para quem foi a escola tio Matias, no bairro sarney, os seus serviços.O prefeito Soliney e a primeira dama Suely Silva, não poderam está presente pelo o fato do mandatario ter ido a Teresina -PI para a visita de mês de falecimento de seu pai o empresario José Silva, mais mandou uma messagem que foi lida para a população do bairro.A secretária de assistencia social Rosario Leal,estima basiada pelo os cadastros feitos, que mais de duas mil pessoas foram atendidas e nos adintou ainda, que o projeto AÇÃO GLOBAL, será realizado todos os meses no útimo sábado de cada mês . Segundo Rosario Leal, está sendo feito um levantamento aonde será priorizadas as areas mais vuneraveis provavelmente, o povoado Boeno Aires, será a sede pólo do proximo AÇÃO GLOBAL, Boenos Aires que é uma comunidade quilombola.

UM ACIDENTE SEM VÍTIMAS FATAIS NA MA- O34 EM COELHO NETO - MA




Um ônibus de propriedade de um senhor endetificado apenas como Texeira ,que transportava trabalhadores rurais, do grupo industrial JOAO SANTOS, para o corte de cana de Açucar hoje 29/08/09 por volta das seis e meia da manhã,virou na saída de Coelho Neto,no sentidoCoelho Neto a Caxias nas proximidades do bairro olho D'guinha na MA 034. Segundo informações,o ônibus transportava cerca de 22 trabalhadores, niguem morreu, alguns ficaram com ferimentos leves após o acidente,os trabalhadores rurais, foram levados ao hospital Municipal de Coelho neto, aonde foram submetidos a diaguinósticos e observações: três dos trabalhadores por estarem sentido dores foram tranferidos para a Cidade de CAXIAS para outros procedimentos.A causa do acidente ainda é desconhecida. Eu Ezequias Martins titular deste blog convessei com alguns trabalhadores rurais, que vinham no ônibus,e eles disseram; que o motorista foi apenas substituíndo o motorista titular. Segundo os trabalhadores, o motorista de nome não indetificado, não sabe dirigir e poderia ter evitado o acindente se nao tivesse pulado do volante logo, quando a carro desgovernou. Procuramos o propríetario do ônibus o senhor Texeira e não encontramos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Número de homicídios entre negros no Brasil é duas vezes maior que entre brancos

O número de negros assassinados no Brasil é duas vezes maior do que o de brancos, apesar de cada grupo representar cerca de metade da população do país.

A constatação é de um levantamento feito pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes a 2006 e 2007.

Nesses dois anos, 59.896 negros foram assassinados. Entre os brancos, o número foi de 29.892. A diferença entre o número de homicídios de negros e brancos é maior entre as crianças e jovens de 10 a 24 anos. Entre os maiores de 40 anos, o número de homicídios é quase o mesmo nos dois grupos.

Segundo o coordenador do laboratório, Marcelo Paixão, os números mostram que os negros estão sujeitos a uma exposição maior de risco que os brancos, em várias partes do país. “Isso é determinado por razões que são sociais, ou seja, pelo modo de inserção das pessoas no interior da sociedade, e que fazem com que elas tenham maiores probabilidades de virem a sofrer um atentado violento contra suas vidas ao longo de seu ciclo de vida”, explicou.

Um dos fatores sociais que poderia explicar esse risco maior é o local de moradia, já que muitos negros moram em áreas mais violentas, como as favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo ou de Pernambuco.

Além disso, de acordo com Paixão, há pesquisas que mostram que a letalidade policial - a morte provocada por policiais - é maior entre os negros do que entre os brancos. Um terceiro fator seria a baixa autoestima da juventude negra que vive em áreas pobres e que não vê escolhas para a sua vida, e que, por isso, teria mais probabilidades de se envolver em situações de risco.

A maior desigualdade entre homicídios de brancos e negros é encontrada na Região Nordeste. Enquanto a relação populacional da região é de 2,4 negros para cada branco, a relação de mortes é de dez negros para cada branco.

Já a Região Sul é a única do país onde essa tendência não é sentida, visto que a relação populacional e a relação de homicídios por cor é igual: 0,2 negro para cada branco.


--

Responder






CGU vai fiscalizar aplicação de recursos públicos NO MARANHÃO , MARACAÇUMÉ, PIRAPEMAS E COELHO NETO SERÃO INVESTIGADAS

BRASÍLIA - O Diário Oficial da União de hoje (28) divulga o resultado do 29º sorteio que selecionou os municípios que terão seus gastos fiscalizados pela Controladoria Geral da União. Na última fiscalização as falhas consideradas graves foram encontradas em 20% dos municípios. Em muitos casos, elas ocorrem por desinformação e despreparo do gestor público, de acordo com a CGU.

As obras inacabadas ou paralisadas, apesar de já terem sido pagas, são algumas das irregularidades mais frequentes. Uso de notas fiscais frias e documentos falsos também são práticas comuns. As licitações são alvo de inúmeras falhas graves.

Ocorrem desde a simulação até o favorecimento de empresas, passando pela participação de empresas fantasmas e apresentação de contas e superfaturamento de preços. Já foram constatadas também falta de merenda escolar e de medicamentos e irregularidades nos cadastros do Bolsa Família.

Os municípios sorteados no Paraná foram: Ivaí, Balsa Nova e Jardim Olinda. Na Bahia: Antônio Gonçalves, Itabuna, Potiraguá, Igrapiúna e Fátima. No Rio Grande do Sul: Igrejinha, Ronda Alta, Não-me-Toque e São Francisco de Assis. Em São Paulo: Mogi das Cruzes, Itápolis, Registro, Presidente Epitácio e Santo Antônio da Alegria. Em Minas Gerais: Montes Claros, Urucânia, Águas Vermelhas, Argirita, Catuti, Palmópolis e Araújos.

No Amapá, foram sorteados: Porto Grande. Em Rondônia: Ouro Preto do Oeste. No Amazonas: Fonte Boa. Em Sergipe: Itaporanga d'Ajuda. No Espírito Santo: Alegre. Em Mato Grosso do Sul: Nova Andradina. Em Alagoas: Olho d'Água Grande e Ibateguara. No Rio de Janeiro, Miguel Pereira. No Pará: Augusto Corrêa, Ponta de Pedras e Nova Esperança do Piriá. No Tocantins: Novo Alegre. Em Mato Grosso: Matupá.

No Rio Grande do Norte: Ipanguaçu, Água Nova e Jaçanã. Em Pernambuco: Orobó, São João e Petrolina. No Ceará: Senador Pompeu, Ubajara e Saboeiro. No Maranhão: Pirapemas, Maracaçumé e Coelho Neto. No Piauí: Dom Inocêncio, Matias Olímpio e Belém do Piauí. Na Paraíba: Duas Estradas, Itaporanga e Mato Grosso. Em Goiás: Ouro Verde de Goiás e Ouvidor. E em Santa Catarina: Imaruí e Chapecó.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

População destrói delegacia e carcereiro é baleado


SÃO LUÍS - Mais de quinhentas pessoas invadiram a delegacia do município de Cururupu, que fica a 451 quilômetros de São Luís, para linchar um homem preso no fim da manhã desta quinta-feira (27). Carlos Coelho Fonseca, de 36 anos é suspeito de ter assassinado o lavrador José Mariano Franco Monteiro, de 50 anos. Durante o confronto, o carcereiro da delegacia foi atingido por um tiro.

Durante mais de trinta minutos houve confronto entre os manifestantes e a polícia. A população apedrejou a delegacia. Para conter a ira dos moradores, a delegada teve que pedir reforço para municípios próximos a Cururupu. As viaturas da polícia de Pinheiro que foram para o local ficaram parcialmente destruídas. O Grupo Tático Aéreo (GTA), também foi deslocado para ajudar a conter a população. Para evitar que o preso fosse linchado, a polícia teve que usar bombas de gás e vários disparos para cima foram efetuados.

Crime

De acordo com a polícia, o lavrador José Mariano Monteiro saia de casa para caçar, por volta das cinco horas da manhã, quando avistou Carlos Fonseca que estaria roubando galinhas em um quintal de uma casa. O lavrador teria alertado o suspeito, que com raiva, deu um tiro de espingarda acertando a vítima no peito esquerdo. José Mariano Monteiro morreu na hora.

Prisão

Carlos Coelho Fonseca foi preso no fim da manhã desta quinta. Para prender o suspeito, a família da vítima teve que abastecer a viatura da polícia que estava sem combustível. De acordo com a população em vinte dias, oito pessoas foram assassinadas em Cururupu.

Heraclito deveria reduzir de língua, diz Deputado


O Deputado Joao de Deus, do PT, participou hoje do programa Agora da TV Meio Norte e defendeu o Governador Wellington Dias que ontem foi citado em entrevista de Heraclito Fortes como responsável por cortes de emendas do Senador que iriam beneficiar Teresina.

João de Deus disse que o Senador torce contra e faz uma oposição do mal , e que o Piauí inteiro sabe que Wellington Dias faz uma poliítica de alto nível sem olhar partido ou lado politico dos dirigentes de todos os municipios do estado .

Presidente Sarney destaca dedicação dos soldados e papel do Exército na manutenção da Paz


Ao abrir a sessão do Congresso Nacional em homenagem ao Dia do Soldado, o presidente José Sarney afirmou que é por causa da dedicação e do espírito de doação dos soldados brasileiros que o país consegue manter sua tradição pacífica. “Afortunadamente, somos um País de pouca tradição belicista, o que torna a manutenção da paz uma das tarefas mais importantes do Exército Brasileiro e de todas as nossas Forças Armadas”.

Participaram da sessão, ao lado do presidente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Juniti Saito. Os comandantes do Exército e da Aeronáutica, acompanhados pelo vice-almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, representante da Marinha, e outros oficiais das três Forças Armadas, haviam sido recebidos, minutos antes, em audiência pelo presidente Sarney em seu gabinete.

Em seu discurso, o senador Sarney destacou a importância das Forças Armadas na integração nacional e na defesa das fronteiras brasileiras. E citou ainda as tarefas desenvolvidas para a promoção do bem-estar social da população mais carente, além da execução de obras de engenharia nas regiões mais inacessíveis do país, dando como exemplo a transposição do rio São Francisco, que levará água a milhares de famílias carentes do Nordeste.” A sessão foi proposta pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Ao encerrar as homenagens, José Sarney destacou “o simbolismo dessa sessão que representa uma unidade de pontos de vista entre o Congresso, a classe política, e as Forças Armadas brasileiras”. O senador disse que, como o primeiro presidente civil, depois do Governo Militar, ele fez a transição para a democracia “com os militares e não contra os militares.” O senador destacou que a doutrina da Escola Superior de Guerra afirma que “o poder político é a síntese de todos os poderes, inclusive o poder militar.” O presidente Sarney ladeado pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri ( à esquerda), e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Juniti Saito ( à sua direita)



Responder

Encaminhar





quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pesquisa do PSB mostra favoritismo de Roseana Sarney e de Lobão nas eleições de 2010


As principais lideranças do PSB maranhense foram confrontadas, dia desses, com os números de uma pesquisa encomendada pelo partido sobre a sucessão estadual de 2010.

Eles não vão divulgar, pelo simples fato de que, de acordo com os números, com ênfase em São Luís e algumas cidades do estado, Roseana Sarney (PMDB) lidera a corrida pelo governo e Lobão vence a disputa pelo Senado.

Este blog teve acesso a alguns destes dados - confirmados por pelo menos dois membros do PSB.

ministrolobao.jpgRoseana Sarney tem a preferência do eleitorado de São Luís, seguida pelo deputado Flávio Dino (PCdoB). O pedetista Jackson Lago ocupa a terceira colocação.

Os índices de cada um não serão divulgados a pedido das fontes socialistas que deram acesso às informações.

Na disputa pelo Senado a preferência do ludovicense é pelo ministro Edson Lobão (PMDB). O segundo preferido na capital é o petista Bira do Pindaré, que ganha do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB).

O próprio presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Tavares (PSB), que é sobrinho de José Reinaldo, comentou sobre esta pesquisa na Assembléia, embora não quisesse dar detalhes a jornalistas.

Tavares-sobrinho, aliás, é um dos gestores mais bem avaliados na concepção do eleitor. O tucano João Castelo tem a pior avaliação.

Segundo apurou o blog, a pesquisa é parte do conjunto de aferições que o PSB faz semestralmente sobre o processo político-eleitoral no Maranhão.

Em tempo: faltam pouco mais de um ano e um mês para as eleições gerais..

Projeto visa proibir participação de animais em circos


A história do circo é composta da participação de apresentações humanas e animais, aqueles com acrobacias e mágicas, e estes interagindo com seus domadores. No entanto, várias cidades e estados brasileiros estão criando legislações que impedem a utilização dos bichos em circos.
Só há uma alegação: os maus tratos causados desde o transporte até o adestramento dos animais. A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) é a principal entidade defensora da causa. A presidente da Associação, Roseli Klein, que também professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, ressaltou as evidências nos maus tratos aos animais pelos circos. Segundo ela, todos os procedimentos realizados com os bichos acarretam conseqüências negativas.
“São vários prejuízos: o transporte de uma cidade para outra nas estradas; o local onde são mantidos (jaulas); a alimentação controlada pela grande necessidade de carne para os carnívoros; os maus tratos durante o aprendizado; e o prejuízo ao acasalamento, o animal sente esse trauma”, alertou a presidente.
Diante do problema, apresentei o projeto de lei elaborado em associação com a Apipa para proibir a utilização de animais nos circos que se apresentarem em Teresina. De acordo com a vereadora, quando os animais não têm mais valor ou estão em idade avançada, os donos de circos ou abandonam ou sacrificam-nos.
Em muitas cidades e estados já não é mais permitido a utilização de animais, e é possível se ter uma belíssima apresentação de circo em Teresina. Somos contra a presença de animais tanto silvestre como doméstico

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CAMARA REPROVA AS CONTAS DO EX PREFEITO DE PATOS DO PIAUÍ



Em sessão ordinária realizada no último sábado, 22, a Câmara Municipal de Patos do Piauí reprovou as contas do ex-prefeito Aluízio Coelho do Reis, mantendo o parecer do TCE/PI - Tribunal de Contas da Estado do Piauí, que rejeitou a prestação de contas referente ao ano de 2005.

Analisando o parecer prévio emitido pelo TCE-PI, referente ao processo nº TCE-011940/06, correspondente ao exercício de 2005, a Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal aponta que “deparou-se com falhas cometidas pelos gestores”, emitindo parecer favorável a rejeição das Contas da Prefeitura Municipal de Patos, mantendo-se assim, a decisão do Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Irregularidades
Em meio a uma série de irregularidades constatadas, destacam-se a ausência de envio de documentação; gastos com a manutenção do ensino no município de 22,33%, inferior ao limite previsto na Constituição, de 25,05% da Receita de impostos e transferências; emissão de cheques sem fundos, constatadas duas devoluções, ato definido pelo TCE-PI como falta de planejamento e responsabilidade. O gestor alegou a devolução do cheque por falha de assinatura e não por falta de recursos; falta de licitação para compra de combustíveis, lubrificantes, gêneros alimentícios, carteiras escolares, medicamentos e material hospitalar; não pagamento de salário mínimo a servidores públicos municipal; pagamento de salários do prefeito, secretários e outros sem descontos do INSS; despesa no valor de R$ 20.280 para a capacitação de professores sem identificação de participantes e divergência na movimentação financeira do Fundo Municipal de Saúde.

Na maioria do itens citados acima, o gestor não apresentou nenhuma justificativa para a irregularidade.

Além da Prefeitura, foram constatadas ainda irregularidades junto aos Fundos Municipal de Saúde, de Assistência Social e de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, que tiveram como gestores parentes do ex-prefeito, sendo estes, a sua filha Luzissandra Dias dos Reis, e sua esposa, Teresinha de Fátima Dias dos Reis.

Vereadores da base aliada ao ex-prefeito tentaram justificar as irregularidades apontando os assessores como responsáveis pelas irregularidades. O vereador Wilson declarou que o Tribunal é muito rígido e “segue muito a risco”. O vereador Cornélio afirmou que o prefeito não tem culpa.

Já os vereadores da oposição afirmaram que as provas estão dos autos do processo e em grande quantidade. O vereador Helinho afirmou que é de responsabilidade do gestor todas as ações da Prefeitura. “O município não podes se calar e nem ser prejudicado e com as falhas administrativas de assessores que indicados pelo ex-prefeito”, disse. O presidente da Câmara, Francisco João afirmou infundamentada as justificativas dos vereadores da base aliada em apontar os assessores como culpados e indagou “por que estes gestores ditos como culpados são os mesmos que continuam na atual administração?”.

Após julgadas e reprovadas as contas, o parecer da Comissão que obteve 5 votos a favor da aprovação e 3 contra, e a respectiva votação, serão novamente encaminhados ao TCE-PI, que definirá as punições sobre os gestores citados.

Sarney se irrita com cobrança de Suplicy


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ficou irritado com a intervenção de Eduardo Suplicy (PT-SP), e disse que o senador foi indelicado ao levantar o debate sobre a crise política no momento em que ele fazia uma homenagem ao escritor Euclides da Cunha. "Vossa Excelência feriu uma regra que eu acho que não é do seu feitio. Vossa excelência podia ter feito o seu discurso, como estava planejando fazer, mas este gesto que não é da personalidade de vossa excelência, a não ser que o senhor esteja tomado de uma paixão política que não é da sua personalidade", disse Sarney, que encerrou o discurso logo em seguida.



Suplicy cobrou esta tarde de Sarney explicações sobre o teor das representações movidas contra ele no Conselho de Ética, arquivadas na semana passada. "A situação no Senado não está tranquila, não está resolvida", afirmou, acrescentando que "as pessoas cobram maiores esclarecimentos sobre as representações apresentadas contra Sarney.

MA terá recursos para pequenos produtores






SÃO LUÍS - O incremento de Arranjos Produtivos Locais (APL) foi o tema principal da reunião de técnicos do governo do Estado do Maranhão e dirigentes do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os APL’s do Estado do Maranhão devem receber recursos de R$ 15 milhões, sendo 50% oriundos do Tesouro estadual e 50% do BNDES.


O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Gastão Vieira, ressaltou que esse é um momento excepcional para a implementação de políticas públicas que assegurem ao Maranhão crescimento e desenvolvimento econômico mais consistente, com a redução das desigualdades regionais e uma melhor distribuição de renda. “Vamos fortalecer a agricultura familiar, a pequena produção. Vamos tornar produtivos os assentamentos no Estado”, declarou o secretário.


O secretário Gastão Vieira disse que, de acordo com a orientação da governadora Roseana Sarney, o Estado tem buscado parcerias na formulação de novas estratégias para a implementação de programas de geração de emprego e renda, de inclusão social e combate à fome, para garantir aos pobres a oportunidade de produzir. “Para tanto, vamos incentivar e apoiar o crescimento da agricultura familiar e a melhoria das condições de trabalho dessas pessoas, com o apoio dos diversos órgãos do Estado, entre os quais as secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Agrário e do Nepe”, ressaltou.


O secretário também lembrou que a proposta é de implementação de políticas compensatórias, como o Programa Bolsa Família do governo federal. “O pensamento da governadora Roseana Sarney é estabelecer um piso mínimo de R$ 100,00 para as famílias beneficiárias do Bolsa Família no Maranhão. Assim, aquelas que ganham R$ 62,00 teriam sua renda mensal elevada para R$ 100,00 e esta diferença seria paga pelo governo do Estado, através do Fumacop, o Fundo Maranhense de Combate à Pobreza”, explicou o secretário Gastão Vieira.


Projetos


O gerente da Área Social do BNDES Economia Solidária, Guilherme Franco Montoro, explicou que os projetos que vão receber incentivo serão selecionados a partir de um edital, que será disponibilizado a todos os interessados. Segundo ele, esse financiamento será destinado àqueles que tradicionalmente não têm acesso aos sistemas formais de crédito. “São associações de pequenos produtores que terão a oportunidade de montar ou incrementar os seus negócios”, ressaltou.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

FEIRA DOS MUNICIPIOS 2009 O PIAUÍ É BRASIL.









A feira dos municípios piauienses 2009, Alcançou uma grande repercussão , com a positividade do evento,que entra para a história do Piauí, como para a história do nordeste e conseqüentemente do Brasil como um evento de grande porte e com muita tranqüilidade. Sem nenhuma ocorrência, a feira dos municípios 2009 elevou o Estado do Piauí com seus valores étnicos cultural , natural à um lugar de destaque em nossa federação. O presidente da APPM- Associação dos Municípios do Piauí Dr. Francisco Macêdo, prefeito da cidade de Bocaína a 310 Km de Teresina-PI na região de Picos,mostrou para o Piauí e região a sua coragem , competência e compromisso com a sua gente ,por vários fatores. O primeiro sendo filho de Bocaina teve a coragem de enfrentar uma oligarquia de 20 anos no município sendo eleito a prefeito ainda em 2004 em sua primeira candidatura rumo a prefeitura daquela cidade.A segunda foi se lançar candidato à presidência da APPM sendo aclamado presidente por unanimidade.Terceiro fator foi organizar a feira dos municípios em sua dimensão ampliada ganhando uma fantástica desenvoltura . O prefeito Francisco Macêdo, com os organizadores e parceiros do evento sem dúvida tiveram a satisfação de acompanhar de perto o êxito dos esforços redobrados da luta. Macedão como é conhecido,esteve desde o dia da abertura ,ater o final recepcionando todos os convidados, do Governador ao mais simples homem ou mulher que passaram pelo o espaço de evento ao lado do Teresina shopping .E todas as noites, Francisco Macêdo fazia uma peregrinação por todas as estandes tanto das prefeituras como as das iniciativa privada para cumprimentar o povo , e vê inloco a purgencia e as inconfundíveis belezas do Piauí mostrado de inúmeras formas . A imprensa presente no evento fez a seguinte pergunta a Francisco Macêdo: o senhor é pré candidato a deputado? Saindo pela tangente disse vamos falar de feira dos municípios! Isso vamos falar depois .

Macedo se mostrou satisfeito com a presença dos prefeitos maranhenses, Vadilson Dias e Gildasio Santos quê estiveram na abertura representando a FAMEM.Do Governador Wellington Dias, do vice Governador Wilson Martins ,do prefeito de Teresina Silvio Mendes , senadores , deputados estaduais e federais, secretários de Estado e público presente. A feira dos municípios piauienses 2009 fica na história como a melhor feira dos últimos anos.Deixando um gostinho de queiro mais para 2011.

ANTONIO NETO,UM PRÉ CANDIDATO QUE CRECE A CADA DIA .






O secretario de Estado do Governo Wellington Dias da pasta da fazenda,ANTONIO NETO, pré candidato do PT Partido dos Trabalhadores ,rumo ao Governo do Estado,vem crescendo a cada dia. Uma das provas visíveis do crescimento pôde se visto, na feira dos municípios piauienses 2009. O evento foi palco para os pré candidatos a sucessão de WELLINGTON DIAS,fazerem contato direto com o interior do Estado,atáveis dos prefeitos,secretários e assessores mais próximo.Foi impressionante todas as vezes que ANTONIO NETO,passava nas estandes municipais e as estandes das iniciativas privadas,era recebido com muito carinho e respeito,tanto pela população presente no evento,quanto pelas as mais devesas lideranças políticas do Estado, em sua maioria prefeitos que antecipadamente manifestavam irrestritamente o apoio a sua pré candidatura. Para muitas lideranças política,ANTONIO NETO, tem que da a continuidade as grandes transformações que WELLINGRTON DIAS está fazendo e para tanto, ganhou a confiança do Piauí, como um bom pré candidato,pelo o ótimo resultado que deu ao Estado no governo WELLINGTON DIAS na secretaria de fazenda. A cada passo que o secretario e pré candidato ao Governo do Estado ANTONIO NETO dava ,era ,cumprimentado,abraçado, parabenizado e motivado a continuar com este grande projeto, em prol do Piauí. Uma atitude tomada por paste do pré candidato ANTONIO NETO,elogiado pela maioria da classe política presente na feira dos municípios foi a postura adotada por ele para com os demais pré postulantes ao palácio de KARNAK .A simplicidade,respeito,seriedade e cordialidade,faz parte do caráter de ANTONIO NETO, o grande baluarte de um novo tempo,uma nova inspiração .Os cinco dias da feira dos municípios foram, suficiente para expor ao Piauí o que muitos não sabiam e que ANTONIO NETO vem ganhando a cada dia a preferência do eleitorado piauiense.