.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ban elogia heroísmo e coragem dos moradores de Gaza




O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon(,foto ) expressou solidariedade com a população da Faixa de Gaza, mais de um ano após o término do conflito na região.
Em visita à Khan Younis, em Gaza, neste domingo, Ban disse que os moradores da área mostram heroísmo e coragem todos os dias e que isso é uma inspiração.
Fim da Ocupação
Ele ressaltou que os civis estão lutando para cuidar das famílias em condições inaceitáveis. Um projeto das Nações Unidas em Khan Younis está paralisado há quase 3 anos e apenas recentemente o governo de Israel aprovou a construção de 150 unidades habitacionais.
Ban Ki-moon voltou a pedir o fim da ocupação e lembrou que esse é o objetivo final de todas as questões centrais entre israelenses e palestinos abordadas pelo Quarteto Diplomático, formado por ONU, Rússia, Estados Unidos e União Europeia.
Em encontro em Moscou, na Rússia, na sexta-feira, o Quarteto defendeu negociações diretas entre os dois lados.
Errada
Em Gaza, o Secretário-Geral ressaltou que a política de fechamento de Israel está errada, não é sustentável e causa sofrimento para seres humanos, principalmente aos menores de 18 anos, que representam metade da população da região.
Ban pediu aos moradores de Gaza para escolherem o caminho da não-violência, da unidade palestina e da legitimidade internacional e propôs uma troca entre prisioneiros palestinos e o soldado israelense Gilad Shalit.
A visita de dois dias do Secretário-Geral ao Oriente Médio começou no sábado e também incluiu encontros com representantes palestinos e israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário