.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lula reúne novos ministros para tratar de economia, obras e eleições


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (5) com os 37 ministros de seu governo para tratar de eleições, continuidade de obras e desenvolvimento econômico. A reunião começou por volta de 9h40 e conta com a presença dos 10 novos ministros que foram empossados na semana passada no lugar dos que deixaram o governo para concorrer às eleições de outubro.

De acordo com a assessoria do Planalto, a reunião começou com uma exposição do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, sobre a forma como os ministros devem se comportar durante a campanha eleitoral deste ano. Ele vai apresentar uma cartilha com explicações sobre o que os membros do governo estão permitidos ou proibidos de fazer em ano de eleição. Em outubro, os brasileiros elegem os novos governadores, senadores, deputados e o próximo presidente da República.
Na semana passada, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo seguiria orientações da AGU para separar claramente obras de governo de ações de campanha. A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deixou o cargo na última quarta-feira (31) para se candidatar à eleição presidencial pelo PT. Em março,o presidente Lula foi multado em R$ 10 mil pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter supostamente feito campanha antecipada em favor de Dilma. O ministro auxiliar do TSE, Joelson Dias, aplicou multa de R$ 5 mil ao presidente também por propaganda antecipada, mas o plenário da corte ainda vai decidir se confirma a penalidade.
Após a tratar de eleições, os ministros devem ouvir uma exposição do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre o desempenho da economia. De acordo com a assessoria da Presidência, a reunião encerra na hora do almoço com um discurso de Lula sobre o que ele espera dos novos ministros. O presidente deve cobrar a continuidade das obras e dos projetos em execução. Deve pedir ainda que o esforço dos novos ministros se concentre na conclusão do que já foi planejado, ao invés de se dedicarem em criar novos programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário