Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

PACTO PELA PAZ

PACTO PELA PAZ

sábado, 24 de abril de 2010

PREFEITURA DE COELHO NETO, PROMOVE MAIS UM ACÃO GLOBAL







A Escola Municipal José Barreto de Araújo, no Bairro Anil, está sendo palco da 8º edição do Ação Global. O Ação Global, é uma iniciativa da prefeitura Municipal de Coelho Neto, executada pela a secretária de assistência Social e segurança alimentar, que tem como titular da pasta, Albertina Tavares. O evento é feito em parceria com todas as secretárias do Governo do prefeito Soliney Silva, PSDB. O Portal Leste maranhense, esteve agora pouco, no local do evento, e constatou o grande aglomerado de participantes de todas as idades que vão à procura dos benefícios que estão sendo oferecidos. O Ação Global foi criado ainda na gestão da secretária de assistência Social e Segurança Alimentar, Rosário Leal, e tem percorrido vários bairros da Cidade e Povoados da Zona Rural, beneficiando gente dando melhor qualidade de vida e uma atenção especial. As ações oferecidas vão desde emissão de documentos, corte de cabelos, medição da pressão arterial, consultas médicas, palestras educativas, brincadeiras,show artistico, e muitas outras ações. O CRAS, CREA, Projovem, Conselho Tutelar, e demais órgãos e programas ligados a prefeitura, estarão durante todo o dia de hoje,24/04/10/, na Escola José Barreto, com seus trabalhos. A Secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Albertina Tavares, disse ao Portal leste maranhense, que o Ação Global, é um grande projeto do Governo Municipal que tem dado certo.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A trajetória do menino de Pinheiro ao político presidente do Brasil







A trajetória do menino de Pinheiro (MA) que queria ser prefeito para impedir a violência policial e que acabou se tornando presidente da República é contada no documentário José Sarney - Um nome na história, dirigido por Fernando Barbosa Lima e com roteiro de José Augusto Ribeiro. O documentário, que será exibido pela TV Senado no sábado, às 20h, e domingo às 21h, começa com dois marcos do fim do autoritarismo: a posse de Sarney em 15 de março de 1985, após a doença de Tancredo Neves, e a promulgação da Constituição em 5 de outubro de 1988.Rico em depoimentos, o documentário mostra que Sarney foi preso em 1945, com apenas 15 anos, por liderar um protesto contra a ditadura do então presidente Getúlio Vargas. Ao assumir o primeiro mandato como deputado federal em 1957, Sarney conviveu com um dos depoentes do documentário, Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990), que se tornaria, em 1985, presidente da Comissão Provisória de Estudos Constitucionais (denominada Comissão Afonso Arinos), criada com o objetivo de preparar um anteprojeto que deveria servir de texto básico para a elaboração da nova Constituição. Em 1957, Afonso Arinos estava se candidatando ao Senado pelo antigo Distrito Federal.Ambos integravam a UDN, partido de oposição ao então presidente Juscelino Kubitschek, do PSD. Em depoimento para o documentário, Sarney reconhece hoje que fica "corado" quando relê o que escrevia sobre o então presidente, pelas injustiças cometidas na época. Sarney conta também a procura de um caminho alternativo à visão udenista clássica de moralismo político, buscando um conteúdo social e desenvolvimentista para o partido que protagonizava com o PSD os rumos da política nacional da época. Esse movimento, como lembra Sarney, foi batizado pelo jornalista Carlos Castelo Branco Branco como "Bossa Nova da UDN".
FugaO ex-governador do Distrito Federal José Aparecido de Oliveira (1929-2007) contou episódios como sua fuga, juntamente com Ferro Costa - os únicos deputados udenistas cassados em 1964 -, em um carro dirigido pessoalmente por Sarney.
Um ano depois, em 1965, Sarney se elegeria governador do Maranhão, com promessas de renovação que venceriam o líder do PSD, Vitorino Freire. Em 1968, às vésperas da edição do Ato Institucional 5 (AI-5), ainda como governador do Maranhão, Sarney recebeu em palácio o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que seria cassado logo em seguida. Sarney disse que foi o único governador que discordou do AI-5.O bipartidarismo acaba em 1977, e Sarney se torna, dois anos depois, presidente do PDS, partido que sucederia à Arena, braço político do movimento de 1964. Na mesma época, o oposicionista MDB se torna PMDB, por imposição da Emenda Constitucional nº 11, que obriga a inclusão da palavra "partido" no nome das agremiações.ArticulaçõesEm 1984, por se opor à candidatura de Paulo Maluf a presidente da República pelo PDS, Sarney renunciou ao comando do partido. No documentário, ele conta como foram as articulações com Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais, para o lançamento da candidatura que acabou derrotando Paulo Maluf no Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985. Com depoimento do general Leônidas Pires Gonçalves, que se tornaria ministro do Exército, o documentário mostra detalhes da formação do suporte militar para viabilizar a posse do primeiro governo civil depois de 1964 e até de um plano para proteger Tancredo Neves, em caso de algum eventual atentado. Sarney diz no documentário que passou sem dormir a noite da véspera da posse, em 15 de março de 1985. Afirma que só teve noção exata de suas responsabilidades quando jurou a Constituição e olhou para o Congresso Nacional.

Confessando que não tinha a força de Tancredo Neves, observa que se viu obrigado a apressar o processo democrático. Tendo enfrentado 12.600 greves durante seu governo, Sarney afirma que a tolerância foi o principal traço de sua gestão.ArrependimentoNo documentário, Sarney conta os fatos que antecederam o Plano Cruzado, lançado em 28 de fevereiro de 1986, e confessa um grande arrependimento: ter assinado o Cruzado II em 21 de novembro de 1986, após o fracasso do Cruzado.Mesmo com o insucesso dos planos econômicos, Sarney destaca como heranças positivas de seu governo o aprofundamento da abertura democrática, os programas sociais e conquistas da sociedade como a impenhorabilidade do imóvel de família. - O saldo foi positivo para o Brasil. Não deixei que a democracia morresse nas minhas mãos - afirma o ex-presidente da República que, com sucessivos mandatos, é hoje o político brasileiro com mais tempo no Parlamento.

LAGO VERDE EM BOAS MÃOS

PREFEITO DE LAGO VERDE OLIVAR, E O VICE GOVERNADOR JOÃO ALBERTO.
O prefeito da cidade de Lago Verde, Olivar Lopes de Melo PSL (foto), esteve no município de Bacabal, no último dia 17 de abril, nas festividades alusivas aos 90 anos de emancipação daquela cidade. O mandatário veio prestigiar, o colega prefeito, Dr. Lisboa, e ao mesmo tempo, o vice Governador João Alberto PMDB, que participava da festa. Olivar é aliado do grupo Sarney, ligado a João Alberto. Com setenta dias de Governo diante do comando do Município de Lago Verde, Olivar disse que vai colocar a cidade nos trilhos do desenvolvimento com saúde, Educação, salários em dias,e muito mais.Uma outra atitude que deu bastante moralidade a administração municipal naquela cidade feita por ele , foi empossar os concursados . O sistema de segurança segundo o prefeito , era precário , mas com o empenho da Governadora Roseana Sarney e do vice Governador João Alberto, está bem. Outro feito citado pelo o prefeito como motivo de comemoração para a região, é a estrada que liga Alto Alegre a Lago Verde , Lago Verde, a Lago Açu que está sendo construída, em breve serão inauguradas.

BACABAL COMPLETA 90 ANOS DE VIDA EM PLENO DEDEVOVIMENTO

SOLENIDADE: DE UM LADO JURA FILHO DO OUTRO A PRIMEIRA DAMA JAMILE SOZART, DE ÓCULOS ESCURO E A VICE PREFEITA TAUGI LAGO DE CABELOS GRISALHOS

O PREFEITO DR. LISBOA LADEADO POR LIDERANÇAS POLITICAS CORTE DE FITA INAUGURAL DA PRAÇA DA JUÇARA

CORTE DE FITA INAUGURAL DA ESCOLA ESCOLA AMPLIADA E REFORMADA
No último dia 17 de abril, a cidade de Bacabal, completou 90 anos de sua emancipação política administrativa, com uma vasta programação. O prefeito Raimundo Lisboa, preparou uma grande festa para homenagear a cidade que da qual, ele é prefeito, há cinco anos, e tem feito uma boa administração. Na véspera, dia 16, um show evangélico com irmão Lázaro, Ex integrante da banda Olodum, contagiou Bacabal, com o poder de Deus. Nas festividades do dia 17, participaram da solenidade, o vice Governador, João Alberto, o deputado estadual Jura Filho PMDB, ambos filhos do Município, e demais autoridades que vieram dar os parabéns a Bacabal, pela a passagem do seu aniversario. Durante as comemorações do aniversário do Município, o prefeito Dr. Lisboa, entregou 89 obras a população bacabalense, era para ser 90 como ele prometeu, mas os equipamentos do Pronto Socorro Municipal, de responsabilidade do Governo do Estado, não chegaram a tempo, em breve será inaugurado com a presença da Governadora Roseana Sarney. Entre as obras entregues para o povo de Bacabal, estão à reforma e ampliação da escola 17 de abril, a Praça da Juçara, e a maior obra do governo de Dr. Lisboa, e talvez de todo o Maranhão, que é o Centro de convivência Social, um grande complexo com uma estrutura invejável para atender bem, a população da 3° idade de Bacabal. Obra esta, que foi feita com recursos próprios do município. Acompanhado das autoridades presentes, como; da vice prefeita Taugi Lago, da presidente da Câmara, a vereadora Ute Almeida , parlamentares da base aliada, da primeira dama e secretaria da Mulher Jamile suzart,do vice governador João Alberto, e deputado estadual Jura Filho, assessores Lideranças políticas e comunitárias, o prefeito, Raimundo Lisboa comandou a solenidade de aniversario do município em grande estilo, fez um discurso Histórico e muito agradecido ao povo de Bacabal, por confiar a ele a tarefa de conduzir aquele município , de tão grande importância para o Maranhão ,e conseqüentemente para o Brasil. Dr. Lisboa falou do asfalto escolas ,e da obra que ele classificou de maior cunho social no momento que é o Centro de Convivência Social. Ainda em seu discurso, o prefeito de Bacabal, falou da crise que vem passando os Municípios, mas garantiu que a sua administração, está equilibrada. A noite um show dançante com bandas de renome nacional, encerrou as festividades de aniversario de Bacabal.

A SAÚDE DE CODÓ


Por ocasião do aniversário da cidade de Codó, e devido a polêmica que esteve em torno da saúde daquele Município, o Portal Leste Maranhense, esteve lá, e conversou com o secretário municipal de saúde Dr. Claudio Paz (foto), para sabermos como anda a saúde pública oferecida aquele povo. O secretário nos disse, que a administração do prefeito Zito Rolim PV, com o apoio da Governadora Roseana Sarney PMDB, tem dado uma visibilidade em tom de avanço na saúde em Codó. Segundo o secretário, existe hoje trabalhando no Município, 54 médicos em varias especialidades. O município dispõe de uma Maternidade, aonde é feito em média, 350 partos por mês. Dr. Claude Paz, nos adiantou ainda, que estão renovando a frota de serviços de urgências e emergências, e já está à disposição de quem precisa dos serviços de saúde, duas motos- lâncias , uma ambulância e está vindo mais duas ambulâncias 4x 4 , para atender a Zona rural. Está sendo construído um ( UPA) Unidade de pronto atendimento , que será entregue à população em Julho, com mais uma ambulância nova. A meta do secretário de saúde de Codó, Dr. Claudio Paz, é interligar os serviços de urgências e emergências com a Unidade pré Hospitalar para dar uma qualidade maior à saúde do Município. Perguntado sobre a polêmica em torno da saúde de Codó, envolvendo uma menina que supostamente não estava recebendo o tratamento e a atenção por parte da secretaria municipal de Codó, o secretário rebate as acusações dizendo; “ Estávamos fazendo nossa parte sim, aquilo era só politicagem. Infelizmente existe alguém, que só atrapalha e usa coisas tão sérias para tentar tirar aproveito político, conclui o secretario. “

PARABENS CODÓ PELOS SEUS 114 ANOS

O BOLO DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE CODÓ
ZITO ROLIM, E SUA ESPOSA A PRIMEIRA DAMA ELIENE ROLIM
No ultimo dia 16 de abril, a cidade de Codó completou 114 anos de sua emancipação política administrativa, o prefeito Zito Rolim PV, fez uma festa do tamanho da grandeza do seu povo , para comemorar o segundo aniversário do Município, em sua gestão. As comemorações alusivas ao aniversário de Codó começaram na véspera com atrações culturais, esportivas, e religiosas. No dia 16 /04/ foi o ponto auto da festa, apesar de não haver inaugurações, mas o prefeito em seu discurso enumerou os avanços e benefícios, que já chegaram e os que ainda chegarão para melhorar a qualidade de vida do povo codoense. Ambulância, Hospital, casas populares, esgotamento sanitário, calçamento, asfalto e muito mais obras, faz de Zito Rolim, um prefeito implacável.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Prefeitura de Luís Correia/PI lança edital para 67 vagas

A Prefeitura do Município de Luís Correia - PI, através do Instituto Cidades, divulga e estabelece normas para a abertura das inscrições e realização de Concurso Público de Provas destinadas a selecionar Candidatos para provimento de vagas do Quadro Permanente de Pessoal e Cadastro de Reserva.
Serão oferecidas 67 vagas de
nível Fundamental, Médio e Superior, com carga horária de 40h semanais e remuneração variada entre R$ 800 a R$ 1.300. As Inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de abril a 23 de maio de 2010, via internet, através do endereço www.institutocidades.org.br, ou de forma presencial, no período de 19 de abril de 2010 a 21 de maio de 2010, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, na Secretaria Municipal de Turismo e Esportes, localizada em Luís Correia - PI, na Praça Núbia Suely, s/nº - Bairro Centro. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 32 a R$ 52.
As Provas serão objetivas, todas eliminatórias, em conformidade com os Conteúdos Programáticos. Os locais da realização das Provas serão dados a conhecer posteriormente, através de cartazes afixados nos locais de inscrição, bem como através do portal eletrônico da
empresa organizadora do concurso.
As Provas serão realizadas no dia 20 de junho de 2010, às 9h e às 14h.

PESQUISA CAPTAVOX: Silvio 37%, JVC 25% e Wilsão 21%

SIVIO MENDE EX PREFEITO ( TERESINA ) SENADOR JOÃO VICENTE CLAUDINO , E WILSON MARTINS ATUAL GOVERNADOR.
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), mantém a dianteira em pesquisa Datavox divulgada há poucos instantes pela TV Cidade Verde. O ex-chefe do executivo teresinense conta com 37,1% das intenções de votos contra 25,2% das intenções atribuídas ao senador João Vicente Claudino (PTB).
O governador Wilson Martins (PSB) aparece em terceiro com 21,5%. Outros nomes foram colocados. Geraldo Carvalho (PSTU), Francisco Macedo (PMN), Lourdes Melo (PCO) e Major Avelar (PSL).
Eles tiveram menos de 1 ponto percentual na pesquisa realizada entre os dias 10 e 13 de abril em 37 cidades do Piauí. Foram entrevistados 1.67 eleitores com margem de erro de 3%.
Não pretendem votar em nenhum candidato 5,4% dos entrevistados, enquanto que 9,6% ainda estão indecisos.
Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 6873/2010. O senador JVC tem maior
índice de rejeição, com 22,2%. Sílvio Mendes tem a menor rejeição, com 7,9%.
SEGUNDO TURNONum eventual segundo turno, o ex-prefeito Silvio Mendes também seria vencedor. No confronto direto com JVC, ele teria 56% contra 38,6% atribuídos ao senador petebista. Não responderam: 5,3%.
Contra Wilson Martins, Sílvio Mendes teria 60,4%. O governador contaria com 32,8%. Os indecisos totalizam 6,8%.
Na disputa contra Wilson Martins, JVC teria 46,3% contra 46% atribuídos ao governador, registrando portanto um empate técnico. Os indecisos totalizam 7,7%.

O adeus do Rei a Lady Laura




O corpo de Lady Laura, mãe do cantor Roberto Carlos, foi enterrado ontem pela manhã no Cemitério da Saudade, na zona oeste do Rio de Janeiro. Visivelmente emocionado, ele cantarolou Lady Laura pouco antes de o caixão, branco e decorado com uma rosa, descer à sepultura. Enquanto o padre Antonio Maria fazia as orações finais, convidando o público a rezar o Pai-Nosso e depois cantando Nossa Senhora, o cantor balbuciou a célebre canção com que homenageou a mãe. Laura Moreira Braga morreu aos 96 anos, às 18h20min do último sábado, no hospital Copa D’Or, na zona sul do Rio, vítima de insuficiência respiratória.A mãe do cantor ficou conhecida nacionalmente pela música Lady Laura. A canção, composta pelo Rei em 1976 em parceria com Erasmo Carlos, em momento de solidão num hotel de Nova York, se tornou uma das composições que mais alcançaram o sucesso fora do Brasil.Laura Moreira Braga estava internada havia 17 dias no Copa D’Or, devido a uma pneumonia. Em seu atestado de óbito, constam como causas choque séptico e insuficiência respiratória aguda, decorrentes de pneumonia bacteriana e agravados por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.– A coisa de que ela tinha mais orgulho na vida era o trabalho do filho – comentou o empresário do cantor, Dodi Sirena. – Escolheu para ir embora no final das comemorações dos 50 anos de carreira, quando ele estava em Nova York no centro do showbiz. Ele enterra a mãe no dia em que ela o colocou na vida (ontem, Roberto Carlos – natural de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo – completou 69 anos).O cantor ficou sabendo da morte ainda no sábado, após um show no Radio City Music Hall, em Nova York – ele chegou a cancelar algumas apresentações nos EUA para ficar ao lado da mãe. Segundo sua assessora, Roberto Carlos chorou muito e não voltou para o tradicional bis.O Rei chegou ao Brasil na noite de domingo e seguiu direto para o hospital onde estava o corpo da mãe. Um pouco antes, o cantor e compositor Erasmo Carlos e um dos filhos de Roberto Carlos haviam chegado ao hospital.– Ela é insubstituível – disse Roberto Carlos Braga 2º, mais conhecido como Dudu Braga, sobre a avó.Outros amigos e parceiros do cantor estavam presentes também durante o enterro. Entre eles, o produtor musical Guto Graça Mello e os companheiros de Jovem Guarda Wanderlea, Jerry Adriani e Rosemary.Parte das cerca de 400 pessoas puxou Parabéns a Você para o Rei, mas foi vaiada. Na entrada, durante sua chegada ao cemitério, Roberto foi saudado pelos fãs, que cantaram Jesus Cristo.

Laço entre EUA e Israel é 'inabalável', diz Obama



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que seu país e Israel mantêm um laço "inabalável". Ele afirmou confiar que a relação bilateral "irá apenas se fortalecer" no futuro. As declarações estão em um comunicado divulgado ontem pela Casa Branca por ocasião do aniversário de 62 anos de Israel - a data da independência é 14 de maio, mas o calendário judaico é lunar, e o dia da comemoração varia conforme o ano.
Apesar das tensões entre Obama e o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o líder dos EUA ressaltou que está "ansioso para prosseguir em nossos esforços com Israel para obter uma paz abrangente e segurança na região, incluindo uma solução de dois Estados".
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse no domingo que Washington não vacilará na proteção à segurança de Israel e na promoção do futuro do país. Ela lembrou que, em 1948, o presidente Harry Truman levou apenas 11 minutos para reconhecer o Estado de Israel.
Abalo
No entanto, os laços entre os dois países estremeceram um pouco este ano. Em março, durante uma visita a Israel do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, funcionários israelenses anunciaram planos para construir 1.600 casas em Jerusalém Oriental. Os palestinos querem essa parte da cidade como capital de seu futuro Estado independente.
Hillary chegou a qualificar o anúncio israelense como "insultante". Dias atrás, a secretária de Estado telefonou a Netanyahu para reforçar seu compromisso com um Estado palestino, advertindo que um conflito prolongado apenas fortalecerá os extremistas. As informações são da Dow Jones.

Aeroportos reabrem em parte da Europa e 50% dos voos previstos devem operar20


BRUXELAS - Com aeroportos de diversos países europeus reabrindo nesta terça-feira, a Eurocontrol, organização de controle do tráfego aéreo na Europa, estima que cerca de metade dos voos previstos possam operar ao longo do dia. A expectativa indica uma melhora em relação aos últimos cinco dias em que as cinzas de um vulcão na Islândia provocaram um caos aéreo no continente, com reflexos em todo o mundo, mas a Comissão Europeia informou nesta manhã que o progresso na abertura do espaço aéreo é lento e o cancelamento de voos deve estender ao longo desta semana. Desde quinta-feira, já foram cancelados cerca de 95 mil voos. A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) afirmou que espera normalizar a situação de decolagens e aterrissagens em até seis dias.
- A situação hoje melhorou muito - disse Brian Flynn, porta-voz da Eurocontrol. - A impressão é que, passo a passo, voos normais serão retomados nos próximos dias.
(vai viajar para a europa? consulte aqui se seu voo foi cancelado)
Apesar da evolução, uma associação internacional de pilotos alertou que as cinzas continuam sendo um perigo. O vulcão Eyjafjallajoekull ainda está expelindo cinzas a uma altura mais baixa, mas
ventos fortes podem mudar condições . Segundo um especialista da Organização Meteorológica Mundial, a nuvem deve se dissipar no fim de semana. Embora ministros de países da União Europeia (UE) tenham chegado a um acordo para permitir a reabertura gradual do espaço aéreo, muitos aeroportos permaneceram fechados. (veja novas imagens da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão na islândia)
Itália, Suíça, França, Hungria e os países escandinavos reabriram seus aeroportos, mas muitos voos permanecem cancelados. Aeroportos também abriram na Irlanda do Norte, na Áustria, na Estônia, e na Turquia. O espaço aéreo também deve reabrir na Bélgica e na Dinamarca nesta terça-feira.
Na Holanda, voos partiram de Amsterdam já na segunda-feira à noite. Em Madri, onde o espaço aéreo está aberto desde segunda-feira, ainda há muitos cancelamentos de voos, e dezenas de ônibus foram colocados à disposição para levar pessoas a Paris, Bruxelas e Genebra.
(astronauta coloca no twitter foto da europa coberta por cinzas do vulcão)
No Reino Unido, os aeroportos de Londres continuam fechados e provavelmente permanecerão inoperantes até quarta-feira. No resto do território britânico, o espaço aéreo continuará fechado para voos abaixo de 20 mil pés (6 mil metros) pelo menos até as 18h (15h no horário de Brasília). Alguns voos conseguiram decolar da Escócia, mas o aeroporto da cidade escocesa de Glasgow informou que fecharia às 12h (9h no horário de Brasília) devido a nuvem de cinzas que se espalha.
A companhia aérea British Airways disse que cancelou todos os voos de curta distância após o alerta de que o vulcão voltou a expelir cinzas. O governo mandou navios para levar de volta para casa cidadãos britânicos que não conseguiram atravessar o Canal da Mancha.
(clique e confira a situação dos aeroportos na europa)
A Alemanha disse que também manterá a maior parte de seu espaço aéreo fechado até as 18h (15 no horário de Brasília), mas os aeroportos devem começar a reabrir nesta tarde, incluindo o de Frankfurt - terceiro maior da Europa. A Polônia, que havia reaberto quatro aeroportos na segunda-feira, voltou a fechá-los nesta terça. A Finlândia anunciou que manterá seu espaço aéreo fechado pelo menos até a tarde desta terça-feira.
- Nós sabemos que ainda há muitos problemas para passageiros em terra - disse a porta-voz da Comissão Europeia, Helen Kearns. - Nós enfrentamos uma crise sem precedentes. Os distúrbios vão continuar ao longo da semana.
A Eurocontrol prevê que cerca de 14 mil voos serão realizados na Europa, comparado aos cerca de 28 mil previstos em dias normais. No meio da manhã, já estavam previstos 10 mil voos. Na segunda-feira, 67% não foram realizados. Em comunicado, a organização afirma que "no fim do dia, nós esperamos que mais de 95 mil voos tenham sido cancelados desde quinta-feira", quando a nuvem de cinzas se espalhou pela Europa.

EDIVALDO HOLANDA: CASSAÇÃO FOI UM GOLPE CONTRA A VONTADE DO POVO.



O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda (PTC), afirmou na ultima quinta-feira (15) que a cassação do mandato do governador Jackson Lago foi um duro golpe contra a vontade do povo do Maranhão. O parlamentar discursou na tribuna da Assembleia para assinalar que, nesta sexta-feira (16), completu um ano a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que suprimiu o mandato de Jackson Lago.

Edivaldo Holanda diz que área da saúde é o maior engodo do governo Roseana
O líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda (PTC), analisou nesta quarta-feira (14) o primeiro ano da administração de Roseana Sarney, após a cassação do governador Jackson Lago, enfatizando que há um fracasso absoluto em todas as áreas do atual governo. Para o líder oposicionista, o maior engodo do governo Roseana é exatamente a farsa construída com o anúncio de 75 hospitais.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

FLÁVIO DINO PERCORRE O MARANHÃO


A Cidade de Codó receberá amanhã, dia 17 de abril, em um grande evento, o pré candidato a Governador, o Deputado Federal Flávio Dino PC do B, ( foto ). Esta viagem é uma das varias que o parlamentar esta fazendo por todo o Estado, mantendo contado com Lideranças, tanto do seu partido, quanto de outras legendas de esquerda que se juntam a ele, nesta empreitada. A Cidade de Codó nunca foi tão feste para as oposições maranhenses, como está sendo agora para Flávio Dino. Uma frente de apoio a ele, é formada pelo vice prefeito do Município, o ex prefeito José Inácio PSB, dos vereadores Pedro Belo, e Expedito Carneiro, ambos do PC do B, Domingos Reis, PMN, Hildemberg de Oliveira PR,do secretário de cultura de Codó, Augusto Serra, suplente de vereador e presidente do PC do B,no Município, e outras Lideranças políticas e comunitárias, que marcham com o comunista rumo ao Palácio dos Leões. A chegada de Flávio Dino a Cidade de Codó, está previsto para as 09-h da manhã. A recepção será na União Artística Operária codoense,aonde o parlamentar fará uma palestra com o tema voltado para o desenvolvimento do Maranhão ,e será discutido com a plenária, um plano de governo para o estado .Em sua peregrinação de maranhão afora, Flávio Dino, tem estado em várias regiões. Ontem, 15 de abril ele esteve em Timom, hoje 16/04/, pela a manhã, em Matões, e a noite em Coroatá. Após sua saída de Codó, Flávio Dino iria até Bacabal, mas a agenda foi cancelada. Outro ato público de grande repercussão já agendado com a presença do Comunista, do nosso conhecimento, é a festa do Trabalhador dia 02 de Maio na Cidade de Buriti de Inácia Vaz.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

DUAS REFERÊNCIAS DA BANDA

A FAlTA DE RESPEITO COM O POVO A VOCALISTA SOLANGE COM O PÚBLICO



RIQUELME BATERISTA DA BANDA AVIÕES DO FORRÓ
O baterista da banda de Forró, aviões do Forró, de Fortaleza- CE, o jovem Riquelme, e a vocalista Solange, são duas referências marcantes da banda e são bastante aplaudidos por onde passam. O Portal Leste Maranhense constatou isso in loco, em um grande show da banda no aniversário de Coroatá, no ultimo dia 08 de abril. O assédio aos dois músicos, é grande “mas,” eles encaram isto com muita naturalidade. Infelizmente não agem assim todos os integrantes da banda, o constrangimento foi geral para quem tentou subir no palco em Coroatá. A impressa foi tratada com muita grosseria que estava ali, só mente para cobrir o evento. Foi tanta ignorância, que depois que o show começou, ater o prefeito Charim da cidade de Lima Campos que fazia parte da comitiva do Deputado estadual, Carlos Filho, foi fossado a descer do palco. Depois que disseram que o rapaz de chapéu, era um prefeito maranhense, ai houve correria vieram buscar o mandatário lá no pé do palco que estava uma araral.Ele subiu mas logo deceu. Charim disse ao titular deste blog, que ele estava bastante chateado. Uma fonte nos adiantou que o Deputado Carlos Filho, não gostou de nada disso. A banda toca bem, mas os organizadores do show estão ficando estrelas. Fica aqui o nosso repudio pela falta de respeito que tiveram para com muita gente inclusive; nós do Portal Leste Maranhense que estávamos ali simplesmente para trabalhar e não para dançar e nem pedir autógrafo a ninguém.

90 ANOS DE AMANCIPAÇÃO POLITICA DE COROATÁ UMA GRANDE FESTA CÍVICA.











No ultimo dia 08 de abril, a cidade de Coroatá, completou 90 anos de sua emancipação política, em grande estilo. Logo no dia 07/04/ véspera do aniversario, o prefeito Luis da Amovelar PDT, trouxe para o Município, uma das vozes evangélicas mais expressivas na atualidade no ministério do louvor que é a cantora Damares. Com aproximadamente 40 mil pessoas em praça pública, vinda também de outras cidades, a cidade de Coroatá, cantou lindas canções como: sabor de mel, apocalipse, e outras que o Brasil e o mundo conhecem. Ao amanhecer o dia 08,de abril, o prefeito Luis da Amovelar , e seus aliados participaram das solenidades alusivas aos 90 anos do Município, com discursos e mensagens de felicitações, pára a Cidade, e a população em geral pelo o dia de festa. Já na condição de aliado da governadora Roseana Sarney PMDB, o prefeito Luis da amovelar agradeceu os apoios do Deputado Estadual Carlos Filho PV, do suplente de Deputado Federal, Washington Luis PT, e do Governo do Estado, “sem eles esta festa não teria a dimensão que está tendo hoje, disse o ele.” Luis da Amovelar, falou ainda de grandes obras que a Cidade de Coroatá estará recebendo nos próximos dias e durante todo o ano, como; as quinhentas casas populares do Programa Minha casa minha vida, e tantas outras obras. O prefeito falou de uma conversa que terá com a Governadora ainda em abril, onde levará os seus pleitos, as principais necessidades do Município, em busca de solução. O suplente de Deputado Federal, Washington Luis não pôde esta presente na festa, mas, enviou uma carta, felicitando o Município, que foi lida pelo o assessor de comunicação do Gôverno municipal, Marsílio, onde a mesma dizia que o parlamentar se encontrava em Missão oficial no continente africano. À noite, o Deputado Estadual Carlos Filho, esteve no Município na festa e foi recepcionado pelo o prefeito Luis da Amovelar, e demais lideranças políticas que apóia o parlamentar, no Município. As festividades de encerramento do aniversário de Coroatá contaram com um show que ficará na História daquela cidade, com a banda aviões do Forró de Fortaleza - CE.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

SOLINEY SILVA RECEBE O PORTAL LESTE MARANHENSE EM SEU GABINETE

PREFEITO SOLINEY LADEADO PELO JOVEM AMÓS, QUE ME ACOMPANHAVA NA VISITA E EU EZEQUIAS MARTINS TITULAR DESTE BLOG
PREFEITO SOLINEY SILVA,

ENTREVISTA
Portal leste maranhense: Prefeito soliney Silva, quais as novidade que o senhor tem para o Município de Coelho Neto?



SOLINEY: Olha Ezequias, nós estamos buscando vários recursos vários convênios, na esfera Estadual e Federal, começamos já calçar as ruas de diversos bairros da Cidade, esperamos ater o final do ano, calçar aproximadamente 20 km de ruas e avenidas de nossa Cidade. Vamos fazer o inicio da melhoria habitacional, de quinhentas casas, aqui na sede, que é a troca das de palhas por telhas, e estamos em negociação com a caixa Econômica Federal,para ser construído um conjunto habitacional, com mil casas populares para beneficiar o nosso povo de Coelho Neto. Estamos esperando os equipamentos que nós já compramos para aparelhar ainda mais a saúde de Coelho Neto. Na área da Educação, o Município adquiriu recentemente quinze ônibus para o transporte Escolar, para beneficiar os alunos da zona rural. Estamos também, aguardando, com ansiedade o final da recuperação da MA034, como a duplicação da Avenida Antônio Guimarães e Coelho Neto, que corta a cidade. Ezequias estamos também concluindo a Farmácia popular um benefício importante para a nossa população, accessível a todos. Este ano com fé em Deus, iremos inaugurar o caps. AD, que servirá para recuperar os alcoólicos e drogados. Estamos pagando religiosamente em dia, vamos continuar a fazendo as festividades populares e Culturais do nosso Município, estamos incentivando muito a Educação, priorizamos a reforma das escolas, a melhoria da qualidade do ensino compra de equipamentos, compra de livros, quero ao longo deste ano da o fardamento gratuito pra todos os alunos, da rede municipal. Estamos também, valorizando cada vez mais os nossos professores com aumento de salários, respeitando a categoria, o plano de cargo carreira e salário do magistério, em fim, são muitas as realizações, sabemos das dificuldades, sei que preciso fazer muito mais, só não fazemos aquilo que não está ao nosso alcance.

P L M: prefeito, as estradas vicinais do Cafundó, Baixa Fria, e região quando reiniciarão as obras?
S S Olha Ezequias , nós tivemos alguns problemas. Quando nós iniciamos as estradas fizemos uma parceria com o grupo João Santos, o grupo João santo teve alguns problemas, teve que tirar as maquinas para os plantios de cana em fim, o Município teve que arcar sozinho, então como são muito as estradas que estão danificadas, e claro que sempre fica algumas. Mas quero dizer a todos, que nós iremos levar a todos os povoados, as estradas, nós não paramos nem no inverno. Estamos dando seqüência logo aquela sua região Ezequias pode ter certeza que nós iremos levar as estradas de boa qualidade pra todos também.

DEPUTADA HELENA HELUY


ESTADO DO MARANHÃOASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃOGABINETE DA DEPUTADA HELENA BARROS HELUY C O N V I T E Tenho a honra de convidar Vossa Senhoria para a Audiência Pública, sob a coordenação da Comissão de Relações do Trabalho e Administração Pública e Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, no dia 15 de abril, às 15:00 h, no Auditório Fernando Falcão, sobre a Realidade dos Servidores da UEMA - direitos e condições de trabalho, tendo em vista a paralisação dos servidores, em greve por melhores condições de trabalho e implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários. A audiência pública solicitada pela deputada Helena Barros Heluy se faz necessária, pois, após inúmeras tentativas de conciliação com o então secretário de Administração, Luciano Moreira, os servidores, apesar da concessão feita ao representante do Governo estadual de não considerarem, com intransigência, a proposta paritária, e diante do compromisso de fazer valer a proposta do Governo do Estado, sentem-se lesados com a informação de que o mesmo Governo não mais aceitaria implantar a sua própria proposta. “Justiça pra toda Vida” HELENA BARROS HELUYDeputada Estadual – PT/MA

GRAÇA PAZ, EM BUSCA DE SUA REELEIÇÃO


A Deputada estadual Graça Paz PDT, perdeu o apoio do prefeito da cidade de Coroatá, Luis da Amovelar PDT, mas 04 aguerridos vereadores continuam com a parlamentar no Município. São eles, DIOGO, CIBA, GILMAR, E LURDINHA. O Líder político, Valter santos é também um sustentáculo eleitoral, de Graça, na Cidade. Graça Paz, obterá inda uma boa votação, no Município, por dois motivos: Primeiro, a grande folha de serviço prestada que ela tem por lar, segundo, as Lideranças políticas que lhe dão apoio, ainda têm bastante credibilidade com o eleitoral coroataense. No dia 08 de abril data do aniversário da Cidade de Coroatá, vários outdoors com mensagens da Deputada Graça Paz, e com os nomes dos vereadores que lhe dão apoio no Município, foram visto na cidade. Falar em Graça Paz, ela e seu esposo, Clodomir paz, pré candidato a Senador, vão está em Coelho Neto, na próxima Sexta Feira, dia 16 de abril. Ambos vêm ao Município, cumprir uma agenda de seus correligionários políticos. Durante o dia, Graça e Clodomir Paz, acompanhados do ex prefeito de Coelho Neto, Antônio Cruz, do Radialista Milton Vieira, do ex secretário de Educação professor Davi, e demais lideranças políticas, farão uma serie de visitas na zona urbana do Município. No final da tarde, o casal, participará de uma reunião ainda em Coelho Neto, com diversos segmentos da sociedade. Após a reunião, Graça e Clodomir Paz,partirão para a cidade de Dom Pedro, aonde farão contato com LIDERANÇAS políticas naquele Município, e pernoitarão por lá.

CHARIM E CARLOS FILHO.

DEPUTADO ESTADUAL CARLOS FILHO E O PREFEITO DE LIMA CAMPOS, CHARIM DE CHAPEU
DEPUTADO CARLOS FILHO DISCURSANDO AO LADO DE CHARIM

O prefeito de Lima campos, Francisco Jeremias Medeiros ( o Charim )PTD, fez parte da comitiva do Deputado estadual Carlos Filho,PV, a Cidade de Coroatá, no ultimo dia 08 de abril, por ocasião do aniversário daquele Município. O prefeito CHARIM apesar de ser do PDT, de Jackson Lago, disse abertamente que apóia a Governadora Roseana Sarney PMDB, e Carlos Filho para Deputado Estadual. O prefeito de Lima Campos, Chegou acompanhado do parlamentar, e esteve no palco junto com o Deputado, e o prefeito anfitrião, Luis da Amovelar , PDT, que também apóia Carlos Filho. Francisco Medeiros ( O CHARIM, ) disse ao Portal Leste Maranhense, que apesar da crise a sua administração goza de uma boa simpatia popular,’ segundo ele, a sua administração tem 83% de aprovação do seus munícipes’, e disse que vai continuar buscando benefícios para seu povo. Quando foi anunciada a sua presença no palco pelo o locutor oficial CHARIM, foi ovacionado pelos presentes. Com um estilo bastante típico das regiões das vaquejadas, CHARIM não passou por despercebido no show da banda aviões do FORROR de Fortaleza.

COELHO NETO E PEDRO NOVAIS.


O Deputado Federal Pedro Novais PMDB, ( foto ), esteve recentemente conversando com o titular deste blog, e falou da satisfação, de ser coelho-netense e de participar ativamente da historia política deste Município.O parlamentar, lembrou em nossa conversa, do primeiro grupo de oposição criado em Coelho Neto, ainda em 1982, que teve como candidato a prefeito o saudoso Ferraz, daí para Ca, o Baixinho do Leste Maranhense,( Pedro Novais) tem participado na construção da democracia coelho-netense diretamente. Pedro Novais adianta ainda, ‘’ que nunca foi apoiado por um prefeito em Coelho Neto, só pela as oposições ainda continuará militando com os oposicionistas, embora tenha alocado verbas em emendas parlamentares para o Município. Segundo ele, tem andado a Coelho Neto, bastante em breve virá mais vezes.Em sua avaliação, Novais disse que tem uma folha de serviços prestado a Coelho Neto.

CODÓ COM BOA REPRESENTATIVIDADE

ROSEANA E ZITO E DEMAIS AUTORIDADES, SEGUE PARA A ENTREGA DAS AMBULENCIAS DEPOIS QUE CONVERSARAM
RICARDO MURAD, ROSEANA SARNEY, E ZITO ROLIM NO MUTTER SENTE SEBRAE

A cidade de Codó, que completará, 114 anos de emancipação política administrativa, na próxima sexta feira, dia 16 de abril, está bem representada no cenário político Municipal e estadual. O prefeito Zito Rolim, que é um fiel aliado da governadora Roseana Sarney, tem levado benefícios que magnífica bastante os Munícipes codoenses. Recentemente, o gestor do município, recebeu das mãos da Governadora Roseana Sarney, uma ambulância ( UTI móvel ) para atender melhor os que precisam dos serviços médicos. Alem da ambulância, vários benefícios para a população, Zito tem conseguido para o Município de Codó. No ultimo dia 26 de março, Zito Rolim esteve no evento no MUTER SENTER SEBRAE, na capital maranhense, para receber do Governo do Estado, alem da ambulância outras coisas relacionados à saúde daquela gente. Ao lado de Roseana, pleiteou outras conquistas que em curto prazo, estará chegando a Codó. O acesso e credibilidade, que o mandatário codoense tem com a filha de Sarney o credenciam a fazer uma administração de destaque na região por conta da atenção dispensada pela a Governadora aos grandes problemas que afeta a vida dos codoenses ao longo dos anos.

terça-feira, 13 de abril de 2010

UM ANIVERSÁRIO EM GRANDE ESTILO

ROBERTO MAGNO LADEADO POR SUA ESPOSA JÔ E PELO O PREFEITO LEANE
ROBERTO MAGNO COM A ESPOSA, VEREADORES E O PREFEITO DO MUNICÍPIO


ROBERTO MAGNO, COM OS SEUS FAMILIARES

No ultimo dia 1° de abril a Cidade de Afonso Cunha, amanheceu em clima de festa, a escola Deputado Gastão Vieira, foi palco de um café da manhã, comemorando o aniversario de uma das figuras bastante conhecida no Município.Esta figura,é Roberto Magno. A sua esposa a ex vereadora JÔ, convidou os amigos e ofereceu um café da manhã, pela a passagem do aniversário de seu esposo Roberto Magno. Roberto Magno recepcionou inúmeros amigos e correligionários, durante o badalado café da manhã. Alem do café da manhã, aconteceu um ato religioso celebrado pela a igreja católica local. Participaram das homenagens a Roberto Magno, o prefeito do Município, José Leane PC do B, vereadores, secretários , empresários lideranças políticas e gente simples da sociedade. O aniversariante, que se fez acompanhar de sua esposa, filhos e do seu genitor, e demais membros da numerosa família, agradeceu a todos pelas homenagens. O prefeito Leane , falou ao Portal Leste Maranhense, que estava bastante satisfeito, por está ali se congratulando com o seu amigo e aliado político Roberto Magno. O líder político e fundador da cidade de Afonso Cunha, o ex prefeito Antônio Bacelar, se fez presente.


HISTÓRICO POLITICO

Roberto Magno é irmão do ex prefeito de Afonso Cunha, Ramunilde, e foi secretário de finanças em seu governo. Em 2004, ele colocou a sua esposa, Jô como candidata a vereadora, em Afonso Cunha, sendo eleita. Devido os estudos em 2008, em comum acordo,Jô desiste da reeleição. Roberto Magno, entendeu que tinha que apoiá alguém,que viesse a dar continuidade aos grandes projetos desenvolvimentistas que eram bandeiras de luta de sua esposa, foi aí que apoiaram o jovem Zico Bento, sendo eleito com uma boa votação.Os planos de Roberto Magno, para Afonso Cunha, são bastante audaciosos politicamente.


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Visita de Dilma ao Ceará é afronta a Ciro, diz Tasso


FORTALEZA - O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE)(foto) disse que a visita a Fortaleza da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, é "um afronta" ao deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), seu amigo de mais de duas décadas.
Em tom de ironia, disse achar proveitosa a visita da petista para que ela conheça o estado:
- Acho bom que a candidata Dilma conheça o Ceará, conheça as pessoas aqui e o ambiente. Mas uma visita dessa é quase um afronta direta ao Ciro - declarou nesta segunda-feira, depois de falar no XXVII Congresso Estadual de Vereadores.
O PSDB ainda não decidiu se terá candidato próprio ao governo do Ceará. A pré-candidatura do deputado Ciro Gomes, se confirmada, pode reaproximar Tasso Jereissati do governador Cid Gomes, atualmente aliado de primeira ordem do PT cearense. Em troca do apoio à recondução de Tasso Jereissati ao Senado, o PSDB trabalharia pela reeleição do governador Cid Gomes.
O PT ameaça romper com Cid Gomes, lançando candidato próprio ao governo ou apoiando outro nome, diante da presença do PSDB no arco de aliança, mesmo que informalmente. Recentemente, Tasso teria declarado que para fechar acordo com o PSB faltariam apenas "alguns arranjos". Hoje ele completou:
- Faltam arranjos fundamentais que possam definir isso - disse.
Sobre o governador Cid Gomes, lembrou que a gênese política dos dois é a mesma:
- Fomos paridos pelo mesmo ventre. O projeto é o mesmo, com nuances diferentes, evidentemente, até pela mudança de geração.
Tasso voltou a afirmar que o partido vai trabalhar de forma engajada na campanha do pré-candidato tucano à Presidência da República, José Serra. E que se não lançar candidato ao governo, ele será o palanque de Serra.
- Nosso palanque é o do Serra e o meu palanque é o do Serra. Isso já está definido - afirmou.
Tasso afirmou que não está totalmente descartada a possibilidade do PSDB lançar candidato a governador. Ele acha que essa questão será definida até o final do mês.

Suspensos os voo do Tupolev presidencial búlgaro após morte de Kaczynski





SOFIA - As autoridades búlgaras suspenderam temporariamente o serviço do avião presidencial búlgaro, um Tupolev 154,(foto) o mesmo modelo em que morreu no sábado em um acidente aéreo o presidente polonês Lech Kaczynski, junto com outras 95 pessoas.
A suspensão estará em vigor até que se esclareçam as causas do acidente com o Tupolev no qual viajava Kaczynski, que caiu perto da cidade russa de Smolensk, segundo declarou à agência de notícias EFE em Sofia o chefe dos pilotos do governo, Pencho Penchev.
A decisão foi tomada apenas algumas horas após o acidente, e depois de vários incidentes registrados no veículo que o presidente da Bulgária, Gueorgui Parvanov, usa.
Pilotos do governo indicaram à EFE que o acidente com o avião do presidente polonês serviu de advertência após uma série da avarias com o Tupolev 154 búlgaro nos últimos anos.
A última avaria aconteceu em janeiro de 2008, quando Parvanov viajava com uma delegação de 82 pessoas ao México em uma visita oficial.
Quando o avião decolou das ilhas Açores, onde havia feito uma parada para reabastecer, o trem de pouso emperrou, fazendo-o voltar para o solo.
Devido a esse incidente o presidente búlgaro teve que cancelar sua vista ao México já que não havia outra aeronave do governo e voltou para a Bulgária em um voo comercial.
Desde o ano passado a Bulgária possui além do Tupolev, outros dois aviões estatais para deslocamentos oficiais, um Airbus A 319 e um Falcon.
As autoridades búlgaras pensam em leiloar o Tupolev a algum tempo, em serviço a mais de 20 anos, por um preço inicial de 2,5 milhões de euros.

Enterro do presidente da Polônia é marcado para o próximo sábado


MOSCOU - O funeral oficial do presidente da Polônia, Lech Kaczynski,(foto ) e das 95 outras vítimas da queda do avião em que estavam no último fim de semana ocorrerá no próximo sábado, informou nesta segunda-feira, 12, o presidente do Senado polonês, Bogdan Borusewicz, segundo a agência de notícias PAP.

O corpo do presidente já retornou a Varsóvia. Já o da primeira-dama, Maria Kaczynski, que também estava no voo, foi identificado apenas nesta segunda e ainda deve retornar ao país. Borusewicz disse que as vítimas do acidente serão cremadas "depois", mas não especificou uma data.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente Horst Koehler devem comparecer ao funeral de Kaczynski, informou um porta-voz do governo. "Não foi ainda marcada a data, mas já foi decidido que a chanceler e o presidente comparecerão ao funeral", afirmou mais cedo um porta-voz do governo alemão em Berlim. O presidente russo, Dmitri Medvedev, também pretende estar presente.
A mídia polonesa já informava que o funeral de Kaczynski deveria ocorrer no sábado, uma semana após o acidente aéreo ocorrido no oeste da Rússia. Em vários casos devem ser necessários
exames de DNA para a identificação dos corpos.
ConfirmaçãoDados da comunicação entre o avião e a torre de controle recuperados pelas autoridades de investigação russas confirmam que a tripulação recebeu um alerta de mal tempo, o que pode ter causado a queda do voo, informou o vice-primeiro-ministro da Rússia, Serguei Ivanov.
No sábado, o avião Tupolev que levava Kaczynski, sua mulher e dois membros da delegação do governo polonês caiu perto de Smolensk, cidade russa, quando tentava uma aterrissagem. Nenhum dos 96 ocupantes da aeronave sobreviveu. A comitiva polonesa iria prestar uma homenagem a 22 mil militares poloneses mortos pela NKDV, a polícia secreta da União Soviética, em 1940, sob as ordens do ditador Joseph Stalin. Esse episódio ficou conhecido como o massacre de Katyn.
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, prometeu nesta segunda-feira uma investigação "completa e objetiva" sobre a tragédia. "É evidente que vamos fazer tudo necessário para que a investigação seja completa", disse o premiê. "Todas as causas serão reveladas", disse Putin, acrescentando que a Rússia compartilhava da tristeza do povo polonês.
As autoridades russas não consideram problemas técnicos como causa do acidente e disseram que os pilotos ignoraram as ordens da torre de controle. Segundo as investigações, os controladores teriam orientado o piloto a ir até outra base aérea para realizar o pouso, mas as ordens foram ignoradas.

SEPULTAMENTO DE AUGUSTO SERRA, OCORRE NA TARDE DE HOJE




Vai ser enterrado no Cemitério Jardim da Paz, no Vinhais, às 16h, o vereador de São Luís, Antonio Augusto Moraes Serra (PV),( foto) vítima de um acidente de trânsito na noite deste domingo (11). Augusto Serra era natural do município de São João Batista e foi eleito vereador de São Luís pela terceira vez. Quem assume o lugar do vereador Augusto Serra na Câmara Municipal é o suplente Umbelino Júnior (PV).
O velório do vereador ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal, na Praia Grande. O corpo do vereador chegou ao plenário logo no início da manhã de hoje, por volta das 5h30. As atividades na Câmara Municipal foram suspensas e o presidente da Casa, Isaías Pereirinha, decretou luto de três dias.
O acidente
O carro conduzido por Augusto Serra - um Prisma de propriedade do filho do vereador - bateu violentamente contra um poste, na avenida Lourenço Vieira da Silva, próximo ao portão principal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O vereador morreu no local preso às ferragens. A filha do vereador que também estava no veículo saiu ferida e foi encaminhada para o Hospital São Domingos. Segundo testemunhas, o acidente teria acontecido no momento em que o vereador tentava uma ultrapassagem. Ele teria perdido o controle do veículo, indo de encontro ao poste. O acidente aconteceu por volta das 21h30