.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Corpos de oito bebês são encontrados em jardim na França


Mais um crime cometido contra crianças choca o mundo. Toda a imprensa europeia noticia, nesta quarta-feira, a descoberta de oito corpos de recém nascidos enterrados no jardim de um prédio, em uma pequena cidade da França de cerca de 700 habitantes, um "villagio". Os assassinatos foram cometidos pela própria mãe. Os vizinhos do casal de franceses afirmaram aos policiais que outros corpos foram escondidos em uma outra casa que fica a um quilômetro de distância do prédio.

Segundo uma emissora de rádio francesa, a mãe dos bebês teria confessado os crimes, dizendo que assassinou os filhos para esconder do marido cada gravidez indesejada. Ainda de acordo com a divulgação, a francesa teria afirmado que sufocou pelo menos 10 filhos, o primeiro em 1988.

Ainda segundo relatos da rádio francesa, os corpos foram descobertos com a chegada de um novo morador, que limpando o próprio jardim encontrou alguns ossos. Depois da análise dos restos encontrados, a polícia concluiu que se tratava de ossos humanos de pelos menos dez anos.

Os vizinhos da pequena cidade estão surpresos com a história. Todos os interrogados dizem que o casal não demonstrava nenhum comportamento estranho, eram pessoas simpáticas e gentis.

Se for confirmado que a mãe é a verdadeira assassina, não será o primeiro caso registrado na França. O caso que mais chocou o mundo foi o de Veronique Courjault, que congelou 3 filhos. A história inspirou o livro de Mazarine Pingeot, "O cemitério das bonecas".

20 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


No último dia 13 de julho completou 20 anos da vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. A entrada em vigor do Estatuto, resultado da mobilização social e do trabalho de especialistas na defesa do estado democrático, representou um dos primeiros grandes avanços da liberdade de expressão reconquistada com o fim da ditadura militar e consolidada na Constituição Federal de 1988.

É bom lembrar, que o ECA existe para todas as crianças, adolescentes e jovens, mas principalmente para os filhos de famílias pobres. Estes são os mais vulneráveis e os que mais precisam da ação do Estado e das leis. Ao estimular a construção de oportunidades e de redução das desigualdades, o Estatuto é mais um instrumento importante de transformação social.

Nesses 20 anos o ECA garantiu conquistas significativas, claro que não definitivas, o aperfeiçoamento das leis precisa ser uma constante. O texto e o espírito da lei incorporam uma atenção especial às crianças,
adolescentes e jovens e reforçam a idéia de que os brasileiros, nessa fase decisiva da formação dos cidadãos, devem ser tratados de maneira diferente dos adultos.

O Estatuto provocou a ampliação de serviços para essa faixa etária, estimulou a descentralização das políticas públicas e aumentou a conscientização da sociedade para a proteção das crianças. Entre os
principais avanços estão a redução de mais de 50% do trabalho infantil, redução de 30% da gravidez na adolescência e a diminuição de 50% dos casos de mortalidade infantil.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Socorro!!! na hora certa




O” governo “de todos” do prefeito Soliney Silva, em Coelho Neto, tem tido avanços significativos em todas as áreas. Na saúde a coisa fica, mas clara. Alem da implantação do Hospital municipal climatizado com um número maior de médicos a disposição da população, plantões odontológicos , vários aparelhos de última geração e médicos em muitas especialidades , o atendimento está de qualidade.
O Portal Leste Maranhense mostrou no ano passado, um caso desumano ocorrido dentro do Hospital Municipal de Coelho Neto, por parte da Dra. Diana, com a senhora Eliziane Martins uma Quilombola do povoado Cafundó, que por pouco não deu a luz o seu Bebê no meio da Rua repercutiu. Por se tratar de uma pura verdade a medica foi demitido na época.
Na última sexta feira, dia 23 de julho, uma senhora por nome Eliane entrou em trabalho de parto em hora inesperada no povoado Baixa Fria, próximo ao Cafundó, e o titular deste blog que é líder comunitário, na região, veio às pressas à Coelho Neto, mas precisamente ao Hospital Municipal à procura de socorro. Urgentemente a direção do mesmo, nos disponibilizou uma ambulância com uma enfermeira técnica em enfermagem com os equipamentos básicos. Chegando àquele povoado, a paciente estava em local de difícil acesso, mesmo assim, a UT I móvel entrou ater lá e bravamente o regastou retornou para a cidade, salvando a vida da mãe sendo que foi constatado que a criança já estava morta há aproximadamente dois dias.
As fotos em que aparece são as lentes do Portal Leste Maranhense, mostrando a coragem e a capacidade dos profissionais enviados para a dura missão que muito agradara aos moradores daquele povoado e região.

De volta ao trabalho


O presidente da Câmara municipal de Coelho Neto, o vereador Mariano Crateús PTB, (foto) está praticamente de volta ao trabalho. Agora em agosto os trabalhos Legislativos recomeçam e os edis voltam depois do recesso. Esperamos que eles estejam com bastante gás, para enfrentar o dia dia que requer o Parlamento Municipal e venham apresentar os projetos almejados pelos coelho-netenses, em prol de dias melhores.
O presidente Mariano Crateús, aproveitou o recesso para fazer uma visita as suas bases eleitorais e ouvir de perto os anseios populares. Em seus primeiros pronunciamentos na Câmara, segundo o parlamentar nos adiantou, estará fazendo uma avaliação positiva dos avanços do governo de Todos, em parceria com a Câmara Municipal, e intensificará as cobranças ao prefeito para que outros benefícios cheguem à população.
Segundo Mariano Crateús, os avanços do governo municipal que trabalha em contato com o Legislativo tem sido significante e a população está sendo assistida com as conquistas visíveis que o prefeito Soliney tem entregado aos munícipes. O presidente assegura quem em breves dias o povo de Coelho Neto, estará recebendo e acompanhando um grande desenvolvimento vindo da parte do poder público Municipal em obras, de diversas modalidades.

Avô é cortado de foice pelo o neto.


O lavrador Raimundo Teixeira Nunes, mas conhecido como Raimundo Siduca, ( foto) um senhor de mais de 60 anos residente no Povoado Cocal próximo da grande Santa Maria, Município de Coelho Neto, MA foi golpeado na região do pescoço e no rosto pelo o seu próprio neto, Francisco Wilames da Silva, vugo negro Wilames, 19 anos, que usou uma foice e por pouco não matou o seu avô.
O fato aconteceu no último domingo, 25 de julho, na residência do idoso, naquele povoado. O jovem Francisco Wilames há três anos vem sendo acompanhado e medicado pelo os médicos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial )por conta de problemas mentais segundo a sua mãe, Maria da Silva, ocasionado por uso de drogas.”Eu tenho sofrido bastante, meu filho começou à usar drogas muito novo, eu preciso de alguem que me ajude com um tratamento para ele,”diz .
O motivo da tragédia segundo Maria da Silva, filha de Raimundo Siduca e mãe de Negro Wilames, Siduca Brigou com seu neto, enquanto o mesmo chingava a sua própria mãe. Ao ouvir a expressão de seu avô Raimundo Siduca: ”cria vergonha Rapaz” o jovem pegou uma foice sega e partiu furioso para o seu avô que foi vitimado com três golpes, todos na região do Rosto e do pescoço.
O lavrador Raimundo Teixeira Nunes ( Raimundo Siduca) foi trazido às pressas para à sede do município e deu entrada no Hospital Municipal em Coelho Neto, e está passando bem. O Portal Leste Maranhense constatou agora pouco, que o idoso está bem inclusive de alta.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

PARABÉNS




O Portal Leste Maranhense aproveita o momento para parabenizar um internauta e leitor de nosso blog que está de aniversário hoje, 26 de Julho. Esta pessoa é o Rafael Cruz, filho do ex- prefeito de Coelho Neto, Antonio Cruz.
Na ocasião foi oferecido um almoço ao jovem político na residência de seus genitores Antonio Cruz e professora Pastora. Fizeram-se presentes vários amigos de Bruno Cruz, e o seu sogro o também ex- prefeito de Coelho Neto, Uiran Sousa acompanhado de sua esposa. Como o almoço foi na residência de Antonio Cruz (o ligeirinho) ouve comentários políticos em torno da eleição que se avizinha focados principalmente na sucessão do governo do Estado.
Na segunda foto, Bruno aparece ao lado dos amigos no almoço. Na primeira, ao lado de sua mãe a dona Pastora.

Presente no SALICON


A vereadora do Município de Coelho Neto, Lucinete Gonçalves (a LÚ foto) participou ativamente do SALICON evento que ater hoje repercute positivamente em nossa cidade e em toda região.
A parlamentar que é aliada do prefeito Soliney Silva, esteve desde a abertura no Teatro Municipal, ater o final do evento. Sempre conversando com professores, alunos pais de alunos, e com quem estava por ali como observador. LÚ como é conhecida politicamente em Coelho Neto e região é há única vereadora Mulher na câmara municipal de Coelho Neto. Embora estando sozinha como mulher no parlamento coelho-netense, ela luta veementemente em prol do segmento feminino e de todos os que acreditaram em seu potencial político e por todo o município.
“Evangélica”, membro da igreja Assembléia de Deus no Município, a Irmã LÚ, faz um trabalho voltado também para os evangélicos em Coelho Neto. Segundo ela, disponibiliza o seu mandato à disposição de seus irmãos em Cristo.Em sua avaliação: assim como Moises Josué Davi Ester Débora e outros personagens Bíblicas se destacaram ao longo da história da raça humana, em nossos dias é necessário homens e mulheres corajosos se colocarem à deposição de Deus, na política.

Talvez Taugi


Os esforços feitos pelo o deputado estadual Jura Filho, ( PMDB) e por seus pais que são neo-aliados do prefeito de Bacabal e presidente da FAMEM Dr. Lisboa,foram em vão se os mesmo estavam esperando serem recíprocos com o apoio de Lisboa á reeleição de deputado estadual do Filho da terra.
Jurandy Lago é pai de Jura Filho e já foi prefeito de Bacabal. Sua esposa Taugi Lago, é a atual vice-prefeita ao lado de Dr. Lisboa. O casal contava como certo o apoio do prefeito Bacabalense a Jura que alem de ter ajudado na administração municipal é filho da terra.
O prefeito Dr. Lisboa para deputado Estadual ele vai com o ex-secretário Estadual da Saúde o deputado Ricardo Murad. Observadores da política da região dizem que Lisboa teme fortalecer os Lagos, e em 2012, não estarem aliados do Palácio da cidade e darão trabalhos eleitoralmente ao mandatário.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Zé do Maranhão


As lentes do Portal Leste Maranhense mostram o Secretário de Assistência Social da cidade de Afonso Cunha, professor e blogueiro Samuel Bastos ao lado do ex-governador e candidato ao senado na chapa de Flávio Dino José Reinaldo Tavares.
O encontro aconteceu por ocasião da passagem da comitiva do Comunista em Coelho Neto, no último dia, 17 de julho. O blogueiro estava passando no local e viu os seus amigos Suely Pereira, e Rubens Pereira, e foi cumprimentá-los e deu de cara com José Reinaldo na conversa e cumprimentos ao Ex- governador nós registramos este momento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Um dos marcos da comunicação coelho-netense


O Portal Leste Maranhense localizou em São Luis, capital do Maranhão, um dos comunicadores que marca o pioneirismo da comunicação radiofônica em Coelho Neto, nos anos 90. Esta figura que fez história na Rádio Guanabara, que depois se tornou em Rádio vitória, e o Radialista Daniel Sorriso, (foto).

O comunicador ficou conhecido na região como um dos mais carismáticos da época, chegando a ser uma das ancoras da emissora. Foi pioneiro em programas humorísticos antes mesmo de Munção. Daniel sempre sorridente recebeu a nossa equipe de Reportagem em grande estilo. O local do encontro foi no centro histórico exatamente na feira do reviver,

O Radialista hoje tem o seu sistema de comunicação independente ( Rádio Comunitária ) na Capital e é pioneiro em programas Sertanejos. Parabéns Daniel Sorriso você é um grande batalhador.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Camilo Figueiredo um parlamentar bravo


Como um dos deputados ponta de lança do PDT, Camilo Figueiredo (foto) está dentro de mais uma campanha eleitoral tentando conseguir mais um mandato de deputado estadual para continuar defendendo a Cidade de Codó e todas as bases eleitorais que vem votando com o Parlamentar em todo o Estado do Maranhão.
Camilo Figueiredo, sempre foi atuante como deputado na Assembléia Legislativa, embora não sendo da base aliada do governo Roseana Sarney, na atualidade, o parlamentar tem se dedicado e lutado pelos menos favorecidos de todo o nosso Estado.
Por ser um dos entusiastas da candidatura de Jackson Lago, ao governo do Maranhão, Camilo Figueiredo, não tem medo de Riacho cheio ,e” diz que vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para retornar Dr. Jackson Lago, ao palácio dos Leões”.

Alexandra Tavares em Coelho Neto.


A ex-primeira dama do Estado e secretária extraordinária do governo José Reinaldo, Alexandra Tavares, esteve na cidade de Coelho Neto, no último sábado 17 de julho, por ocasião da estada de Flávio Dino, o seu candidato a governador no município.
Alexandra Tavares, como candidata a deputada Federal fazia parte da comitiva do comunista e foi bem recepcionada e recebida com muita simpatia por parte dos eleitores que se aglomeraram na praça do balão e em todo o trajeto em que os candidatos passaram.
O ex-esposo e ex- governador José Reinaldo Tavares, que é candidato a Senador na chapa de Flávio Dino, também fazia parte da comitiva e foi aplaudido por ser bastante conhecido na região.
Alexandra Tavares conhecida como: “a Grande” foi uma das primeiras pessoas da comitiva a chegar à Praça do Balão com um som e seu carro adesivado chamou à atenção dos presentes. Ao pisar em solos coelho-netenses, Alexandra esbanjava simpatia com aquele sorriso fácil logo virou uma atração convidativa para quem passava por ali.
Quando iniciou a caminhada, a ”grande” já familiarizada com alguém de Coelho Neto, que fazia parte da coordenação do evento, iniciou bem a sua campanha nas Ruas de nossa cidade, cumprimentado a todos e pedindo um votinho.
Enquanto esteve por aqui, conversou com Lideranças políticas e comunitárias, com jovens e pediu voto a eleitores de todos os segmentos da sociedade. Saiu dizendo, que logo logo retornará à Coelho Neto.
Pelo o visto, se as coisas não mudarem Alexandra Tavares, encontrará em Coelho Neto, terras férteis para nascer e brotar as sementes que foram semeadas em sua passagem por uma das cidades bem conceituada do Leste Maranhense.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A musa do Baixo Parnaíba




A prefeita da cidade de Anapurus na região do Baixo Parnaíba, Tina Monteles (foto) está fazendo um grande trabalho naquele município. Esposa do eterno Deputado Estadual Júlio Pires Monteles, Tina tem se dedicado bastante em prol dos seus conterrâneos. Devido está fazendo uma administração voltada para a valorização do ser humano, a mandatária goza de uma boa aceitação popular entre os munícipes da antiga Estrela.
Com simplicidade, simpatia e elegância que só ela tem Tina Monteles governa com o coração. Dotada de amor, paz de espírito e de uma confiança perfeita em Deus o todo poderoso, não há lugar para perseguição e ódio no governo da prefeita mais bonita do Baixo Parnaíba.
A cidade de Anapurus está de parabéns com a administradora que tem a frente daquele município que nunca deixou de reconhecer os valores e as famílias tradicionais da terra que lhe adotou como filha. Por ter se apaixonado e casado com um Filho ilustre de Anapurus Tina Monteles também se apaixonou e aprendeu a gostar e a cuidar daquele munic
ípio.

Bem na foto


O vice-prefeito de Coelho Neto, Sérgio Guanabara participou da reunião de apresentação dos deputados do prefeito Soliney nas Pimentas e foi elogiado pelo o mandatário pelo o seu trabalho que presta ao município, e por ser amigo e aliado seu.
Sérgio Guanabara é um político carismático assim como o seu pai o e-prefeito Raimundo Guanabara. Anda sempre de bem com a vida e atende o povo em qualquer lugar. Participa dos eventos promovidos pela a prefeitura e nunca teve uma desavença com o titular Soliney Silva.
Nesta foto ele aparece ao lado de sua esposa no período dos festejos juninos no encerramento no palco que logo depois se apresentou o forrozeiro Washington Brasileiro. Sérgio Ricardo Viana Basto é sem sobra de dúvida o sucessor político de seu pai um dos maiores Líderes da política coelho-netense dos últimos 30 anos.
Guanabara é o político que desde que entrou na política continua na ativa ao lado do prefeito Soliney Silva, o GB, como é conhecido articula os assuntos políticos. O impressionante da história é que o velho caudilho nunca ultrapassa Seus limites da confiança que o seu compadre lhe dá. Guanabara uma lenda viva da política coelho-netense.

Articulando


O presidente da Câmara municipal de Coelho Neto, vereador Mariano Crateús PTB, (foto) foi um dos presentes na residência do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva na Localidade Pimentas, no último sábado na reunião de apresentação dos deputados do prefeito coelho- netense.
Os deputados Max Barros e Gastão Vieira a convite do prefeito Soliney participaram de uma reunião com os edis aliados do palácio municipal na oportunidade estavam todos da base aliada ater mesmo Dr. Fernando que é candidato a Deputado estadual.
Mariano Crateús que é um fiel aliado do prefeito Soliney Silva foi um dos articuladores da vereança repassando o convite do prefeito a todos aos governistas e era um dos mais empolgados no recinto.
Na avaliação de muitos analistas de plantão da política coelho-netense, o prefeito Soliney
estará entrando de corpo e alma nesta eleição Estadual inclusive já falou: “o coordenador desta campanha será eu,” disse o prefeito Soliney Silva. O vereador Mariano Crateús, que é um amigo de todas as horas do prefeito entrará no barco com o seu Líder político sem nem uma sobra de dúvida.

Sarney é convidado para ato comemorativo dos 25 Anos de Democracia do Uruguai


Em 1985, o clima de entendimento na Região da Bacia do Prata estava carregado por seqüelas do período colonial que se juntavam a novos contenciosos do século XX. Além das disputas territoriais históricas, a segunda metade do século passado, sedimentou o acirramento do clima inamistoso com a corrida para o domínio da tecnologia do urânio e com a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A aproximação de Brasil, Argentina e Uruguai, promovida pelo então presidente do Brasil, José Sarney, e apoiada com entusiasmo pelos presidentes Alfonsín e Sanguinetti, pacificou o que havia ainda de resistência para uma harmônica relação entre os países.

Os contenciosos, principalmente referentes aos recursos naturais da região do Cone-Sul da América do Sul, começaram a ser enfrentados quando os chanceleres do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia assinaram em 1969, em Brasília, o Tratado da Bacia do Prata e estabelecem um Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata como órgão permanente da região.

Em 1986 é realizada em Buenos Aires a 16º reunião dos chanceleres dos países da Bacia do Prata. Em 1989 foi a vez de Brasília sediar o encontro. Na ocasião, Sarney evidencia sua estratégia de integração ao discursar: "Meu governo tem como uma de suas mais altas prioridades o estreitamento dos laços do Brasil com a comunidade latino-americana de nações. Estou firmemente convencido de que o futuro de nossos países passa necessariamente pela integração".


Com a aproximação do relacionamento obtido pelos presidentes Sarney, Alfonsín e Sanguinetti - eles se encontraram 11 vezes no período 1985/90 -, as linhas mestras do tratado puderam ser retomadas e fazer parte da campanha integracionista liderada pelos três mandatários. A Declaração de Iguaçu de 1985, que culminou três anos depois com o Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento foi assinado em Buenos Aires, com participação inicial de Brasil e Argentina e posteriormente pelo Uruguai. O êxito dessa iniciativa gerou as circunstâncias favoráveis para que, em 1991, se constituísse o Mercosul.

O projeto de integração do Brasil com a Argentina contou, desde seu início, com o firme apoio do presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti. Os três presidentes lograram, no plano interno de seus respectivos países, consolidar, praticamente à mesma época, a transição para o regime democrático e incorporaram esse valor ao conjunto de suas políticas externas, com ressonância em toda América Latina.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

sábado, 17 de julho de 2010

Eleições 2010


O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Coelho Neto, Reginaldo Sousa, conversou demoradamente com a candidata a deputada Federal Alexandra Tavares durante a caminhada do candidato a governador Flávio Dino, hoje, 17/07/ pela a manhã em Coelho Neto. As lentes do Portal Leste Maranhense mostram o momento através desta foto.
O ex Parlamentar era historicamente aliado de Márcia e Antonio Bacelar, mas fala por onde passa que jamais subirá em um palanque para pedindo votos para casal. No governo magno Bacelar, Reginaldo Sousa foi Secretário de Esporte.
Devido à conversa ter sido tão demorada já existe especulações de que o Velho pé de ladeira apoiará a,, Grande,, para Deputada Federal.

ELEIÇÕES 2010




Os deputados: o estadual Max Barros, e o Federal Gastão Vieira, e candidatos a reeleição estiveram na cidade de Coelho Neto, hoje, 17/07/ em compromissos eleitorais ao lado do prefeito Soliney Silva, e de seu Grupo político.
O prefeito Soliney Silva trouxe á Coelho Neto seus dois deputados que foram apresentados ao seu grupo político. A reunião aconteceu em sua casa de veraneio na localidade Pimentas nos arredores de Coelho Neto com a participação de muita gente.
Os vereadores da base aliada estiveram presentes e demonstraram felicidades e entusiasmo para a nova empreitada. O vice Sergio Guanabara, que foi parabenizado no recinto pelo o prefeito por ser um parceiro e amigo, era só felicidade.
Max e Gastão se sentiram a vontade no primeiro contato político com o grupo do prefeito Soliney Silva. Os parlamentares estavam acompanhados do prefeito de Santa Quitéria Manim e aproveitaram o momento para conhecer os presentes e se comprometerem com cada cidadão e cidadã que faz parte do grupo político do prefeito Soliney Silva. A primeira dama Suely Silva, ofereceu uma receptividade especial aos convidados.
O prefeito Soliney agradeceu os parlamentares pelo o empenho que os mesmo tem tido para com Coelho Neto, e comemorou as conquistas obtidas com Max E Gastão para o município. Tanto Soliney quanto Max e Gastão pediram votos para Roseana Sarney.
Os parlamentares estiveram também na cidade de Buriti da Inácia Vaz, em companhia do mandatário coelho-netense após saírem de coelho Neto, decolaram para São João dos Patos onde participarão inda hoje de compromissos de campanha naquele município e na cidade de Fortuna
.

Encontro inesperado


O ex-prefeito de Coelho Neto, Antonio Cruz PDT, e o ex- pedetista Duduzinho se encontraram por acaso na Praça João Santos.
O encontro aconteceu porque Cruz estava sentado com alguns amigos e Dudu estava na caminhada de Flávio Dino, coincidência ou não, deram de cara um com o outro se abraçaram conversaram e ater aquela conversa de pé de ouvido sempre praticada no meio político aconteceu por lá
Os dois sempre foram amigos, mas com a disputa do PDT local onde Antonio Cruz Levou vantagem existiu um pequeno desencontro entre os dois. O encontro de hoje serviu talvez para acabar com esta pequena indiferença.

ELEIÇÕES 2010

















A cidade de Coelho Neto, Recebeu hoje pela a manhã o candidato a governador Flávio Dino PC do B, que fez uma caminhada pela a Rua Dr. Afonso Bacelar, passando pela as Praças João Santos, e Duque Bacelar voltando pela a Rua Dr. Luis Raimundo, encerrando na Praça Duque Bacelar.
No final da caminhada, não houve pronunciamentos por conta de uma programação da Igreja católica Matriz que está em festa,,o festejo tradicional do município ,, Flávio Dino, em respeito a programação religiosa, desistiu dos discursos. A caminhada iniciou no Balão e despertou muitos populares que estavam no centro da cidade.
Fazia parte da comitiva de Flávio Dino em Coelho neto, Rubens Pereira e sua esposa Suely Pereira que é prefeita em Matões, vereadores e lideranças de Caxias liderados por Fabio Gentil e Ironaldo Alencar, a candidata a Deputada Federal Alexandra Tavares, o ex-governador e candidato a Senador José Reinaldo, e a vice Miosótis Lucio que esteve com Flávio Dino passo a passo na caminhada.
A vinda do comunista à Coelho Neto, foi organizada pelo o grupo Força Tarefa Jovem liderado Por Renan José e Lideres do PPS local. Participaram da caminhada Lideranças políticas e comunitárias de Coelho Neto. Os ex-vereadores Reginaldo Sousa e Marinhazinha, Duduzinho, o vice-prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, o presidente do PC do B de Duque Bacelar, Janari e outras lideranças aqui de Coelho Neto, e região estiveram recepcionando Flávio Dino

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Eleições 2010: Flávio Dino em Coelho Neto.


O candidato a Governador pelo PC do B, Flávio Dino estará na cidade de Coelho Neto amanhã dia 17 de julho, em uma grandiosa carreata que percorrerá as principais Ruas e Avenidas da cidade.
A comitiva do Deputado Federal e candidato a governador do Maranhão visita municípios do Baixo Parnaíba e Chega a Coelho Neto. As expectativas em torno da passagem do comunista no município têm causado um reboliço tremendo na população principalmente na classe jovem.
O grupo Força Tarefa Jovem liderado por Renan José e lideranças do PPS local apóiam a candidatura de Flávio Dino no município e o aguardam.
A primeira vez em que a comitiva do então pré-candidato esteve em Coelho Neto, no mês de maio, despertou no meio dos eleitores o seu nome como alternativa para governar o Maranhão. Hoje o nome do candidato já faz parte das rodas de conversas em nosso Município. Enquanto Jackson Lago e Roseana Sarney ainda não vieram à Coelho Neto em 2010, Flávio Dino já esteve em solos coelho-netenses uma vez e amanhã completará duas.

Eleições 2010


Os Deputados: estadual Max Barros e Federal Gastão Vieira, que também são candidatos a reeleição estarão amanhã 17/07/ na cidade de Coelho Neto em agenda com o prefeito Soliney Silva, POSDB.
Os parlamentares estarão no município, mas não participarão de atos publico para não ferir a legislação eleitoral. Como candidatos do prefeito os deputados participarão de vários compromissos interno articulado já pela a coordenação de campanha visando uma aproximação maior com o eleitorado coelho-netense.
Entre os compromissos de Max Barros e Gastão Vieira, ao lado de Soliney Silva em Coelho Neto, está uma reunião com os vereadores da base aliada. Certamente os edis assumirão compromissos com os parlamentares, referendando o acordo que o líder do grupo Soliney Silva disseque fez, em nome da governabilidade do Município de Coelho neto.
Segundo informações, uma das noites de festejo de Coelho Neto que já está acontecendo, Gastão e Max estarão por aqui prestigiando as festividades religiosas.
Ainda amanhã, os Deputados terão compromissos na cidade de Buriti de Inácia Vaz, com o prefeito Neném Mourão e ainda contarão com a companhia do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva.

Reconhecimento


Enquanto o Grupo Musical Anjos da Lua de Coelho Neto, cantava homenageando o ilustríssimo Milson Coutinho, Bené Gomes um de nossos maiores compositores acompanhava da platéia uma de suas músicas ser interpretada por Adilson e Aderson. As lentes do Portal Leste Maranhense captaram esta imagem que mostra a felicidade do artista que aparece ao lado de uma amiga.

Mariano Crateús: parabéns prefeito e secretária, Coelho Neto, precisava


O presidente da Câmara Municipal de coelho Neto, o vereador Mariano Crateús PTB,( foto) esteve presente na solenidade de abertura do 1° salão do livro de Coelho Neto, realizado, ontem 15/07 no Teatro Municipal.O evento Literário e cultural homenageia o escritor coelho-netense Milson Coutinho, que ao lado do prefeito Soliney Silva, e de demais autoridades participou da abertura .
O presidente da Câmara mariano Crateús, parabenizou a secretária de Educação Rosário Leal pela iniciativa, e aproveitou o momento para reder as suas homenagens ao imortal Milson Coutinho, e disse, “ nosso prefeito Soliney Silva está de parabéns pelo o evento que o seu governo realiza de tão grande relevância para os nossos jovens no presente e para o futuro .

SALICOCON EM SEU SEGUNDO DIA

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ROSÁRIO LEAL FELIZ DA VIDA
CAMELÔ LITERÁRIO


SHOWS AO VIVO

PEÇA TEATRAIS FEITA POR PROFESSORES





ESCOLA SANTA ROSA TABOCA DA SANTA PAZ



ESCOLA SANTA ROSA TABOCA DA SANTA PAZ







MATERIAL DE NOSSOS PINTORES




EXPOSIÇÕES NOS ESTANDES

O 1° salão do livro de Coelho Neto, entrou em seu segundo dia em grande estilo. Ainda foi grande a participação popular com centenas de alunos da sede e da zona rural que participaram ativamente de toda a programação. Aconteceu no Teatro Municipal varias apresentações culturais que manifestam o sentimento literário e cultural de nossa gente descobrindo talentos pra lá de especial.
Varias escolas da zona rural participara do 1° SALICON com apresentações inesquecíveis como a Escola Municipal Santa Rosa do povoado Taboca da santa Paz com misturas de danças típicas como; carimbo quadrilhas dança portuguesa Bumba Boi e outras. A Escola Municipal Agustinho Aguiar, da Grande Santa Maria, vem apresentando desde ontem parodias e musicas regionais com artistas da terra.
Apresentações Teatrais também tem ganhado espaço no SALICON coelho-netense. Os estandes continuam abertos com exposições fantásticas e com produtos a venda como, o estande do camelô Literário, bate papo literário, artesanato e nossa praça de alimentação. Oficinas e material do nosso RUK o mais famoso cartunista coelho-netense se destaca no evento.
Os palestrantes são professores renomados como: Estelio da Universidade Federal do Piauí, e da Escola Dom Barreto, especialista em Educação especial. Ele palestrou sobre métodos para lidar com alunos com necessidades auditivas e outros temas dentro da área. Durante todo o evento terá palestras como a que acontecerá com o professor José Luis da Universidade Federal do PI, especialista em lingüístico, sobre a importância da literatura nos dias atuais. Outras palestras acontecerão com nutricionistas e especialistas em especialidades diferentes para os professores e participantes do SALICON.
À noite acontecerão manifestações culturais no corredor da alegria com a participação das Escolas e fazedores da cultura local. Entres os participantes estão Boi Brilho de Coelho Neto, quadrilhas bacanas Civilizados, e outros.
O encerramento que acontecerá amanhã, 17/07/ que seria no Teatro, Municipal será no espaço da escola Sarney, às onze horas do dia, com a cantora Piauiense Bete Morena.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Marcos Caldas perde apoio em Brejo


A ex-prefeita da cidade de brejo dos anapurus, Carlota Caldas e seu esposo o também ex- prefeito da referida cidade estiveram participando do aniversario de Júlio Monteles na cidade de Anapurus, no último dia 1° de julho.
Em conversas com o Portal Leste Maranhense, Carlota Caldas demonstrou uma insatisfação política com o seu sobrinho o Deputado Estadual Marcos Caldas. Segundo a ex- prefeita isso está acontecendo por conta do abandono que o parlamentar vem dando a ela e a seu esposo Chico Caldas, juntamente com grupo político que ambos lideram no município.
“Nossos candidatos a Deputado já estão definidos: estadual será o Magno o nota Dez. O Federal Gastão Vieira, o nosso sobrinho nos enganou nos desprezou. No município ele apóia o prefeito que lá está que é nosso adversário,” disse Carlota.
Perguntada “se será candidata a prefeita nas próximas eleições Municipais, na Cidade de Brejo, Carlota diz,” nosso candidato a prefeito será o Chico Caldas um bravo lutador por nossa terra.
Na foto o casal aparece ao lado do padre Antonio de Pádua que hoje esta lá em Anapurus.

SABOR DE MEL


Nos últimos dias sete e oito de abril o Portal Leste Maranhense, esteve cobrindo as festividades de aniversário dos 90 anos de emancipação política da cidade de Coroatá. Dia sete um grande show gospel levou milhares de pessoas aquele município, para cantar com uma das vozes evangélicas mais conhecidas da atualidade que é a Dâmares.
Nossa equipe de reportagem teve acesso ao camarinho onde estava à levita que nos concedeu uma entrevista exclusiva com direito a mensagem para minha esposa Ester e minha filha Débora que interpretam seus hinos.
Este registro fotográfico mostra a simplicidade e o carisma que a cantora Dâmares demonstrou pela a impressa e por demais irmãos e amigos que tiveram acesso a ela em Coroatá MA .

Milson Coutinho: Agüenta coração!


As homenagens oferecidas ao presidente da Academia maranhense de Letras Desembargador Milson Coutinho, (foto) hoje15/07/ pela a manhã na solenidade de abertura do (SALICON )1° Salão do livro de Coelho Neto no Teatro Municipal, fez o filho ilustre de nosso Município se emocionar bastante e expressar de dentro de seu coração uma frase molhada de lagrimas: Agüenta coração!! Milson Coutinho depois de frasear estas palavras, declarou em seu célebre discurso, que se não estivesse bem do coração hoje era o dia de sua morte, e morreria de emoção devido às tantas homenagens recebidas em sua terra natal.
O intelectual coelho-netense agradeceu as homenagens que lhe foram feitas e ao prefeito Soliney Silva, pela a recepção sempre frisando o nome da Secretaria de Educação, Rosaria Leal a quem a chamou-o competentíssima. Após a solenidade de abertura Milson Coutinho visitou os estandes acompanhado do prefeito soliney e da Secretária de Educação Rosario Leal e falou ao Portal Leste Maranhense da sua satisfação também externada em sua fala, de esta hoje em Coelho Neto sua terra querida.

SALICON , UM VERDADEIRO TESOURO !

DESEMBARGADOR MILSON COUTINHO DISCURSANDO
JUIZ DA COMARCA, DR ELISMAR, MILSON COUTINHO, PROFESSORA DITA, SOLINEY, SUELY SILVA,


GRUPO MUSICAL ANJOS DA LUA

PREFEITO SOLINEY SECRETARIADO E VEREADORES NO EVENTO





TEATRO MUNICIPAL LOTADO


Aconteceu hoje, 15/07/ pela manhã no Teatro Municipal a solenidade de abertura do (SALICON ) 1° Salão do Livro de Coelho Neto,promovido pela a prefeitura através da secretaria Municipal de educação.
Na solenidade de abertura, foi homenageado o presidente da academia maranhense de letras o escritor e desembargador Milson Coutinho, um dos filhos mais ilustre de Coelho Neto. Alem da grande multidão e do homenageado, esteve presente o prefeito Soliney Silva PSDB, a primeira dama Suely Silva, o presidente da Câmara Mariano Crateús e demais vereadores, o secretariado do prefeito, Juízes advogados e varias outras autoridades se fizeram presentes na abertura do grande evento cultural e literário em nosso Município.
O evento iniciou hoje, 15/07/pela a manhã e vai ater sábado, 17/07/. O encerramento será com um show com a Bete morena, no Teatro Municipal local da abertura.
De hoje ater sábado a feira terá varias exposições: fotográficas, Literárias, Culturais, artesanais e umas infinidades de belezas coelho-netenses que serão mostradas aos visitantes. A secretária de Educação Rosário Leal, nos adiantou que o evento é histórico para Coelho Neto e terá uma repercussão ótima para o Município que segundo ele vai passar colhendo frutos deste evento muitos tempos.
“O prefeito Soliney Silva que se fez acompanhar da 1° dama Suely Silva, e de uma comitiva disse ao Portal Leste Maranhense, que esta feliz com o evento.” O Governo de Todos, Ezequias estará sempre promovendo eventos como este que muito nos hora e nos dá forças para continuar Lutando por Coelho neto, ”disse ele.
O Ex- prefeito de Coelho Neto, e de Duque Bacelar o senhor Guanabara, que esteve presente no evento acompanhando o Prefeito demonstrou a sua satisfação em ver a juventude e os professores que ele os classificou-os de Mestres, participando de um evento grandioso como este.
O Teatro Municipal ficou pequeno para agregar tanta gente em sua maioria alunos que estiveram presentes na abertura do 1° SALÃO DO LIVRO DE COELHO NETO, a abertura contou com shows de artistas da terra como o Grupo musical Anjos da Lua, onde o proprietário do grupo, Zé Adail e a dupla Aderson e Adilson são parentes do ilustríssimo Milson Coutinho.