.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Egípcios deixam Praça Tahrir, depois de anúncio de novas eleições


CAIROJornal do Brasil - Milhares de manifestantes egípcios deixaram hoje a Praça Tahrir – local que virou símbolo dos protestos no Cairo –, depois de a junta militar que assumiu o poder no Egito, na última sexta-feira, anunciar a dissolução do Parlamento e a suspensão da Constituição. Em um comunicado transmitido pela TV, o Comando Militar anunciou que ficará no poder por seis meses ou até a realização de eleições, inicialmente previstas para setembro.

Hoje é feriado bancário no Egito. Independentemente do fechamento dos bancos e das ameaças de paralisação dos policiais, que reivindicam aumento de salário, o anúncio de eleições e da destituição do Parlamento foi celebrado por muitos manifestantes que permaneciam acampados na Praça Tahrir e que viram nisso um rompimento claro com o antigo regime.

No pronunciamento, o Comando Militar declarou ainda que irá formar um comitê para elaborar uma nova Constituição, que será depois submetida a um referendo popular. No poder desde 1981, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, renunciou na última na sexta-feira, depois de 18 dias de uma série de protestos no país, que gerou cerca de 300 mortos e 3 mil feridos, de acordo com as Nações Unidas, e levou à paralisação de serviços básicos.

A Constituição egípcia, suspensa no domingo, proibia muitos grupos e partidos de participar em eleições, deixando o Egito na prática com um Parlamento dominado pelos apoiadores do Partido Nacional Democrata (PND), de Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário