.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Metropolitan Hotel: 10 anos de um grande empreendimento em Teresina







Em 28 de abril de 2001 - há exatos 10 anos, portanto -, o empresário Rufino Damásio, presidente do Grupo R. Damásio, inaugurava um novo empreendimento em Teresina – o Metropolitan Hotel. Líder no mercado brasileiro de peças para motos, bicicletas e ferramentarias, o grupo iniciava-se no ramo de hotelaria. Um início digno de registro, frise-se. Localizado no coração do Centro comercial de Teresina, o prédio do Metropolitan erguia-se majestosamente à margem da avenida Frei Serafim, a 300 metros do Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e a um pulo dos shoppings centers, aeroporto e órgãos públicos.

As paredes envidraçadas e a arquitetura moderna contrastavam radicalmente com os prédios em estilo colonial e as tímidas fachadas dos edifícios que se distribuíam ao longo do principal corredor de tráfego de Teresina. Além de objeto do desejo de viajantes, virou atração para os próprios teresinenses. Não era para menos. Construção arrojada para os padrões arquitetônicos da época, que permite uma visão privilegiada da cidade de todos os apartamentos, o Metropolitan foi todo projetado para dar conforto, segurança e comodidade em todos os ambientes.



Mais do que o arrojo da arquitetura, porém, ou o desafio de erguer um hotel daquele porte numa cidade sem tradição no ramo, chamava a atenção o cuidado que o grupo dedicou ao novo negócio. “Da concepção do projeto à finalização da obra, fizemos tudo com esmero. Projetamos não apenas um novo negócio, mas um hotel para o futuro, com tudo o que havia de melhor no setor”, explica Damásio Filho, diretor geral do Metropolitan Hotel e responsável pela Divisão de Expansão do Grupo. “Hoje, dez anos depois, ele parece estar sendo inaugurado agora”, diz ele.

A frase do empresário resume o espírito do Grupo R. Damásio no momento em que se comemora os 10 anos do Metropolitan – o hotel continua não apenas moderno e arrojado em sua arquitetura com um certo ar futurista. Continua, sobretudo novo. Dez anos depois de aberto, ainda se destaca com o rico e variado mobiliário adquirido à época de sua inauguração, é inovador na tecnologia que proporciona conforto e segurança aos seus hóspedes, e o melhor na praticidade, comodidade e funcionalidade para quem não abre mão dos prazeres da boa hospedagem.

Estrutura para grandes eventos do Piauí
Projetado pelo arquiteto Adriano Melo, o Metropolitan foi construído para atender a uma demanda crescente de executivos e homens de negócios que vinham principalmente de capitais como São Paulo (SP), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF) a Teresina para participar de eventos e fazer negócios na nossa capital.



A localização privilegiada, a funcionalidade, o conforto, a decoração sóbria e de extremo bom gosto, atendem a essa finalidade. A oferta de serviços como internet com provedor próprio nos apartamentos, uma inovação na época, já revelava a visão de futuro do grupo R. Damásio.

O hotel foi preparado para sediar eventos do mais alto nível. Possui um grande Centro de Convenções que pode ser modulado em até quatro salas com isolamento acústico, todos os recursos audiovisuais, videoconferência via satélite e tradução simultânea. Essas salas podem se transformar em espaços com tamanhos a atender qualquer demanda do cliente, ou em um grande salão com capacidade para até 360 pessoas e uma área de coquetel para até 600 convidados.


O Metropolitan Hotel é fruto do idealismo do grupo R. Damásio. “Dez anos atrás, pelo baixo número de hóspedes de padrão ‘AA’ que desembarcavam em nossa cidade, sabíamos que se quiséssemos construir um hotel de alto padrão, deveríamos estar dispostos à esperar um pouco mais o desenvolvimento de Teresina. Naquele momento a capital ainda não comportava o hotel que queríamos fazer. Mas resolvemos construí-lo mesmo assim: com acomodações luxuosas e muito confortáveis, com tecnologia e serviços de gastronomia no nível dos melhores hotéis do país”, afirma Damásio.

“Foi tudo feito com um cuidado tamanho que funciona hoje como se fosse tudo novinho em folha”, diz Danilo Damásio, o diretor comercial do Metropolitan. De fato, há muita coisa nova. O mobiliário, todo secado em estufas, foi adquirido da movelaria IMI, uma das melhores do país e representada aqui em Teresina pela empresária Bizet Castro, da Lilia Design.

O sistema de automação predial é outro diferencial implantado no Metropolitan. Através de computadores e sensores, a iluminação de todos os ambientes é controlada, o que permite o funcionamento programado dos acessos aos apartamentos e de uma série de serviços. Mas os objetos e equipamentos dos apartamentos são substituídos periodicamente. As TVs de tela plana, novidade na época da inauguração, por exemplo, foram todas substituídas por aparelhos com telas LCD.

Presidente Lula, Rei Roberto Carlos e outras personalidades
O sucesso do Metropolitan Hotel é fruto de um planejamento, da oferta adequada de serviços e de uma administração voltada para a satisfação do cliente. Os funcionários passam permanentemente por treinamento, “mas a vocação para servir e a vontade de fazer bem feito são fundamentais. E, graças a Deus, o piauiense tem de sobra estas qualidades”, complementa Danilo.

Há também uma gestão voltada para a prevenção. Desde o primeiro mês de funcionamento, 5% do faturamento são separados e destinados à renovação e à manutenção , setor que concentra 10% dos funcionários da empresa. “A nossa ação é voltada prioritariamente para a manutenção preventiva, para evitar o problema. Com isso, economizamos tempo e dinheiro que seriam gastos no conserto e, principalmente, evitamos transtornos aos nossos hóspedes”, explica Danilo Damásio.

Tanto cuidado não poderia produzir resultados diferentes. Há 8 anos, o Guia 4 Rodas, da Editora Abril, o mais respeitado informativo turístico do país, elege o Metropolitan Hotel como o melhor hotel do Piauí. Nos 124 apartamentos e suítes do hotel já se hospedaram, nesses dez anos, 649.557 hóspedes – entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, artistas como o Rei Roberto Carlos, a apresentadora e cantora Angélica, o grupo Chiclete com Banana, a cantora Ivete Sangalo e os sertanejos Zezé di Camargo & Luciano e Bruno & Marrone, a cantora internacional Alanis Morissette, além do melhor do empresariado que visitou a nossa cidade na última década.

Tecnologia proporciona conforto, segurança e praticidade
O Metropolitan Hotel foi concebido para oferecer o melhor em termos de hotelaria. Para isso, o grupo se baseou em pesquisas e no estudo do que à época havia de mais moderno no setor em todo o país. “Em alguns casos, porém, as pesquisas foram desprezadas em nome da qualidade”, conta Damásio Filho



Uma das principais preocupações é com a segurança e privacidade do hóspede. O hotel foi o primeiro prédio do Piauí – e ainda é um dos poucos – a ser totalmente automatizado. Os apartamentos têm fechaduras eletrônicas, com acesso através de cartões magnéticos. Todos possuem TV a cabo, internet wireless, cofres digitais e contam com o conforto das centrais de ar e água quente. A tecnologia está presente em todos os setores, garantindo conforto, comodidade e economia.

O edifício é dotado de dois geradores com capacidade para iluminar até três mil casas populares simultaneamente. “São geradores que funcionam permanentemente, não apenas emergencialmente. Somos um dos poucos edifícios autosustentados em energia elétrica e o único hotel de Teresina que possui geradores capazes de fornecer energia para atender ao prédio inteiro, e não somente para as áreas de emergência como recepção, elevadores e corredores. Se a Eletrobrás falhar, o hóspede do Metropolitan não será incomodado. Eu garanto!”,diz Damásio.

De segunda a sexta-feira, das 17h30 às 20h30, os geradores entram em operação, produzindo toda a energia consumida no hotel, ou seja, co-geração de energia. A automação predial também proporciona o reaproveitamento de materiais e produtos recicláveis e evita o desperdício, revelando uma preocupação também com o meio ambiente. O calor gerado pelo sistema de ar-condicionado para resfriar os ambientes, por exemplo, é todo reaproveitado aquecendo a água, que depois de filtrada é utilizada nos chuveiros dos apartamentos.

Mais dez anos à frente
Danilo Damásio conta que o desafio agora é garantir que o hotel se projete mais dez anos à frente do seu tempo. Os serviços que funcionam muito bem hoje serão aperfeiçoados continuamente. A busca por inovações e pela qualidade no atendimento continuará. A preocupação com a autosustentabilidade, também. Tudo em nome do conforto, da segurança e da economia.

Algumas mudanças já estão sendo preparadas e muitos serviços serão ampliados em nome da qualidade do atendimento ao cliente e da consciência coletiva moderna de buscar e oferecer qualidade de vida. Neste aniversário o Metropolitan Hotel e sua equipe de colaboradores estão de Parabéns. E Teresina, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário