.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bira encaminhará criação da CPI do trabalho escravo



O deputado Bira do Pindaré (PT) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (01), para repercutir os encaminhamentos e proposições retiradas da audiência pública contra o trabalho escravo realizada na Casa.



O evento aconteceu no auditório Gervásio Santos (plenarinho), na tarde de ontem (31), contou com a presença da OAB, UFMA, CPT - Nacional e Regional, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho.



Na oportunidade, os presentes puderam acompanhar uma panorâmica sobre a realidade do trabalho escravo no Estado. A professora Flávia Moura (UFMA) apresentou sua pesquisa sobre essa temática e expôs a triste realidade do interior do MA.



O Frei Xavier da CPT – Nacional apontou a ganância, a miséria e a impunidade do Maranhão como as principais causas da escravidão. O Frei assinalou as cidades de Codó e Açailândia como as que mais sofrem com essa forma de exploração, segundo ele vários artifícios são utilizados para cercear a liberdade da população maranhense.



Bira comprometeu-se em apresentar a mesa diretora da ALEMA os encaminhamentos retirados da audiência. “A necessidade de reativar a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE). Segundo; a execução do plano estadual de combate ao trabalho escravo, ambas às responsabilidades da Secretaria Estadual de Direitos Humanos. Foi apresentado pela sociedade civil um pedido de CPI do Trabalho Escravo”, comunicou o parlamentar.



O petista pediu o apoio de todas as instituições públicas para por em prática o projeto “Resgatando Cidadania” que será comandado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho.



O parlamentar encerrou seu pronunciamento justificando, antecipadamente, sua ausência nas próximas sessões da ALEMA. Bira continuará um tratamento médico iniciado mês passado, na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário