.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 20 de julho de 2011

15 anos de tradição, do arraiá do povão.





O 15°arraiá do povão, festa folclórica realizada na cidade de São Bernardo- MA, (o festejo junino fora de época,) foi um grande sucesso.

Essa festa que já é uma referência da cultura da região iniciou há 15 anos , em um dos mandatos de prefeito do líder político Coriolano Almeida. De lá pra cá, a festa só tem crescido e se tornado em uma atração turística gerando renda ao povo de São Bernardo, e ostentando a cultura local e o que tem de melhor da região para os bernardenses. O prefeito José Raimundo, PDT, em sua administração, tem dado um apoio merecido à festa.

No dia 16 de julho, penúltimo dia, assim como nos demais dias,a festa foi até perto de amanhecer.

A primeira atração a se apresentar na arena de eventos da Praça 29 de março foi o boi império do luar de Coelho Neto, arrancando aplausos e muitos elogios do povão. A segunda atração foi à dança portuguesa encanto de Lisboa, de Itapecuru mirim. Quem se apresentou em terceiro lugar, Foi à quadrilha luar do sertão da cidade de Esperantina-PI. A 4°atração, veio da cidade de Luzilandia também no Piauí, a quadrilha da melhor idade, um dos destaques do evento. A dança Tupã de Tutóia-MA, fez uma bela apresentação. O Boi brilhante de Brejo foi uma das atrações da noite.

A quadrilha brilho do sol de Joca Marques, PI, e o grupo cultural asa branca de Porto, juntamente com a quadrilha arrastão do luar de Matias Olímpio, também do Piauí, deixaram um gostinho de quero mais.

Que encerrou a noite do dia 16 de julho foi à banda forró empinado de Teresina capital piauiense. A festa com seus quinze anos de tradição eleva a cidade de São Bernardo, no gênero da cultura, a um lugar de destaque. O líder político do município, o senhor Coriolano Almeida, participou da festa idealizada por ele, ao lado da esposa Socorro Almeida, do prefeito José Raimundo, PDT, um aliado seu no poder, secretários municipais e vereadores da base aliada como o presidente da Câmara, Ronaldo Oliveira Sousa, o Ronaldinho, PTC, e outros.
O secretário de Cultura Cássio Cairo, com a colaboração de outros secretários, como a da corajosa Franciane Moras, preparou uma festa pra ninguém botar defeito.

Em conversas com o portal leste maranhense, o prefeito José Raimundo, falou de sua satisfação, como prefeito de São Bernardo, de incentivar uma festa que já é referência no baixo Parnaíba e conseqüentemente em todo o Maranhão. O ex-prefeito de São Bernardo por cinco mandatos o líder político Coriolano Almeida, disse que o município ganha muito com a festa. “nós bernardenses, temos um prazer muito grande, em receber muita gente de fora que anualmente, participa desta festa. Quando eu criei o arraiá do povão há quinze anos, minha visão era essa, de que a festa chegaria a esse tamanho,” enfatizou Coriolano, Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário