.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Apoio irrestrito em defesa dos direitos das vítimas da violência

Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência, lançada nesta manhã no auditório Freitas Nobre, na Câmara Federal, e representantes de várias entidades da sociedade civil se reuniram no início da tarde com o presidente do Senado, José Sarney.

A presidente da Frente, deputada federal Keiko Ota (PSB/SP), disse que a organização foi criada para atender demandas de milhares de vítimas da violência em todo o Brasil. Ela própria, que teve seu filho de sete anos, Ives Ota, assassinado, fala com a propriedade de quem é uma vítima direta da violência: "Nosso objetivo será o de defender as famílias vítimas de violência, lutando pelos seus direitos e assegurando que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida". O deputado Romário (PSB/RJ), também presente ao encontro, endossou as palavras da correligionária.

Keiko Ota deixou claro sua indignação com a ausência de políticas públicas e legislação específica para atender as vítimas da violência, "relegando famílias inteiras a uma condição de total desamparo", desabafou a deputada. Sarney apoiou a fala da deputada afirmando que "as leis protegem muito os delinquentes e esquecem das vítimas"

Na carta que entregou ao presidente da Casa, Keiko Ota diz que a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência se "sente honrada em poder contar com o apoio de Vossa Excelência para atingir nossos objetivos". Sarney, por sua vez, assegurou total empenho para viabilizar as ações legislativas solicitadas pela Frente, entre as quais está a revisão do Código Penal, com vistas a garantir que seja feita justiça e tenha fim a impunidade.

Na lista de demandas da Frente, também a aprovação de lei que regulamente o artigo 245 da Constituição Federal, definindo e assegurando os direitos das vítimas de violência; a proposição de medidas que contribuam para a retirada do Brasil do ranking mundial de homicídios; e, no âmbito das políticas públicas, o estimulo a criação de secretarias de apoio às vítimas de violência, em níveis nacional e estadual, bem como de frentes parlamentares semelhantes, nos estados são outros itens citados em documento entre pelos representantes da frente ao senador.

Ao final do encontro o presidente do Senado foi presenteado com uma camisa do Movimento Paz e Justiça e, simbolicamente, lhe foi entregue uma caixa com algumas das mais de duas milhões e meia de assinaturas em prol da justiça às vítimas da violência.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário