.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Juan Manuel Santos completa 1 ano no poder com 85% de aprovação

Cerca de 85% dos colombianos tem uma imagem positiva do presidente Juan Manuel Santos, a dois dias de ele completar um ano no poder, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira por veículos de comunicação de Bogotá. Santos, do Partido Social de União Nacional (Partido do U), chegou ao poder em 7 de agosto de 2010, sucedendo Álvaro Uribe, da mesma legenda.

Já para 10% da população, a imagem do governante é negativa, revelou a pesquisa, que foi realizada pelo Centro Nacional de Consultoria. No total, 1 mil pessoas em 38 centros urbanos do país, inclusive em Bogotá e outras grandes capitais, foram consultadas para a pesquisa, que tem uma margem de erro de 3,1%.

Os pesquisadores também perguntaram sobre a gestão de Santos, que recebeu a aprovação de 83% dos entrevistados, contra 14%, que disse que a desaprova. Além disso, a pesquisa indagou sobre a forma como ele maneja as relações internacionais do país, que foram aprovadas por 88% da população e desaprovadas apenas por 9%.

A forma como o governante conduz a economia recebeu a aprovação de 74% das pessoas questionadas, enquanto 21% a desaprovou. Apesar disso, 58% considerou que a pobreza aumentou desde agosto de 2010, enquanto para 34% esta reduziu. Em relação ao conflito armado interno, 66% da população considerou que a maior guerrilha do país, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), está menos forte que há um ano e 28% opinou que está mais forte do que em agosto de 2010.

O combate à corrupção, que é outro dos maiores problemas do país, recebeu uma aprovação de 75% das pessoas, contra uma desaprovação de 23%. Os pesquisadores também perguntaram se o país está em um bom caminho. A essa pergunta, 80% da população respondeu que sim, enquanto 17% respondeu que não.

No geral, os índices de popularidade e a aprovação de Santos estão muito similares aos de Uribe durante seus dois mandatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário