.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mudanças nas regras de sucessão ao trono britânico



Depois de uma reunião da Commonwealth, ficou aprovada, por unanimidade, uma das maiores reformas na lei da sucessão ao trono britânico: o sexo vai deixar de ser um factor discriminatório. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron.


A principal mudança resultante do encontro é a possibilidade de, no caso de o descendente mais velho dos Duques de Cambridge ser uma rapariga, esta poder vir a tornar-se rainha. As alterações vão evitar, também, que os herdeiros sejam retirados da linha de sucessão no caso de contraírem um matrimónio católico.

"De uma maneira simplificada, se o Duque e a Duquesa de Cambridge [William e Kate] tiverem uma menina, essa rapariga um dia será rainha", explicou o primeiro-ministro, citado pelo "The Guardian", na sessão de abertura da reunião da Commonwealth.

Cameron defendeu, ainda, que a ideia de que o herdeiro do trono deve ser o filho e não a filha, independentemente de ser mais velha, "não combina com os países modernos" que são os membros da Commonwealth - organização composta por 54 estados, antigos membros do império britânico (à excepção de Moçambique e Ruanda).

"Estou muito entusiasmada com a ideia. Seria de esperar que a primeira mulher a ser primeira-ministra da Austrália estivesse muito entusiasmada relativamente a uma mudança que dá igualdade às mulheres numa nova área", referiu a primeira-ministra australiana, Julia Gillard.

David Cameron sublinhou a importância de Inglaterra alterar a legislação nas regras .

Nenhum comentário:

Postar um comentário