.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Palestinos celebram troca de prisioneiros com Israel



A Faixa de Gaza e a Cisjordânia deram boas-vindas nesta terça-feira (18) aos 477 palestinos libertados das prisões israelenses em troca de Gilad Shalit, um soldado israelense mantido em cativeiro durante cinco anos pelo Hamas.

Rojões, buzinas e jovens acenando bandeiras em cima de carros fizeram barulho na cidade de Gaza, enquanto milhares se reuniram na praça central para uma aglomeração maciça. Estavam programados discursos por líderes do Hamas e conhecidos militantes recém-libertados na troca, mediada pelo Egito.

Em Ramallah, milhares lotaram a sede da presidência palestina para cumprimentar os prisioneiros libertados para a Cisjordânia.

O presidente Mahmoud Abbas e Hassan Yousseff, uma das lideranças do grupo Hamas, realizaram discursos em uma rara demonstração de unidade nacional.


A rodovia ligada à fronteira com o Egito foi transformada em uma zona militar e interditada. Dezenas de homens mascarados e armados da milícia Izz el-Deen Al-Qassam aguardavam em comboio para acompanhar os ônibus que transportavam os homens libertados à cidade de Gaza.

'Acho que o acordo representa algo grande para o povo palestino. Aqueles que ainda estão presos estão alegres por aqueles que foram libertados', disse o vice-líder exilado do Hamas, Moussa Abu Marzouk, que cumprimentou os prisioneiros que chegavam de Israel ao Egito.

Na Cisjordânia, centenas de palestinos acenavam bandeiras de partidos palestinos, incluindo do Hamas e do Fatah, liderado por Abbas, se reuniram em um cruzamento onde esperavam que Israel libertaria os prisioneiros.

Eles dançaram, cantaram e tocaram músicas nacionais durante toda a manhã.

Israel está libertando 1.027 palestinos em troca da liberdade de Shalit. Alguns passaram 30 anos por trás das grades pelos violentos ataques realizados contra Israel e sua ocupação dos territórios tomados durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Cerca de 100 dos 477 prisioneiros libertados na primeira fase da troca foram levados à Cisjordânia. O restante estava sendo transportado a Gaza, exceto os 41 que partiriam de avião do Cairo para o exílio na Turquia, Síria e Catar.

O Hamas e outros grupos militantes prometeram sequestrar mais reféns israelenses para serem trocados até que os 5 mil palestinos ainda detidos nas prisões de Israel sejam libertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário