.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Deputado Bira registra Marcha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas


O deputado estadual Bira do Pindaré (PT,foto) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (07), para declarar seu apoio irrestrito a luta do Povo Quilombola.


Ele registrou a Marcha Nacional em Defesa dos Direitos Quilombolas, que aconteceu durante todo o dia (07), em Brasília. A manifestação, organizada pela Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), recebeu cerca de três mil quilombolas de 21 Estados.


A Bahia e o Maranhão foram os Estados com o maior número de representantes. O movimento é oportuno, pois sete de novembro é o Dia Nacional de Luta das Comunidades Quilombolas.


“Eu faço aqui uma fala no sentido de respaldar esse movimento que os quilombolas fazem em Brasília. para que esse povo seja ouvido, para que a nossa gente possa ser vista, ser lembrada, ser incluída dos planos do Governo Federal, Estadual e Municipais. Que a gente possa atender a sua reclamação principal que é, sobretudo a regularização fundiária, até hoje esse povo não tem acesso ao titulo”, reivindicou Bira.

O parlamentar protestou contra os desrespeitos e violências que o povo quilombola enfrenta diariamente. Sofrendo ameaças de despejo forçado e alvo de “jagunços” que tiram a vida desse povo. “É por essa razão que estarei junto com eles no dia 24 de novembro aqui no Maranhão mais uma vez terá a presença do Presidente Nacional do Incra. E a gente espera que o Iterma possa acompanhar isso e possa também cumprir com a sua parte para que a gente resolva a questão fundiária”, considerou.

Deputado Bira declara apoio as reivindicações de indígenas do Maranhão

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) ocupou à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (07), para registrar a luta dos povos indígenas do Maranhão. Os indígenas ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do município de Imperatriz, desde o dia 31 de outubro.

Os lideres da ocupação apresentaram uma carta com as reivindicações do movimento. As principais são: O afastamento imediato do coordenador regional da FUNAI, o senhor José Leite Piancó Neto; a realização de uma auditoria interna na Coordenação Regional da FUNAI, através da Controladoria Geral da União; encaminhamentos dos processos de regularização fundiária das terras dos povos indígenas do Maranhão, especialmente Cricati, Bacurizinho, Governador, Canela e Awáguajá; garantia orçamentária para inclusão do Plano Plurianual da FUNAI no Plano Nacional e também da Coordenação Regional do Maranhão; o comparecimento urgente, em audiência, do senhor Márcio Meira, Presidente da FUNAI.

O parlamentar garantiu apoio a luta dos indígenas e lembrou que este povo já foi maltratado durante séculos, situação que não pode se repetir e uma questão que precisa ser solucionada com celeridade.

“Endosso a luta dos indígenas. É outro segmento esquecido historicamente e que nós precisamos equacionar, garantir o direito que a Constituição lhes assegura, respeitando naturalmente o direito das comunidades que ali desenvolvem as suas atividades econômicas, sobretudo os trabalhadores rurais, nos assentamentos rurais do INCRA”, cobrou Bira.

Caos no IML

O petista lembrou que uma comissão de Deputados visitou as instalações do Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, ainda no mês de junho. Os parlamentares puderam constatar e denunciar o total abandono daquele prédio.

Após a visita foi sugerida a construção de um novo prédio, em outro terreno, um local adequado para começar a estruturar a polícia técnica, fundamental na elucidação e investigação de crimes. “Portanto nós estamos falando de algo que tem a ver com a segurança pública do nosso Estado, no sentido de que a gente encontre uma solução para a estruturação da polícia técnica no Estado do Maranhão”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário