.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tratamento de Lula vai até janeiro de 2012

A equipe médica que acompanha o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que a expectativa de cura do tumor diagnosticado na laringe do ex-presidente é “muito boa”, e que há poucas chances de Lula ficar com sequelas em sua voz por conta da doença.


Lula tem chance "muito boa" de cura do câncer, dizem médicos
Os médicos afirmaram ainda que a agressividade do tumor encontrado é intermediária. O ex-presidente iniciou nesta segunda-feira tratamento quimioterápico para combater o câncer.

- O quadro geral está ótimo. Não tem qualquer outro problema que pudesse piorar o prognóstico ou aumentar os efeitos colaterais. Achamos que as chances de cura são muito boas- , disse Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula e que faz parte da equipe que acompanha o ex-presidente no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

- Ele está bem, bem tranquilo. Óbvio que num primeiro momento há uma apreensão, um choque, um efeito surpresa. (Mas o ex-presidente está) bem tranquilo, de excelente humor, do mesmo jeito de sempre. Extremamente confiante- , acrescentou.

De acordo com os médicos, Lula, de 66 anos, se submeterá a sessões de quimioterapia a cada 21 dias, totalizando três sessões. Os médicos pretendem avaliar o ex-presidente entre a segunda e terceira aplicações.

- Diante da escala de agressividade, é um tratamento agressivo. No ex-presidente terá os efeitos colaterais da quimioterapia, incluindo a queda de cabelo- , disse Paulo Hoff, diretor geral do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês, que também acompanha o ex-presidente.

- O tumor é localizado, a chance de cura é elevada- , acrescentou.

Após as sessões de quimioterapia, o presidente terá ainda de passar por radioterapia e a expectativa é que o tratamento seja finalizado no final de fevereiro de 2012.

- O presidente levará uma vida próxima do normal. Acreditamos que ele não terá nenhuma dificuldade em voltar a uma vida absolutamente normal muito em breve- , disse o médico Arthur Katz, que também participa da equipe que acompanha Lula.

De acordo com os médicos, caso o tratamento seja bem sucedido, o ex-presidente terá que continuar com um acompanhamento médico mais cuidadoso até o período de dois anos após o fim do tratamento, considerado crítico pelos médicos para eventual volta da doença.

Segundo eles, somente após cinco anos depois do fim do tratamento e deste acompanhamento poderá se avaliar se Lula estará completamente curado.

VISITA DE DILMA

Lula teve o câncer diagnosticado no ultimo sábado. No dia seguinte, o Instituto Cidadania, comandado pelo ex-presidente, informou que ele cancelou todas as viagens que faria até janeiro de 2012 para se concentrar no tratamento da doença.

Segundo informações do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff antecipará uma viagem para São Paulo, onde participará de uma cerimônia de entrega de prêmios na noite desta segunda-feira, e visitará Lula no Sírio-Libanês no final da tarde.

O tipo de câncer diagnosticado em Lula é o comumente mais encontrado na laringe, de acordo com os médicos. Hoff acrescentou que o fumo e a bebida alcoólica são fatores de risco importantes para o surgimento da doença.

O diretor do Centro Oncológico do hospital disse também que de 7 mil a 8 mil casos deste tipo de câncer são registrados por ano no Brasil.

Lula tinha a expectativa de desempenhar papel importante nas eleições municipais do ano que vem, por sua influência na definição dos candidatos, em especial em São Paulo. Ele até já demonstrou interesse em viajar pelo país fazendo campanha para aliados.

Lula procurou auxílio médico na última sexta-feira após se queixar de dores na garganta desde segunda-feira. Ele foi incentivado a procurar ajuda por Kalil Filho, que participou da comemoração do aniversário do ex-presidente, na última quinta-feira.

Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, completou 66 anos na última quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário