.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Deputado Bira do Pindaré propõe a criação da “Medalha de Honra ao Mérito Magno Cruz” à Assembléia Legislativa



O deputado Bira do Pindaré (PT) apresentou na última segunda-feira (05), o projeto de Nº 063/11, que visa instituir a “Medalha de Honra ao Mérito Magno Cruz.” A comenda que homenageia o militante do movimento negro Magno Cruz, será concedida a pessoas físicas que se destacarem na luta contra o racismo pela Igualdade racial no Maranhão e no Brasil.





Engenheiro por formação e militante por convicção, Magno José Cruz conhecido como herdeiro de Zumbi dos Palmares e de Negro Cosme, se destacou pela luta por justiça social e direitos humanos, militando em favor do movimento negro.





Cruz esteve à frente do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN/MA), foi um dos fundadores Sindicato dos Urbanitários da CAEMA, e da Secretaria de Igualdade Social, além de haver presidido a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH). Foi também integrante do Partido dos Trabalhadores (PT), e chegou a candidatar-se algumas vezes ao cargo de vereador pelo município de São Luís.






Magno Cruz foi ainda um ativista pela causa da democratização das comunicações. Apresentava um programa na Rádio Comunitária Conquista do Coroado, e lutou para garantir a expressão dos que naturalmente não tem voz.






Em outubro de 2010, após ser submetido a uma cirurgia para a retirada de um câncer no pâncreas, Cruz veio a falecer, deixando um legado de lutas pelos movimentos aos quais se dedicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário