Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

PACTO PELA PAZ

PACTO PELA PAZ

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Américo no palácio Henrique de La Rocque.




O vereador Líder da oposição de Coelho Neto, Américo de Sousa, PT,(foto), foi recebido semana passada, em audiência pelo o vice-governador, Washington Luís também do PT, na vice governadoria, localizado no Palácio Henrique de La Rocque, na capital maranhense.

O parlamentar há muitos anos é correligionário de Washington, e vota com ele em suas eleições.

A conversa foi provocada pelo o próprio Washington, parte dela, o assunto principal foi sobre a sucessão municipal em Coelho Neto, fortalecimento do PT, local, e alguns outros assuntos que o vice achou conveniente, conversar com o correligionário Américo de Sousa.



Magno e Cristiane Bacelar, também pregam união das oposições de Coelho Neto.



O ex-prefeito e eterno senador Magno acompanhado de sua esposa Cristiane Bacelar, esteve neste final de semana em Coelho Neto, e disse que assim como a ex-prefeita Márcia e o ex-deputado Antonio Bacelar, ele também é simpático a criação da frente de oposição, ao prefeito Soliney Silva, e participará dela.

“ vamos pensar juntos em prol de nossa Terra. Estaremos sim, participando da fileira,”disse,Magno Bacelar.

Como parte de sua agenda em Coelho Neto, o ex-prefeito Magno Bacelar, conversou com o vereador Américo de Sousa, um dos pré-candidatos a prefeito da união das oposições, e demais lideranças políticas, em caráter de articulação.

ALEMA promove audiência contra o trabalho escravo no MA

O deputado estadual Bira do Pindaré convida a sociedade maranhense a participar da audiência pública: “Enfrentamentos à questão do trabalho escravo no Maranhão - situação e perspectivas”.
Local: Auditório Gervásio Santos (Assembléia Legislativa)
Data: 31 de maio de 2011
Horário: 15h00min

Sarney afirma o ex-presidente Lula é o grande articulador e fiador da aliança do PMDB com o PT



O presidente Sarney afirmou, nesta manhã, que a aliança do PT com o PMDB é solida e tem como grande articulador e fiador o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. "O ex-presidente Lula é figura predominante dentro das articulações políticas", declarou o senador.

"Nós consideramos dentro do PMDB que a presença do ex-presidente Lula na política brasileira é fato decorrente da sua liderança nacional não é um evento ocasional de governo", acrescentou Sarney.

Quanto as notícias sobre discussões entre o vice-presidente Michel Temer e o ministro Palocci, Sarney afirmou que esse tipo de conflito é próprio da democracia. Sobre o eventual apoio de parlamentares do PMDB a requerimento da oposição para convocar o ministro Antônio Palocci, Sarney afirmou que embora a unidade do PMDB não seja unanimidade o partido vai defender o governo da presidente Dilma .

Ao responder perguntas sobre a reunião da bancada do PMDB com o vice-presidente Michel Temer prevista para à noite, Sarney comentou que esse tipo de encontro tem sido rotina. A votação do Código Florestal no Senado será um dos temas da bancada na reunião.

Sarney disse não ter, no momento, condições para avaliar a possibilidade de relações do assassinato de ambientalistas com a situação política decorrente da votação do Código Florestal. Observou, porém, que "é estranho que isso ocorra e ao mesmo tempo".

O presidente defendeu uma ação conjunta do Governo Estadual com o Governo Federal para enfrentar a violência. Sarney disse que o Governo conta com a sustentação moral e política para enfrentar o conflito.
Ele declarou ainda que pessoalmente considera que os desmatadores não podem ser anistiados. "Nós temos que preservar cada vez mais as nossas florestas que são hoje muito importantes pára o Brasil", concluiu.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ex-coronel Correia Lima pede para responder processo em 'liberdade'



Condenado à pena de reclusão de 47 anos e 6 meses pela prática do crime de homicídio qualificado, o ex-tenente-coronel da Polícia Militar do Estado do Piauí José Viriato Correia Lima pede liminar em Habeas Corpus (HC 108048), no Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender a eficácia da decisão proferida pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina-PI, que decretou a sua prisão preventiva.

A condenação, a ser cumprida em regime inicialmente fechado, refere-se aos crimes previstos nos artigos 121, parágrafo 2º, incisos II, III e IV (homicídio qualificado); 148 (sequestro e cárcere privado); e 288, parágrafo único (formação de quadrilha armada); todos do Código Penal (CP).

O CASO
Conforme o HC, em 29 de outubro de 1999 foi decretada a primeira prisão preventiva contra o condenado, a qual foi cumprida em 5 de novembro de 1999. O ex-tentente-coronel teve concedido habeas corpus pela Primeira Turma do STF, no julgamento realizado em 2007, em que se determinou a revogação da prisão preventiva.

Correia Lima foi levado a julgamento pelo Tribunal do Júri, em 4 de fevereiro de 2011, e o Conselho de Sentença decidiu por sua condenação.

Após requerimento do Ministério Público, o juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri decretou a prisão preventiva do condenado, com fundamento no artigo 312 do Código de Processo Penal.

ALEGAÇÕES
No HC, a defesa afirma que a prisão preventiva de Correia Lima foi decretada com ausência de fundamentação concreta e idônea, uma vez que a condenação imposta ainda não transitou em julgado.

Os advogados sustentam que a prisão viola o disposto no artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal “todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação”.

PEDIDO
No STF, a defesa requer o deferimento de liminar para suspender a eficácia da decisão que decretou a prisão preventiva do condenado. No mérito, requer que lhe seja garantido o direito de aguardar em liberdade o julgamento de recurso de apelação.

A relatora do HC é a ministra Carmem Lúcia.



Do portal 180 Graus

Casal Bacelar volta a residir em Coelho Neto.













A ex-prefeita de Coelho Neto, Dra. Márcia Bacelar, e seu esposo o ex-deputado estadual Antonio Bacelar, retornarão definitivamente à Coelho Neto. A afirmação foi feita por eles próprios, em uma descontraída conversa ontem, 26 de maio, na parte da noite na residência do casal, aqui na cidade no parque amazonas.

Márcia e Bacelar chegaram ontem, e já mandaram fazer a reforma da casa, em caráter emergencial. A previsão da ex- prefeita é de que ater Julho, a mudança seja feita definitivamente. Mesmo antes de a mudança chegar, Márcia e Bacelar, já estão por aqui, participando do dia- adia dos coelho-netenses.

Durante a longa conversa que Márcia e Bacelar tiveram, com o Leste Maranhense, e lideranças políticas, comunitárias e representantes de movimentos culturais, que ao saber que eles estavam na cidade, foram ater a sua residência, foram discutidos vários assuntos, mas quase todos relacionados à política local.

O casal que faz política desde os anos 80, em Coelho Neto, com uma folha de serviço prestado á sua gente, volta ao município, com um idealismo invejável, e muita disposição de contribuir, e servir os coelho-netenses, na arte de fazer política. Márcia Bacelar, disse que voltou à Coelho Neto, não na pretensão de liderar ninguém, mas na intenção de somar nos quadros oposicionistas, e dá a sua contribuição no processo eleitoral do próximo ano. A cada quatro palavras da líder política, uma é união, a outra é humildade. Na conversa, Dra. Márcia, assumiu suas falhas que levaram a perda do comando do município de Coelho Neto, em 2008, e disse que o nome disso é divisão. Márcia diz ter aprendido bastante com ás adversidades. ‘Eu sou a favor da montagem de uma frente oposicionista, a esse Governo corrupto que está aí, que não respeita o povo. E iniciei hoje? Ezequias, um trabalho que você sabe que nós sabemos fazer, unindo as forças políticas locais, sem menosprezar ninguém, o povo de Coelho Neto, já nos conhecem. Eu aprendi uma coisa, ninguém faz nada sozinho. “A oposição, está cheia de potenciais, basta, juntarem as percas,” diz a ex-prefeita Márcia Bacelar.

À tarde de ontem, 26/05/, e a noite foi bastante concorrida para o casal que já iniciaram as articulações em torno dos novos planos políticos a serem montados.

Nas imagens mostradas aqui, não mostram muitas pessoas que foram dá as boas vindas ao casal, para não haver retaliações.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Semana do Bebê começa nos municípios do Maranhão


Termina amanhã, dia 27 de maio, a I Semana do Bebê nos municípios de Vargem Grande e Governador Newton Bello. Durante toda semana, os bebês, as mães e as gestantes estiveram no centro das atenções do município. Por meio de palestras, oficinas, panfletagens, sessões de vídeo, peças de teatro, visitas, entre outras atividades, buscou-se incentivar o cuidado e a proteção integral a cada criança em seus primeiros anos de vida. “Essa mobilização é importante para avançarmos nas políticas públicas para a primeira infância”, explica Eliana Almeida, coordenadora do UNICEF no Maranhão. Para muitos municípios, ainda é grande o desafio em relação à mortalidade infantil, mortalidade materna, aleitamento exclusivo, vacinação, registro civil de nascimento, educação infantil, prevenção da violência doméstica, entre outros. Iniciada, há 11 anos, no município de Canela (RS), a proposta da Semana do Bebê tem sido disseminada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e seus parceiros na região da Amazônia e Semiárido. No Maranhão, a ideia foi apresentada a gestores e técnicos da Saúde, Assistência Social e Educação, além de lideranças adolescentes, de cerca de 90 municípios, que participaram de um ciclo de sensibilização realizado pelo UNICEF em parceria com a BEMFAM/MA, nos meses de março e abril. Já no início do maio, o município de Caxias aproveitou a Semana da Amamentação, realizada do dia 09 a 14, para divulgar a ideia da Semana do Bebê. Em seguida, foi a vez de Vargem Grande e Governador Newton Bello organizarem seus eventos. Outros municípios, como Parnarama, Morros, São João dos Patos, Porto Franco e Imperatriz também já anunciaram a realização da Semana do Bebê para os próximos meses. “A Semana do Bebê é uma experiência única. Ela abre espaço para o bebê e sua família. A comunidade atua, unindo seus membros ao redor do bebê”, destaca a comissão organizadora de Vargem Grande, que fez intensa divulgação por meio do rádio, TV e carros de som. Não há uma programação fechada: cada município busca parcerias para criar atividades variadas. A ideia é envolver a todos – Poder Público, sociedade civil, empresariado, mídia e as próprias famílias - na garantia dos direitos de cada criança desde seus primeiros anos de vida. A data da Semana do Bebê também fica a critério de cada município, mas a ideia que ela se repita a cada ano. Neste sentido, o município de Vargem Grande já aprovou a lei municipal no 494/2011, instituindo a Semana do Bebê a ser realizada sempre no mês de maio. Em Governador Newton Bello, na segunda-feira, a chave da cidade foi entregue a um bebê pela prefeita. Cada dia da programação foi, então, dedicado a um tema: Saúde, Educação, Assistência Social. Amanhã, dia 27, às 17h, a programação se encerra com uma passeata com os bebês e uma benção ecumênica.

As coisas mudaram.



No inicio do governo do prefeito Soliney de Sousa e silva, PSDB, do município de Coelho Neto, a secretária de Saúde Rosângela Curado, vinda da região tocantina, mas especificamente de Imperatriz, era uma espécie de primeira Ministra, tudo passava por ela. Quando alguém ia conversar com o prefeito já tinha como certo que depois do papo era enviado pelo o mandatário à secretária toda poderosa. Do outro lado, ficava o verdadeiro escudeiro de Soliney, o senhor Francisco Ferreira da Silva, o Chico Vereador, no escanteio. Agora, segundo fonte ligada ao palácio da cidade, Dra. Curado não é mais a Mulher de confiança do governo tucano como antes. Antigamente, em todas as solenidades Soliney elogiava a secretária. Agora dizem que ele nem fala mais em seu nome. Para discutir o assunto, existem duas linhas de raciocínio, no meio dos formadores de opinião: para os admiradores da secretária, a mulher queria fazer gestão e cuidar da saúde de Coelho Neto, direitinho, Mas o prefeito não tem essa mesma intenção, aí se desentenderam, dando um Chega pra lá na Dra. Para os que não gostam de Rosângela Curado, dizem que ela andava com o salto muito alto, e o prefeito ressorveu diminuir os seus poderes. A verdade é que o Chico Vereador que nunca deixou de ser o amigo do homem, voltou a ter todos os poderes de antes, e passou à frente de Rosângela Curado como aparece na primeira foto. O secretário de Obras ou Infra- estrutura como queiram chamar, é inteligente e sabe se portar em seu lugar, esperando a hora certa. Boca aberta, só na foto.

Nova enquete.


A nossa nova enquete continua fomentando as eleições municipais do próximo ano. Desta vez, queremos saber do povo, que são os três nomes que na opinião da maioria, serão eleitos, já que eles escolheram os três primeiro que segundo a maioria não se reelege mais. Os nove nomes nunca passaram nos testes das urnas pelo menos aqui em Coelho Neto. Uns já lançaram suas pré-candidaturas. Outros ainda estão nos bastidores e tem gente que só é especulação da população. Essa enquete não tem valor científico. Vote e demonstre sua opinião e participe dos debates em torno da sucessão municipal no Legislativo de Coelho Neto.

Enquete encerrada e os três primeiros colocados em rejeição.




Nossa enquete encerrou agora pouco. Enquanto ela esteve no ar, Nos bastidores da política coelho-netense, aconteceram muitas opiniões e discutições em torno dela e ater insatisfação.

Os três primeiros colocados em matéria de rejeição são os vereadores, Edivaldo Alves, o VAL,, Mariano Crateús e Américo de Sousa. 77 pessoas acham que Val não vai ser mais eleito. 58 acreditam que Mariano Crateús ficará apenas com o seu primeiro mandato. Assim como as 55 que votaram em Américo de Sousa.

Os três mais bem avaliados foram: Toinho da Emater com apenas 2 votos, Lú, com 6 e Dr. Fernando, com 6 votos.

Os demais três parlamentares, não ficaram em bons lençóis: Luís Ramos com 29 votos, Raimundão com 19 e Antonio Pires com 13. Isso num deixe de ser uma reflexão de alguns dados das ciosas vindouras.

Ao todo, foram 264 votos que expressaram um sentimento uma realidade que pode depois contar muito.








Na graça dos sertanejos

























































Nascido na cidade de Codó, MA, exercendo o seu sexto mandato de deputado estadual, o atual presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão, tem uma grande influencia política e um, notável prestigio eleitoral, na região sertaneja do nosso Estado.

Antonio Arnaldo Alves de Melo, PMDB, com os seus 56 anos de idade, é na atualidade um dos políticos mais influentes do tabuleiro político maranhense.

No dia 28 de março, por ocasião das festividades do Centenário da cidade de Barão de Grajaú, no médio sertão, isso ficou visível. A vinda do presidente da Assembléia Legislativa para as festividades levou para aquele município, uma boa parte da classe política do sertão: vários prefeitos, ex-prefeitos, vereadores secretários municipais, e dezenas de lideranças comunitárias estiveram presente recepcionando o deputado mais atuante da história política daquela região.

Arnaldo Melo, é o deputado estadual do prefeito de Barão de Grajaú, Raimundo Silva. Ao lado do deputado Federal Gastão Vieira, ele vem fazendo a dobradinha naquele município.

Na condição de guardião do sertão, Arnaldo Melo, ao longo de seus seis mandatos, é a voz ecoante dos sertanejos no Parlamento Estadual.

Em Barão de Grajaú, o deputado chegou à tarde. Recepcionado por uma multidão de populares e políticos da região, foi levado ater à residência do anfitrião Raimundo Silva, onde dois secretários de Estado, do governo Roseana Sarney o aguardavam. Ildo Rolha, (Articulação Política) Bulcão (Cultura), durante toda à programação destacaram a incontestável liderança de Melo, no sertão maranhense.

O que mais chamou à atenção dos visitantes foi à forma simples e natural como o homem mais poderoso da Assembléia Legislativa, conversavam e ouvia os pleitos de seus colaboradores políticos e de todos aqueles que se chegavam ater a ele, independente da ideologia partidária.

Arnaldo Melo, por muitas vezes durante a solenidade e jantar oferecido pelo o prefeito Raimundo Silva, em sua residência, brincou, cumprimentou e matou a saudade revendo muitos amigos de longas datas.

Em seu discurso oficial na praça da matriz, o presidente da Assembléia Legislativa, inspirado poeticamente, fez um de seus mais belos e eloqüentes discursos de sua historia política. Arnaldo Melo, descreveu o sertão e o sertanejo com suas particularidades com uma convicção tão peculiar que arrancou aplausos e emoção de muita gente. Agradeceu pela a segunda vez o prefeito por ter lhe homenageado com o nome de uma unidade de saúde naquela ocasião inaugurada, e aproveitou o momento para agradecer a receptividade dos anfitriões e da classe política vizinha que vieram lhe prestigiar e conseqüentemente a grande festa.

Antonio Arnaldo Alves de Melo é com certeza, uma importante peça da engrenagem da maquina chamada Maranhão, e parte decisiva do seu desenvolvimento.

Café da manhã na casa de Sarney reúne Lula, Temer e líderes da base aliada



O Presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta manhã, em sua residência, o vice-presidente da República Michel Temer, o ex-presidente Lula e líderes dos partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff.

A reforma política, a tramitação no Senado da reforma do Código Florestal e o aperfeiçoamento das relações do executivo com o legislativo foram os principais temas abordados, segundo informaram os líderes Humberto Costa (PT/PE) e Romero Jucá (PMDB/RR).

Participaram do encontro: os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), Gim Argello (PTB/DF), Renan Calheiros (PMDB/AL), Francisco Dornelles (PP/RJ), Valdir Ralp (PMDB/RO), Acir Gurgacz (PDT/RO), Magno Malta (PR/ES) e Marcelo Crivella (PRB/RJ).


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Centrais sindicais retomam campanha pela aprovação da jornada de 40 horas semanais





Criação de 2 milhões de novos postos de trabalho, redução de acidentes profissionais, melhor distribuição de renda e aumento de produtividade. São alguns dos benefícios que a aprovação das 40 horas semanais, sem redução salarial, deve proporcionar aos trabalhadores brasileiros e que motiva a campanha nacional de seis centrais sindicais. Acompanhados do senador Paulo Paim (PT-RS), lideranças do movimento trouxeram material de campanha e convite para o presidente do Senado, José Sarney: amanhã, às 14 horas, realizam ato no Salão Negro do Congresso Nacional.

Carta aberta aos parlamentares pede a aprovação da "importante mudança no mercado de trabalho brasileiro", e informa que as centrais representam mais de 60 milhões de pessoas. Assinam a carta, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central (NCST) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

O texto que defende que a alteração – redução das atuais 44 para 40 horas, na jornada do trabalhador - tem assinatura de 1,5 milhão de pessoas assinaram documento e foi entregue ao Congresso, ainda em julho de 2008. Lembra também que a última redução da jornada de trabalho no país foi há 23 anos. Desde então, argumentam os autores, o índice de produtividade e de lucratividade das empresas registra expressivo crescimento. Em 2004 e 2008, por exemplo, chegou a 23%. As 40 horas, sem redução da jornada, defendem as centrais sindicais, trará redistribuição de renda e novo estímulo à atividade econômica, além de melhoria na qualidade de vida dos empregados.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Assembléia Legislativa do Maranhão promove Audiência Pública pela preservação dos babaçuais



O deputado Bira do Pindaré (PT) subiu a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã otem, terça-feira (24), para convidar a sociedade maranhense a participar de uma audiência pública sobre a preservação dos babaçuais. O debate acontecerá no plenarinho da ALEMA, hoje,(25), às 15:00 horas.

Na oportunidade serão discutidos os impactos da derrubada das palmeiras de babaçu no MA. “São mais de 300 mil quebradeiras de coco nesse Maranhão. Pessoas que ainda vive das atividades de exploração do coco de babaçu, e nós queremos debater, exatamente do impacto, a derrubada dos babaçuais no Estado do Maranhão”, ponderou Bira.

Representantes das diversas organizações que tratam dessa temática no Brasil e no Maranhão foram convidadas para o evento. Para compor a mesa foram chamados, o MIQCB, Secretaria de Meio Ambiente, o IBAMA, além da ex-deputada Helena Heluy (PT) que foi a pioneira dessa discussão na ALEMA, ainda na legislatura passada.

“Vamos dar continuidade a essa discussão buscando outras medidas, quem sabe, que possam aperfeiçoar essa legislação que foi aprovada e que possa dar um salto de qualidade no tratamento dessa discussão, aqui no Estado do Maranhão”, garantiu Bira do Pindaré.

O parlamentar prosseguiu seu pronunciamento abordando a greve dos rodoviários em São Luís, que já está no segundo dia. “Nós não podemos transferir para os trabalhadores a responsabilidade, a culpa não é dos trabalhadores. Nós temos que analisar a posição do Setor Empresarial e a posição da Prefeitura”, considerou.

O Deputado questionou a decisão do Tribunal de Justiça que determinou 80% da frota nas ruas. “eu nunca vi greve com 80% dos trabalhadores em atividade. Geralmente em setores essenciais se fala em 30%, 40%, às vezes, até 50%, mas 80% é a primeira vez que eu ouço a falar”, protestou.

A situação do Hospital Carlos Macieira (IPEM) foi lembrada por Bira no final do discurso. “Os servidores públicos têm um plano chamado GEAP que atende a assistência à saúde aos servidores públicos. Vários Estados também têm seus planos, aqui se optou em ter um hospital para o servidor público, mas esse hospital não funciona”, concluiu.

Falta de consideração.




A falta de consideração e respeito por parte da FAMEM, e por setores do Governo do Estado para com prefeitos, lideranças políticas e comunitárias, e a Imprensa, que iriam participar do Seminário Regional de Lideranças, hoje, 25 de maio, na cidade de Itapecuru Mirim, foi grande.

O evento foi adiado. Segundo informações obtidas no local do evento naquele município, por terceiros. A Famem por sua vez, não colocou ninguém na porta do clube Itapecuru Social Clube, para orientar aqueles que chegavam para o evento. Clube esse, anunciado pelo o próprio site da instituição dois dias antes.

Em Itapecuru Mirim, hoje pela manhã, era uma correria de prefeitos, Lideranças, e a imprensa sem saber o que tinha acontecido. O nosso enviado para cobrir aquele evento, encontrou o prefeito José Augusto, “o Gugú” de Milagres, do MA, enfrente o Itapecuru social clube, mais perdido do que sego em tiroteio. Alô Junior Marreca, e secretário Ildo Rocha! Esperemos que os próximos Seminários Regionais de Lideranças não sejam assim.

Antes do Artur Azevedo.



Antes do protesto inusitado ocorrido no Teatro Artur Azevedo, com vezes na Capital maranhense, na cidade de Alto Parnaíba agora no mês de março de 2011, aconteceu uma coisa parecida com essa.

O prefeito do município, Ernani do Amaral Soares, PSDB, (foto) demitiu uma funcionária e disse pra ela que iria lhe gratificar pelos os tempos trabalhados. A senhora revoltada por está desempregada e pela pouca quantia em dinheiro que recebeu do prefeito, no dia em que recebeu a grana, no chão, dentro da prefeitura em forma de protesto, à ex-funcionária pública de Alto Parnaíba, fez necessidade fisiológica, “cagou”.

A noticia se espalhou por toda a região extremo sul do estado e sul do Piauí. A merda se o prefeito quis, mandou a zeladora apanhar. Se essa moda pegar, muitos gestores vão passar por constrangimentos parecidos de Maranhão afora por maus tratos para com os seus munícipes.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bira registra aniversário de Alto Parnaíba e Dia Nacional de Mobilização pelo Direito à Moradia



O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na quinta-quinta-feira (19), para fazer alguns registros de importantes datas comemorativas.



O parlamentar registrou o aniversário de 145 anos da cidade de Alto Parnaíba. O município é o mais distante de São Luís, são mais de 985 km, no extremo sul do MA.



A chamada Vila de Nossa Senhora da Vitória, através da doação para a Igreja Católica de parte das terras do fazendeiro Francisco Luiz de Freitas proprietário da fazenda Barcelona, foi criada ainda na Lei Provincial n.º 1227, de 09 de abril de 1881. Por longo tempo, denominada Vitória do Alto Parnaíba. O atual nome foi conquistado em 1943, sob a liderança de Cândido Lustosa de Brito, contra os interesses do seu tio Barão de Santa Filomena, que morava na cidade piauiense de Santa Filomena.



“A esse povo, minhas homenagens, minha referência especial ao professor Raimundo Nonato, uma liderança que sempre esteve conosco, e que nos acompanha nessa caminhada de luta, aqui no Estado do Maranhão. Parabéns ao povo de Alto Parnaíba”, considerou Bira.



Outros pontos destacados no discurso foram as celebrações pelo Dia Nacional de Mobilização pelo Direito à Moradia. O Movimento de Moradia, tem se levantado no País inteiro para defender o direito inalienável de se ter uma habitação. Estão previstos atos na Ilha de São Luís para o dia de hoje, pautados na questão fundiária e dos despejos forçados.



“A União Estadual por Moradia está convidando a todos nós para um ato público, agora pela manhã, infelizmente, nós não podemos comparecer, em Paço do Lumiar, em frente ao Farol da Educação”, convidou.







Bira celebra aniversário do CDPAE



O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, ainda quinta-feira (19), para registrar o aniversário do O Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE).



O CDPAE comemora hoje seu 19º aniversário. O trabalho realizado pela Entidade filantrópica de utilidade Pública Estadual e Municipal é acompanhar a luta das pessoas com deficiência no Estado do Maranhão.



O centro desenvolve Projetos em parceria com a iniciativa privada e os poderes públicos e cria oportunidades às Pessoas com deficiência, o exercício do Direito à Educação, saúde, transporte, cultura, lazer e sua inserção no mercado de trabalho.



Fundado por um grupo de pais que acreditam no potencial de seus filhos com deficiência, o CDPAE tem representação no CMDCA- Conselho Municipal da Criança e Adolescente. Tem Representação no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência Participa do Fórum Maranhenses das Entidades de Pessoas com Deficiência.



“A esse povo que como ninguém sabe superar as dificuldades, eu presto também as minhas homenagens, especialmente os amigos Liane e Eduardo, que conheço a tanto tempo, que são lideranças ativas do CDPAE e acompanham a luta das pessoas com deficiência”, falou Bira.




Primeiro corpo resgatado em naufrágio no DF, é identificado




Deu no R 7




O primeiro corpo resgatado na manhã desta segunda-feira (23) no lago Paranoá, em Brasília, após o naufrágio de um barco na noite anterior, foi identificado como sendo de Flavia Daniela de Araújo Pereira, de 22 anos. Ela foi reconhecida pelo marido no IML (Instituto Médico Legal).

O Corpo de Bombeiros confirmou que entre sete e oito pessoas continuam desaparecidas, entre elas Valdelice Fernandes, de 34 anos, mãe do bebê de sete meses que morreu após o acidente, Ester Araújo, de 10 anos, cujos pais estiveram na manhã desta segunda na base montada pelos bombeiros na Ascade (Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados) e o garçom Adeilton José de Oliveira, de 31 anos, que trabalhava no barco. Ele era casado e tinha um filho de oito anos..

Cerca de 30 mergulhadores trabalham nas buscas pelos desaparecidos nesta segunda-feira. O major Adriano Azevedo, que responde pela operação de resgate, chegou a dizer que tinha esperança de encontrar sobreviventes.

O barco Imagination foi construído em 1997, com capacidade para 22 pessoas. Na época foi batizado de Netuno e era usado para auxiliar veleiros que navegavam no lago Paranoá. Em 1999, ele foi vendido e reformado pelo novo proprietário, deixando de ser uma embarcação de apoio e passando a ser um barco de festa.

Acidente

O acidente deste domingo (22) ocorreu por volta das 21h. A suspeita é de que uma lancha teria batido no barco, que afundou em poucos minutos. A embarcação, de dois andares, é usada normalmente para festas no lago, e tem capacidade para 90 pessoa



Uma operação com três lanchas, 25 mergulhadores, 56 bombeiros e dois helicópteros fez a busca das vítimas durante toda a madrugada. Pelo menos 11 sobreviventes, dos 94 resgatados, nadaram sozinhos até a margem. Dos resgatados, três foram encaminhados para o hospital, sem ferimentos graves.

O delegado fluvial da Marinha do Distrito Federal, comandante Fábio Rogério Leite, disse que um inquérito administrativo foi aberto para investigar o acidente. Segundo o comandante, a embarcação - que estava regularizada - adernou pela popa, o que ajudou a afundar mais rápido.

Inicio de segunda-feira violenta no leste maranhense.

Na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, próximo à entrada de Coelho Neto, no sentido Duque Bacelar, na MA034, enfrente ao aterro sanitário, duas motos colidiram. Um senhor que saia de Coelho Neto, para sua roça, identificado como Evaristo, faleceu no local. Os outros ocupantes da outra moto, que segundo informações vinha da zona rural da região da Maliça, foram levados para o hospital de Coelho Neto. O piloto foi identificado apenas como parente do ex-vereador de Coelho Neto, Chico da Cola.


Em Duque Bacelar, Antonio Carlos, filho do ex-prefeito Carnaúba, pilotando uma moto totalmente embriagado, sofreu um acidente e foi levado às presas para Teresina, em estado grave.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lú participa do ll encontro de jovens no campo.
















Em uma avantajada posição no oitavo lugar na enquete do portal leste maranhense, atrás dos vereadores: Val, Américo de Sousa, , Mariano Crateús Luís Ramos Raimundão, Antonio Pires, e Dr. Fernando onde as pessoas votam dizendo que os edis não serão reeleitos, Lucinete Gonçalves PT do B, aproveitou o final de semana, e participou do ll encontro de jovens no campo ocorrido sábado,14 de maio no povoado Alto Bonito.

A vereadora chegou ao local do evento, no período da tarde. Acompanhada de irmãs do circulo de oração do templo central, e vários jovens, irmã Lú, cumprimentou muitos dos presentes, e foi recepcionada pelos os organizadores do encontro, e lideres da igreja local.

Num clima de paz, descontração e de muita alegria, a vereadora se integrou ao grupo de músicos ali presentes, chegando a ter cantar e tocar alguns instrumentos. Perguntada por nossa reportagem se ela tinha contribuído com o evento, a parlamentar disse que estava ajudando sim, a UMADECON na realização do encontro.

No culto de encerramento, Lucinete Gonçalves, cantou um hino e parabenizou todos os jovens presentes, na oportunidade que lhe foi facultada.

Foto fofoca. Se entrosando

Do blog Lingua Solta

O empresário Silas David parece que está cada vez mais encantado com a vida política e tem sido presença cativa nos eventos oficiais do governo. O Vice-Presidente do PSC local tem uma relação de amizade com o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva-PSDB e caso sua candidatura se confirme deverá entrar no pleito no mesmo palanque do atual mandatário e assim reforçar o time daqueles que desejam uma vaga no parlamento tupiniquim.














Silas David tem forte influência na cidade, e no meio evangélico, mas especificadamente dos membros da Assembléia de Deus. Na foto Silas aparece ladeado pelo ex-prefeito Guanabara e outras autoridades.

Os detalhes observados pelas as lentes do Leste Maranhense, no Alto Bonito.















































































































A equipe do portal leste maranhense esteve atenta aos mínimos detalhes ocorridos no povoado Alto Bonito, no sábado, 14 de maio, por ocasião do ll encontro de jovens no campo, realizado pela a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Coelho Neto, através do departamento de mocidade.

A organização do evento determinou que todos os participantes, levassem prato e colher de casa. Ao termino das refeições, os donos dos seus vasilhames lavavam e guardavam em suas mochilas.

Entramos no refeitório improvisado, e flagramos gente tímida que tem vergonha de comer no meio do povo, mas encontramos gente que se saiu muito bem. Sem nem um constrangimento,teve gente que fez questão de pousar com uma coxa de frango na boca para nossas lentes. Embora tenha nos implorado para eliminar a foto, depois que tomou conhecimento que os registros fotográficos hora feitos ali, faria parte dessa postagem do leste maranhense.

Encontramos uns meninos sem jeito para lavar pratos, mas outros bem relacionados com atividade parecendo ser acostumados.

O evento foi bastante proveitoso, espiritualmente para os participantes. No ponto de vista da UMADECON que quer interiorizar as suas atividades, os resultados também foram animadores.

Segundo encontro de Jovens no campo aconteceu no povoado Alto Bonito.





























































































































































A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Coelho Neto, através da UMADECON, União de Mocidade, realizou neste final de semana no povoado Alto Bonito, o II encontro de jovens no campo.

O primeiro aconteceu ano passado, na congregação manaaim, no povoado Baixa Fria.

Tendo como preletor o pregador Quelson, o evento teve uma temática pra lá de especial.Entre os organizadores do evento estão os jovens, Amos Feitosa, Janiele, e os irmãos Xisto, e Morais. Jovens de diversas regiões do campo de Coelho Neto, compareceram ao Alto Bonito, e louvaram a Deus e aprenderam ter uma vida avivada.

O pastor Evangelista, João Evangelista, presidiu o evento e durante todo o dia, esteve ao lado de vários lideres de mocidade e dirigentes de congregação que se fizeram acompanhar de suas caravanas, e de todos os que participavam do conclave espiritual.






O pregador da noite, foi o irmão Francisco.