Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

PACTO PELA PAZ

PACTO PELA PAZ

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Esteve presente.

A ex-primeira dama de Coelho Neto, atual Diretora do Hospital estadual Dr. Adelson de Sousa Lopes, da Vila Luizão, em São Luís, Cristiane Bacelar, (foto) por ocasião dos festejos de Santana, esteve neste último final de semana aqui na cidade de Coelho Neto, permanecendo até ontem, 26, de julho. Cristiane Bacelar, embora acompanhando as atividades religiosas do festejo, na agenda apertada, encontrou espaço para fazer varias visitas a amigos, correligionários, e fortes combatentes políticos que defendes com unha e dente, o grupo político dos Bacelar os desenvolvimentistas de Coelho Neto.

Segundo informações que chegaram até ao portal leste maranhense, Cristiane Bacelar, fez uma reunião com o grupo político liderado pelo o seu esposo que não pode vi por está se recuperando e por ela, fez um análise da atual conjuntura política, e traçou metas importantes para os últimos acontecimentos esperados vindouramente falando.

Embora continue pequeno o grupo dos que continuam com Magno, porem, está sólido. Juntando os marcistas, os ameriquistas, possivelmente os doristas, com os maguistas, e outros, a equipe da oposição vai partir forte para a luta. Vamos aguardar os acontecimentos.

Ação ambientalista.



O grupo Industrial João Santos, exercendo o seu papel como empresa na preservação do meio ambiente, fez no povoado, Olho d água Pequeno, uma ação que merece elogios.

Naquele povoado, existe um olho d água perene de águas cristalinas com um fenômeno bastante curioso. É que quando a gente chega lá, ao ouvir o barulho de pessoas, por si só, a água começa borbulhar. Por essas e outras particularidades, aquele olho d água é chamado de mineral.

O setor florestal do grupo Industrial João Santos, em Coelho Neto, mandou arrancar a cana de açúcar que de forma desrespeitosa foi plantada nos arredores da água, e plantou árvores típicas da região. Hoje, forma uma linda paisagem, um ótimo ambiente, pra ser visto e sentido.

Isso não deixa de ser frutos também da luta de pessoas que na condição de verdadeiros ambientalistas, muito criticaram ações nocivas à natureza praticada pelo o grupo João Santos, inclusive nessa e outras vertentes de águas.
O portal leste maranhense destaca o vereador Toinho da Emater, um bravo lutador pela a causa.

AGORA É, CONCITA DO BODE.




O vereador Raimundo Marques da Costa, conhecido por todos, como Bode, da cidade de Duque Bacelar, na região do baixo Parnaíba, está preparando a sua esposa Maria da Conceição Lima, conhecida como Concita do Bode, (PC do B) para lhe suceder na Câmara Municipal e na carreira política.

Bode, já foi presidente da Câmara, e tem cinco mandatos consecutivos. Morador no povoado Mocambo dos Marques, zona rural, de Duque Bacelar, o parlamentar interiorano, se tornou na política daquele município, um verdadeiro líder. Com uma oratória, e trabalho destacada entre os outros, o edil acredita na eleição da esposa.

O PC do B, no município, é do vice-prefeito Jorge Oliveira, que tem a fama de ajudar eleger vereador, em Duque Bacelar, como já aconteceu com outros. Pela a empolgação do vereador Raimundo Marques, o Bode, com o seu novo projeto “o de eleger a sua esposa vereadora”, parece que já tem do presidente da legenda da qual Concita está filiada, a garantia de um empurrãzinho, financeiro.

As estratégicas e trabalho do parlamentar junto à sua gente. Parece dá a certeza de que o seu projeto vai dá certo.

Na foto, Bode aparece ao lado da esposa, Concita e da filha.

São João do Sóter em ritmo acelerado.



O município de São João do Sóter está vivendo um momento de grandes transformações, em matéria de administração municipal.

A prefeita Luiza Rocha, PSDB, (foto) esposa do ex-prefeito e líder político daquele município, Clodomir Rocha, está fazendo um grande trabalho, à frente do executivo.

O mandato de Clodomir Rocha, deu à São João do Sóter, um aspecto diferente e dias melhores para seu povo. Agora com Luiza Rocha, embora pegando um município assim como na época do esposo, totalmente acabado, a prefeita sempre contando com as articulações políticas administrativas de Clodomir, com o governo do Estado e seus deputados, e amigos, varias obras estão sendo feitas e naturalmente entregue para os munícipes.

Luiza Rocha, cada dia que passa, procura atender a população com bem mais carinho e respeito. Com o trabalho prestado em sua administração e com a importância que ela e o esposo têm para com São João do Sóter, a reeleição de Luiza Rocha, será tranqüila. Esperemos que a população daquele município, não venha trocar o certo pelo o duvidoso.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

72 anos de vida de Júlio Monteles, é comemorado em grande festa.






No último dia 1° de julho, a cidade de Anapurus, na região do baixo Parnaíba, fazendo parte de uma tradição, comemorou o aniversario de 72 anos de seu maior líder político, Júlio Pires Monteles, o guerreiro do baixo Parnaíba, titulo que conquistou com a sua atuação parlamentar durante anos sendo o verdadeiro guardião da região.

A prefeita do município Cleomaltina Moreira Monteles, PRB, a Tina Monteles, esposa do aniversariante, fez a festa com todo o carinho em que o líder merece, durando a tarde toda entrando pela a noite.



O evento aconteceu no sitio recanto do Guerreiro, entre o município de Anapurus e Mata Roma, e contou com a presença de varias lideranças políticas da região como: o prefeito de Santana do Maranhão, João Almeida, e seu pai o líder político da cidade de São Bernardo, Coriolano Almeida, ex-prefeito daquele município por cinco vezes, ex-prefeito de Chapadinha, José Almeida, Maninho, prefeito de Santa Quitéria por três mandatos, João Lúcio,ex-prefeito de Mata Roma, o pai do ex- deputado estadual Paulo Neto, e líder político naquele município, e o representante da família Sarney na festa o deputado Federal Chiquinho Escórcio, que também foi votado pela a prefeita e é, amigo da família. Na festa de aniversario do eterno deputado Estadual, Júlio Pires Monteles, alem das lideranças políticas, se fez presentes também centenas de populares de todas as camadas sociais, que de forma carinhosa, parabenizaram ele, com muita gratidão.

A história de Júlio Monteles é um acervo cultural de grandes proporções. Atravessando gerações. Os feitos do líder que deu a sua vida pela o baixo Parnaíba, jamais serão esquecidos entre os anais da história do Maranhão.


A festa de seu aniversario ele que continua lúcido, acompanha tudo de perto. As homenagens às musicas tocadas por grupos pé de serra, uma coisa que ele gosta.

A prefeita Tina Monteles, faz de tudo para agradar o companheiro, e em todos os momentos, deixa bem claro, que o seu líder político continua sendo o seu eterno esposo, Júlio Monteles.

Embora naquele dia 1° de julho, acontecesse também o encerramento do arraiá promovido pela a prefeitura, o aniversario de Júlio Monteles, ficou com todas as atenções.

A população de Anapurus, de forma bem carinhosa agradeceu à prefeita Tina Monteles, pela a administração e pelo o respeito que a mandatária dispensa para com os seus munícipes.

Em nem outra festa em Anapurus e região, tem um simbolismo tão marcante quanto à festa de aniversario do Guerreiro do Baixo Parnaíba, Júlio Pires Monteles. Júlio Monteles, foi quem iniciou esse jeito de fazer política quando se trata de deputado estadual, em contato direto com o povo,até na zona rural. Isso ele fazia em todo o baixo Parnaíba, por muitas vezes teve como companheiro; José Sarney.

Os frutos deste gesto popular que terminou sendo referência pra muitos políticos do Maranhão foram os mais belos; para a histórica carreira de Júlio Monteles, uma figura política de destaque no Estado, referendado até pelo o presidente José Sarney, velho companheiro da lida política maranhense.

Parabéns Julinho!! Você merece: Valeu apena a sua luta. Foi bom você ter nascido.

Os prefeitos dançadores.





Os prefeitos José Leane, de Afonso Cunha, e Flávio Furtado, de Duque Bacelar, acompanharam o ritmo acelerado do anfitrião e aniversariante Neném Mourão, prefeito de Buriti, na festa de seu aniversario no último domingo, 17 de julho, e caíram na dança. Num forró bem agoniado, Flávio e Leane, balançaram o esqueleto, ao lado do amigo Neném, que até pra dançar, ele conta com a colaboração da inseparável amiga, a esposa, Ivonice Mourão. Flávio Furtado, com a primeira dama Gilmara Furtado, dançou bastante. Leane, que ainda é solteiro, se divertiu com amigas. Oh prefeitos que sabem dançar menino.

BURITI E COELHO NETO.

O ex-vereador de Coelho Neto,e pré-candidato ao mesmo cargo nas próximas eleições Milton César, que e, atual chefe da Defesa Civil do governo tucano do prefeito Soliney Silva, esteve participando ao lado do seu pai, o empresário com suas atividades de negócios em Coelho Neto, e ligado pelas suas raízes e pela a política partidária em Buriti, Assis da Brahma, no aniversario do prefeito Neném Mourão, no último domingo, dia 17 de julho, na cidade de Buriti. Milton estava acompanhado também do seu amigo e conterrâneo de seu pai, o contador Orlando.



O jovem foi convidado a comparecer ao aniversario do líder político, pelo próprio aniversariante.

Na foto, ele aparece ao lado de Neném Mourão, durante as comemorações do aniversario do mandatário, feliz da vida.

Buriti parabeniza o seu maior líder político da história recente, no dia de seu aniversario.

No último dia 17 de julho, durante todo o dia, o prefeito de Buriti, Francisco Evandro de Freitas Costa Mourão, o Neném, Mourão, ao lado da esposa e dos filhos recebeu em sua residência felicitações de centenas de pessoas que espontaneamente, iam à sua casa, lhe parabenizar pela o seu aniversario, transcorrido naquele dia.

Em forma de gratidão, Neném Mourão, o aniversariante, que naquela oportunidade completava 52 anos de vida, preparou uma festa gigantesca, para oferecer aos seus amigos, no maior e mais sofisticado clube dançante da cidade,a APB BATISTA. Logo no final da tarde, acompanhado da esposa,Ivonice Mourão, secretários, vereadores da base aliada, e de uma grande multidão de populares, o prefeito de Buriti, assistiu uma missa em ação de graças na Igreja matriz. Após a missa, aplaudido por uma multidão o líder político, considerado o Lula de Buriti por muitos de seus correligionários, seguiu Para a festa, que lhe aguardava, com mais de cinco mil pessoas. O montante de gente se deve, pelo o que ele representa para o município e região.

Entre os convidados presentes a festa, estava o prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, PPS, e uma comitiva, e o prefeito José Leane, sem partido, de Afonso Cunha, e com ele, os vereadores Chico Furtado, e Raimundo Grasso, e demais assessores, o empresário de Coelho Neto, e político em Buriti Assis da Brahma, e o seu filho Milton César, ex-vereador em Coelho Neto, e atual chefe da Defesa Civil, do governo Soliney Silva, Orlando, um filho de Buriti da Barra Nova, morador agora em Coelho Neto, um dos homens influentes do governo Magno Bacelar, marcou também presença.
A estrela da noite em caráter de atração foi Sivio César, ex-integrante da banda espacial de Campo Maior, uma relíquia dos tempos dourados. A escolha da miss Buriti, na festa de aniversario do prefeito, deu um toque pra lá de especial ao evento. A população de Buriti compareceu em massa: Em um coro, cantou os parabéns à Neném Mourão, o prefeito aniversariante. Depois assistiu uma a biografia do mandatário que muito marcou os presentes.
Em conversas com o portal leste maranhense, os prefeitos Flávio Furtado e José Leane, felicitaram o amigo e companheiro Neném Mourão, e ficaram encartados com a multidão de pessoas que afluíram ao líder político, com potencial eleitoral em Buriti, que se destaca na região do baixo Parnaíba.
Em seu curto discurso, Neném Mourão, disse que o seu amor pelo o município de Buriti, é tão grande que nem ele sabe explicar.” Meus amigos, sou um homem feliz por tudo. A minha gratidão pelo meu povo é tão grande que eu não posso explicar. Muito obrigado, pelo o gesto de carinho que vocês me felicitaram desde cedo ainda em minha casa. Obrigado mesmo. Deus esteja com todos nós. Isso só me motiva a continuar lutando por vocês minha gente. Meus 52 anos de vida, em quase tudo são momentos relacionados com Buriti. Continuaremos firme e forte, em prol do nosso município, “ disse o prefeito Neném Mourão.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

15 anos de tradição, do arraiá do povão.





O 15°arraiá do povão, festa folclórica realizada na cidade de São Bernardo- MA, (o festejo junino fora de época,) foi um grande sucesso.

Essa festa que já é uma referência da cultura da região iniciou há 15 anos , em um dos mandatos de prefeito do líder político Coriolano Almeida. De lá pra cá, a festa só tem crescido e se tornado em uma atração turística gerando renda ao povo de São Bernardo, e ostentando a cultura local e o que tem de melhor da região para os bernardenses. O prefeito José Raimundo, PDT, em sua administração, tem dado um apoio merecido à festa.

No dia 16 de julho, penúltimo dia, assim como nos demais dias,a festa foi até perto de amanhecer.

A primeira atração a se apresentar na arena de eventos da Praça 29 de março foi o boi império do luar de Coelho Neto, arrancando aplausos e muitos elogios do povão. A segunda atração foi à dança portuguesa encanto de Lisboa, de Itapecuru mirim. Quem se apresentou em terceiro lugar, Foi à quadrilha luar do sertão da cidade de Esperantina-PI. A 4°atração, veio da cidade de Luzilandia também no Piauí, a quadrilha da melhor idade, um dos destaques do evento. A dança Tupã de Tutóia-MA, fez uma bela apresentação. O Boi brilhante de Brejo foi uma das atrações da noite.

A quadrilha brilho do sol de Joca Marques, PI, e o grupo cultural asa branca de Porto, juntamente com a quadrilha arrastão do luar de Matias Olímpio, também do Piauí, deixaram um gostinho de quero mais.

Que encerrou a noite do dia 16 de julho foi à banda forró empinado de Teresina capital piauiense. A festa com seus quinze anos de tradição eleva a cidade de São Bernardo, no gênero da cultura, a um lugar de destaque. O líder político do município, o senhor Coriolano Almeida, participou da festa idealizada por ele, ao lado da esposa Socorro Almeida, do prefeito José Raimundo, PDT, um aliado seu no poder, secretários municipais e vereadores da base aliada como o presidente da Câmara, Ronaldo Oliveira Sousa, o Ronaldinho, PTC, e outros.
O secretário de Cultura Cássio Cairo, com a colaboração de outros secretários, como a da corajosa Franciane Moras, preparou uma festa pra ninguém botar defeito.

Em conversas com o portal leste maranhense, o prefeito José Raimundo, falou de sua satisfação, como prefeito de São Bernardo, de incentivar uma festa que já é referência no baixo Parnaíba e conseqüentemente em todo o Maranhão. O ex-prefeito de São Bernardo por cinco mandatos o líder político Coriolano Almeida, disse que o município ganha muito com a festa. “nós bernardenses, temos um prazer muito grande, em receber muita gente de fora que anualmente, participa desta festa. Quando eu criei o arraiá do povão há quinze anos, minha visão era essa, de que a festa chegaria a esse tamanho,” enfatizou Coriolano, Almeida.

Um talento.



O vereador e presidente da Câmara, municipal de São Bernardo, Ronaldo Oliveira Sousa, o Ronaldinho, Participou da 15 °edição do arraiá do povão,( festa junina fora de época,) realizada naquele município, com muita efetividade.

Sempre ao lado do povo, o parlamentar demonstrava satisfação com o sucesso da mega festa. Ronaldinho como é conhecido, faz parte do grupo político de Coriolano Coelho de Almeida, o líder maior politicamente falando, em São Bernardo. Ronaldinho está em seu primeiro mandato e foi eleito com 803 votos sendo mais votado do município.

Em conversas com o portal leste maranhense, o jovem político, demonstrou coragem, visão e dinamismo para sua carreira política.



Na primeira foto, ele aparece ao lado de Coriolano. Na segunda, ao lado da secretária, de assistência Social, Franciane Moras. Na 3ºa, é com uma das brincantes das quadrilhas juninas.

Valorizando a festa cultural.

A primeira dama, Iluska Almeida, do município de Santana do Maranhão, esteve prestigiando o arraiá do povão, em sua penúltima noite, na cidade de São Bernardo.

O prefeito de Santana do Maranhão, João Almeida, é filho do líder político de São Bernardo, Coriolano, Almeida. Joãozinho, como é conhecido, já está em seu 2º mandato.

Acompanhada de seu filho Gabriel, Iluska Almeida, que é secretária de articulação intersetorial no governo do esposo, participou ativamente, da maior festa da cultura do baixo Parnaíba, realizada em São Bernardo, há 15 anos.

A cultura coelho-netense em destaque.


O bumba boi império do Luar, da cidade de Coelho Neto, teve a hora de abrir o penúltimo dia, 16 de julho, do arraiá do povão, em sua 15° edição, na arena de eventos, da Praça 29 de março, na cidade de São Bernardo-MA. À sua apresentação empolgou os presentes, que responderam com aplausos fabulosos.

O império do Luar, tem se destacado nem só no baixo Parnaíba, como em varias outras regiões do Maranhão. Com um figurino em destaque, no comando do coreógrafo Tiago, e com uma das vozes mais respeitas do seleiro musical coelho-netense com destaque até fora do Maranhão, que é o Bené Gomes, na musicalidade, Coelho Neto, vai com certeza, bem mais longe, levado pela à imperalização do Império do Luar.

Esforçados


Na 15° edição do arraiá do povão realizado na arena da Praça 29 de março, na cidade de São Bernardo, MA, nos dias, 15,16 e17 de Julho, promovido pelo o governo do prefeito José Raimundo, PDT, que tem como lema tudo se Faz com Amor, ficou claro e visível os esforços e a alta capacidade de realizações de dois secretários municipais, daquele município.

O secretário de cultura Cássio Cairo, e a secretária de Assistência Social, Franciane Moras, ambos estiveram durante todo o evento, olhando os menores detalhes e fazendo de tudo para dá tudo certo para que a maior festa do folclore da região não perdesse a tradição e nem tão pouco, a sua importância histórica e cultural do baixo Parnaíba.

Na foto, Cássio Cairo, e Franciane Moras, durante o evento.

sábado, 16 de julho de 2011

Marcou presença.

A primeira dama de Coelho Neto, Suely Silva, (foto) fez bonito. Apesar de ser a sua obrigação, a esposa do prefeito Soliney Silva, esteve no segundo dia do ll SALINCON. Suely visitou as barracas conversou com os participantes e até com as crianças, o que o prefeito não fez. Cumprimentando pessoas e pessoas, Suely Silva, cumprimentou o blogueiro Ezequias Martins, e até brincou. Na conversa descontraída tida com o blogueiro, em um tom de brincadeira, Ezequias criticou o prefeito que logo foi defendido pela a esposa com unhas e dentes. Mas tudo não passou de uma conversa amistosa e pra La de respeitosa. Parabéns Suely, pela habilidade que tem de lidar com diplomacia com os oposicionistas. O que a gente não deve reclamar do prefeito Soliney que também faz de letra.

São Bernardo na rota da Cultura maranhense.



A cidade de São Bernardo, na região do Baixo Parnaíba, está em festa. Há três dias, o município comemora o tradicional folguedo com festas puramente juninas com as mais variadas manifestações culturais. O nosso enviado especial àquele município, que está lá desde 14h30min, da tarde de hoje, 16 de julho, trará sem dúvidas muitas novidades e particularidades, que só o baixo Parnaíba, tem.

Essa festa da cultura de São Bernardo vem crescendo a cada ano. O mega evento foi idealizado e levado a rua pelo o maior líder político da região, quando ele era prefeito: Coriolano Almeida,(2º foto).

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bem representado.




O líder político e assessor Jurídico do município de Brejo, o Dr. Francisco Pestana, conhecido no município,como Dr. Pestana, PTB,foi bem representado na solenidade de aniversario de Brejo, por sua esposa, a senhora Carmen Pestana, que a todo o momento, falava orgulhosamente no esposo, que na oportunidade estava participando de um curso, fora do Brasil, na Argentina.
Dr. Pestana, é correligionário do deputado Federal Pedro Fernandes,PTB, que também mencionou o seu nome, em sua fala. O trabalho de Pestana foi bastante reconhecido em forma de discurso, na inauguração da escola municipal São Marcos, no povoado Bom Principio ll, região de sua atuação de trabalho como homem público. Sua esposa lhe representou no ato, com um discurso. Carmen Pestana enalteceu a luta do marido e foi bastante aplaudida.

O nome de Dr. Pestana, e da esposa Carmen Pestana, são bastante leves na política local. Há setores da base aliada do prefeito José Farias, que defende declaradamente, o nome de Carmen Pestana, para fazer a dobradinha, na condição de vice- prefeita, em sua reeleição.

Os mais interessados neste projeto são os vereadores da base aliada, que acreditam que caso Pestana ou a esposa venha ser candidato a vereador, uma cadeira do Legislativo é deles.

O desempenho de uma forte mulher.



A primeira dama, Maria dos Milagres Lima Martins, carinhosamente chamada por sua gente de “Mana”, do município de Brejo, ao lado do esposo o prefeito José Farias, de Castro, PT, e dos secretários municipais, tem feito um trabalho majestoso, em prol dos menos favorecidos daquele município.Com uma simplicidade peculiar de sua personalidade, Mana, exercer o cargo de primeira dama, de boa esposa, e de uma excelente mãe, com muita maestria. Embora não tenha um cargo comissionado no governo do esposo, mas isso não impede de ela, ajudar na condição de uma auxiliadora, o marido na difícil tarefa, de administrar o município de Brejo, com seus inúmeros problemas.

Comunicativa, paciente, e compreensiva, é assim que se pode definir a primeira dama Milagres Martins, a Mana, chamada e querida por muitos na cidade de Brejo.
No período das festividades alusivas aos 141 anos de emancipação política administrativa do município de Brejo, ocorrido no último final de semana, terminando dia 11, de julho, Milagres Martins, a Mana, esteve, participando de todos os atos solenes, apresentações folclóricas e culturais, e tantas outras atividades, sempre ao lado de José Farias, sem perder de vista a missão de mãe com os filhos de lado. Parabéns senhora Mana.