.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Festa evangélica realizada em Baixa Fria.

Momento de adoração a Deus



Conjunto Mamancial do povoado Cocal também louvando a Deus.


No último sábado, 20 de agosto, a congregação Manaaim, do povoado Baixa Fria, campo de Coelho Neto, que tem o missionário Raimundo Nonato, o Nonatinho, como dirigente, realizou uma grande festa em louvor ao Deus todo poderoso.

Com o Tema a adoração a Deus, com preleção do pastor presidente do campo Raimundo Nonato Branco, presidida pelo o vice-presidente pastor Miqueias Branco, a festa teve a constante presença de Jesus Cristo em nosso meio.




Conjonto Lirios do Vales cantando
A festa tinha muito motivos de regozijos: várias comemorações. Na oportunidade era comemorado o 17º aniversario do templo, 20 anos dos grupos de louvores: estrela da manhã, Herdeiros de Sião e Lírios dos vales, e 16 anos de Filadélfia.

Caravanas da sede do município e de varias regiões do campo participaram do conclave espiritual, e tiveram uma experiência com Deus através do canto, e exaltação a ELE.
Cantor André Medeiros
Cículo de oração viver com Deus louvando a Jesus.
O cantor André Medeiros, de Codó, um dos nomes da música evangélica da região, foi o cantor da festa.

O ESPIRITO SANTO agiu de forma excelente na vida de muitos presentes, e fez da festa inesquecível.

Apoio irrestrito em defesa dos direitos das vítimas da violência

Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência, lançada nesta manhã no auditório Freitas Nobre, na Câmara Federal, e representantes de várias entidades da sociedade civil se reuniram no início da tarde com o presidente do Senado, José Sarney.

A presidente da Frente, deputada federal Keiko Ota (PSB/SP), disse que a organização foi criada para atender demandas de milhares de vítimas da violência em todo o Brasil. Ela própria, que teve seu filho de sete anos, Ives Ota, assassinado, fala com a propriedade de quem é uma vítima direta da violência: "Nosso objetivo será o de defender as famílias vítimas de violência, lutando pelos seus direitos e assegurando que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida". O deputado Romário (PSB/RJ), também presente ao encontro, endossou as palavras da correligionária.

Keiko Ota deixou claro sua indignação com a ausência de políticas públicas e legislação específica para atender as vítimas da violência, "relegando famílias inteiras a uma condição de total desamparo", desabafou a deputada. Sarney apoiou a fala da deputada afirmando que "as leis protegem muito os delinquentes e esquecem das vítimas"

Na carta que entregou ao presidente da Casa, Keiko Ota diz que a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Vítimas de Violência se "sente honrada em poder contar com o apoio de Vossa Excelência para atingir nossos objetivos". Sarney, por sua vez, assegurou total empenho para viabilizar as ações legislativas solicitadas pela Frente, entre as quais está a revisão do Código Penal, com vistas a garantir que seja feita justiça e tenha fim a impunidade.

Na lista de demandas da Frente, também a aprovação de lei que regulamente o artigo 245 da Constituição Federal, definindo e assegurando os direitos das vítimas de violência; a proposição de medidas que contribuam para a retirada do Brasil do ranking mundial de homicídios; e, no âmbito das políticas públicas, o estimulo a criação de secretarias de apoio às vítimas de violência, em níveis nacional e estadual, bem como de frentes parlamentares semelhantes, nos estados são outros itens citados em documento entre pelos representantes da frente ao senador.

Ao final do encontro o presidente do Senado foi presenteado com uma camisa do Movimento Paz e Justiça e, simbolicamente, lhe foi entregue uma caixa com algumas das mais de duas milhões e meia de assinaturas em prol da justiça às vítimas da violência.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Deputado Bira culpa José Sarney pelos problemas fundiários do MA


O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o grande expediente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (24), para mais uma vez ressaltar a problemática da questão quilombola no Maranhão. O parlamentar aproveitou para justificar sua ausência na sessão plenária de amanhã (25), pois estará em uma audiência pública na cidade de Zé Doca - onde será tratada a questão da violência no município.



O petista participou da manifestação quilombola na Praça Pedro II e pôde acompanhar a triste situação de ameaças que os camponeses enfrentam. O Deputado apresentou em plenário a pauta de reivindicações do movimento: “Reforma Agrária; Investimentos na agricultura familiar; segurança e garantia a vida dos quilombolas; punição aos responsáveis pela violência e morte dos trabalhadores; transparência do poder judiciário; titulação dos territórios quilombolas; educação pública de qualidade; garantia dos direitos constitucionais básicos; saúde pública de qualidade e expulsão das madeireiras e mineradoras das terras indígenas”.



Bira garantiu já ter entrado em contato com o novo superintendente do INCRA Inácio Rodrigues na tentativa de mediar a situação e encontrar uma solução ao caso. “Não há hipóteses de desenvolvimento do Estado do Maranhão capaz de incluir o seu povo sem que se resolva a questão fundiária, esse é o problema mais grave”, assegurou.



De acordo com o Deputado Bira o problema se arrasta desde a década de 60, quando o então governador José Sarney assinou a lei das terras, que na prática tirava a posse das terras do povo maranhense e dava as grandes empresas. “Na gestão do então Governador José Sarney que, infelizmente, ao invés de conceder o título das terras ao povo maranhenses, aos quilombolas, as quebradeiras de coco, ribeirinhos, pescadores, agricultores, etc.; quem foi beneficiado foram as grandes empresas nacionais e multinacionais. E possivelmente essa é a razão principal de tantos problemas que a gente enfrenta hoje na área rural e na área urbana”, lembrou.



O parlamentar lembrou alguns casos marcantes da história, recente, de lutas do povo quilombola e pediu a união das entidades e de todos os parlamentares pela resolução dos problemas. “Eu já trouxe aqui o caso do Flaviano, outros já foram ameaçados, hoje mesmo estão fazendo uma reconstituição do homicídio de uma companheira camponesa lá em Itapecuru que foi morta em 1999, e assim nós ficamos nessa situação de indefinição. Mais uma vez solicito a solidariedade de todos os parlamentares desta Casa, das instituições para que a gente possa encontrar um caminho de resolver estas questões, que infelizmente ainda agridem violentamente os direitos fundamentais do povo maranhense”, clamou Bira.



Greve dos servidores da justiça



O Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus) anunciou greve geral dos servidores desde o dia 09/08. Os trabalhadores reivindicam reposição inflacionária anual da categoria, definição de uma data base, correção dos auxílios alimentação, saúde e transporte que estão defasados e fim de privilégios no Poder Judiciário maranhense.



O deputado Bira do Pindaré está ao lado desta luta e já apresentou um requerimento para que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa faça a mediação para solucionar e atender a pauta de reivindicações da classe.

Marcia Bacelar: e a sua importância politica para Coelho Neto.

Marcia Bacelar começou a participar ativamente da politica de Coelho Neto, em 1986, quando o esposo, o ex-deputado estadual Antonio Bacelar, foi candidato ao cargo pela a primeira vez.

Em 1988, Bacelar, foi candidato a prefeito, pelas as oposições criada em 1982, com a primeira candidatura de oposição tendo o então candidato a prefeito o comerciante Ferraz, e perde a eleição, mas não perde a esperança. Marcia já em 1988, como esposa do candidato, aparece bastante e ganha certa simpatia do eleitorado coelho-netense.

Em 1990, quando Antonio Bacelar, em sua eleição de deputado estadual consegue ficar na primeira suplência, Dra. Márcia Bacelar, aumenta a sua posição eleitoral, já com o seu ardoroso trabalho em prol dos mais humildes.

Em 1992, Márcia Bacelar, é eleita vereadora, com uma votação expressiva, ao lado do candidato a prefeito Dr. Afonso Bacelar, intitulado na época, de esperança do povo. Nesta mesma eleição, José Genésio, deputado estadual é eleito prefeito de Pinheiro, e Bacelar assume à sua vaga no parlamento estadual.

Em 1994, na primeira eleição de Roseana Sarney, Márcia Bacelar, com o trabalho realizado por ela como vereadora, já é tida como pré-candidata a prefeita de Coelho Neto, e Bacelar, é eleito de fato e de direito deputado estadual.

Com as mazelas do grupo dominante inclusive fechando à prefeitura, Márcia Bacelar, aparece como uma alternativa oposicionista para chagar a prefeitura contra o já fracassado líder politico Raimundo Guanabara.


Embora Márcia tivesse todas as condições eleitorais para ser a candidata, existia um obstáculo, em seu caminho: era por ser mulher. Uma administração arruinada de uma mulher estava se findando e o povo tinha medo.

Mas isso foi apenas um desafio: Márcia Bacelar passou confiança ao povo, e ganhou as eleições. A sua primeira administração foi conhecida como a reconstrução. Marcia reconstruiu as finanças, a dignidade de um povo e um município por inteiro, que estava sendo administrado pelo o prefeito Antonio Cruz, fazendo milagres, por está praticamente inviabilizado.

Durante seus dois mandatos consecutivos, Márcia Bacelar, reconstruiu Coelho Neto, sempre contando com a mão amiga do eterno senador Magno Bacelar, e de muitos outros amigos e correligionários.

Na época recebeu o titulo de Rainha da eletrificação Rural e das estradas vicinais, dado pela a população do município, quando em parceria com o governo do estado, ela e seu esposo Bacelar, eletrificaram e pavimentaram vários povoados da zona rural.

Com a construção de dezenas de salas de aulas, a prefeita também acabou o chamado turno da fome, na zona urbana uma ação que repercutiu muito na época.

Márcia Bacelar, foi uma prefeita que com as inúmeras construções, deixou a sua marca registrada como gestora do município de Coelho Neto.

Por tanto, ela tem muito respaldo para lançar o seu nome como pré-candidata à prefeita de Coelho Neto.

Errou feio.

O blogueiro Raphael Duarte, um competente jovem, que tem tido o seu trabalho reconhecido em nossa cidade e região, infelizmente derrapou feio quando entra nas discursões da politica de Coelho Neto, principalmente por não conhecer a nossa realidade, e história.

Para Raphael, o melhor era se informar da verdadeira história, de Coelho Neto, e depois comentar com segurança os fatos pra não mentir feio como aconteceu.

O blogueiro diz que o barracão do PETI do povoado Santa Maria, que aparece nessa foto, é uma herança deixada pela a administração de Márcia Bacelar, mentiu; o barracão já foi feito na administração do prefeito Soliney Silva, como o do povoado Baixa Fria.

O da Baixa Fria, Raphael, foi feito totalmente pela à comunidade. A prefeitura entrou apenas com as ripas, telhas, o frete de um trator para trazer as madeiras do mato, e a alimentação, porque eu Ezequias vi pedir. Pensando no futuro de nosso povo, tomei de conta do serviço com outro pessoal de lá e fizemos. Disseram que iam botar o piso nunca foram.

Logo, estarei trazendo a foto, do barracão da Baixa Fria, e postando aqui. Colherei também, os fatos como foi feito o da Santa Maria para não cometer uma mentira acobertada de injustiça.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mais uma enquete na área.

O portal leste maranhense lançou mais uma enquete. Dessa vez, é pra avaliar os pré-candidatos a prefeito da frente de oposição de Coelho Neto, que o leste maranhense, está chamando de frente de oposição a força de um ideal.



Até o momento, existem três; a ex-prefeita por dois mandatos consecutivos deste município Márcia Bacelar,(segunda foto) a ex - primeira dama de Coelho Neto, a psicóloga Cristiane Bacelar,(terceira foto) que fez um grande trabalho quando o seu esposo Dr. Magno Bacelar, era prefeito, e o petista vereador Américo de Sousa, vereador líder da oposição na Câmara de Coelho Neto. Em breve, estaremos escrevendo o perfil dos três pré-candidatos com análises mais abrangentes para o nosso internauta acompanhar minuciosamente a sucessão municipal em Coelho Neto de já.

Manifeste sua opinião sobre os pré-candidatos a prefeito da frente de oposição A FORÇA DE UM IDEAL de Coelho Neto. Enquanto a frente não for batizada com um nome, nós aqui iremos chama-la, assim.

Kassab apresenta PSD ao presidente do Senado Federal

O senhor tem partidos, o PSD e PMDB", assegurou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab na visita de cortesia que fez com integrantes do novo partido ao presidente do Senado, José Sarney. Mais nova agremiação partidária do país, o Partido da Social Democrático (PSD) tem uma bancada federal de 44 deputados e três senadores, além de expressivos nomes da política brasileira como o ex-ministro, ex-governador e ex-senador, Hugo Napoleão que participou da visita.

Presidente do PSD, Kassab colocou o partido à disposição do senador José Sarney para contribuir com os trabalhos da Casa. O senador Sérgio Petecão (PMN/AC), que já anunciou sua filiação ao PSD, destacou a atitude democrata de José Sarney em não criar dificuldade para a formação do novo partido. Essa atitude, na opinião do senador Petecão, faz Sarney "merecedor de uma parte do PSD".

O presidente do Senado agradeceu e afirmou estar convicto que o PSD terá uma importante papel no cenário nacional. "Sob a liderança de Kassab, este partido dará uma grande contribuição ao Congresso", declarou Sarney. Ele lembrou ainda que, no Brasil, ao contrário do que aconteceu recentemente nos Estados Unidos, a tendência da classe política é a união diante dos grandes problemas nacionais. "É da tradição brasileira colocar os interesses nacionais acima de qualquer questão", destacou.

Os integrantes do novo partido visitaram também a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, Marcos Maia.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Bira enaltece postura positiva de Dilma na marcha das margaridas

O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta manhã de quinta (18), para agradecer a presidente Dilma Rousseff (PT) por ter acolhido, ontem (17) a Marcha das Margaridas em Brasília, e se comprometido com as causas destas, que nas palavras do parlamentar são mulheres de luta.



“Um elogio à nossa Presidente Dilma Rousseff, que recebeu ontem a Marcha das Margaridas. Que merece o nosso reconhecimento, o nosso registro, o nosso elogio e é um exemplo a ser seguido”, afirmou Bira.



O parlamentar destacou, ainda, que a Marcha já chega a quarta edição, reunindo mais de 70 mil mulheres de todo país, e destacou a participação das maranhenses, que partiram em grande caravana levando vasta pauta, sendo recebidas com dignidade pela presidente Dilma, que constituiu uma comissão e garantiu acompanhar pessoalmente todas as negociações.



Segundo o petista, a presidente recebeu com respostas objetivas à pauta apresentada pelo movimento, e anunciou algumas proposições como, por exemplo, a proposta de criar unidades básicas de saúde fluviais, para atender, principalmente mulheres da Amazônia. Dez Centros de Referência em Saúde da Mulher, dez unidades móveis de atendimento à mulher em situação de violência. Elevação do atendimento nas compras diretas para merenda escola da produção agrícola e uma série de outras proposições que foram atendidas.



Bira finalizou os agradecimentos à Dilma, com uma fala que ela proferiu na Marcha. “Ser mulher brasileira, moradora do campo e militante popular exige coragem, altivez e coração generoso. Exige grandeza de alma para enxergar longe e buscar realizar, aqui e agora, as transformações que o mundo rural e o Brasil tanto necessitam. Vocês são o exemplo de garra, tenacidade e coragem. O Brasil por isso depende muito desse exemplo para alargar ainda mais os espaços de justiça social para nossos filhos e netos”, reproduziu ele.



Presidente Nacional do PT em São Luís



Bira convidou os deputados estaduais do maranhão a participar de uma plenária de abertura com os filiados do PT nesta sexta (19), no Holiday In que contará com a participação de Rui Falcão, deputado estadual de São Paulo e presidente do partido dos trabalhadores (PT). O evento será às 19:00 horas e discutirá, entre outros assuntos, das eleições de 2012 e, também, a conjuntura nacional do partido.

O DEUS DO PASSADO AINDA É O MESMO DEUS DO PRESENTE.



No último dia 13 de agosto, o povoado Santo Antônio, município de Caxias, MA, foi palco de um grande culto de louvor e exaltação a Deus, com cura Divina.

O povoado faz parte do campo de Nazaré do Bruno, que tem como pastor Presidente, o reverendo Osmarino. Auxiliando lhe ali em Santo Antônio, mora o Pastor Francisco Rodrigues, o Chico Elvira, que iniciou a sua vida no ministério, como missionário da secretária de missões do estado do Maranhão, ali. Depois de alguns anos Chico Elvira, retorna a Santo Antônio, em uma missão especial, pregando a palavra de Deus, e ganhando almas para o Reino de DEUS, tirando as almas das garras do satanás.

O culto do último dia 13 de agosto foi palco de bênçãos e um especial agir de Deus na vida de muita gente. O pregador, o missionário Francisco, Gonçalves, da cidade de Timon, foi o vaso usado pelo o Todo Poderoso, Deus de Israel, e entregou a mensagem a muitos, e vários foram liberto pelo o poder que há no nome de Jesus.

Pessoas não crentes receberam cura divina e ali mesmo aceitaram a Jesus como Salvador. Cinco almas se renderam aos pés de Cristo.

Pedimos orações pelo o pastor Francisco Rodrigues, para que ele com a sua espinhosa missão naquele lugar continue.

Em seu primeiro desafio quando ainda missionário, Chico Elvira, orou por um dos mais respeitados e afamados feiticeiros da região que morava no próprio Santo Antônio, conhecido na época como pai Manoel. Pai Manoel se tornou um dos mais fervorosos salvo daquele lugar e ardoroso pregador contra macumba e imagem de escultura. Partiu deste mundo com o nome de Deus na boca e no coração.

Ser crente e trabalhar na OBRA DE DEUS naquela região são tarefas difíceis. Toda aquela região de Nazaré do Bruno é conhecida nacionalmente como terra do candomblé. Mas para a honra e gloria do nome de Jesus Cristo, essa realidade ao longo dos anos tem mudado DEUS tem salvado e ainda vai salvar muito Mais.





MEGA SONHOS, MOVIMENTA A CIDADE DE COELHO NETO E REGIÃO.





A loja Eletro-Silas criou mais um novo empreendimento, que está sendo o Centro das atenções em Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar, e Buriti: Trata-se, do MEGA SONHOS.


MEGA SONHOS, POR QUE SONHAR ME FAZ FELIZ, é uma espécie de bingo computadorizado, no lavor de 10,00 R$ ,onde você concorre 04 motos, todo mês. Com essa atitude, você ajudará à APAE Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, de Coelho Neto. Com uma porcentagem da renda, será criado um fundo destinado a um plano de ampliação em ações de saúde e a reabilitações de pessoas com necessidades especiais, daquela entidade.

O empresário Silas David, da Loja Eletro Silas, (foto) está dando mais uma tacada de mestre, com essa nova ideia. Coelho Neto, e região, fala sonha, e acredita no sucesso do MEGA SONHOS, que está nascendo de forma bastante sustentável.

O sucesso da Loja Eletro Silas, com a compra premiada ganhou repercussão e credibilidade de forma surpreendente que não tem sido difícil para o MEGA SONHOS, encontrar os mesmo índices.

No próximo domingo, dia 21 de agosto, será à vez do primeiro sorteio do MEGA SONHOS, realizado em Coelho Neto, com transmissão pelas rádios de Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar, e Buriti, garantindo assim, transparecia confiabilidade e com certeza sucesso à nova empreitada. Enquanto isso, os postos de vendas do MEGA SONHOS, estão lotados de gente de Coelho Neto e região afora, comprando e garantindo um futuro feliz, na esperança de faturar à sua moto nova.

MEGA SONHOS, POR QUE SONHAR ME FAZ FELIZ.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bem relacionada.

A vereadora de primeiro mandato do município de Afonso Cunha, Maria Sandra Rodrigues da Costa, a Vereadora Sandra, PV, participou ativamente do seminário Regional realizado nos dias 04 e 05 de agosto, na cidade de Afonso Cunha. A vereadora Sandra como é conhecida, tem se destacado de forma surpreendente em sua primeira empreitada. Simpática e atenciosa a todos, a parlamentar leva à sua vida normalmente e cotada a se reeleger a vereadora naquele município. Sandra tem as suas origens no campo, porem é bem relacionada com todos. No último dia 04 de agosto, por ocasião do evento que marcou a criação do consócio público intermunicipal de Desenvolvimento do leste maranhense, em Afonso Cunha, a vereadora, conversou com o vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira. Fazendo o seu papel de Legisladora, Sandra, juntos com os demais parlamentares, apresentou a pauta a ele, com as principais reivindicações feitas pelos os edis, nos encontros regionais da associação dos vereadores do leste maranhense. Na foto, Sandra com o vice-governador.

Aldeias Altas no consócio público intermunicipal de desenvolvimento sustentável do leste maranhense.








A cidade de Aldeias Altas foi a que teve a participação mais destacada, no Seminário Regional realizado na cidade Afonso Cunha, nos dias 04 e 05 de agosto, por ocasião da criação do consócio público intermunicipal de Desenvolvimento sustentável do leste maranhense, naquele município. A cidade de Aldeias Altas se fez representar no evento pelo o vice-prefeito, José Benedito da Silva, o Dr. Tinoco, que representou o prefeito José Reis Neto, que na oportunidade estava em Codó em uma solenidade com a Governadora Roseana Sarney. Os vereadores, Beto Carneiro, presidente da Câmara, Gênio Ximenes, ambos do PT, Dr. Moredison Cavalcante França secretário de Agricultura, do município, e Evandro José, assessor de Comunicação do Governo Forte é o povo, também fez parte da comitiva. Um dos motivos que fez o município de Aldeias Altas, ser destaque no evento, em Afonso Cunha, foi o eloquente discurso do vice-prefeito Dr. Tinoco, o melhor discurso do evento, que chamou atenção de todos. Tinoco empolgou os presentes e conclamou a todos a se unirem em torno da coletividade. O vice-prefeito de Aldeias Altas aproveitou o momento e a presença do vice-governador Washington Oliveira, PT, para se solidarizar com todos os municípios do consócio e cobrar veementemente problemas crônicos da região leste maranhense, que se arrasta ao longo dos anos. A estrada de Afonso Cunha, interligando Aldeias Altas, Codó Chapadinha e Coelho Neto para dá melhor atenção ao desenvolvimento foi cobrada por Dr. Tinoco. A situação precária da água de Duque Bacelar, foi reprisada por ele de forma consistente, e outros problemas como também de sua cidade de responsabilidade do governo do estado. Na conversa demorada que o vice-prefeito de Aldeias Altas Dr. Tinoco, teve com o vice-governador Washington Oliveira, na residência do prefeito José Leane, após o almoço, renderá para o município agora e depois bons resultados. Pois foram tratados importantes parcerias entre o município de Aldeias Altas e a vice-governadoria, do estado. Os vereadores; Beto Carneiro, presidente da Câmara, e Gênio Ximenes, todos do PT, que fizeram parte da comitiva de Aldeias Altas, no evento em Afonso Cunha, também conversaram com o companheiro Washington vice-governador, e fizeram seus pleitos. O vice-governador aproveitou o momento e mandou para o prefeito José Reis, através da delegação daquele município, votos de muito sucesso em seus projetos. Washington destacou em uma reunião com as lideranças politicas do leste maranhense, ainda na residência do prefeito José Leane, o prefeito de Aldeias Altas, como o mais trabalhador, da região. Na avaliação do petista, José Reis construiu a cidade de Aldeias Altas e está preparando a mesma para o futuro. “ Aldeias Altas, em breve, será o destaque da região leste maranhense, eu não tenho nem uma dúvida. Já começou despontar” disse o vice-governador do Maranhão. Dr. Tinoco destacou o trabalho do prefeito José Reis de quem ele é um parceiro há dois mandatos consecutivos como vice-prefeito, e disse que o município não pode parar. “Meus amigos, o grupo forte é o povo, transformou Aldeias Altas em uma cidade digna, próspera e industrializada”. “Nosso povo tem orgulho de viver na terra de Gonçalves Dias, “disse Dr. Tinoco, em seu discurso”“. A boa impressão deixada por Dr. Tinoco, representante de Aldeias Altas no evento foi motivo de elogios por muitos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

País terá 562 unidades de escolas técnicas com o anúncio de hoje

A presidente Dilma Roussef anunciou hoje em cerimônia no Palácio do Planalto a expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. Depois de saltar de 140 unidades em 2003 para 354 funcionando hoje, outros 120 institutos federais serão construídos no país, além de quatro novos campi universitários no Norte e Nordeste, somando 63 unidades em todo o país. O presidente do Senado, José Sarney, participou da cerimônia.

A rede federal de ensino técnico, que cobre todo o território nacional, é referência em qualidade. Com o anúncio de hoje, somadas as 88 que estão em construção, o país contará com 562 escolas profissionalizantes quando a expansão da rede federal estiver concluída em 2014.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Bira apóia luta dos professores por uma educação pública de qualidade

O deputado Bira do Pindaré (PT), nesta terça-feira (16) no Auditório Fernando Falcão na Assembleia Legislativa, participou da mesa redonda, parte da programação desenvolvida durante todo o dia de hoje, que é o Dia de Paralisação Nacional em defesa de temas que valorizam e qualificam a educação pública brasileira.


Na mesa estavam presentes, além do Deputado Bira do Pindaré (PT), o também deputado Rubens Junior (PC do B), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública - SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Cesar Pires (DEM) e aproximadamente 90 pessoas.


A professora Janice agradeceu a iniciativa dos Deputados em discutir a Educação do Maranhão. Já o representante da União Nacional dos Estudantes – UNE, falou sobre o retrocesso que o Estado tem em relação à Educação Nacional, e destacou que as instituições de ensino que tem representatividade no Maranhão são federais.


Bira do Pindaré relatou que de sua época de estudos para hoje não mudou muita coisa, pois a preocupação do Governo com a Educação Pública permitia apenas o debate do Pacto da mediocridade, no qual os professores faziam de conta que davam aula, enquanto os alunos brincavam que aprendia.


O petista alertou que a união dos militantes sindicais, professores e oposição sindical deve ser coesa na luta por uma educação pública de qualidade. “A luta da classe em torno da aplicação do piso nacional no sentido de um plano elaborado pela categoria e que atenda os anseios dos professores e estudantes” afirmou Bira.


Para concluir, o deputado convidou todos os presentes a participarem da Audiência Pública na próxima sexta-feira (19), no Auditório Gevarsio Santos às 09 horas, para debater e encaminhar soluções para a Educação Pública no Estado. O Deputado Rubens Junior reforçou o convite.


O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, lamentou a participação extremamente rápida do presidente da Comissão de Educação, Cesar Pires, por ter chegado e saído logo em seguida, sem ouvir os outros colegas parlamentares, os representantes do sindicato e as pessoas presentes.


“O presidente da Comissão deveria ter voltado para participar desta mesa, principalmente por fazer parte da base governista, nessa casa. A governadora agiu com mão de ferro para diminuir a força da nossa classe, mas não conseguiu por que emos tradição de luta” Defendeu o Presidente do Sindicato.

Porém agradeceu a presença dos Deputados Bira do Pindaré e Rubens Junior. “Temos aqui estes dois parlamentares para fiscalizar o governo e nos apoiar nesta lua” finalizou Júlio.

Não pegou bem.





No último dia 04 de agosto, na cidade de Afonso Cunha, o secretário chefe de gabinete do prefeito Soliney Silva, de Coelho Neto, Domingos Dias, fez o ex-prefeito e atual secretário de agricultura Waltenir Lopes, e ele mesmo, passar por um constrangimento graúdo. Domingos Dias chegou a Afonso Cunha, na hora do almoço. Na companhia de Waltenir, tentou conversar com Washington Luís Oliveira, como na época dos tempos de PT, mas o vice-governador não demostrou qualquer empolgação com o ex companheiro.

Domingos Dias serviu o homem, com sobremesa, agua, tentou ficar a vontade, mas o vice-governador estava todo pro fora do domingão do Faustão como o prefeito Soliney Chama. Depois que Washington, almoçou, saiu da mesa e sentou em uma cadeira repousando. Domingão chega junto, com o secretário Waltenir “se acocaram” e de formas constrangedora para quem naquela solenidade, representava o prefeito Soliney, Domingos Dias, passou a cuxixar com o vice- governador . Do outro lado, como se vê na foto, esta o Waltenir, e o vice nada a vontade.

Logo, o prefeito José Leane, levou o vice- govenador para uma reunião com a classe politica daquele município, em um local reservado. Após a conversa que Washington Luís teve com o grupo politico de José Leane, outros políticos das cidades vizinhas foram atendidos como; Neném Mourão Buriti, Dr. Tinoco vice-prefeito de Aldeias Altas, vice-prefeito de Brejo, Edmar Sales, e outros, menos Domingos Dias, e Waltenir, até que Domingos tentou .

Depois já lá no ginásio, domingos tenta no meio do povão, outra conversa com Washington, mas ele levou na esportiva, e não atendeu Domingos Dias, nem como o ex- companheiro de militância petista, e muito menos como um secretário municipal e representante de um prefeito de uma cidade como Coelho Neto.

As fotos até duas delas, a segunda,e a terceira, postada por aliados do governo tucano, da pra tirarem as conclusões.

Pegou bem.




Os empresários e políticos da cidade de Coelho Neto, o ex-vereador por dois mandatos Manuel Bezerra, e o Assis da Brahma, estiveram presentes, no Seminário Regional realizado nos dias 04 e 05 de agosto em Afonso Cunha.

Como ambos estão participando ativamente dos meios políticos, Assis da Brahma, chegou acompanhado do prefeito de Buriti, Neném Mourão onde atoa politicamente. Manuel Bezerra fez parte da comitiva de Coelho Neto. Bezerra, por toda a sua vida de empresário e politico, construiu uma grande amizade em toda a região que lhe dá acesso a qualquer evento politico. A prova foi a saldável conversa que ele teve com o vice-governador, observado por nós; bem melhor de que quem foi aqui de Coelho Neto, com muita representatividade tão grandiosa e na hora não foi recebido por Washington Oliveira, como queria.








Assis da Brahma, também teve seus momentos de descontração com o vice-governador, na residência do prefeito José Leane.

Foi grande à repercussão da reunião da frente de oposição de Coelho Neto.



A primeira reunião da recém-criada frente de oposição de Coelho Neto, em solo coelho-netense, realizada na residência do casal Antônio Bacelar, e Márcia, no último sábado, 13 de agosto, repercutiu bastante entre os coelho-netenses

Vários Líderes políticos e comunitários da sede e da zona rural de Coelho Neto, queriam ter participado da reunião que muito empolgou centenas de entusiastas oposicionistas que clamaram por mudança, naquela reunião. Muitos destes ficaram impedidos por estarem de uma forma ou de outra, ligados ao governo tucano do prefeito Soliney Silva.

A frente da residência de Márcia e Bacelar ficou pequena para agregar tanta gente, que participaram e discursando e aplaudindo manifestaram seus sentimentos idealistas para as próximas eleições de 2012.

Os anfitriões estavam empolgados. Os visitantes também não escondiam a esperança de dias melhores para Coelho Neto. Os já pré-candidatos a prefeitos como; a ex-prefeita por dois mandatos Márcia Bacelar, a ex-primeira dama Cristiane Bacelar, e o vereador Américo de Sousa, em seus discursos, deram um tom bastante preciso do que vai ser no próximo ano.

Entre os mais empolgados estavam o ex-prefeito Magno Bacelar, o eterno senador da nossa gente, que embora em uma cadeira de roda, marcou presença e estampou no rosto felicidade acompanhada de esperança, e amor por sua terra natal.

Os formadores de plantão da politica local dizem que reunião como essa, vai fomentando e abrangendo um sentimento oposicionista dos líderes à população, chagando a fazer a diferença.

Um dos pontos alto do evento foram os discursos que lembraram e empolgaram a velha militância bacelarense, remetendo-os aos grandes embates políticos vitoriosos em nome do progresso, conquistado ao longo da história politica do antigo Curralinho.

Lupi mantém projeção de criação de 3 milhões de vagas

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, manteve hoje a projeção de que o Brasil criará 3 milhões de empregos formais neste ano. A projeção do ministro abrange os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos das três esferas do governo. No acumulado do ano até o mês passado, o volume de geração de postos de trabalho no âmbito da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi de 1.593.527.

"Mantenho a projeção de geração de 3 milhões de empregos formais", afirmou. "Este ano, teremos comportamento diferente do visto no ano passado", acrescentou, salientando que em 2010 o Estado não pôde contratar por conta das eleições. "Vamos ter acréscimo com a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) mais significativa este ano", previu.

Lupi enfatizou também o volume de vagas criadas de 2003 a julho deste ano, com base na Rais e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com o ministério, foram 16.977.969 novas vagas formais. "Estamos chegando perto de 17 milhões de empregos", considerou.

Resultado de julho

O ministro do Trabalho e Emprego avaliou hoje a geração de empregos com carteira assinada em julho, que ficou em 140.563, conforme dados do Caged. "Não foi tão bom quanto gostaríamos que fosse", disse. Apesar de o saldo de julho ter ficado abaixo do resultado de junho e também ter sido inferior ao do mesmo mês do ano passado, o ministro não admite que haja uma desaceleração na geração de empregos.

Lupi atribuiu o número menor a demissões no setor de Educação, por conta de férias escolares. O segmento apresentou um volume de desligamentos 8.289 maior do que o de contratações. Ele também citou a diminuição do ritmo da indústria do Sul e do Sudeste e do setor do agronegócio. "Foi abaixo do que aconteceu no ano passado, mas não é nada que signifique tendência", disse. Em julho de 2010, o saldo foi de 181.796 novas vagas.

O melhor sinal para avaliar o mercado de trabalho, conforme Lupi, é a rotatividade. Apesar de um saldo mais tímido na geração de vagas de trabalho formais em julho, os números de contratações e demissões foram recordes para o mês. Os números apontam para 1.696.863 admissões em julho e 1.556.300 desligamentos.

Agosto e setembro

Lupi previu que os próximos dois meses a serem divulgados pelo Caged serão melhores. "Agosto e setembro serão mais fortes. Tenho certeza absoluta de que agosto superará julho", previu. Ele voltou a dizer que julho nunca é um mês que puxa o emprego para cima.

Julgamento de Mubarak não será mais transmitido

A corte qua analisa as acusações contra o ex-ditador do Egito Hosni Mubarak anunciou que o julgamento não será mais televisionado.

Mubarak voltou a um tribunal no Cairo para responder por acusações de corrupção e de responsabilidade nas mortes em protestos contra seu governo. Como da primeira vez, Mubarak, 83, apareceu numa maca. Ele chegou ao local de helicóptero, vindo de um hospital da capital.

Partidários e opositores do ex-ditador entraram em choque na frente do tribunal após a notícia do cancelamento da transmissão do julgamento, que será retomado dia 5.

Mubarak será processado junto com o ex-ministro do Interior Habib al Adly.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Frente de oposição de Coelho Neto: a força de um ideal.




As principais lideranças politicas que fazem oposição ao governo do prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, PSDB, se uniram em uma frente oposicionista para as próximas eleições municipais que acontecerão no próximo ano.

A reunião que formalizou a junção aconteceu no mês passado, na residência do ex-prefeito Magno Bacelar, em São Luís, com a presença de Márcia Bacelar, Antônio Bacelar, seu esposo, Américo de Sousa, PT, o ex-vereador Chico da Cola, os também exs- prefeitos de Coelho Neto, Afonso Bacelar, e Antônio Cruz, e outras lideranças politicas e comunitárias do município que participam do projeto.

Amanhã, sábado, 13 de agosto, acontecerá aqui em Coelho Neto, uma reunião da recém-criada frente, com bem mais integrantes e adesões importantes, para o processo eleitoral, do ano que vem.
Os principais articuladores do movimento garante que o projeto tem consistência e na medida em que os dias passam ganha corpo e dimensão. Até o momento, a frente de oposição de Coelho Neto, já tem três pré-candidatos a prefeito, que são: Américo de Sousa, Márcia Bacelar, e Cristiane Bacelar. Na avaliação de um dos criadores da frente, tudo será feito pautado e forjado dentro dos princípios democráticos. A frente de oposição ao governo do prefeito Soliney Silva, ainda está em fase de nascimento, mas já conta com integrantes de diferentes movimentos culturais e sociais de Coelho Neto.

Duque Bacelar clamando por urgência.







O prefeito de Duque Bacelar, Flávio Furtado, PPS, foi quem levou para a cidade de Afonso Cunha, no último dia 04 de agosto, a maior delegação em termo de município, para o Seminário Regional, realizado naquele município. A delegação do mandatário era composta da primeira dama, Gilmara Furtado, dos vereadores Toinho da Gracinha, PPS, presidente da Câmara, Carlos Alberto, o vereador carreta, PDT, Evaldo Pereira, PT, José Ocean., PSC, Deusaniro Araújo, PTB, secretária de meio ambiente Maria das Graças, Dona Gracinha ex-vereadora de vários mandatos, Valter Bandeira ex-vereador que na oportunidade representava a sua esposa, Fatima Bandeira que é vereadora, Toinho do PT, secretário de agricultura, José Bacelar secretário de educação, e sua esposa a professora Eliza suplente de vereadora, e outras lideranças politicas do grupo de Flavio Furtado, como Elias do PT, e Valdemar Silva do povoado Poço de Pedra. O prefeito Flavio Furtado, além da conversa que teve com o vice-governador Washington Luís PT, fez questão de representar a ele, todos os membros da comitiva. A criação do Consócio Público Intermunicipal de desenvolvimento sustentável do leste maranhense, serviu de pano de fundo para os prefeitos e demais lideranças politicas e comunitárias, do leste maranhense, cobrarem do vice-governador do Maranhão, que na oportunidade se fazia presente, ações enérgicas do governo Roseana para a região leste do Estado. O discurso do prefeito Flávio Furtado de Duque Bacelar, foi um dos mais eloquentes, e bastante consistente. Flavio Furtado pediu providencias urgente ao vice-governador para à situação precária do tratamento de agua em situações deficitária no município. Como provas, Flávio levou à amostra da agua em litro Pete sensibilizando todos os presentes. Ainda em sua fala, o gestor deu uma pincelada pedindo providencias para outros problemas de seu município e de outros. O caso da agua de Duque Bacelar, a partir daquele momento, virou tema principal da reunião. Em seu discurso, Washington Luís deixou bem claro que a situação da agua de Duque Bacelar, é um caso urgente e deve ser levado a serio. E parece que de forma sensibilizada prometeu resolver a situação. Em conversas com o portal leste maranhense, Flávio Furtado, disse que como o PT, faz parte da base aliada e participa de forma bastante significativa, do seu governo,as coisas pra ele estão mais, fáceis.” Acredito que pelo o fato do PT, está ajudando a nós a escrever a história de Duque Bacelar, participando ativamente de nosso governo o nosso acesso ao vice-governador é bem mais facilitado,” disse Flávio Furtado.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A dança no leste maranhense contagia.


O portal leste maranhense mostrou no final do mês passado, por ocasião do aniversario do prefeito de Buriti, Neném Mourão, os prefeitos; Flavio Furtado, Duque Bacelar, José Leane, Afonso Cunha, e o próprio anfitrião Neném Mourão, Buriti, dançando de mais. Agora, o portal mostra que a dança no leste maranhense, parece contagiar. Na estada do vice-governador Washington Luís na cidade de Afonso Cunha, no último dia 04 de agosto, em uma apresentação folclórica, de um grupo de dança do município, o vice-governador o prefeito José Leane e o prefeito Neném Mourão de Buriti, caíram na dança. O registro fotográfico, mostrado aqui, e do vice-governador Washington Luís e do anfitrião José Leane. Veja na foto do vice-governador o prefeito Neném Mourão.