.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Operação para combater fraudes à previdência prende 11 no MA

A Polícia Federal no Maranhão realizou uma força-tarefa na manhã desta quinta-feira para o cumprimento de 14 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão em quatro cidades. A operação Duas Caras foi deflagrada com a finalidade de reprimir o crime contra o sistema previdenciário. Até o fim da manhã 11 pessoas já haviam sido presas.

Os mandados estão sendo cumpridos em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, e Icatu. As investigações iniciaram em 2009 em parceria com o Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal.

O nome foi escolhido devido ao grande número de documentos falsos utilizados pelos quadrilheiros, com modificação de dados pessoais dos beneficiários, especialmente a profissão e endereço, para a obtenção de benefícios fraudulentos junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Durante a tarde, a PF deve apresentar os resultados na operação.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo




O Dia Mundial do Coração é comemorado nesta sexta-feira, dia 30, mas a Organização Mundial da Saúde – OMS já divulgou nesta quinta-feira, 29, dados graves sobre a principal causa de morte no mundo inteiro: as doenças cardiovasculares.

Segundo a OMS, a cada ano 17,3 milhões de pessoas morrem no mundo pelas doenças cardiovasculares e 80% dos casos são registrados em países de baixa e média renda. Em 2030, o total de mortes por essas doenças deve chegar até 23,6 milhões. Os óbitos provocados por essas doenças representaram 30% do total registrado globalmente em 2008.

Pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, baixa ingestão de frutas e verduras, fumo e sedentarismo são os fatores de risco das doenças cardiovasculares. As expectativas são de que as economias de países como o Brasil, Índia, China, África do Sul e México registrem juntamente uma perda de 21 milhões de anos de vida produtiva em função de mortes precoces provocadas por este tipo de enfermidade.

De acordo com a ONG Federação Internacional do Coração, essas doenças têm afetado historicamente a parcela da população com maior escolaridade e boa renda, em países que estão em desenvolvimento. Porém, esse cenário deve mudar, pois pessoas em idade produtiva e de baixa renda também são afetadas por esse tipo de doença. E no caso das pessoas de baixa renda, as taxas de mortalidade por conta de uma parada cardíaca são mais altas que no outro grupo.

A OMS em parceira com a Federação Internacional do Coração, promove em mais de 100 países atividade como caminhadas, exposições e ações de prevenção das doenças. Entre as prioridades para os próximos anos, a ONG divulgou o aumento de atenção para as doenças cardiovasculares na agenda global de saúde, a melhoria no atendimento a pacientes vítimas de doenças do coração e derrames, a promoção de dietas voltadas para o bem-estar do coração, a melhoria na detecção e controle da pressão alta no mundo, a promoção de atividades físicas para toda a população e o avanço na conquista de um mundo livre do tabaco.

Informações de Agência Brasil

Chávez rebate rumores sobre agravamento de sua saúde e ataca oposição



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez,(foto)respondeu nesta quinta-feira os rumores gerados sobre sua internação por um suposto agravamento do câncer acusando a oposição de querer gerar incerteza e chamou-os a se comprometer e aceitar os resultados da eleição de 2012.
Como tem acontecido nas últimas semanas, Chávez recorreu a um telefonema à emissora estatal "VTV" para reafirmar que sua recuperação "vai bem" e pedir aos venezuelanos que não façam caso dos rumores sobre o suposto agravamento de sua doença.

O líder venezuelano fez os comentários depois de no dia anterior o jornal "El Nuevo Herald de Miami", dos Estados Unidos afirmasse que o líder havia sido internado de emergência na terça-feira no Hospital Militar e que seus médicos avaliavam sua transferência para outra instituição de saúde privada para ser tratado de problemas de insuficiência renal.

O jornal fundamentou a informação baseado-se em "fontes ligadas ao assunto" (sem citar nomes) e garante que o presidente tinha sido internado em "estado geral comprometido" e "bastante grave".

"Eu seria o primeiro, a população me conhece, eu seria o primeiro de todos os venezuelanos a dizer, a explicar e a comunicar qualquer dificuldade no processo (de tratamento). Não surgiu nenhum fato além do normal", garantiu o governante, que teve um tumor cancerígeno retirado em 20 de junho em Cuba.

Chávez considerou que essas mensagens buscam "gerar incerteza" e não hesitou em acusar os "laboratórios de guerra psicológica, principalmente a oposição política" na Venezuela e suas "conexões com o império ianque" de estar por trás deles.

"Se estou internado, eu não sei onde é. Eu estou aqui em meu lugar de trabalho e trabalhando", insistiu Chávez, que na semana passada concluiu o quarto ciclo de quimioterapia em Cuba e afirmou repetidamente que já não há células cancerígenas em seu corpo.

Ele afirmou que com este tipo de informações o que querem é mostrá-lo debilitado como parte de uma estratégia que, previu, "vai sucumbir diante da realidade.

"Eu peço ao povo venezuelano que não faça caso desses rumores", acrescentou, ao comentar que continua o "tratamento duro" que representa os quatro ciclos de quimioterapia e com "muita disciplina" em seu processo de recuperação.

O governante acrescentou que "é bom responder sobre isso", e explicou que na quarta-feira esteve com seu chanceler, Nicolás Maduro, após o retorno da Assembleia Geral da ONU e segue fazendo "suas tarefas em parte".

Chávez aproveitou seu discurso para atacar a oposição e fazer um pedido a eles: assinem um documento se comprometendo a aceitar os resultados eleitorais das presidenciais de 7 de outubro de 2012.

Além disso, ele desqualificou os pré-candidatos que aspiram ganhar as prévias internas da oposição de 12 de fevereiro, quem classificou como pessoas que se ajoelham aos pés dos Estados Unidos, que defendem a corrupção e "o indefensável: o capitalismo".

"Eu peço que exista um candidato, mas um verdadeiro candidato nacional, com o qual fosse possível debater, mas com estes que estão ai, que debate (pode acontecer)?", questionou.

O ministro de Comunicação venezuelano, Andrés Izarra, respondeu na quarta-feira à noite a publicação feita pelo "El Nuevo Herald": "Quem precisa de internação são os jornalistas do "Nuevo Herald", mas em um hospício", indicou Izarra em um comentário em sua conta @IzarraDeVerdad da rede social Twitter.

Nesta quinta-feira, por meio do mesmo veículo, o ministro afirmou: "Nuevo Herald rompe seu próprio recorde de mentiras" e acrescentou que "a campanha de rumores vai ser revertida.

Na mesma plataforma, ele defendeu o governante, dizendo que "@chavezcandanga (usuário no Twitter do presidente venezuelano) seguirá crescendo e os canalhas caindo", em alusão à oposição.

O governante retornou a Caracas há uma semana após dar por concluído o tratamento de quimioterapia que iniciou em julho.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Capitão Luis Rodrigo: o CIRETRAN não é um órgão de excursão de blitz.

O Capitão Luis Rodrigo,(foto) da 3ºa companhia do segundo batalhão de policia Militar do Maranhão sediado em Coelho Neto, também conversou com o portal leste maranhense, agora à tarde, por volta das 16 horas, de hoje, 28 de setembro, em seu gabinete ali no Quartel da PM, para falar sobre as atividades da instituição especificamente, em Coelho Neto.

Como o nosso tema nesses últimos dias é as blitz, o Capitão Luis Rodrigo, inicia a nossa conversa falando de algumas obrigações do estado e município para com o trânsito.

“ As principais atribuições do estado no quesito transporte e blitz, é a situação documental do veículo e do seu condutor. Do município, é parada, estacionamento e normas gerais de circulações.

“Que isso fique bem claro, o CIRETRAN, não é um órgão de excursão. De Blitz.” As blitz são executadas pelos os órgãos de segurança como: Policia Militar Policia Rodoviária e assim por diante, “. Explica o Capitão Luis Rodrigo.

Outro fator decisivo para as blitz constantes nas ruas de Coelho Neto, segundo o Comandante, é o alarmante índice de mortes por acidente no trânsito neste ano de 2011. “Doze óbitos, uma estatística alarmante. Outro grande problema que as blitz têm ajudado a sociedade de Coelho Neto, é na prisão de armas, drogas e traficantes que estão fora de circulação, e outros que nas próximas horas serão presos” comemora Luis Rodrigo.

Esse resultado negativo, também preocupou o presidente da Câmara de Coelho Neto, o vereador Mariano Crateús, que através de oficio pediu dados da secretária de saúde do município, e demais órgão, no sentido de buscar uma solução para à situação.

O comandante nos disse que mortes emblemáticas no trânsito com carreatas e muito clamor da sociedade pareceriam melhorar a situação. “A paz no Trânsito foi aclamada em atos públicos, mas em resposta, o povo acompanha o cortejo fúnebre para o cemitério e passa enfrente o Quartel, com varias motos sem capacete”, lamenta.
Assim como o promotor Dr. Giovani Papinni, Capitão Luis Rodrigo lamentou a politização do episodio do quesito blitz, e a forma como as pessoas joga pra sociedade o trabalho da Policia, no Cumprimento das Leis necessárias. “ é como se a Policia é que estivesse errada,” finalizou.



Escola é inaugurada no Povoado Jacarezinho, em São João do Sóter



O povoado Jacarezinho, na zona rural do município de São João do Sóter, ganhou uma nova escola. A Unidade de Ensino Municipal Manoel P. da Silva” foi inaugurada no final da tarde desta domingo(25). A inauguração contou com a participação de secretários municipais, lideranças políticas e comunidade local e circunvizinhas.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Francisca Bezerra, a nova escola é uma das principais conquistas da comunidade. “Esta é uma comunidade quilombola, por isso toda a estrutura da escola foi pensada para atender especialmente esse povoado. A escola vai dispor de um material didático especial, propício para a cultura desenvolvida na localidade’, explica.

A UEM Manoel P. da Silva foi assim nomeada em homenagem ao fundador do povoado. Atualmente a escola atende crianças de 05 a 14 anos, que correspondem da Educação Infantil ao 5° ano. O povoado Jacarezinho, que possui cerca de 60 famílias, é um das localidades mais distantes do município, a 48 km da sede e faz fronteira com o município de Codó.

Sistema de Abastecimento

Além da escola, a comunidade também ganhou um novo Sistema de Abastecimento de Água. O sistema está abastecendo 90% da comunidade. A expectativa do SAAE de São João do Sóter é que até o final deste mês todas as famílias da comunidade sejam beneficiadas com a água encanada.

Este é o 31° Sistema de Abastecimento de Água inaugurado em São João do Sóter em menos três anos.

Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de São João do Sóter

Dr. Giovanni Papinni, promotor de Justiça: Coelho Neto, a cidade que pode tudo.

Agora pouco, por volta das 13 horas, de hoje, 28 de setembro, o portal leste maranhense, conversou com exclusividade com o segundo promotor de Justiça e diretor de promotorias, da Comarca de Coelho Neto, Dr. Giovanni Papinni Cavalcante Moreira, (foto). O tema principal da conversa foi sobre as blitz que tem se intensificado em Coelho Neto nos últimos dias.

Dr. Giovani Papinni, que responde pela a área da família, nessa comarca, mas quando o assunto é o trânsito, ao lado do outro promotor Dr. André Luis, que responde por improbidade administrativa, os dois trabalham em parceria.

Bastante receptivo, e atencioso, Dr., Giovani Papinni, nos recebeu na promotoria de Justiça da Comarca de Coelho Neto, disposto a falar do papel do ministério público, no trânsito. Durante uma longa conversa e alguns puxarancos de orelhas, e filosofias pautadas com fortes argumentos na lei do transito, iniciamos nossa conversa.

Na avaliação do fiscalizador da Lei, Coelho Neto, tem um dos piores trânsitos com infrações administrativas e penais, de grandes proporções com vitima fatais constantes. “ Quando aquém como os promotores que estão diuturnamente em conjunto com a Policia Militar e Civil para fazer cumprir a Lei, infelizmente, ouvem alguns parlamentares que eram pra estarem preocupados com seu papel de Legislador, vem fazendo apologia a ilegalidade( os que cometem crime no trânsito.” Porque é, que os que estão incomodados nos criticando por estamos cumprindo a Lei, não pagam as multas de seus eleitores, em vez de ficar jogando a sociedade contra nós?” Questiona Dr. Giovanni.

“estamos fazendo um grande trabalho em combate as drogas.” Por dias, às vezes são mais de 15 mandatos de busca e apreensão, em boca de fumo. Infelizmente, Coelho Neto, é um celeiro de motos roubadas, mas nós vamos continuar o nosso trabalho combatendo.,” fala Dr. Giovanni Papinni.

Em nossa conversa o promotor faz varias interrogações, como: é pra deixar o trânsito como está? É certo defender a ilegalidade? Será se algum vereador já solicitou através de projeto de lei, a regularização do trânsito em Coelho Neto, para evitar o alto índice de acidente com vitimas fatais? E aí seguiu com suas pertinentes interrogações.

Na avaliação do promotor de Justiça, Dr. Giovanni Papinni, a cidade de Coelho Neto, era pra ser mais civilizada, se tivesse um trânsito descente.

Antes de iniciarmos nossa conversa sobre o quesito trânsito em Coelho Neto, ao acessar o portal leste maranhense, o promotor lamentou bastante, a politização das blitz e´ segundo ele, a má fé que estão fazendo com Dra. Jakeline Sousa, que na sua avaliação não está fazendo mão a ninguém e sim o bem a sociedade de Coelho Neto, com seu trabalho competente.

O promotor disse que vai continuar como sempre em parceria com as Policia Militar, e Civil esse que ele chama de majestoso trabalho, em prol da vida que é a fiscalização no trânsito.


Sobre a polêmica do CIRETRAN em Coelho Neto.

A Dra. Jakeline Alves de Sousa,Coordenadora do 22° CIRETRAN 22º Circunscrição Regional de Trânsito de Caxias, que reponde pelos os municípios de Coelho Neto, Duque Bacelar, e Afonso Cunha, procurada pelo portal leste maranhense, no final da tarde de ontem, 27 de setembro, conversou com nossa equipe e explicou as suas funções no órgão. Segundo Dra. Jakeline, ela tem sido vitima de comentários maldosos e desprovidos da verdade, por pessoas que intencionalmente querem prejudicar politicamente o seu esposo o vereador Dr. Fernando Couto, PRTB. Segundo ela, os comentários são do tipo, que ela (Dra. Jakeline),está mandado prender as motos em Coelho Neto, e criando empecilhos, na hora de liberar os transportes presos nas blitz .



Na foto, Dra. Jakeline, aparece ao lado do esposo o vereador Dr. Fernando, e populares nas últimas campanhas estaduais



“Eu fui enviada pra Coelho Neto, não para prejudicar os coelho-netenses, mas sim para facilitar as vidas dos condutores de transportes com suas pendencias que antes tinha que ir à Caxias”.” Minha função nunca foi e nem será a de fazer blitz.” Isso é reponsabilidade da policia Militar. E a principal causa do trabalho da PM neste sentido, só eles podem explicar compete a eles, e não a mim. “Minha função é resolver os problemas de quem foi pego na Blitz, dentro da Lei, é claro né. Eu quero que a sociedade de Coelho Neto, entenda a minha função e reconheça o meu esforço não para prejudicar o povo, mas para ajudar.” Quanto à pergunta que você me fez o porquê as blitz, eu volto a repetir, as blitz é de responsabilidade da Policia Militar, seria mais fácil, você fazer uma matéria com o capitão de policia que ele, vai lhe esclarecer muito bem essa historia, Ezequias,” disse Dra. Jakeline.

“Ainda em nossa conversa, Dra. Jakeline também adiantou que tem tratado todo mundo com dignidade e respeito, e trabalha dentro da Lei.” Às vezes, Ezequias, as pessoas pensa que eu posso soltar o seu transporte, e eu conscientizo essa pessoa, que infelizmente eu não posso fazer isso, todo serviço tem suas normas, e as normas onde eu trabalho, são pautadas dentro das Leis de transito.

“Por conta de comentários maldosos com calunias a meu respeito, existe gente em Coelho Neto, que pode acreditar nessa mentira, de que sou eu, que mando prender as motos, mas eu exclusive aceito explicar isso para à população, e ai, o povo vão vê o beneficio que a minha estada em Coelho Neto está trazendo, não é o que estão dizendo essa gente ,” concluiu Dra. Jakeline Alves de Sousa.





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Também em um dilema.

Conforme informações que chegaram até ao portal leste maranhense, o vereador Luís Ramos,(foto) está meio enrolado com a sua situação partidária no PPS.

O parlamentar tenta se sustentar no partido, mas a cúpula local não aceita por alguns fatores: a relação entre o diretório municipal e o parlamentar Luís Ramos, azedou há muito tempo, nos primeiros dias de mandato. Com isso, o presidente Orlando dando como certo a saída de Luís, começou filiar gente dando todas as garantias que não iria ter alguém de mandato. Nos últimos dias Ramos, vem dando demonstrações que quer permanecer na legenda e sofre a rejeição do diretório municipal e seus aliados em São Luís, (como ( Othelino Neto) e dos pré-candidatos a vereador que não querem nem dormir pra sonhar com Luís Ramos no partido ou outro de mandato.

O vereador está indo à São Luís, para definir a sua situação partidária, que segundo membros do partido, é também de ordem financeira . Enquanto isso, os contra ao edil, fica na torcida pra não dá certo e Luís Ramos dá um adeus à agremiação partidária que lhe deu o seu primeiro mandato de vereador.

Márcio Almeida: uma alternativa para os coelho-netenses.


O secretário municipal de transporte do governo tucano em Coelho Neto, Márcio Almeida, (foto) que já está filiado ao PPS, é um nome leve e de muita aceitação na sede e na zona rural do município como pré-candidato a vereador na base aliada do prefeito Soliney Silva, PSDB. foto do blog Lingua Solta Samuel Bastos.
Com um jeito peculiar de sua personagem sem ser um politico polêmico, Márcio Almeida vem sendo um dos pré-candidatos mais falados nos últimos dias que se aproxima o período de filiação para quem vai ser candidato nas próximas eleições.

Por ter participado de varias campanhas de Soliney Silva, Márcio se tornou um verdadeiro conhecedor dos redutos eleitorais tucano, tanto na sede quanto zona rural. O que mais favorece o jovem que embora seja marinheiro de primeira viagem é o carisma que aqueles eleitores apaixonados pelo o atual prefeito têm por ele, ( Márcio). Pelo o visto, não é preciso Soliney nem pedir voto pra ele, à imagem do futuro vereador já está associada naturalmente em seu líder maior.

Márcio Almeida deve ter cuidado com o fogo amigo e com as velhas raposas que pouco fazem em matéria de trabalho, mas no período eleitoral fazem o globo girar de forma que sempre são eleitos.



Na foto, ele aparece ao lado do vice-prefeito de Coelho Neto, sèrgio Guanabara.

Doralice Santana, fala de sua pré-candidatura rumo à prefeitura de Coelho Neto.

O portal leste maranhense conversou agora pouco, por volta das 16 horas, da tarde de hoje, 27 de setembro, no diretório municipal do PRB, de Coelho Neto, com a suplente de vereadora, Doralice Santana, (foto), e pré-candidata a prefeita, onde ela falou um pouco, sobre o seu projeto politico para à cidade de Coelho Neto.

Segundo Doralice Santana, em torno de sua pré-candidatura rumo à prefeitura deste município, há três partidos políticos: o PRB o PMN, e outro que ela disse que não citaria o nome, mas já está consolidado, dentro do projeto. Com 08 pré-candidatos a vereador, e muitos aliados entre lideres políticos e comunitários, a mulher que obteve 718 votos na sua eleição de vereadora, em 2008, e segundo ela de lá pra cá tem feito um grande trabalho, afirma que o seu projeto vem ganhando consistência a cada momento que passa.

Doralice conta com o apoio incondicional de dois deputados: Cleber Verde, federal e Marcos Caldas, estadual ambos do PRB. Inclusive os dois afirmaram isso, nas últimas campanhas e depois delas, para gente ligada à politica do município .

Na conversa, Doralice comentou a sua afinidade politica com o casal Magno e Cristiane Bacelar, e disse ser simpática a frente de oposição existente. Segundo a pré-candidata, em outra oportunidade, ela expõe com riqueza de detalhes os seus projetos já trabalhado em Coelho Neto, e os que ela quer implantar se assim o povo quiser e for da vontade de Deus.


Domingos Jaques de Melo, assim chama quem conhece as aguas do mar balança, as pedras do morro dessem.

A equipe do portal leste maranhense localizou hoje, 27 de setembro, aqui em Coelho Neto, o ex-vereador com três mandatos consecutivos por Coelho Neto, Domingos Jaques(foto).

Enquanto nossa equipe passava em frente a sua residência na Avenida Cordeiro de Farias, (corredor da alegria), avistamos um senhor sentado lendo um jornal: ao chegarmos perto percebemos que se tratava de Domingos Jaques.

Evangélico da Assembleia de Deus, o irmão Domingos Jaques, conversou demoradamente com migo, (Ezequias Martins titular do leste maranhense,) sobre a obra de Deus com temas como, a evangelização pessoal. Como politico, que é, após falarmos das coisas de Deus aqui na terra, falamos da conjuntura politica atual em Coelho Neto.

Um pouco do Histórico politico.

Domingos Jaques de Melo, é piauiense da vizinha cidade de Miguel Alves. A sua militância politica iniciou na cidade de Buriti da Inácia Vaz, no Maranhão, sendo vereador aliado do prefeito Benedito Gonçalves Machado.

Em 1988, Domingos Jaques foi eleito vereador já por Coelho Neto, no palanque do prefeito eleito Waltenir Lopes da Silva, do grupo politico do líder Guanabara.

Em 1992 Jaques se reelege. Em 1996 o edil é eleito para o seu último mandato de vereador no parlamento municipal de Coelho Neto.Fundador do PDT, em Coelho Neto, o ex-vereador contribuiu bastante com o municipio.

Após se afastar da vida pública, o ex-vereador tem um encontro com Jesus, professando uma nova Fé. Membro da igreja Assembleia de Deus, em sua fazenda que fica no município de Buriti, (Santa Inês do Domingos Jaques) tem uma congregação da referida igreja subordinada ao campo de Buriti, que se tornou palco de muitas festas evangélicas.

Atualmente, Irmão Domingos Jaques, devido a sua saúde, que anda um pouco debilitada, vive direto em Coelho Neto., mas com o pensamento em Santa Inês, que está em seu coração. Desejamos muitas felicidades à ele.

Tratou como sem falta, mas faltou como sem dúvida.

A secretária municipal de saúde, Rosângela Curado, (foto) talvez com a intenção de popularizar o governo do prefeito Soliney Silva, na zona rural, (região que está abandonada pelo o poder público municipal ) está querendo ir as grandes regiões do município, falar de saúde.

Os agentes comunitários de saúde da região da grande santa Maria informaram à população que a secretária Rosângela Curado, iria conversar com os usuários do SUS, neste último final de semana, no posto de saúde localizado na Santa Maria.

O povo foi ao local combinado e a nobre secretária, nem si quer mandou avisar porque não foi. Quê quer isso secretária.

sábado, 24 de setembro de 2011

Preço por fidelidade politica, consequências por infidelidade partidária.

O vereador presidente da Câmara de Coelho Neto, Mariano Crateús Filho, (foto) está pagando um preço em nome de uma fidelidade politica, ao seu líder politico Soliney Silva, PSDB, por conta das últimas eleições estaduais.

Para ajudar o prefeito a dá aqui, em Coelho Neto, a maioria dos votos de deputado Federal ao então deputado Gastão Vieira, atual ministro do Turismo, Mariano se prejudicou com o seu amigo e aliado de todas as horas o Deputado Federal Pedro Fernandes, PTB, não votando nele.

Por conta dessa postura politica adotada pelo o presidente da Câmara de Coelho Neto, se prejudicando colocando seu futuro politico em jogo, para salvar os outros, não há registro se ele desabafou com alguém a insatisfação, mas era visível em seu rosto e discurso em toda a campanha.

Agora, quando perdeu o PTB, principalmente para a oposição Mariano deve está refletindo o quanto ele se prejudicou e sabe que Pedro Fernandes, agiu certo, por conta da frustação que ele teve quando achava que seria reconhecido pela a brava luta em prol da classe trabalhadora do grupo industrial João Santos, quando a empresa fechou.

O edil de primeiro mandato, precisa ter a cabeça no lugar e correr atrás não do caldo derramado, mas da carne do caldo que aqui figura a sua reeleição e acima de tudo aprender, que manter a sobrevivência politica muitas vezes se faz necessário contrariar alguém no primeiro momento, e depois de forte se juntar a ele não pelo o passado, mas pelo o presente, como fez Soliney Silva por muitas e muitas vezes para se manter no cenário politico estadual. .

Sinuca de pico.

O vereador de Coelho Neto, decano da casa, Antonio Alves de Andrade, o Toinho da Emater DEMOCRATAS, (foto) está vivendo um dilema angustiante que pode comprometer à sua carreira politica.

À agremiação partidária do parlamentar hoje faz parte da base aliada do prefeito Soliney Silva, PSDB, sob o comando do ex-prefeito Raimundo Guanabara.

Embora vivendo no anonimato nessa última legislatura, Toinho da Emater, se diz oposicionista.

Toinho da Emater iniciou a sua carreira politica ao lado de Guanabara, e esteve aliado do mesmo durante muito tempo. Embora na condição de adversários políticos, como Guanabara é muito humano, talvez quebrasse o galho do compadre Toinho, o negocio é o compadre Soliney quem realmente manda no partido, e que jamais aceita e com razão, uma situação indefinida acalentada, por Toinho, no parlamento municipal. Ao bem da verdade, na hora da disputa diz os mais experientes que, quem é aliado é aliado, quem é adversário é adversário.

Este problema é mais um, que se junta aos outros que surgiram na vida politica de Antonio Andrade, deixando o mesmo insustentável e de reeleição ameaçada. Em minha opinião e de muitos, uma desistência de Toinho em pleno mandato, coroaria à sua carreira politica, fazendo dela a mais bela e “progressora” dos parlamentares coelho-netenses, por tudo que ele representou em nome da nossa gente, sobre tudo o homem do campo.

O cenário politico existente está sendo cruel e implacável com o vereador Toinho da Emater, que parece não haver em torno de si, empolgação e ideologia suficiente, para se sustentar como antes, quando muitos ventos lhe ajudavam a chegar em porto seguro.

Soliney Silva quer emplacar filho em São Luís.




DEU NO BLOG DO LUIS CARDOSO

Atenção pequenos partidos políticos em São Luís: o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva,(foto) busca uma legenda para abrigar seu filho a ser candidato a vereador por São Luís.
O pai anda batendo nas portas das agremiações partidárias como quem pede esmolas. O receio é se ele resolver abrir a bolsa, ou o cofre da sofrida Coelho Neto.

Exemplos assim a classe política já assistiu. Umbelino Júnior, hoje vereador da capital, foi apresentado como um qualquer, sem que ninguém desconfiasse do bolso do pai prefeito.

Depois foi Fufuca Filho, apresentado por Roberto Rocha como mais um. Só depois descrobriram de quem se tratava. Aí já era tarde demais. Comeu a vaga de Edivaldo Holanda. Portanto, fiquem de olhos abertos.



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Acordo prevê rápido trâmite para votação de lei que aprimora o Estatuto Nacional da Microempresa

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Luiz Barreto, se disse à vontade para pleitear apoio ao presidente do Senado José Sarney na votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 77, de interesse do pequeno empresário. "Estou informado que ainda em 1996 o senhor liderou a reivindicação das micro e pequenas empresas para fazer valer a idéia do Simples Nacional", explicou Luiz Barreto.

Na audiência com José Sarney, Barreto ressaltou que o PLC 77 faz pequenas alterações no Estatuto Nacional da Microempresa das quais a mais importante é a que promove reajuste nas faixas de faturamento das empresas. "Ampliando essas faixas em 50% do teto da receita anual para as micro e pequenas empresas poderemos enquadrar no Supersimples milhares de empresas", salientou o dirigente do SEBRAE.

O senador José Pimentel , que vai relatar o projeto na Comissão de Assuntos Econômicos, informou que o acordo no Senado prevê a aprovação do texto conforme aprovado pela Câmara. Pimentel adiantou que conversou com Sarney no sentido de dar celeridade ao trâmite da matéria no Senado: "Aprovando na CAE até a próxima quarta-feira, será possível levar o projeto a plenário no início de outubro".

Pimentel afirmou ainda que com "o presidente Sarney na linha de frente, como grande apoiador das causas das micro e pequenas empresas, vai ser possível cumprirmos nossa meta em tempo mínimo". Sarney elogiou a atuação de Pimentel e seu "trabalho extraordinário à frente desse projeto".

Na opinião do presidente do Senado o projeto "é uma causa que tem quase a unanimidade da Casa" e não terá problemas para sua célere votação. Destacou apenas que a pauta está trancada com 5 medidas provisórias: "É preciso votá-las para liberar a pauta, o que creio acontecerá rápido. São MPs que não guardam grandes divergências".

Sarney, que foi o autor do primeiro projeto de criação do Estatuto da Micro e Pequena Empresa, prometeu empenho pessoal para rápido trâmite do projeto. Também participou da audiência o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, José Tarcísio da Silva.


Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Primavera começa com chuva em áreas há 100 dias em seca

A primavera no hemisfério sul começou oficialmente nesta sexta-feira, 23 de setembro, às 6h04 de Brasília. Segundo a Climatempo, a nova estação representa o retorno da chuva à área central do País, pondo fim à longa estiagem do inverno, que já dura mais de 100 dias em cidades como Brasília.

Por coincidência, justamente no início da primavera deste ano, uma grande frente fria começou a avançar sobre o Brasil e vai levar a chuva para as áreas afetadas pela estiagem. A chuva desta frente fria deve chegar ao norte mineiro, a Brasília e até ao Tocantins.

A primavera começa com risco de temporais no Paraná, em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira, a nova frente fria avança sobre estes Estados. No sábado, a chuva desta frente fria chegará a Goiânia (GO) e a Belo Horizonte (MG), mas poderá ser forte e volumosa em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No domingo, os efeitos da frente fria devem ser sentidos em Brasília, no norte de Goiás e de Mato Grosso. As pancadas de chuva esperadas para estas áreas não devem ser volumosas e nem duradouras, mas serão as primeiras depois de mais de três meses de seca. Para o Tocantins, a expectativa é de que chova na próxima segunda-feira.

No início de outubro, uma outra frente fria deve avançar sobre o Brasil, rompendo de vez com a forte massa de ar seco que normalmente se instala sobre o País no inverno.

Satélite da Nasa pode cair hoje na Terra

Brasília - Um satélite da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) pode cair no final no dia de hoje (23) em algum ponto da Terra. O Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (Uars, na sigla em inglês) está inativo há seis anos.

De acordo com a agência, o risco para a segurança de pessoas e propriedades é “extremamente baixo”. Desde o início dos anos 50, quando começou a chamada corrida espacial, não há relatos confirmados de prejuízos provocados por pedaços de objetos caídos do espaço.

A Nasa informa que existe “uma baixa probabilidade” de que pedaços do satélite caiam nos Estados Unidos, mas as chances não podem ser totalmente descartadas em razão de alterações que podem ocorrer na rota de descida do satélite.

“Ainda é cedo para prever o horário e o local de chegada do satélite, mas as previsões devem se tornar mais precisas nas próximas 12 horas ou 18 horas”, disse a agência, por meio de comunicade

VIOLÊNCIA NÃO É PROBLEMA APENAS DE POLICIA

Deu no portal Paparazo.

Reunióes no hospital da vila luizão. compareceu ao evento (Dr.damasceno Del.de policia cavil) (ASSEPMMA) (Dr.marcelo,diretor do CAPS AD (alcool drogas)(Dr.Raimundo coordenador estadual da politica de saúde mental. na oportunidade foi tratado de assuntos referentes à violência como um todo e de suas principais causas como as drogas entre elas o álcool e o crack.
O especialista no assunto palestrou sobre os problemas que as drogas causam as comunidade e aos gestores públicos municipais e estaduais.
O dr. Marcelo também destacou a importância dos CAPS para uma comunidade no tratamento de doenças mentais e no apoio aos usuários de drogas, também ressaltou que esses CAPS devem realmente funcionar, descentralizando assim os problemas dos poucos núcleos que existem para tratar do assunto. Também compareceu ao evento o Dr. Raimundo, Coordenador Estadual da Política de Saúde Mental.

sede do hospital.

A Dr. Cristiane Vasconcelos Bacelar, Diretora do Hospital da Vila Luizão, diga-se de passagem, muito bem administrado, pois, de entrada já se vê a higiene, limpeza, educação e presteza de todos os funcionários. Posso está enganado, mas, o trabalho que está sendo feito nesse hospital pela Dr. Cristiane e seus colaboradores não é aquele que é conhecido em muitas instituições, em que quando tem um evento, levanta-se o tapete esconde-se o lixo em baixo e pinta-se meia dúzia de paredes só para aparecer bem na foto e depois continua a mesma desgraceira, possa ser que esteja equivocado sobre o que estou escrevendo, mas, já ouvi vários elogios sobre esse hospital.

Em sua palestra, deu mais um grande exemplo de boa gestão pública, que deve ser seguido por vários marmanjos incompetentes e corruptos que estão à frente de varias instituições públicas, quando relatou que a violência e as drogas não é um problema exclusivo de policia, e sim de administração pública, confirmando o que venho escrevendo nesse espaço. A Dr. Cristiane ainda lembrou que não se deve ser dado ênfase apenas ao bem material e sim tratar o individuo na sua totalidade envolvendo todo o sistema a sua volta. – Para se tratar um jovem não basta jogá-lo em um centro de atenção psíquico social, devem também ser trabalhados os adultos a sua volta, o contexto moral econômico e social, ela também destacou a necessidade de um CAPS para a comunidade e adjacência.


Quero agradecer em particular e em nome da (ASSEPMMA) a Maria da Gloria, Líder comunitária, além de ser uma das Conselheiras de Segurança da região; a comunidade da Vila Luizão e adjacência; a Dr. Cristiane e seus colaboradores, pelo convite e oportunidade de está presente nesse evento e ser testemunha da força e da garra que a Cristiane deixa transparecer a todos que a cercam.

Abbas entrega à ONU pedido de reconhecimento de Estado palestino



O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, entregou nesta sexta-feira ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a carta de reivindicação para ingresso de um Estado palestino com status pleno no organismo. Depois de revisá-la para assegurar que está conforme o artigo quatro da Carta de Nações, Ban deve então remetê-la ao Conselho de Segurança da ONU, composto de 15 membros.


O presidente palestino Mahmud Abbas entrega ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pedido de adesão formal de seu Estado à ONU
Abbas reforçou o pedido durante discurso perante a 66ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, pedindo o reconhecimento de um Estado conforme as fronteiras anteriores à Guerra do Seis Dias, de 1967, que incluem a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Para ingresso na ONU, é preciso obter no principal órgão de decisões da organização multilateral uma maioria de nove votos e nenhum veto dos cinco países com esse direito (EUA, França, Reino Unido, Rússia e China). No entanto, o presidente americano, Barack Obama, já anunciou que vetará o pedido palestino.

As negociações diretas entre palestinos e israelenses estão estagnadas há um ano por causa da recusa de Israel em evitar novos assentamentos de colonos. O Conselho de Segurança não tem um prazo definido para analisar a carta palestina, mas, segundo especialistas, esse processo pode levar várias semanas.

Com o provável fracasso da tentativa de obter o reconhecimento completo no Conselho de Segurança, os palestinos devem então pedir à Assembleia Geral que aprove a mudança de seu status de "entidade" para "Estado observador não-membro" - que é usufruído por outros, como o Vaticano, e contra o qual um veto não é possível. Para aprovar a mudança, precisariam de dois terços dos 193 votos da Casa.

Violência na Cisjordânia

Um palestino foi morto por disparos durante um confronto com soldados israelenses e colonos na Cisjordânia, em um sinal de aumento de tensão pela reivindicação palestina. O incidente, testemunhado por um repórter da Associated Press, começou quando 200 colonos queimaram e desenraizaram árvores nesta sexta-feira perto da vila palestina de Qusra.

Habitantes locais jogaram pedras nos colonos. Soldados israelenses usaram gás lacrimogêneo e depois munição real. Os colonos também dispararam suas armas. O homem morto foi identificado como Issam Badran, de 35 anos. Um médico palestino disse que ele foi atingido no pescoço. Outro palestino foi ferido e levado pelo Exército.


Palestinos retiram homem morto por disparo de soldados durante confrontos iniciados depois que colonos israelenses atacaram vila palestina de Qusra
No posto de controle no cruzamento de Qalandiya, um cruzamento-chave entre Jerusalém e a Cisjordânia, dezenas de jovens palestinos arremessaram pedras e garrafas contra as forças de segurança nesta sexta-feira.

Segundo a rede de TV CNN, não há feridos. Centenas de forças de segurança de Israel estão posicionadas no local, mas não recorrem à violência.

Segundo a polícia, três jovens palestinos foram presos em Beit Hanina, em Jerusalém Oriental, depois de terem lançado pedras e posto fogo em pneus. Dois outros jovens foram presos em Jerusalém depois de tentar entrar à força no Monte do Templo. Ninguém ficou ferido.


Prefeito Zito recebe mais uma comenda de Honra ao mérito

Vinculado ao Ministério do Planejamento, o GESPÚBLICA consiste em melhorar o relacionamento entre servidor e a população. Em Codó único município do Maranhão a aderir ao Programa de Excelência na Administração Pública, o processo de implantação teve inicio em 2009, mas foi implantado em definitivo a partir do ano seguinte. Sob a coordenação da Secretaria de Administração, o Gespública qualificou cerca de 1000 servidores municipais. Em reconhecimento ao esforço e a determinação de implantar o programa no município, o prefeito Zito Rolim foi homenageada em agosto, pelo NEP-GESPÚBLICA com uma comenda de Honra ao Mérito que foi entregue durante a solenidade alusiva ao Dia Nacional do Voluntariado realizada no Auditório do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Um bom número de servidores públicos do município de Codó testemunhou mais uma importante conquista do povo codoense.
“Esse prêmio que não é só meu, mas de todos os servidores municipais me deixa muito orgulhoso, mas ciente de que a nossa responsabilidade só aumenta, pois queremos e precisamos melhorar cada vez mais o relacionamento entre servidor e população.” Afirmou o prefeito Zito durante o seu pronunciamento. Esta é a quarta importante premiação que o Governo da Nossa Gente recebe. A primeira foi em Curitiba pela campanha de humanização do trânsito, a segunda foi em Recife “Medalha Dom Pedro II” indicada aos gestores que mais investem em saúde, a terceira premiação veio do governo do estado do Maranhão que reconheceu o SAMU de Codó como o mais eficiente do Estado.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bacelar é empossado na CPRM, pregando prioridades para o Maranhão.




A sede no Rio de Janeiro.
O ex-deputado estadual Antônio Bacelar, PV, (foto) foi empossado na diretoria da CPRM, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais-do Ministério das Minas Energias nessa terça-feira, 20 de setembro, as 1130, no nono andar no salão de atos do referido Ministério no Distrito Federal. A solenidade contou com a presença de varias autoridades, funcionários do Ministério e políticos maranhenses que foram prestigiar Bacelar. Após dá posse ao novo diretor de Relações Institucionais e desenvolvimento da CPRM, o Ministro das Minas Energias o senador Edson Lobão, PMDB, fez um breve discurso. Falou um pouco da pessoa do novo diretor e do otimismo que toma conta em torno da nova gestão, e desejou a ele boa sorte. Ainda em sua fala Lobão fez questão de citar um pouco da trajetória do politico e Geólogo Antônio Bacelar, e disse acreditar em um verdadeiro sucesso dele diante da nova empreitada. A atuação de Antônio Bacelar na condição de novo Diretor da CPRM, é em todo o território Nacional: mas terá que está com frequência em Brasília onde fica o setor administrativo e, no Rio de Janeiro, onde está a parte técnica. Como diretor de relações institucionais e desenvolvimento da CPRM, Antônio Bacelar, vai comandar também, o departamento de relações institucionais e divulgações, o departamento de informações institucionais o departamento de apoio técnico e o centro de desenvolvimento tecnológico do ministério das Minas Energia, o mais importante do governo Federal. Com três mil e seiscentos e cinquenta funcionários, a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais, (CPRM) têm as atribuições dos serviços geológicos do Brasil. As prioridades maranhenses. Em contato com o portal leste maranhense, o novo diretor disse por telefone direto de São Luís, que as suas primeiras ações no Maranhão, são três: o mapeamento geológico do estado, o mapa da geodiversidade e o mapa das ocorrências Minerais. Ainda em seu contato conosco, Antônio Bacelar, nos adiantou que na primeira audiência que terá com o Ministro Edson Lobão, pedirá uma regional da CPRM para São Luís. “quando isso acontecer, as nossas ações, no estado ganhará uma rapidez precisa. Mas a ausência da sede no Maranhão, não vai nos impedir de mostrarmos trabalho e compromisso com o nosso estado ” disse Antônio Bacelar.

Cristiane Bacelar: esperança de um povo.

A pré-candidata a prefeita de Coelho Neto, pela frente de oposição a força de um ideal de Coelho Neto, Cristiane Bacelar, PTB, (foto) segunda colocada na enquete do leste maranhense, é um dos nomes que aglutina força, esperança e acima de tudo confiança politica para aqueles que sonham com melhores dias para o nosso município.

Quando chegou aqui em Coelho Neto, na condição de esposa de um dos filhos mais ilustre de nossa cidade, (Magno Bacelar) Dra. Cristiane, também iniciou um trabalho de grande relevância para nossa gente: aqueles que mais precisavam.

Depois que o esposo foi eleito prefeito, Dra. Cristiane ampliou as ações já na condição de secretária de Assistência Social em varias áreas dando dignidade aos Menos favorecidos da sede e da zona rural.

Uma de suas primeiras ações como titular da pasta foi conscientizar os beneficiários dos serviços sociais que eles(os serviços) não são favores, sim uma obrigação do poder público de prestar ao povo com qualidade. Entre as suas metas de trabalho está a inclusão dos ciganos, quilombolas, e outros excluídos em nosso município, no seio da sociedade com politicas públicas, e a valorização do ser humano.

Em lugares em que o atual prefeito Soliney Silva, nunca pisou durante a sua carreira politica em Coelho Neto, Cristiane e Magno, visitavam com frequência, e transformaram a história de seus moradores com benefícios dignos.

Todos os rincões do município de Coelho Neto, conheceram e tiveram a oportunidade de presenciar ou ganhar benefícios das politicas públicas do governo magno.

Cristiane Bacelar diagnosticou com muito critério, os principais problemas de nosso município e na condição de primeira dama, levava ao esposo e muito deles tiveram soluções.
Por todos os lugares por onde passou mostrou competência e sensibilidade para com as situações adversas de seu semelhante. Portanto ela está credenciada dentro do município de Coelho Neto, para pedir voto.

Como se não bastasse os relevantes serviços prestados como secretária de assistência social ou como primeira dama, de Coelho Neto, Cristiane está fazendo um grande trabalho como diretora do hospital estadual Dr. Adelson de Sousa Lopes, da Vila Luizão em São Luís, mostrando à sua capacidade de gestora.

Lidar com gente ela sabe sem demagogia e muito menos sem menosprezo. Cristiane é uma das pessoas que está habilitada com experiências vividas no dia a dia colhidas enquanto participou ativamente da gestão do esposo a ser prefeita de Coelho Neto.



Cerca de 200 mil jovens com deficiência estão fora da escola, diz MEC

Quase metade das crianças e adolescentes (48%) com algum tipo de deficiência e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) está fora da escola. A proporção equivale a cerca de 200 mil jovens que deveriam estar estudando, mas não conseguiram vaga nas escolas ou as famílias não efetuaram a matrícula.

Os números são do Ministério da Educação (MEC) que nesta quarta-feira (21) lançou em Brasília a 2ª edição do Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas. De acordo o ministro Fernando Haddad, o grande contingente é fruto de problemas culturais (as famílias não têm a compreensão da necessidade e do direito de as pessoas com deficiência estudarem) e também da "falta de iniciativa" do Poder Público local.

Haddad espera que as secretarias de Educação dos estados e dos municípios busquem as crianças e os adolescentes que não estão na escola. "Eu tenho o cadastro de todas as crianças que recebem por lei um salário mínimo em virtude de uma deficiência [o BPC]. Eu tenho esse cadastro [da Previdência Social] e cruzo com o do MEC. Se eu não encontro a criança matriculada, eu tenho que visitar essa criança", recomendou o ministro ao salientar que a busca ativa está sendo feita desde 2008. "Cem mil crianças já foram resgatadas com esse processo, nós temos que buscar essas 200 mil."

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Cláudia Pereira Dutra, muitas famílias têm medo de perder o benefício ao matricular os filhos porque, na visão dessas pessoas, a frequência escolar seria a comprovação de que não existe invalidez. Cláudia afirma que não há essa possibilidade e esclarece que a Constituição Federal (Artigo nº 205) determina que a educação é "direito de todos e dever do Estado e da família".

"Esse recurso [do BPC] é para promover a qualidade de vida das pessoas, entre eles, o exercício do direito à educação", salientou.

Segundo Cláudia, desde 2007, mais de 24 mil salas de recursos multifuncionais (com equipamentos, mobiliários, material para atendimento especializado) foram instaladas nas escolas públicas (investimento de R$ 150 milhões). Anualmente, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) oferece R$ 100 milhões para a adequação física de escolas (construção de rampas, instalação de corrimão, adaptação de banheiros).

Na opinião da secretária, além da adequação física e da formação dos professores, é fundamental a compreensão dos profissionais que atuam nas escolas de que muitas pessoas com deficiência necessitam do apoio de um acompanhante permanentemente - como parentes que possam ficar na escola para ajudar em atividades em sala, na locomoção, na alimentação e no uso dos banheiros.

No ano passado, escolas públicas de 420 municípios de todo o país inscreveram 713 iniciativas para concorrer ao Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas. Uma escola em cada região foi premiada. Este ano, o prêmio terá três categorias: escolas públicas (para experiências pedagógicas exitosas); secretarias de Educação (para gestão do sistema de ensino que gere inclusão); e estudantes de escolas públicas (para texto narrativo sobre o tema A Escola Aprendendo Com as Diferenças, que deve ser elaborado por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio). O primeiro colocado recebe um notebook.

As inscrições devem ser feitas até 31 de dezembro, o regulamento está no link: http://peei.mec.gov.br/interna.php?page=1. Além das três categorias, a premiação fará menção honrosa à experiência pedagógica de educação infantil. "O estímulo nesta fase é fundamental para que o aluno não tenha dificuldade de adaptação no futuro", aponta a secretária Cláudia Pereira Dutra.

Fonte: Agência Brasil

Bira rebate declarações do Secretário de Saúde do Estado

O deputado Bira do Pindaré (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (21) para rebater as declarações do Secretário de Saúde do Estado. Na sessão especial de ontem (20), o Secretário afirmou que o Programa “Saúde é Vida” segue o modelo de programas de saúde do Governo Federal.



O Secretário afirmou que o Governo do Estado não vai abrir concursos públicos para profissionais da área de saúde nos 72 hospitais prometidos pela Governadora. Ele também garantiu que essa atitude era a mesma adotada pelo Governo Federal.



O Deputado petista comunicou aos demais parlamentares, que a Câmara dos Deputados aprovou, na tarde de ontem (20) a criação da empresa brasileira de serviços hospitalares (Esbserh). Desmentindo o Secretário de Saúde, Bira deixou claro que o programa do Estado não tem nada a ver com o modelo do Governo Federal.



“Eu sou empregado de uma empresa pública, Caixa Econômica Federal, e ingressei por concurso público, é a única forma de ingresso que existe em uma empresa pública, portanto se o modelo do Maranhão for este modelo aqui também vai ter que fazer concurso, e o deputado disse aqui claramente que para profissionais de saúde não haveria concurso”, esclareceu Bira.



De acordo com o Ministério da Saúde o Maranhão ocupa a última colocação em número de médicos por habitantes do país. Bira criticou o modelo do Governo Estadual que não valoriza as pessoas e os profissionais, também defendeu os concursos como único caminho para o ingresso no serviço público.



“Nós vamos levantar essa bandeira aqui insistentemente, por que isso sim é profissionalismo, isso é valorizar os profissionais da área de saúde, os médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares que atuam na área”, defendeu Bira.



Segundo o petista a proposta do Governo Federal não precariza as relações de trabalho e regulamenta as relações de trabalho inclusive pelas exigências do Tribunal de Contas da União. O TCU denuncia que as fundações vem precarizando a saúde pública e defende a criação de uma empresa para garantir os concursos públicos, valorizando o profissional da área de saúde.



“Venho aqui para prestar esse esclarecimento, para reforçar esse entendimento e para rebater essa percepção distorcida que o Secretário teve ontem, quando disse que o modelo estadual é igual ao modelo do PT, não tem nada haver, as pregas com as calças, é totalmente diferente”, concluiu Bira.

Acidente deixa trânsito lento nos dois sentidos da BR-135

O acidente com um caminhão que transportava verduras e frutas aconteceu no Campo de Perizes.
Um acidente deixa o trânsito lento, nesta quinta-feira (22), na BR-135, no trecho de Campo de Perizes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi avisada sobre o acidente logo no início da manhã.



De acordo com as primeiras informações, o acidente foi provocado por um caminhão que transportava verduras e frutas e teve apenas danos materiais. O acidente, no entanto, complica o trânsito nas duas vias da rodovia, de saída e entrada da capital.



Nas últimas horas, a PRF registrou nove acidentes em rodovias federais que cortam o Estado, sendo cinco com danos materiais e quatro com feridos. Ao todo, seis pessoas ficaram feridas em acidentes.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Veja o que disse Augusto Nunes, colunista da revista veja com o novo Ministro do Turismo. É muito preconceito.



Pelos primeiros sermões de Vieira hoje na TV, o novo ministro é troncho e igualmente medíocre – traços genéticos dos sarneyzistas. As outras características do DNA do grupo virão a seu tempo – cabendo a vigilância à imprensa naturalmente.

Repasse do FPM é bloqueado a 47 prefeituras do MA

Deu no imirante.com

SÃO LUÍS - No Maranhão, 47 prefeituras estão com o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados. Débitos com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são os motivos para a suspensão da verba obrigatória. Na lista estão municípios como Açailândia e Imperatriz, que, junto com os demais, terão dificuldades de repassar a verba orçamentária para as Câmaras Municipais na terça-feira, dia 20.


O mês de setembro não pode ser considerado um dos melhores para os prefeitos de todo o país. Isso porque ao contrário do que se esperava, o dinheiro do FPM será 26% menor do que o previsto em relação ao mês anterior. Na primeira parcela, debitada no dia 10, algumas prefeituras do Maranhão, por exemplo, ficaram com as contas zeradas e já existiam parcelamentos de débitos com o INSS.


Aliado à queda do FPM, os gestores municipais também convivem com o bloqueio do envio da verba pela existência de débitos com o INSS. Este é o caso de 47 prefeituras maranhenses que não receberão o segundo decêndio de setembro. Estão na lista as prefeituras de Açailândia, Imperatriz, Davinópolis, Nova Colinas, Amarante, Estreito, Porto Franco, Ribamar Fiquene, Lajeado Novo, Senador La Rocque, Buritirana, João Lisboa, Grajaú, Carolina e Benedito Leite.


Débitos


Dessas 47 prefeituras, 15 estão com débitos tanto com o INSS quanto com o Pasep. Outro dado alarmante é que pelo menos 13 desses municípios já tiveram o repasse do FPM bloqueados nos meses de abril, maio, junho e julho. Até o depósito da primeira parcela do FPM de setembro, eram 52 municípios com contas bloqueadas. Cinco prefeituras conseguiram quitar o débito.


Esse é o caso de Loreto, que estava com débito de R$ 109 mil com o INSS e conseguiu quitar a dívidas dois dias após anunciado o bloqueio do repasse do fundo. “Conseguimos pagar, apesar das dificuldades. Utilizamos o dinheiro do ICMS, que tínhamos de reserva, e é com esse recurso também que vamos pagar a Câmara e a folha dos funcionários da administração municipal”, explicou o prefeito Germano Martins Coelho.


A cidade de Loreto tem o repasse do ICMS maior que da maioria dos municípios com até 20 mil habitantes, já que fica na região do sul do Maranhão, onde há produção de soja. Além de Loreto, Alto Parnaíba, Fortaleza dos Nogueiras e São Félix de Balsas já estão com o FPM desbloqueado.


Câmaras


O não recebimento da segunda parcela do fundo implicará diretamente no repasse que as prefeituras devem fazer às Câmaras Municipais, já que é no segundo decêndio que esse pagamento é feito. “Existem casos piores, visto que, com a queda do FPM e os parcelamentos de débitos com o INSS, no primeiro decêndio muitos prefeitos não receberam nada, prejudicando até o pagamento da folha da Prefeitura. E mesmo com o que vai receber agora dia 20 não será suficiente para honrar com os compromissos”, afirmou Júnior Marreca, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).


Pela Constituição Federal no artigo 29-A, no parágrafo 2º, o prefeito é obrigado a repassar o duodécimo até dia 20 de cada mês às Câmaras Municipais. Caso contrário, a penalidade pode ser a cassação do chefe do Executivo. O problema é que os municípios com o FPM bloqueado não terão como efetuar o pagamento ou terão que deixar outros pagamentos de lado para enviar o duodécimo ao Legislativo Municipal.


Este é o caso da Prefeitura de Imperatriz, que está com o repasse do fundo bloqueado por uma dívida de R$ 350 mil com o INSS. Mas, mesmo que recebesse o FPM, teria dificuldades em honrar o pagamento com a Câmara. Segundo o prefeito Sebastião Madeira, a Câmara de Imperatriz recebe por mês R$ 715 mil e, mesmo que dia 20 recebesse o segundo decêndio, que é de R$ 202 mil, não daria para efetuar o repasse.


“Tenho que me virar. Às vezes atraso um ou outro pagamento, pago multas, mas com os cuidados devidos conseguimos administrar”, disse Madeira.


Ainda de acordo com o prefeito de Imperatriz, quando assumiu a Prefeitura, recebeu o débito de R$ 106 milhões com o INSS. Uma negociação foi feita e a dívida foi parcelada em 240 meses. Este mês, a parcela de R$ 2,5 milhões não foi paga completamente restando R$ 350 mil. Sobre esse débito, Sebastião Madeira garante que até segunda-feira será pago.



Repasse


No entanto, esse pagamento não vai garantir o recebimento do segundo decêndio, já que as dívidas deveriam ser pagas até o dia 15 deste mês, ou seja, cinco dias antes da verba ser creditada. “Sinceramente, esses R$ 200 mil do dia 20 não farão tanta diferença, já que a Prefeitura tem uma dívida de R$ 350 mil para pagar ao INSS. Estamos preocupados em repassar a receita da Câmara e para isso vamos buscar dinheiro de outros tributos, como o ICMS e os recursos próprios”, garantiu Sebastião Madeira.


O orçamento da Prefeitura de Imperatriz é composto pelo FPM – que representa 50% - e mais o ICMS, ISS e IPTU, que compõem o restante. Esse quadro não é o mesmo para a maioria das prefeituras do Maranhão, que têm no FPM a maior receita do município. Cidades menores como Lajeado Novo, Benedito Leite e Nova Colinas, por exemplo, recebem, em média, por mês mais de R$ 400 mil em repasse do fundo de participação já com os descontos da educação e saúde. Essa é a principal fonte dos recursos da Prefeitura, que tem que repassar cerca de 7% para o Legislativo municipal.



Abbas espera 'tempos difíceis' após pedido de adesão à ONU

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas,(foto) afirmou que os palestinos devem esperar "tempos muito difíceis" após o pedido de adesão de seu Estado à Organização das Nações Unidas (ONU), que deve ser apresentado no próximo fim de semana.

"Depois do dia 23 de setembro, as coisas ficarão muito difíceis", declarou Abbas durante a viagem de Amã, na Jordânia, a Nova York, nos Estados Unidos, onde acontece a Assembleia Geral da ONU.



Questionado sobre se tinha recebido ameaças de autoridades americanas que tentam impedir a campanha na ONU, o líder respondeu: “Não é uma questão de ameaças, mas eles disseram que as coisas serão bem difíceis depois”, afirmou. “Não sabemos até que ponto. Saberemos depois.”

"Nosso passo não é um salto no vazio. Procuramos nossa independência e levantamos esta questão diante da comunidade internacional. Quando nos darão o direto de um Estado?" questionou, fazendo um apelo para que Israel não deixe "passar a oportunidade para a paz".

Abbas afirmou que não desistirá de pedir o reconhecimento do Estado palestino pela ONU, apesar de estar sofrendo “intensa pressão”.

Abbas se reunirá nesta segunda-feira com Ban Ki-moon e com o chefe da diplomacia russa Serguei Lavrov. Ele deverá reivindicar a admissão de um Estado da Palestina dentro das fronteiras do dia 4 de junho de 1967, que inclui a Cisjordânia, a faixa de Gaza e Jerusalém Oriental como capital.

Israel rejeitou categoricamente este anúncio. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu estará na terça-feira em Nova York para explicar a "verdade" de Israel frente às reivindicações palestinas.

Ele deve se reunir na quarta-feira com o presidente americano Barack Obama e irá discursar na sexta-feira na tribuna da Assembleia Geral das Nações Unidas, depois do líder palestino.

Um esforço diplomático tenta evitar o pedido palestino nas Nações Unidas. No domingo, líderes do Quarteto do Oriente Médio (Estados Unidos, ONU, Rússia e União Europeia) se reuniram em Nova York, mas não publicaram nenhum comunicado sobre o assunto.

Tony Blair, enviado especial do Quarteto, assegurou que as negociações devem continuar até o último minuto para tentar convencer os palestinos a abandonar a campanha

"Acredito que existe um meio para evitar um confronto", declarou Blair, em entrevista à rede ABC. "A única maneira para que consigam o reconhecimento de um Estado palestino é passando por negociações.”

Com AFP, Reuters e BBC

Em missão.

Talvez já na condição de emissário do Senador e Ministro de Ninas Energias Edson Lobão, em nome de seu projeto para 2014, Antonio Bacelar, esteve neste último domingo, 18 na cidade de Duque Bacelar, reunido com o prefeito Flávio Furtado, PPS, convidando o mesmo para se filiar ao PV, Partido Verde.

Antonio Bacelar foi durante muitos anos adversário político de Flávio Furtado. Todas as eleições de deputado estadual Bacelar era votado em Duque Bacelar, por Chico Burlamaque, o Dr. Chico, que foi prefeito no município quatro vezes, e histórico adversário do atual prefeito.

No cenário presente, quando o ex-parlamentar está na condição de articulador de um grande projeto, as ideologias e indiferenças partidárias do passado não fazem parte do tabuleiro: a diplomacia e a civilidade são as senhoras da razão.

Flávio Furtado votou em deputado Federal em Nice Lobão, esposa de Edson Lobão, articulado por Edinho, filho do Senador. Embora seja aliado ao Palácio dos Leões, Flávio Ainda está filiado ao PPS, partido de oposição ao governo Roseana Sarney. A reunião com Antonio Bacelar principal articulador da legenda verde na região foi designada pelo o diretório estadual do partido no Maranhão, com as bênçãos da governadora Roseana Sarney e agrada Lobão, que não pode formular um convite ao mandatário para se filiar ao PMDB, seu partido, pelo o fato da legenda em Duque Bacelar, pertencer ao ex-prefeito Chico Burlamaque, seu principal adversário.

Ou para o PV, ou para outro partido da base aliada, Flavio Furtado deve ir para ser contado entre os que fazem parte do projeto arquitetado no Palácio dos Leões, de eleger o sucessor da Governadora Roseana Sarney, quando a mesma dependurará a chuteira.

Bacelar no segundo escalão do Governo Dilma Rousseff.

O portal leste maranhense noticiou em primeira mão, que o ex-deputado estadual Antonio Bacelar, PV (foto), assumiria nesta semana um cargo de confiança no governo do Maranhão. Falaram-nos que seria minas energias como eu não tinha certeza não citei qual seria a pasta, por termos um cuidado com a informação que passamos aos nossos leitores e a gente não tinha muitos detalhes, entrei em contato com o próprio Bacelar, ai tive mais informações.

Antonio Bacelar foi convidado pelo o ministro de minas energias o Senador Edison Lobão, e pré-candidato a governador do Maranhão, e não por Roseana, a ocupar um cargo de confiança ligado ao ministério do qual ele é ministro. O cargo se constitui no segundo escalão da presidente Dilma, e o ex-parlamentar deve escolher se fica em Brasília, ou no Rio de Janeiro, para exercer suas funções.

Em conversas com o portal leste maranhense, por telefone, Antonio Bacelar, antecipou que se depender dele, ficará no Distrito Federal, acompanhando as movimentações políticas do país. Mas, “adiantou:” digo isso, mas trabalharei no Rio de Janeiro, sim, sem nem um problema. Para Servir o meu País, e representar o meu povo, numa função importante como essa, pra mim já é uma honra, independente de onde vou trabalhar. Agradeço a Deus em primeiro lugar e ao nosso povo, nossos irmãos coelho-netenses, e o Maranhão. “Essa indicação é de vocês,” disse Antonio Bacelar.

Essa iniciativa do ministro Edison Lobão, de contemplar o ex-deputado Antonio Bacelar, com um cargo no segundo escalão do governo Dilma Rousseff, PT, no ministério de ninas energias, garimpou para si, um forte cabo eleitoral e com grandes influencias na política da região leste maranhense, para o seu projeto de ser governador do Maranhão pela a segunda vez.

Bacelar é articulador e forte formador de opinião com grandes trâmites em todo o estado. Como defensor da pré-candidatura de Lobão, na região o projeto ganha mais força e passa a ter a simpatia da maioria dos Bacelar.

Então está explicado; Antonio Bacelar, foi convidado não por Roseana ,mas sim, pelo o ministro de ninas energias o senador Edison Lobão, a exercer uma função em um órgão ainda não identificado por nós do leste maranhense,sabemos que é do ministério e do segundo escalão da presidenta.



sábado, 17 de setembro de 2011

Música evangélica quer benefícios de lei de incentivo cultural

Agilizar a votação de projeto de lei ( PLC 27/2009 ) que reconhece a música evangélica como manifestação cultural. Isso significará, entre os benefícios, que ela poderá usufruir da Lei Rouanet de incentivo à cultura. Esse foi o apelo trazido ao presidente José Sarney, nesta tarde, por um grupo de lideranças evangélicas que já se reuniu na Casa também com a Frente da Família. Explicaram que projeto nesse sentido foi aprovado na Câmara dos Deputados, em duas comissões do Senado, e aguarda apenas ser incluído na pauta de votação do Plenário. A expectativa é que, no início de novembro, quando acontecerá o Encontro Nacional de Lideranças Evangélicas, em Brasília, na Câmara Distrital, a proposta já seja lei, sancionada pela Presidência da República. No evento, a idéia é homenagear o presidente do Senado, da Câmara, Marco Maia, e a presidente Dilma Rousseff. "Trata-se de anseio de toda a comunidade artística, gospel e evangélica, que tem uma representação importante, que movimenta milhões de reais na sociedade. Contamos com a sensibilidade do senador José Sarney", disse Wilton Acosta, presidente da Federação Nacional Cristã dos Evangélicos do Brasil e do Fórum Evangélico Nacional de Ação e Política (Fenasp), ao informar que a bancada evangélica atual no Congresso é de 76 parlamentares. "A população evangélica no Brasil é considerável, em torno de 40 milhões de pessoas, merecemos e precisamos que essa lei seja aprovada", completou o pastor Antonio dos Santos (PSC-SE), deputado estadual e presidente da Associação dos Parlamentares Evangélicos do Brasil.
Também presentes à audiência, representantes da Confederação dos Conselhos de Pastores Evangélicos e da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara.

Chávez retorna a Cuba para mais um ciclo de quimioterapia


Brasília - O presidente venezuelano, Hugo Chávez,(foto) anunciou que retornará hoje (17) a Havana, capital cubana, para se submeter ao quarto ciclo de quimioterapia. Em entrevista à emissora de televisão estatal VTV, Chávez disse acreditar que esta será a última etapa de tratamento, “que permitirá dizer adeus ao câncer”. “Hoje eu vou fazer uns exames e amanhã cedo começarei o quarto ciclo de quimioterapia. O mais provável é que seja o último e já viraremos essa página. Adeus ameaça de câncer. Vamos à vida. O caminho vai ser longo e a batalha que vem é dura, aqui em nossa América”, disse Chávez, após se encontrar no Palácio Miraflores, sede do governo da Venezuela, com o presidente boliviano, Evo Morales. Morales também viajará com Chávez para Havana, onde os dois têm um encontro marcado com o presidente cubano, Raúl Castro, e com o ex-presidente de Cuba Fidel Castro.

Em primeira mão: Antonio Bacelar terá cargo no governo Roseana.



O ex-deputado estadual Antonio Bacelar, PV, a partir da próxima semana, será promovido ao um cargo de confiança do governo Roseana Sarney. As conversações vinham avançando em torno do assunto nos últimos dias, mas a confirmação só se deu hoje, 17 de setembro, ao meio dia através de um telefonema, que o ex-parlamentar recebeu em sua residência aqui em Coelho Neto.

Bacelar viajou para a cidade de Buriti de Inácia Vaz, onde participaria de um ato político das oposições daquele município, e teria confidenciado há amigos a indicação bastante entusiasmado.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Viravolta em Buriti.

Na cidade de Buriti de Inácia Vaz, a saída do Ministro Pedro Novais do ministério do Turismo e a nomeação de Gastão Vieira, para o posto, repercutiu de forma surpreendente. A explicação é simples: é que Pedro Novais é um tradicional aliado do ex-prefeito daquele município José Villar, principal adversário politico do atual prefeito Neném Mourão. Gastão Vieira é o deputado Federal de Neném e por isso a viravolta foi positiva para o mandatário .

Os correligionários do prefeito estão comemorando o fato politico que muito fortaleceu o seu líder politico. Este fato, se junta a muitos outros favoráveis na careira politica do prefeito Neném Morão da cidade de Buriti.

Contactada por telefone hoje pela manha por nossa reportagem a primeira dama daquele município Ivonice Mourão, que na oportunidade está em São Luiz, a trabalho, disse que o resultado é positivo e muito vem ajudar à administração de seu esposo.

Coelho Neto e dois Ministros.

O prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, PSDB, está vivendo o mesmo momento em que a então prefeita Márcia Bacelar, viveu no dia 01 de janeiro, de 1999, quando viu o seu deputado Federal Sarney Filho, virá Ministro do Meio Ambiente, do então presidente da Republica Fernando Henrique Cardoso, a única diferença, é que Márcia tinha na Assembleia Legislativa, o próprio marido, enquanto Soliney tem Max Barros apenas um aliado que não é mais empolgado com o amigo prefeito e colega de parlamento.

Márcia ainda exercia o seu primeiro mandato de prefeita e o seu esposo, Antonio Bacelar, iniciando o segundo mandato de deputado Estadual, aliado de primeira linha da reeleita governadora do Maranhão Roseana Sarney, irmã de Zequinha Sarney.

Como se não bastasse os grandes benefícios que o município de Coelho Neto, ganhou do ministério verde, Márcia e Bacelar, mostrando sua força politica, troceram à Coelho Neto, com muito alarde, o ministro de estado Sarney Filho para inaugurar varias obras no município exclusive, o aterro sanitário.

Nessa época, o eterno senador Magno Bacelar, era o chefe de gabinete do ministro Sarney Filho, facilitando a vida politica e a governabilidade de Coelho Neto.

O prefeito Soliney, se fortaleceu politicamente com a promoção de Gastão Vieira, resta saber se esse prestigio vai se transformar em benefícios para os coelho –netenses, ou para o próprio prefeito Soliney Silva.

A competência de Gastão é indiscutível. Em matéria de boas intenções, vamos torcer pelo o prefeito Soliney e por nosso Coelho Neto, que esta em suas mãos para que seja beneficiado com o ministério do turismo e não venha ser referencia negativa e símbolo de corrupção nos velhos esquemas conhecidos do turismo já existente, daqui uns dias.

Coelho Neto e seu filho ingrato

Coelho Neto, viveu momentos de orgulho e muita satisfação quando um de seus filhos ilustres o deputado Federal Pedro Novais, PMDB, (foto) chegou ao ministério, do turismo. Embora seja de Coelho Neto, Novais nunca teve um amor assim muito grande por sua terra. Ele já participou de vários embates políticos por aqui, fazendo assim parte da politica partidária de sua terra, sempre na oposição, mas de forma melancólica.

A única vez em que o parlamentar esteve na berlinda em Coelho Neto, ainda de forma indevida e polemica foi quando fazia politica na dobradinha com o então deputado estadual Soliney Silva, quando o mesmo protagonizou em discursos contra o deputado Antônio Bacelar, uma baixaria vergonhosa de Baixo nível em matéria de imoralidade.
Em campanha nas últimas eleições, ao lado da governadora Roseana Sarney, aqui em sua terrinha, o parlamentar fez um desabafo que talvez justifique a espécie de desprezo que ele dá à sua terra natal. “Eu nunca fui apoiado por um prefeito em minha terra,” após assumir o ministério do turismo, não há registro se Pedrinho veio à Coelho Neto, reunir os seus correligionários e seu filho que mora aqui, que arrebanhou votos pra ele, para se congratular pela a promoção. Esteve ministro, está fora e parece ter ignorado o seu berço.

Os seus admiradores dizem que é o seu jeito de ser que não é compreendido. Em sua trajetória politica, de vários anos foram poucas as emendas destinadas para Coelho Neto, por um de seus mais ilustres filhos.

Após essa nova experiência vivida no ministério do Turismo, vamos ver o comportamento do nosso conterrâneo.