.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 26 de junho de 2012

Abertura do araiá do povo leva multidão em Buriti e Encanto do Tubí arranca aplausos.

Na última sexta-feira, dia 23, Populares do município de Buriti de Inácia Vaz tanto da sede quanto da zona rural, contagiados do clima junino, prestigiaram de forma elogiosa, a abertura oficial do 8° araiá do povo, com aplausos e muita vibração....
A abertura solene das festas juninas em Buriti contou com a presença do prefeito Francisco Evandro Freitas Costa Mourão, o Neném Mourão, PRB, que estava acompanhado da primeira dama Ivonilce Mourão, dos filhos, dos secretários municipais, vereadores da base aliada e uma incontável multidão que aplaudia a cada atração.
Com o tema “arrasta pé Buriti,” as festividades juninas, daquele município assim como os demais anos ganhou muita criatividade e ritmo, mantendo e ostentando a rica tradição do Buriti de Inácia Vaz, que orgulha e magnífica seu povo. O assessor de comunicação Teu, como sempre trabalha a publicidade visual de todos os eventos da prefeitura. Na realização faz em conjunto com outras secretarias do governo municipal. Outras marcas registradas da administração Neném Mourão é o apoio irrestrito aos programas sociais existentes no município que por sua vez tem seus movimentos folclóricos. Estes incentivos são feitos através da Secretaria de Assistência Social, que tem dona Ivonilce Mourão, como secretária. A interação das mais diversas atividades culturais existente no município entre a sede e a zona rural, é outro forte, da administração.
Abrindo com chave de ouro, um dos mais animados e vibrantes araiá do baixo Parnaíba, a dança country e dança estrela do PETI, com a quadrilha junina “esquenta” todos do povoado Mocambinho, mostraram o que há de melhor na cultura buritiense, levando o povão que assiduamente, vibrava e até cantava com os brincantes. Naquela noite, não teria outra atração mais esperada do público, do que o bumba boi encanto do tubí, que há cinco anos vem sendo o símbolo da cultura do município, e representando o mesmo muito bem, no Maranhão e Piauí.
Ao entrar no araiá do povo, o boi encanto do tubí em sua primeira toada, homenageou a primeira dama Ivonilce Mourão, pelo o apoio dispensado da secretaria de Assistência Social a brincadeira. O boi é do projeto Pro jovem.
O nome do bumba boi “encanto do tubí,” é uma homenagem ao um riacho que muito encanta e inspira os poetas buritienses.
A agenda do Boi Encanto do Tubí, durante o festejo junino, é intensa: ontem, 25, o encanto do Tubí, representou Buriti e o Maranhão, nos folguedos regionais em Teresina Piauí. Hoje, 26, estará em Anapurus, um dos grandes araiá da região. Dia 29, a primeira apresentação do Boi Encanto do Tubí, é na cidade de Duque Bacelar. Ainda dia 29, se apresentará em Coelho Neto.
Dia 03 o encanto do Tubí, estará na cidade de Milagres do Maranhão. Segundo os organizadores do evento, a caravana Tubí, neste festejo junino, ainda percorrerá outras cidades, que estão entrando em contato com a produção.
Durante todo o festejo junino, no araiá do povo em Buriti passarão varias atrações entre quadrilhas juninas, e danças das mais diversas. Dia 30, um grande show sertanejo com a dupla;Beto e Filipe e o cantor Nonato Rios, encerra a grande festa junina em Buriti de Inácia Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário