.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 28 de julho de 2012

Abertura do 16° arraial do povão em São Bernardo leva milhares de populares para a arena da Praça 29 de março.

No último dia 06 de julho, a cidade de São Bernardo, no baixo Parnaíba, fez com uma grande festa, a abertura oficial do tradicional “Arraial do Povão”, que está em sua 16° edição, com grandes atrações culturais e folclóricas sobre os olhares de milhares, e milhares, de pessoas, do município e de várias regiões do Maranhão, Piauí, e outros estados brasileiros que há anos participam daquele festejo junino fora de época. O evento que leva muitos turistas a São Bernardo foi idealizado e executado por muitos anos pelo o então prefeito, o hoje, líder político, Coriolano Almeida. Atualmente, o prefeito Zé Raimundo, seu aliado, dá a mesma importância e prioridade ao evento, que é promovido pela a prefeitura através da secretaria de cultura que tem a frente o secretário Cássio Cairo, que trabalha em parcerias com outras pastas.

Na noite de abertura do 16° “Arraial do Povão,” a linda Praça 29 de março, que ganhou uma ótima decoração a caráter, feita bela a competente equipe da Secretaria de Cultura comandada por Cássio Cairo, recebeu várias atrações em muitas modalidades de notáveis grupos culturais e folclóricos do Maranhão e Piauí, que trouxeram suas particularidades regionais de suas culturas para apresentar numa das mais populares festas juninas da região.

Valorizando a rica cultura dos anfitriões que tem como lema administrativo; “Tudo se Faz com Amor,” a quadrilha mirim algodão doce, da escola Branca de Neves, fez uma bela apresentação, assim como a dança portuguesa da APAE, brilhou arrancando aplausos do povão. Outra quadrilha Junina que mostrou o quanto a cultura do município de São Bernardo é diversificada foi a da 3° idade, onde os idosos com fôlego de jovem brincaram bonito. Los 10 também de São Bernardo se apresentou, muito bem.

A zona rural de São Bernardo, se fez apresentar através das quadrilhas; Raízes do Sertão da escola Cajueiro, e a do povoado São Raimundo da Escola José de Freitas.



Mostrando a diversificação cultural do nosso vizinho Estado à dança portuguesa Rouxinol de Esperantina-PI, fez uma espetacular apresentação. Ainda do o folclórico piauiense a quadrilha Retiro dos Ciganos, da cidade de Esperantina, abrilhantou e encantou os presentes com a sua elogiada apresentação temática, que homenageou Luis Gonzaga, o rei do Baião, no ano do seu Centenário. A quadrilha Explode Coração da cidade de Duque Bacelar-MA, foi um destaque do dia da abertura: Coreografia animação e muita criatividade explodiram o coração do povão de alegria.

Esteve prestigiando a noite de abertura do 16º arraial do Povão, de São Bernardo, o maior Líder político da região ex-prefeito por vários mandatos naquele município Coriolano Almeida, e sua esposa, secretários bernardenses e outros membros do governo municipal.
Durante os três dias de festa junina ali em São Bernardo, sexta, sábado e domingo, muitas atrações de vários lugares se apresentaram, sem tomar o lugar das pratas da casa. Na área do forró, bandas locais e de renome nacional, tocaram na 16° edição, do “Arraial do Povão,” na bonita e turística cidade de São Bernardo.


Um comentário:

  1. Dança portuguesa Rouxinol é de LUZILÂNDIA-PI, e não de ESPERANTINA, como consta neste documentário.

    ResponderExcluir