.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Encanto do Tubí se destaca e vira referência da cultura do Baixo Parnaíba.

O bumba Boi “Encanto do Tubí,” de Buriti de Inácia Vaz, que já é uma tradição cultural da região, neste festejo junino, cantou e encantou por onde passava se tornando uma referência positiva, da Cultura do Baixo Parnaíba.




O bumba Boi, Encanto do Tubí de Buriti, de Inácia Vaz, ainda preserva o tradicionalismo do Boi sotaque de orquestra. Com fortes traços do famoso boi de Axixá, o figurino e as Coreografias fazem o encantamento da brincadeira buritiense que a cada ano que passa crescer e ganha admiradores indo mais longe.
Este ano, como se não bastasse, as belas e inesquecíveis apresentações em varias cidades maranhenses, o “Encanto do Tubí,” representou a cultura do leste maranhense, nos Folguedos Regionais de Teresina Piauí, onde foi ovacionado pelo a bela apresentação que copiosamente fez aos piauienses.
O nome do boi é uma homenagem ao um Riacho muito lindo e famoso existente na sede do município, que também corta a zona rural. Este boi também é do PROJOVEM, um programa do Governo Federal. A brincadeira, é idealizada e organizada com muito prazer pela a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Ivonilce Mourão.

Encanto do Tubí é genuinamente, buritiense com músicos compositores, que embelezam o repertorio do Boi, com suas belas toadas, que faz o público vislumbrar, de alegria quando ouvem composições como as de Nunes Bastos, por exemplo, e outras que dispensam comentários.

Em 2012, a agenda encantada do Tubí, esteve lotada. O Boi se apresentou em vários arraias, de nossa região, começando pelo o arraial, de Buriti organizado pela a prefeitura, se estendendo até Coelho Neto, Duque Bacelar, Anapurus, Brejo, Milagres, Chapadinha, e o famoso Folguedo piauiense, e ainda em outros arraias maranhenses.

A prefeitura através das secretarias ligadas aos mais diversos movimentos culturais apóia irrestritamente o Bumba Boi Encanto do Tubí. O carinho dispensado a brincadeira, pelo o prefeito Neném Mourão e sua esposa a primeira dama Ivonilce Mourão, que acompanha todas as apresentações muita vezes na companhia de Neném, é admirável. Reconhecendo os esforços e o tempo com grande dedicação que Dona Ivonilce Mourão, dispensa ao Encanto do Tubí, Nunes Bastos, lhe homenageou com uma linda toada chamada de “dama de ferro” que foi um dos sucessos marcantes de 20012, que ainda está ecoando na mente dos fãs e admiradores com um gostinho de queiro mais. Por onde quer que o expoente da cultura de Buriti de Inácia Vaz passou Vários pontos positivos relacionados a ele, ( Bumba Boi Encanto do Tubí,) foram vistos e destacados com grade prazer, pelo o público que abraçaram e preferia até cantar juntos com os músicos,numa iteração singular. Seja em Buriti, seu berço natal, ou em Duque Bacelar, Coelho Neto, Teresina, Milagres, Anapurus, Chapadinha e outras Praças Culturais do Maranhão, o Encanto do Tubí encantou e foi encantado por populares que jamais se esquecerão dele.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário