.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Homens do 24º BC partem hoje para integrar missão de paz no Haiti

No final da tarde de hoje (7), 30 homens do Pelotão de Fuzileiros do 24º Batalhão de Caçadores (BC), da capital maranhense, embarcarão rumo ao Haiti em missão de paz. O pelotão maranhense irá compor o 17º Contingente de Força e Paz. O voo sairá do Aeroclube de São Luís, às 17h55, e os homens do Exército Brasileiro permanecerão no país da América Central por seis meses. Esta é a segunda vez que o Maranhão enviará homens ao Haiti em missão de paz.




Segundo o coronel Flávio Peregrino, comandante do 24º BC, desde 2004 o Exército Brasileiro desloca contingentes de tropas para o Haiti. Ele explicou que este ano o Comando Militar do Nordeste (CMNE) foi selecionado para designar as forças componentes do 1º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT), e cidades como São Luís, Natal e Recife estão enviando tropas.



“Os nossos homens passam por uma seleção e treinamento rigorosos, onde são avaliados condicionamento físico, psicotécnico e clínico. Em 2010, outros 40 soldados maranhenses também foram deslocados para a cidade de Porto Príncipe, capital haitiana. No total, o Brasil já encaminhou 17 contingentes do Exército ao Haiti”, declarou o comandante.

De acordo com Peregrino, 16 países integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), criada pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, em decorrência dos constantes conflitos armados no país.



O 17º Contingente de Força e Paz contará com aproximadamente 652 militares brasileiros.



“Na realidade, a segurança do país está controlada. A missão tem apenas estrutural na reconstrução cívica, social e estrutural dos 3 milhões de habitantes da capital haitiana. A localização do país é suscetível a problemas meteorológicos. O terremoto de 2010, de magnitude 7,0 na escala Richter, por exemplo, atingiu o país, provocando grande destruição na região da capital haitiana. Estima-se que metade das construções foram destruídas, 250 mil pessoas foram feridas, 1,5 milhão de habitantes ficaram desabrigados e o número de mortos ultrapassou 200 mil. O nosso trabalho é de apoio a essa famílias e à reconstrução de sua história”, disse Pererino.



O comandante do 24º BC frisou que as tropas do 17º contingente também darão reforço nas eleições municipais de Porto Príncipe, que acontecerão em março de 2013, realizando ações de patrulhamento e garantindo a ordem e a integridade física dos eleitores e candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário