.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Na mini-convenção.

Na condição de auxiliar da Igreja Assembleia de Deus em Cajarí, na baixada ocidental Participou da primeira mini-convenção do ano de 2012, aqui em Coelho Neto, o prefeito daquele município Dr. Joel Dourado Franco, chamado também de irmão Joel.

Dr. Joel, como é conhecido, foi nascido no Evangelho. Veio a Convenção, na companhia do seu pastor Valdinan Branco, e ficou hospedado na residência do presidente da Igreja local, Nonato Branco, irmão de Valdinan.

Histórico político.
Dr. Joel chegou a Cajarí na condição de médico. Fez um grande trabalho na profissão e logo se tornou nome forte para disputar a prefeitura. Em seu primeiro mandato, Irmão Joel se viabiliza para sua reeleição, com várias obras.

Escolas, estradas vicinais, Praças, pavimentação asfáltica, e outros, benefícios fazem parte de um conjunto de obras que mudam a realidade da população daquele município.

O plantel de lideranças políticas e comunitárias que tem ampliado o grupo político do atual prefeito é significativo. Entre esses lideres, estão; Alberto Cajarí, PSC, João José PP, Sergio Aires um vereador e DIDÍ, uma expressiva liderança.

Outro fator que muito ajuda Dr. Joel no seu projeto de reeleição em Cajarí, é a situação harmônica dele com o seu grupo político e a unidade política administrativa e partidária existente entre ele e o seu vice-prefeito Sargento Pedrinho.

Antonio Bacellar lamenta a morte de sua irmã.

Segunda-feira, 27, quando tomamos conhecimento do falecimento de dona Dalva Bacelar, a primeira mulher que se tornou prefeita em Coelho Neto, e a primeira mulher Deputada estadual no Parlamento maranhense, nossa equipe que estava na cidade de Afonso Cunha, por ocasião da cobertura do lava pratos, se deslocou até a residência do fundador daquele município seu Antonio Bacellar irmão de dona Dalva.
Ao chegarmos ao povoado Santo Antonio, nos arredores de Afonso Cunha, onde mora seu Antonio como todos o chamam, fomos recepcionados por ele.

Simpático, receptivo, mas abalado pela a idade, Antonio Bacellar em conversa com nossa equipe lamentou profundamente o falecimento de sua irmã. Embora consternado com a morte de sua mana, Bacellar, destacou a importância dela para a família Bacelar, para Coelho Neto, e conseqüentemente para o Estado e Brasil.

“Embora muitos queiram apagar os traços da família Bacelar na região, isso, será impossível. Somos os construtores pioneiros do desenvolvimento na região. Dalva, minha irmã, é um dos exemplos disso, assim, como Magno; em fim, todos nós,” lembra Antonio Bacellar.

Na conversa, Antonio Bacellar, faz um retrospecto de sua trajetória política que publicaremos depois.

O portal leste maranhense continua consternado e de certa forma de “LUTO”, pela a morte de uma das mais ilustres das mulheres coelho-netenses: Dona DALVA BACELAR.

Piauí e Maranhão.

Na segunda-feira de Carnaval na cidade de Duque Bacelar, na cobertura do desfile do bloco junta-se a nós, organizado pelo o líder político Dr. Chico Burlamaque, se encontraram o titular do portal leste maranhense, (Ezequias Martins) com o Radialista Tiago Silva, o âncora da Rádio Digital FM, 88,5 de Miguel Alves- PI.

Os dois colegas de imprensa conversaram bastante e aproveitaram o momento para botar o papo em dia. Depois de muita conversa construtiva relacionada ao momento, uma foto materializou este encontro.

O futebol de Duque Bacelar com boas perspectivas.

Neste período de carnaval esteve na cidade de Duque Bacelar, o pré-candidato a vereador naquela cidade nas próximas eleições, o futebolista Manoel Batista.

A pré-candidatura de Manoel Batista que é irmão da pré- candidata a prefeita do campo oposicionista Maísa Burlamaque, é pelo o PMDB.

Desde que ele projetou ser candidato a vereador em Duque Bacelar, Batista iniciou também um diagnóstico avançado do futebol amador no município, ao lado do vereador José de Deus, na tentativa de desde já também analisar estratégias voltadas para o segmento.

Em conversas com o portal leste maranhense os dois amantes do futebol estão otimistas com a parceria que segundo eles dará certo. José de Deus e Manoel Batista, acreditam que eles dois como edis no poder legislativo de Duque Bacelar, o esporte e outros segmentos da sociedade ganharão muito.

O motivo do apego do peemedebista ao futebol tem uma justificativa; Manoel Batista é jogador profissional aposentado: foi um dos principais jogadores do Flamengo do Piauí, e quer no Maranhão, mas precisamente em Duque Bacelar, da o seu apoio como ex-jogador e como Vereador aos amantes dos gramados.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Empolgado.

José Oton ladeado por brincantes o lider polito peso pesado.

Quem estava feliz da vida no lava pratos de Afonso Cunha, 26, era o secretário de Agricultura e Abastecimento do município José Oton,

O ex-vereador e atual suplente que recentemente assumiu, a vereança esteve ativamente participando do carnaval fora de época.

Em conversas com o portal leste maranhense José Oton disse que estado otimista com o “Governo Democrático e Popular” e acredita plenamente, na reeleição do prefeito José Leane, PMDB.

Na avaliação do secretário de Agricultura, o prefeito de Afonso Cunha tem dado uma nova roupagem ao município e tem com seus esforços, melhorado os índices alarmantes dum passado recente que muito maltratava Afonso Cunha.

“As principais prioridades, o nosso gestor tem trabalhado e a gente já ver diferença. Acreditamos que o povo de Afonso Cunha, reconhecerá sem dúvida quem tem feito muito por eles, essa pessoa, é José Leane,” afirma José Oton.

Esse passado que o ex-vereador se refere são os tempos em que Afonso Cunha viveu sem alternâncias de poder.

Aos Internautas de prontidão do portal leste maranhense, o nosso muito obrigado.

Na cobertura do 4º lava pratos da cidade de Afonso Cunha, nossa equipe recebeu cumprimentos elogiosos de vários internautas que acompanham todos os dias o portal leste maranhense.

Os incentivos construtivos que chegaram até a nós em forma de elogios ao nosso trabalho que temos desempenhado durante estes anos, veio de muitas pessoas: mas aqui representando todos os afonsocunhenses, está Iolandra Costa, Secretária de Assistência Social e sua Adjunta, Flávia Karina.

A Iolandra Costa desejamos sucesso em tudo. Da mesma forma, dedicamos à jovem Flávia Karina. Flávia Karina é filha do vereador e um dos grandes líderes políticos de Afonso Cunha Chico Furtado.

4° Edição do lava pratos de Afonso Cunha, atendeu as expectativas.



O Governo que tem como lema; “Democrático e Popular,” do município de Afonso Cunha, cuja gestão é do prefeito José Leane, PMDB, através da secretaria de Cultura e Turismo, que tem como Titular da pasta, o Secretário Isac Pereira, com o apoio do Governo do Estado, realizou a 4° edição do lava pratos ( o carnaval fora de época de Afonso Cunha), em Grande estilo.

Assim como os anteriores, o lava pratos 2012, trouxe turistas de varias regiões do Maranhão, para dançar durante dois dias em Afonso Cunha. De Coelho Neto, Duque Bacelar, Buriti Codó Chapadinha, e de outras cidades vieram foliões para o único lava pratos da região, animado e para os foliões, inesquecível.


No primeiro dia, 25, abrindo os dois dias de folia, a banda Recort, prata da casa, levou os foliões ao delírio. Depois de reconhecer e valorizar os talentos da terra com grande show da banda Recort, a organização do evento levou ao palco a Banda Virtual de Chapadinha, que mostrou o que há de melhor em seu repertorio, fazendo uma mega apresentação. Após a banda Virtual, a banda UZ KARAÊ de Coelho Neto, com muito suingue num clima de carnaval, pra La de irreverente, fez a festa. A grande atração da noite de abertura foi Forró dos Plays, de Fortaleza-CE, que fez para os dançantes um show inesquecível. O DJ, Gilberto de Chapadinha, fez sua seqüência para os foliões.



Ontem, 26, em clima de despedida, ainda pela a parte da manhã, centenas de foliões lotaram a prainha, (um local feito pelo o Governo do prefeito José Leane) banharam, dançaram com muito entusiasmo e mostraram a todo o momento que o lava pratos de Afonso Cunha, já tem lugar marcado no calendário festivo do leste maranhense.

Ganhando lugar de destaque, e reconhecimento, os filhos da terra, (a banda Recort,) abre mais uma vez, o segundo dia do lava pratos, em Afonso Cunha. A segunda banda a tocar foi Chamego Arrochado de Coelho Neto, num final de tarde de muita descontração. Ainda de Coelho Neto, animou a galera com ritmos alucinantes, à banda Zambalada. Para encerrar o quarto lava pratos do leste maranhense, direto de Teresina-PIAUÍ, a banda Chica Egua, fez um grande show e a galera se mostrou satisfeita.

O lava pratos é uma invenção do prefeito José Leane.

Levando em conta a empolgação dos participantes e o aquecimento econômico que a cidade ganha nessa temporada, à gente ver que o povo em sua maioria o de Afonso Cunha, aprova o carnaval fora de época. Centenas de pessoas ganham com a festa. Quem não Dança, vende seus produtos; com milhares de pessoas que permanecem em Afonso Cunha, durante o lava pratos.

Sangue novo na construção de novos ideais.

Por ocasião do desfile do bloco cavarnalesco oposicionista “Junta-se a nós” na cidade de Duque Bacelar, na segunda-feira de carnaval, as lentes do portal leste maranhense captaram três jovens que participaram ativamente da brincadeira(o desfile de carnaval) que o idealismo político falava alto do começo ao fim.

Iara Vieira, Ana Airan Vieira, e Ana Claudia Vieira são filhas do líder político e ex-vereador por vários mandatos em Duque Bacelar, o peemedebista Clidenor Vieira. Clidenor é um dos aliados históricos do Burlamaque.

Em conversas com as jovens que pareciam ter política na veia, perguntamos qual seria delas a herdeira política do pai, todas falaram por uma boca só; “não a gente não pensa de ser candidata,” afirmam. Preferimos dizer que acreditamos que a motivação delas estarem dentro dos movimentos políticos é apenas pelo o pai.

O portal leste maranhense aproveita e parabeniza as jovens desejando muitos sucessos.

Carnaval de Buriti: Balançou, Dançou





O prefeito do município de Buriti Francisco Evandro Costa Mourão, o Neném Mourão, através da secretaria Municipal de Cultura Desporto e Lazer, e demais secretarias, preparou um grandioso e animado carnaval, sendo referencia da região.

O carnaval de Buriti de Inácia Vaz iniciou com o arrastão dos blocos, pelas principais Ruas da cidade com o trio Quebra Galho, com participação dos músicos; Maestro Gilberth, Gerson Lima, Bôojhô e Bidô. O baile do quebra calho, também fez parte da abertura.

Na primeira noite, que foi sábado, as bandas; Satélite, Sabor de Maçã, fez a festa do folião buritiense.

Domingo as 16 h, aconteceu um vesperal infantil no CINE Teatro com a animação da raios do som, e DJ só de Mal. A noite as bandas evolução, Buriti com Mel, e Toda Boa, animaram um dos carnavais mais aguerridos da região.

Na segunda-feira de carnaval à noite, caiu uma forte chuva em toda a região, mas nem com isso tirou o ânimo dos foliões que brincavam o carnaval em Buriti. Quem compareceu à Praça Felinto Farias, local do evento; dançou ao som das bandas, evolução skema 7 Cintura elétrica.

A terça-feira de carnaval iniciou com outro vesperal infantil no CINE, Teatro com a raios de som e DJ Só de Mal. As 18 h aconteceu a apresentação dos blocos; Bom de fêmea Unidos de Buriti, Bacuritiba, Leva nós, os Bengalas e vem comigo. As bandas que animaram o encerramento do carnaval 2012, em Buriti, foram; Sabor de Maçã, Evolução, Skema 7. Encerrando a grandiosa festa promovida pela a prefeitura Municipal de Buriti administrada pelo o prefeito Neném Mourão, ficou por conta da banda “Mulher Chorona, uma das sensações do momento”,que tocou e encantou os brincantes cavarnalecos em Buriti, que ficaram com um gostinho de quero mais.

O prefeito Neném Mourão e toda a sua equipe trabalham de forma gigantesca para dá ao folião do município e turistas o que eles sempre procuram; um carnaval animado com segurança e paz. Alias; por onde nós passamos a folia do Rei Momo foi tranqüila e sem incidentes.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A empolgação dos foliões faz do carnaval de Anapurus um dos melhores do baixo Parnaíba.




A cidade de Anapurus administrada pela a Prefeita Tina Monteles esposa do eterno Deputado estadual Júlio Monteles, não fica atrás das grandes cidades da região no que diz respeito ao carnaval 2012.

Tina Monteles que com essa já é a segunda vez que administra o município de Anapurus, busca a cada ano, melhorar a festa cavarnalesca e satisfazer o folião que além dos anapuruenses, não são pouco os turistas que aproveitam esta festa, para vi a Anapurus.

Os quatro dias de muita folia acontecem pautados na satisfação dos dançantes que aplaudem e vibram com as bandas que lhe são trazidas pela a prefeitura.

Os blocos carnavalescos que não são pouco em Anapurus, estavam por toda parte da cidade vibrando e brincando de forma folclórica como manda a festa do Rei Momo. Me segura se não eu caio, Só as mercadorias, porca que fuça 51 folia, Pai Neco, Bloco do Engenho, Só Alegria, Os panelas e Pimenta no Seu. Estes blocos estiveram ativamente na Praça Zé Bedeu, local do evento, vibrando de forma irreverente e eufórica.
As bandas que animaram o carnaval 2012, em Anapurus, foram; Tira a roupa, Levada. Com, Pagobil, Jogo de Cintura e Mulher Chorona. Cada uma mostrou o seu estilo e eletricidade no carnaval bem amimado e afamado da região que é o de Anapurus.

O eterno Deputado Estadual Júlio Pires Monteles esteve diretamente participando da festa de carnaval promovida pela a prefeitura que tem como prefeita sua esposa Tina Monteles. Bastante lúcido Júlio Monteles pousa pra foto vibra nos momentos de empolgação e acima de tudo, participa do dia a dia, político de Anapurus, e do Maranhão.

O carnaval de Anapurus como sempre na avaliação de muitos foliões se destaca em vários pré-requisitos. A prefeita Tina Monteles acompanha passo a passo, de todos os pormenores da grande festa, até o final. O portal leste maranhense que cobre o segundo carnaval seguido naquele município observa estes detalhas.