.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bira se reúne com Secretária Adjunta de Saúde do Município


O deputado estadual Bira do Pindaré reuniu-se, na tarde de ontem (02), com a Secretária Adjunta de Saúde do Município, Sílvia Cavalcante, para ter inteirar-se do sistema público de saúde da Capital. Estiveram presentes também o Assessor Especial da Prefeitura de São Luís, Nelson Brito, o Chefe de Gabinete da Secretaria, Pedro Germano, e a Assessora Jurídica da Semus, Flávia Carvalho.
A construção do Hospital Municipal, a Rede de Atenção Básica a Saúde, um posto ou hospital para atender a população da zona rural de São Luís e concursos públicos voltados para área da saúde foram os quatro questionamentos levantados pelo parlamentar.

Silvia informou que o Hospital Municipal, assunto polêmico na gestão anterior, tem um novo terreno, mais acessível para a população, localizado atrás do 24° Batalhão de Caçadores, na Avenida do Parque Pindorama. E informou que o projeto será o mesmo da gestão anterior, mas com algumas adaptações por causa das dimensões e condições diferenciadas dos terrenos. Bira destacou a importância da localização do terreno para que a população tenha facilidade no acesso.
Lembrando um protesto feito pelos moradores da área Itaqui Bacanga por conta da morte de uma mulher que morreu vítima de parto, após percorrer por oito dias as maternidades estaduais na Capital em busca de atendimento para fazer o parto, questionou a possibilidade do Hospital da Mulher realizar este tipo de serviço. A Secretária Adjunta explicou que aquele hospital não foi projetado para oferecer o serviço de maternidade, mas que é função dele prevenir esse tipo de caso, pois o bom acompanhamento da gestação evita esses tipos de tragédia.
Em relação à Rede de Atenção Básica, Cavalcante destacou a preocupação da Secretaria em detrimento do percentual médico por habitante ser o menor do Brasil. Esclareceu que este ano já conseguiram 43 médicos através do Programa de Valorização da Atenção Básica - PROVAB. E esboçou os planos de ampliação de cobertura da Rede.
O deputado ainda indagou sobre a funcionalidade das UPA’s e Unidades Mistas, se elas fazem pequenos atendimentos, como tratar braço quebrado. “As unidades mistas, na verdade, o Ministério da Saúde tenta encontrar uma solução, ela vira um posto ou um hospital. Da forma como funciona, com 28-30 leitos, posto de vacinação, tratamento odontológico, emergência 24horas, acaba causando um custo maior do que deveria. No entanto, neste momento não podemos os desfazer dessas unidades pois elas é quem acabam desafogando o Socorrão”, afirmou Silvia.
Bira defendeu ainda a construção de um hospital para atender toda a área da Zona Rural de São Luís, apontando o prédio doado aos Moradores. Cavalcante informou que este prédio deverá ser utilizado para a construção de uma UPA do Município com a função de atender aquela população.
Quanto ao concurso público, Flávia explicou que até o final de maio deste ano abrirão um seletivo para contrato temporário de cargos para lotação nos hospitais, postos e unidades mistas, até que seja autorizada a realização do concurso público que deverá acontecer em até dois anos.
Feira da Raimundo Correa
Na oportunidade, o petista cobrou a construção do Posto da Raimundo Correa, destacando a necessidade na agilidade destes projetos. Silvia informou que o projeto foi encaminhado para o Ministério da Saúde e aguarda a liberação da verba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário