.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Campanha Contra Poliomielite será neste sábado (8)

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite tem o dia D marcado para neste sábado (8).  A população alvo a ser vacinada no Maranhão é de 583.581 mil crianças com idade entre os seis meses e menores de cinco anos e a meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é atingir no mínimo 95% deste grupo, o que corresponde a 554.402 crianças.
No primeiro dia de campanha, 8.406 pessoas trabalharão em mais de 1.794 postos de vacinação e serão utilizados 779 veículos. A campanha, diferente dos anos anteriores, será realizada em apenas uma etapa (no mês de junho) e se estenderá até o dia 21 deste mês em todos os 217 municípios maranhenses.
poliomielite
A população alvo a ser vacinada no Maranhão é de 583.581 mil crianças
O secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Alberto Marto Carneiro, afirma que a campanha acompanha o calendário nacional de vacinação. “Este ano o Brasil comemora
o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso. A vacinação tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais”, afirma.
A Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única capaz de viabilizar a erradicação global da poliomielite.
O Brasil e o Maranhão Vêm mantendo boas coberturas vacinais, no entanto é necessário garantir em todos os municípios a cobertura mínima de 95%, devido a existência do risco de reintrodução da infecção no país de casos provenientes de países endêmicos e daqueles que restabeleceram a transmissão.
Histórico
No Brasil, os últimos casos confirmados foram em 1989, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
Segundo Maria Helena Almeida Carreiro, coordenadora do programa de imunização da Vigilância em Saúde, é importantíssimo os responsáveis levarem as crianças do grupo na campanha. “Apesar de não termos a doença no país, precisamos manter altas coberturas vacinais e a homogeneidade dessas coberturas, isto é, todos os 217 municípios precisam alcançar 95% para garantir a proteção”, afirma.
Apesar de o Brasil ter erradicado a doença, a poliomielite ainda existe em alguns países com centenas de casos confirmados. Em 2011 foram registrados 604 casos de poliomielite em todo o mundo, já em 2012, foram registrados 223 casos.
Locais onde há transmissão
- Países endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
- Países que restabeleceram a transmissão: Angola, Chade e República do Congo.
- Países com ocorrência de casos devido a importações: Mali, Niger, Gabão, Costa do Marfim, Congo, China, Guiné, Quênia e Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário