.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Entrevista com o ex-prefeito de Coelho Neto Antônio Cruz.

Durante a conversa com o Portal Leste Maranhense Antônio Cruz afirma que a única alternativa da oposição de Coelho Neto, é se afastar do grupo Sarney.

Na tarde de ontem 06, entrarmos em contato com o ex-prefeito de Coelho Neto, Antônio Cruz onde solicitamos ao mesmo que ele nos concedesse uma entrevista. Após aceitar ser entrevistado Cruz recebeu a nossa equipe, no gabinete do vereador Rafael Cruz, seu filho, na Câmara Municipal.
Antonio Cruz ao lado do filho o vereador Rafael Cruz exibindo o diploma de vereador como um troféu. 


O Portal Leste Maranhense quis saber de Antônio Cruz como um dos principais articuladores político oposicionista explicações sobre uma possível divisão das oposições unidas que disputaram as últimas eleições municipais de Coelho Neto que tinha como candidato a prefeito Américo de Sousa PT. Comentários vindo dos comentaristas de plantões da política coelho-netense dão conta de que Américo de Sousa e Márcia Bacelar com o esposo o ex-deputado Antônio Bacelar, estariam brigados. Além deste assunto outros inerentes a oposição de Coelho Neto foram abordados. Vamos ao conteúdo integral da entrevista.

Portal Leste Maranhense:  Senhor Antônio Cruz, há rumores de divisão na oposição de Coelho Neto, o que há de real nesta história ?

Antônio Cruz:   Boa Tarde Ezequias boa tarde aos leitores do Portal Leste Maranhense, na verdade, a oposição de Coelho Neto, ainda não está dividida, o que existe são dois projetos políticos postos em discussão que é a vontade e a determinação do ex-deputado estadual Antônio Carlos Bacelar Nunes, que pretende, voltar a Assembleia Legislativa foi deputado por vinte anos tem muita experiência e deseja voltar a Assembleia Legislativa. Do outro lado, é a candidatura do companheiro ex-vereador ex-candidato a prefeito Américo de Sousa, que também tem projeto tem desejo de ser o candidato do nosso grupo o grupo da oposição a deputado estadual aqui em Coelho Neto. Então a base ainda não está dividida, mas há estas duas pré-candidaturas. O que eu defendo é a unidade, uma única candidatura, por alguns motivos: o primeiro; é se as principais lideranças, a ex-prefeita Dra. Márcia Bacelar, que é uma das articuladoras da pré-candidatura do ex-deputado Antônio Bacelar, e Américo de Sousa, se dividindo, abre um precedente muito grande, para que outas lideranças venha buscar outros espaços outras candidaturas por não acreditar nestes dois projetos. O outro fator; hora, se o atual prefeito, que lidera um grupo, em termo de contidade é maior do que o da oposição, está partindo com uma candidatura única, porque nós não partimos com uma única candidatura. O grupo do prefeito teve 13 mil votos para prefeito, e 18 mil para vereador, nós tivermos 10 mil para prefeito e 5 mil para vereador, o nosso contingente eleitoral teoricamente é menor, então nada mais justos do que nós continuamos unidos fortalecendo uma candidatura buscando uma cadeira na Assembleia Legislativa no sentido de fortalecer 2016.

P L M: Há alguns membros da oposição que defende a existência das duas candidaturas de deputado estadual com o compromisso de junção em 2016, qual é o seu posicionamento sobre isto?

A C: Eu me coloco contra esta tese. Porque toda disputa, gera conflito e enfrentamento, e o companheiro Bacelar sendo candidato e o Américo sendo candidato também, vão disputar o mesmo eleitorado. Eles não vão disputar o eleitorado da situação. O eleitorado da situação vai votar no candidato do prefeito. Então os dois vão disputar o mesmo eleitorado, de 2012, isto gera conflito. Será que em 2016 estes conflitos foram superados? feridas foram saradas? para que possamos montar um projeto para mudança em 2016? então havendo uma única candidatura que potencializa o grupo para 2016 e nada mais justo do que uma unidade, agora já em 2014.

P L M: Se mantendo a unidade do grupo tão desejada por você e por muitos, você acredita numa vitória oposicionista em 2016?

A C: Acredito fielmente: eu digo porque nós saímos daquela divisão em 2008, você mesmo participou do processo, e nós conseguimos unir o grupo, as custas de muito diálogo muita conversa nós conseguimos unir. Uma união de repente, improvisada, e quase que nós já fazíamos a mudança agora, em 2012. Uma campanha sem dinheiro desarticulada. Para 2016 continuando esta unidade, passando por um fortalecimento em 2014, com a possibilidade de termos um deputado aqui de nossa base, eu não tenho dúvida que iremos fazer a mudança em 2016, porque uma parte do eleitorado que elegeu o prefeito Soliney em sua reeleição não votará no candidato dele em 2016, então, continuando a unidade da oposição eu vejo uma mudança inevitável. 

P L M: Qual é o analise que você faz da atuação parlamentar da bancada oposicionista na Câmara Municipal de Coelho Neto?

A C: Eu vejo positiva. São três grandes valores da política de Coelho Neto, são três vereadores em seus primeiros mandatos, cada um atuando da sua forma, três estilo diferentes, o Osmar com o discurso, oposicionista mais arrojado, porque já vem no clima de oposição, do movimento sindical, do enfrentamento com o atual governo. Ele tem este discurso e tem recebido, a solidariedade dos demais. Então é uma atuação firme do Osmar. O vereador Rafael Cruz, tem discurso menos agressivo no que diz respeito a oposição, está fazendo uma oposição propositiva, prestando a solidariedade a oposição do companheiro Osmar, mas sem perder também seu posicionamento de oposição, mas não deixa de ser um trabalho positivo. A vereadora Cristiane como tem mais experiência com um lastro político maior, foi primeira Dama faz um trabalho também sem perder o discurso de oposição, um discurso moderado, mais participativo com mais participação com a população, então são três estilos diferentes que estão se completando na Câmara Municipal.
P L M:  Em 2010, a governadora Roseana Sarney, conseguiu colocar em seu palanque as principais lideranças políticas de Coelho Neto, salvo você, que apoiou Jackson Lago, você acredita que isto pode se repetir em 2014?

A C: Não eu não acredito porque, aquela composição do palanque da governadora em 2010 em Coelho Neto, foi um desastre pra quem não fazia parte do governo Soliney Silva. Então para quem estava fora do governo Soliney Silva, foi um desastre politicamente aqui no município. No caso do ex-prefeito Magno, ex-prefeita Márcia Bacelar, o próprio Bacelar que perdeu a eleição, o Américo de Sousa, que era candidato a deputado estadual naquele momento saiu fragilizado, daquela junção, então eu não acredito mais que a governadora coloque todas as lideranças no mesmo Palanque. Olha naquele período ali a governadora teve 16 mil votos em Coelho Neto, estes votos foram atribuídos ao prefeito Soliney Silva. Na concepção do governo do Estado, a oposição não entrou com nem uma participação eleitoral o grande prestigiado foi o prefeito Soliney Silva. Os embates municipais, serve para medir politicamente com base no deputado estadual. Então o deputado estadual Max Barros teve 8 mil votos. A soma dos candidatos que fazem parte da oposição hoje Américo, Fernando Couto e outros obtiveram quase 11 mil votos, então superaram ao prefeito naquela oportunidade, mas a medição veio através dos votos da governadora. Então eu não acredito, nesta junção agora. Como não vejo outra alternativa política para o fortalecimento das oposições no projeto de mudança em Coelho Neto, se não for Ao lado de Flávio Dino, que prega a mudança no maranhão. Não vejo outra alternativa defendo fielmente o afastamento da oposição de Coelho do grupo Sarney, porque neste momento o grupo Sarney dará prioridade ao Prefeito Soliney Silva. Então eu defendo logo que a oposição de Coelho Neto, meça força logo para deputado estadual federal e governador, aqui no município de Coelho Neto.  

 P L M:  Antônio Cruz caso as oposições saia unida pra deputado estadual, mas não se afasta do grupo Sarney qual é a sua posição?

A C: O nosso Partido vai se manter unido no projeto de deputado estadual, defendendo a causa local, mas irei marchar com as oposições ao grupo Sarney. Eu Antônio Cruz o vereador Rafael Cruz e demais lideranças que nos segue apoiaremos o projeto de Flavio Dino. Este é o nosso posicionamento Se os demais líderes oposicionistas de Coelho Neto, insistirem ir com o candidato da Governadora Roseana será renegada ao segundo plano e perderemos a vaga de deputado estadual. Porque a oposição de Coelho não está nos planos da Dra. Roseana Sarney.                                                                                                                                                                                                 
                              

                      


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário