.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Grupo móvel resgata trabalhador e menor na fazenda São Pedro da Água Branca, no Maranhão

Em operação iniciada no dia 10 de setembro e ainda em andamento o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) resgatou um trabalhador e afastou um menor de trabalho análogo ao de escravo na fazenda São Pedro da Água Branca, no Maranhão.

O trabalhador e o menor atuavam como vaqueiros na fazenda submetidos à condição de escravos pelo uso de armamentos, presos a dívidas e alojados em condições precárias. Eles também não tinham registro em Carteira, não recebiam salário, Equipamento de Proteção Individual (EPI), não recebiam alimentação adequada e não dispunham de transporte para se deslocarem da fazenda até á cidade mais próxima.
No local não havia instalações sanitárias e de habitação adequadas e a água utilizada era imprópria para consumo, vinda de um igarapé localizado nas proximidades, conforme relata o auditor fiscal do Trabalho e coordenador da operação fiscal, José Weyne Nunes Marcelino. A água era visivelmente imprópria para consumo humano, uma vez que a fonte do suprimento sofria incidência de insetos e outras sujidades, tais quais dejetos de animais, explica.
O menor foi imediatamente afastado e o trabalhador paralisada suas atividades. Ele recebeu o valor de R$ 6.033,33 em verbas rescisórias, R$7.458,00 de indenizações e guias para o pagamento do Seguro-Desemprego.
A ação contou com a participação de auditores fiscais do trabalho e de representantes do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Rodoviária Federal.
Do portal Coelho Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário