.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 29 de outubro de 2013

No Senado, Lula elogia Sarney por ter ouvido "desaforos" durante Constituinte


  • Lula Marques - 28.jul.1987/ Folhapress
    Luiz Inácio Lula da Silva, então líder do PT na Constituinte, e Ulysses Guimarães (PMDB-SP), presidente da Assembleia, conversam na Câmara dos Deputados em foto de 1987
    Luiz Inácio Lula da Silva, então líder do PT na Constituinte, e Ulysses Guimarães (PMDB-SP), presidente da Assembleia, conversam na Câmara dos Deputados em foto de 1987
Em sessão solene, o Senado entregou nesta terça-feira (29) medalhas em homenagem aos 25 anos da Constituição de 1988 para os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, que também foi deputado constituinte, e José Sarney, que convocou a Assembleia Constituinte quando era presidente, em 1985.
Em breve discurso após a cerimônia, Lula elogiou o ex-presidente Sarney por ter tido "comportamento digno" durante a Constituinte e ter ouvido os "desaforos" dos parlamentares.  Lula defendeu ainda a atividade política e disse que a presidente Dilma segue a Constituição. Segundo ele, a Constituição de 88 é "o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu".
Lula deu ainda um recado àqueles que pretendem ser presidentes da República. "Para chegar à Presidência da República, as pessoas precisam estar preparadas para saber que não são donas do país. São apenas donos de um mandato que tem tempo de validade."
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também seria homenageado, mas não compareceu à cerimônia por conta de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso), segundo informou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Em seu discurso, Renan lembrou as transformações que a Constituição trouxe para a sociedade, com a garantia de direitos básicos, mas ressalvou que "ainda há muito a ser feito".


Foram condecorados com a Medalha Ulysses Guimarães o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), os atuais senadores que participaram da Assembleia Constituinte e o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim, também constituinte.
A cantora Fafá de Belém também recebeu a condecoração representando a classe artística que mobilizou o povo pela convocação da Constituinte. Foi ela quem cantou o Hino Nacional antes do início da cerimônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário