.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

População de Duque Bacelar vai as ruas pedir água

A falta de ampliação do sistema de captação de água do rio Parnaíba implantado no início dos anos 90, (ainda no governo Carnaúba) ou de um novo sistema que atenda a demanda com água de qualidade, tem causado um grande problema aos bacelarenses e nos últimos dias, tem sido tema de reivindicação para muitos em Duque Bacelar, que foram as ruas pedir providencias para este sofrimento que há anos assola a população.
No último dia 7 de setembro, e no dia 27 do mesmo mês, moradores do bairro Alto Bonito, ruas Chico Rita, Benedito Bona, Vicente Villar e travessa São José, interditaram a MA,034, no início da avenida Chico Rita, solicitando providências do poder municipal que empenhe esforços junto ao governo do estado, para resolver esta situação pelo o fato do atual prefeito Flávio Furtado, ter se elegido prometendo resolver a situação.

A problemática da água foi uma bandeira de luta emblemática de Flávio Furtado em sua campanha. Por já está com quase 5 anos de gestão do prefeito que disse que resolveria e até agora nunca resolveu, é que muitos de seus correligionários acreditando que a promessa não será cumprida foram as ruas pedir providencias.   

O movimento “Água para Todos” tem como lideres, as professoras Remédio Ferreira, Rosilene Machado, a dona de casa Maria Inês, Zezinho, Zé do Santos, Vandeça, e outros que mobilizaram a população em busca do liquido precioso, e conseguiram interditar a MA 034, em busca de solução.

Como fruto destas duas manifestações o grupo de moradores do Bairro Alto Bonito e das ruas já citadas conseguiram uma conversa com o vice-prefeito Jorge Oliveira, que na oportunidade representava o prefeito Flávio Furtado, que esteve acompanhado do vereador Toinho da Gracinha, e depois uma conversa com o prefeito e o Gerente Regional da Caema em Chapadinha. A conversa com o prefeito e o representante da CAEMA aconteceu no auditório da secretaria de educação de Duque Bacelar, e o gestor municipal apesar de tratar mal um dos representantes do povo, disse que ia resolver o problema da água em Duque Bacelar.  

 Por enquanto, prefeito prometeu carro pipa nas áreas mais atingidas pela a falta de água e o representante da CAEMA disse que pra caráter de emergência será feito no sistema de captação de água uma ampliação. Sendo que depois será feito um serviço bem mais ampliado ou mudança total no sistema para atender toda a população. Outra coisa acordada foi a suspensão dos talões de cobrança da tarifa de água, nas áreas mais atingidas.
Segundo os líderes do movimento embora não esteja sendo feito como era pra acontecer, mas o carro pipa está indo esporadicamente.   
Ainda em relação a água em Duque Bacelar existe um outro problema agravante que é a péssima qualidade da água que era pra ser tratado que está chegando nas residências
Em conversas com nossa reportagem o vereador José Júnior disse que tem como provar que o prefeito Flávio Furtado já recebeu dinheiro que poderia resolver este problema e não resolveu porque não quis. “Se este prefeito se preocupasse com o povo, ele já teria resolvido isto. Não é a falta de recursos e sim de vontade política, ‘diz 
Em uma das manifestações o vereador Toinho da Gracinha foi ao local representar o prefeito Flávio Furtado nas negociações, e em discussão com populares o parlamentar perdeu a compostura e acabou agredindo fisicamente um dos manifestantes.
Em contato com nossa equipe o Parlamentar disse ter sido agredido primeiro de forma vil e covarde pelo o manifestante José dos Santos, só depois veio a sua reação “É ele me ofendeu com palavras e adjetivos impublicáveis, e eu perdi a cabeça. Mas o caso já foi resolvido numa boa. Fomos a delegacia e já está tudo resolvido,’ diz Toinho da Gracinha.  
Os líderes do movimento “água Para Todos” disseram que se não houver soluções práticas e visíveis para o problema a qualquer momento acontecerá outra manifestação   



Nenhum comentário:

Postar um comentário