Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

PACTO PELA PAZ

PACTO PELA PAZ

terça-feira, 28 de maio de 2013

Aguarde !!!!!


Nas próximas horas aqui no Portal Leste Maranhense, você vai acompanhar a cobertura completa do assassinato do senhor Chico Bal, acontecido no último sábado, 25, no Povoado Volta Município de Coelho Neto.
A nossa equipe de Reportagem acompanhou passo a passo e traz com detalhes este triste acontecimento.
Movimentações, minutos antes da saída  para o sepultamento. 
na chegada ao tumulo 
Horas depois do assassinato até o velório e o sepultamento do corpo do proprietário rural, Francisco Ribeiro Gaspar, conhecido como Chico Bal. Aguarde !!! 
Cortejo fúnebre a caminho do cemitério.  
Momento em que o caichão de Chico Bal sai de sua residencia. 

Saúde Pública em Chapadinha está devastada....


 Do blog do Luís Pablo; No município de Chapadinha, interior do Estado do Maranhão, a saúde pública é uma questão que necessita de mais atenção dos órgãos competentes.
A realidade nos mostra um município desestabilizado onde as políticas públicas são incoerentes e desrespeitam a sociedade. É vergonhoso ver crianças e idosos morrendo em corredores dos hospitais públicos; ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios.
A falta de estrutura e a super lotação dos postos de saúde e hospitais públicos são dilemas que necessitam ser revistas.
A população de Chapadinha merece uma saúde de primeira, digna de alimentar as esperanças de um povo sofredor, que suplica por emergência.

Rosângela Curado, poderá ser eleita deputada estadual ou federal na Região Tocantina.


 Do Blog do Josué Moura: Não há dúvidas de que Rosângela tem apelo popular e voto. É candidata levíssima. Nas eleições passadas provou isso quando teve mais votos que o  deputado Carlos Amorim (PDT), um político de certa forma já experimentado em várias eleições.
Rosângela Curado e eleitores. 
Se Rosângela sair candidata a  deputada estadual pelas oposições terá grandes chances de sair eleita com maioria de votos na segunda maior cidade do Maranhão.
Se ficar ao lado do governo poderá receber um tratamento “meia boca”, pois o governo vai se reportar a Madeira – hoje o grande aliado que pulou no barco sem anuência do próprio partido, o PSDB – e o papel dela neste cenário será de pouca relevância.
Outra possibilidade de Rosângela é fazer dobradinha com Antônio Pereira (DEM) e ser candidata à deputada federal. Se tiver apoio pode sair de Imperatriz com mais de 30 mil votos e ai peita Madeira nas próximas eleições municipais.
Se for tratada como “boi de piranha” apenas ajudará Antônio Pereira em sua reeleição em Imperatriz e região como boa “cabo eleitoral”, mas não chegará a lugar nenhum, pois é provável que Madeira não queira ver a moça bem votada em Imperatriz seja lá para o que for.
Há quem diga, no entanto, que Rosângela Curado será candidata mesmo é a deputada estadual numa dobradinha com o deputado Antônio Pereira, que iria tentar uma vaga na Câmara Federal.
Uma coisa é certa: a ex-secretária Municipal de Saúde de Imperatriz e candidata a prefeita nas eleições passadas Rosângela Curado tem mais prestígio eleitoral em Imperatriz do que os deputados Léo Cunha e Dr. Pádua. Se for candidata à deputada pela oposição poderá criar grandes problemas para esses deputados.
Rosângela é considerada um fenômeno de popularidade em Imperatriz até mesmo por seus adversários, diferente dos deputados Dr. Pádua e Léo Cunha, ambos com muitas dificuldades eleitorais no traquejo com o povo e com o voto. Os dois são políticos sem expressão eleitoral e de campanhas movidas puramente a dinheiro.
Exemplo: Dr. Pádua – que segundo dizem já pensa em não ser candidato a reeleição e colocar  em  seu lugar a mulher – teve uma das campanhas mais ricas do Maranhão e não conseguiu passar dos 19.809 votos.
Em Imperatriz tinha mais camionete trabalhando para Dr. Pádua do que para Roseana. Léo Cunha, igualmente, ficou na rabeira com 21.956. São dois políticos pesados como se diz na linguagem política do povão.
Não é por outra razão, senão esta, que os deputados Dr. Pádua (PSD) e Léo Cunha (PSC) tentam colar em Luis Fernando e Roseana, vivem pra cima e pra baixo atrás do governo, diversamente do que fizeram nas eleições passadas em relação à Roseana Sarney, que fizeram de tudo para descolar da  governadora pemedebista.
Finalmente: Rosângela é um problema para o governo, para Madeira, para Dr. Pádua e para Léo Cunha e uma ótima aliada para Antônio Pereira ou para a oposição. Depende de que caminho a dentista vai trilhar.  Bom, se ela tiver coragem de trilhar um caminho diferente. Será que ela tem?

terça-feira, 21 de maio de 2013

A procura de parentes em Coelho Neto-maranhão


Pastor evangélico do Pará procura localizar parentes de homem enfermo em Coelho Neto

,

a procura de parentes ou familiares do Sr. Raimundo Francisco Gomes, de 52 anos de idade; este mora em Santarém há bastante tempo, mas, é natural de Coelho Neto MA. Ele está muito doente e precisa localizar os seus familiares, segundo o mesmo sua mãe chama-se Maria Ilze Gomes e suas irmãs São Maria de Fátima Gomes, Maria de Jesus Gomes; Maria de Lurdes Gomes e Maria das Neves Gomes, todas moradoras de Coelho Neto, porém o mesmo não sabe o endereço. Peço por gentileza que qualquer informação a respeito entre em contato com este signatário, meu celular (93) 9133-1184; e-mail: moura68@live.com, Desde já eu agradeço a vossa colaboração.

Boato desmentido não diminui a lotação em agências da Caixa


POR JULLY CAMILO e OSWALDO VIVIANI
Centenas de beneficiários continuaram acorrendo ontem às agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e casas lotéricas de várias partes do país, devido a boatos de que o programa federal Bolsa Família iria acabar (e quem não sacasse o dinheiro logo, perderia o valor) e que seria pago um abono referente ao Dia das Mães. Uma greve nacional dos trabalhadores da Caixa também foi falsamente difundida. E São Luís, onde as pessoas começaram a lotar as agências e as lotéricas no sábado (18) e no domingo (19), ontem (20) não foi diferente, apesar de desmentidos tanto por parte da Caixa como do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ao menos três agências da Caixa sofreram danos causados pelos tumultos. A Polícia Federal (PF) está investigando a origem da boataria.
O superintendente da Caixa no Maranhão, Hélio Luiz Duranti, disse ontem ao Jornal Pequeno que os boatos teriam começado na Região Norte – informação que ainda está sendo apurada pela PF.
“Tomamos conhecimento dos boatos na sexta-feira (17), à noite. No sábado pela manhã adotamos medidas de informação e prevenção. Ou seja, deslocamos funcionários para as 39 agências existentes em todo o Maranhão para esclarecer que os fatos divulgados eram inverídicos. Contamos ainda com o apoio da polícia para evitar possíveis depredações e garantir a integridade física dos funcionários e de nossos clientes”, declarou Duranti.
Caixa da cohab foto francisco silva (5)
Na agência da Caixa da Cohab, uma parte da porta de vidro foi quebrada. (Foto: G. Ferreira)
De acordo com o superintendente, a Caixa informou aos inscritos no programa que não haveria nenhum bônus extra. Porém, para evitar tumultos, já que os usuários estavam no interior das agências, o banco liberou, durante todo o fim de semana, os saques do mês. Ontem, a Caixa já voltou a operar com o calendário normal.
“Felizmente, só registramos um movimento fora do comum em 13 agências em todo o estado, sendo quatro na capital, Guajajaras, São Francisco, Deodoro e Cohab. Nesta última, uma parte da porta de vidro foi quebrada e alguns caixas ficaram com os leitores de cartão sem funcionar. Entretanto, não atribuímos esses incidentes a atos de vandalismo, mas sim à superlotação e ao grande movimento nos terminais eletrônicos”, afirmou o superintendente da Caixa.
Ministra Maria do Rosário culpa oposição pelo boato
A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) afirmou na manhã de ontem (20), em sua conta no Twitter, que “boatos sobre fim do Bolsa Família devem ser da central de notícias da oposição”. “[O boato] revela posição ou desejo de quem nunca valorizou a política.”
Na mensagem, a ministra não dá nenhum tipo de detalhe do motivo pelo qual aponta a oposição como culpada pelos rumores que levaram tumultos e confusões a agências bancárias e lotéricas no fim de semana.
A Polícia Federal investiga o caso e, até ontem, não divulgou nenhum indício sobre quem e como espalhou o boato de que o Bolsa Família seria suspenso.
Em entrevistas, outros dois ministros, José Eduardo Cardozo (Justiça) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), vieram a público para negar o boato, que atingiu cidades no Norte, Nordeste e no Rio, criando caos em agências da Caixa Econômica Federal.
Cardozo, porém, afirmou todas as possibilidades estão sendo consideradas, inclusive a de motivação política. “Ao que parece, não foi mero acaso, e nenhuma hipótese pode ser descartada”, disse o ministro.
O Bolsa Família é o principal programa de transferência direta de renda do governo. Ele tem forte peso político-eleitoral, tendo virado um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, assegurou a continuidade do programa. Segundo ela, a verba prevista para o Bolsa Família este ano é de R$ 24 bilhões.
“Não adianta antecipar se houve motivação política no caso. Já está tudo sendo investigado. Esperamos que tenha sido somente um mal-entendido com dimensões muito acima do esperado. Duvido que alguém ache que pode ganhar alguma coisa difundindo esse tipo de informação”, disse ontem Tereza Campello.
A notícia sobre o suposto fim do programa levou grande quantidade de pessoas a procurar as agências para sacar o dinheiro do programa. As aglomerações continuaram ontem.
‘Comentário inocente’ – À Folha, a ministra Maria do Rosário disse que fez um “comentário inocente” e que não tem nenhuma informação nova sobre o que de fato ocorreu. “Fiz um comentário por avaliar que, no mesmo fim de semana da convenção tucana [que tornou Aécio Neves presidente do PSDB], tem o boato do Bolsa Família. Foi um comentário, digamos, fora do horário de expediente. Foi apenas um comentário [sobre] a quem interessa [o boato].” (Folha Online)
Para oposição, declaração de ministra foi ‘irresponsável’
Líderes oposicionistas reagiram ontem (20) e disseram ser “irresponsável e leviana” a declaração da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) responsabilizando a “central de notícias da oposição” pelos boatos sobre o fim do Bolsa Família, principal programa social do governo.
A fala da ministra foi publicada ontem em sua conta no Twitter. No fim de semana, uma onda de boatos provocou tumulto em pelo menos dez estados, levando milhares de pessoas a lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal, para sacarem seus benefícios. Pessoas passaram mal e desmaiaram. Houve brigas e terminais foram depredados.
Segundo o vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), a ministra coloca em dúvida a apuração que será feita pelo governo.
“Se o governo anunciou que vai investigar, como pode antecipar-se e acusar irresponsavelmente a oposição?”, questionou o tucano. “Poderíamos dizer que foi o governo que agiu dessa forma para prejudicar a oposição, mas não somos irresponsáveis de fazermos essa acusação”, completou.
Álvaro Dias afirmou que “qualquer que seja o objetivo do boato é um desrespeito especialmente àqueles que se beneficiam do programa”.
Para o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), a ministra precisa apontar quem da oposição estaria interessado nessa ação e quais seriam os motivos para deflagrar essa operação.
“De um ministro se admite tudo, menos leviandade. A oposição tem rosto, então, nomine quem da oposição [fez o boato]“, afirmou.
Agripino disse que o Planalto deve estar preocupado porque o caso mostrou que o programa não tem resultado prático.
“O governo deve estar inquieto porque não está cumprindo seu objetivo de tirar as pessoas da miséria. Quando veio a notícia de que iria falhar, ficou evidente que o programa não deu alternativa para as pessoas.”
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), vai propor que a Comissão de Segurança da Casa convoque a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) para dar explicações sobre a sua declaração.
“Tenho uma profunda admiração pela ministra Maria do Rosário e custo a acreditar que uma declaração de tamanha irresponsabilidade tenha partido dela. Estou apresentando o requerimento de convocação da ministra na Comissão de Segurança para dar a ela a oportunidade de retratar-se”, afirmou.
O tucano cobrou celeridade do governo na investigação. “O governo tem de usar todos os seus instrumentos de investigação para descobrir com a máxima urgência a origem da boataria para que os responsáveis sejam punidos com rigor. É uma atitude criminosa, que afeta a população mais carente”, afirmou Sampaio.
O presidente da MD (Mobilização Democrática), deputado Roberto Freire (SP), disse que Maria do Rosário tem uma postura “irresponsável”.
“Isso mostra que o governo não tem limite em sua desfaçatez. Essa é uma declaração irresponsável”, afirmou. “Não faz o menor sentido. Nas eleições, por exemplo, a oposição é sempre acusada injustamente e de forma eleitoreira de querer acabar com o programa”. (Folha Online)

Imperatriz e Balsas recebem o evento Município em Foco.


As cidades de Imperatriz e Balsas recebem, nesta quarta-feira (22) e sexta-feira (24), respectivamente, o evento “Município em Foco – Convergindo Ideias para o Desenvolvimento”, iniciativa da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) que objetiva congregar os gestores públicos maranhenses para discutir e elaborar políticas públicas eficientes e adequadas para cada uma das regiões do Estado.
Gil Cutrim. 
O evento conta com os apoios do Governo do Estado, Confederação Nacional dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Governo Federal, além das prefeituras/municípios que servirão como regionais (sedes).
“O Município em Foco surgiu da vontade dos próprios prefeitos e prefeitas, que querem um contato mais direto com a Famem. Através deste evento, a entidade descentralizará suas ações levando para todas as regiões do Estado informações importantes sobre a boa e correta gestão pública”, afirmou o presidente da Federação e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim.
De acordo com Cutrim, cerca de 70% dos atuais prefeitos e prefeitas maranhenses estão no seu primeiro mandato e necessitam do apoio institucional da entidade para que possam contornar situações de crise, verificadas em muitas cidades, e executar administrações eficientes e pautadas na transparência. “Iremos abordar temas e situações que servirão para orientar os gestores em várias áreas da administração. Contribuir para que os mesmos equilibrem suas gestões e possam, desta maneira, atender aos anseios do povo”, completou.
A iniciativa da Federação, que terá prosseguimento nos próximos meses, tem caráter pedagógico e informativo e nas suas 11 edições abordará temas relacionados a otimização da administração pública, tais como compras governamentais; formalização de programas e convênios; controle e transparência dos gastos públicos; consórcio público intermunicipal; resíduos sólidos; Siconv; previdência própria; dentre outros.
Do blog do Gilberto Leda. 



Deu na Época: Policia Federal investiga golpe envolvendo o nome de Flávio Dino.


 A Polícia Federal abriu inquérito para investigar suposta tentativa de estelionato envolvendo o nome do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Flávio Dino. 
Flávio Dino 

Deu na Revista Época O alerta ocorreu no final de março quando a direção da Brava Linhas Aéreas entrou em contato com a presidência da Embratur para confirmar endereço eletrônico e os telefones de Flávio Dino e relatou uma suposta solicitação de dinheiro para pagar dois ônibus que sairiam do Maranhão para um evento com a participação do Papa Francisco. O pedido foi feito em nome de Flávio Dino, que é maranhense.
O homem que se identificava como o próprio presidente da Embratur também telefonou pedindo ajuda financeira aos presidente das associações de hotelaria do Rio Grande do Sul, Paraná e Bahia. Até agora a PF não tem pista do suspeito.
Comentário deste blog:
É nisso que dá deixar o órgão abandonado para ficar constantemente no Maranhão cuidando da pré-candidatura ao Governo do Estado em 2014.
E o que é pior: chegando até estar fraudando as informações da sua agenda oficial, disponível no site da Embratur, para revestir de legalidade as saídas de Brasília para fazer campanha pelo interior o Estado.
Blog do Luis Pablo. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Procuradoria Geral da República da parecer contra a candidatura da prefeita de Amarante -MA.


A procuradora da República Sandra Cureau emitiu parecer pelo indeferimento da candidatura da prefeita de Amarante, Adriana Ribeiro (PV), reeleita em outubro do ano passado, por haver concedido reajuste salarial a funcionários da Prefeitura em junho de 2012, quando a Lei Eleitoral já vedava tal prática.
Adriana Ribeiro 
O caso deve ser julgado ainda este ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se os registros dela e de seu vice forem cassados, haverá nova eleição no município.
No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a decisão foi pelo deferimento, por 4 a 2, o que motivou o recurso a Brasília. A prefeita da cidade concorreu sub-judice e venceu no voto a eleição. Ela obteve 9.678 votos. A segunda colocada, Joyce Marinho (PSD), terminou como 44,58%..
Adriana Ribeiro teve o registro de candidatura cassado pelo juiz Glender Malheiros, da 99ª Zona Eleitoral, por abuso de poder político. Ela foi acusada de ter concedido aumento salarial a funcionários da Prefeitura em junho deste ano, quando a Legislação Eleitoral já proibia tal tipo de ato para concorrentes ao cargo de prefeito. O caso pode gerar, inclusive, cassação
No TRE, no entanto, prevaleceu o entendimento de que não houve abuso de poder político por parte da gestora.
Do blog do Gilberto Leda. 

Enoque Mota pode ser candidato a deputado estadual.


Nas andanças do nosso enviado especial a região sul do Estado do Maranhão, mais precisamente no Médio Sertão, ouvimos a bocas miúdas a história de que o ex-prefeito de Patos Bons Enoque Mota, (foto) possivelmente pode ser candidato a deputado estadual nas eleições de 2014.


 O ex-prefeito por dois mandatos consecutivos em Patos Bons, Enoque Mota, faz parte de uma família política naquele município. O seu pai já foi prefeito também ali, e atualmente o prefeito de Nova Iorque, Airton Mota é seu irmão.

 Quando foi prefeito de Pastos Bons no período de 2004 a 2012, Enoque Mota foi eleito e reeleito Presidente da (ASMMSM) Associação dos Municípios do Médio Sertão Maranhense. Por estas e outras afinidades políticas o mandatário se tornou uma liderança de grande expressão eleitoral da região. Na atualidade, o nome de Enoque vai aos pouco ganhando as projeções pré-eleitorais das legendas partidárias e dos analistas políticos e aparece constantemente no âmbito da engenharia política feita entre São Luís e o Médio Sertão, para as próximas eleições estadual.

Não é do nosso conhecimento, qual é o partido em que Enoque Mota está filiado na atualidade, mas se sabe que o PTB do Deputado Federal Pedro Fernandes, do qual ele(Enoque) já fez parte ou pode ainda está fazendo, tem uma grande influência no naquela região.

A pré-candidatura de Deputado Estadual do ex-prefeito de Pastos Bons Enoque Mota, é um dos assuntos bastante badalados no Médio Sertão e a adjacências. Isto se deve pela a presente robustez política do ex-prefeito.  Neste período em que antecede as eleições, inúmeras pré-candidaturas se levantam, mas nem todas se sustentam e caem na vala do esquecimento e da inexpressividade. A pré-candidatura do ex- prefeito Enoque Mota não foi confirmada por ele mesmo, ao Portal Leste Maranhense, mas se depender dos comentários políticos da região ela está bem badalada. Por enquanto nós iremos aguardar os acontecimentos.       

       

13 de maio - Abolição da Escravatura

Liberdade para todos os povos!
 
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo
a escravidão no Brasil! Os escravos por
fim conseguiram suas alforrias (libertação).

A abolição da escravatura não aconteceu
do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em
1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60
anos eram libertos. Esta era uma forma
de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei
do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois
do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!

Primeira dama de Nova Iorque inicia um majestoso trabalho na Secretaria de Assistência Social.


Desde que o prefeito Airton Mota, iniciou a sua administração em Nova Iorque, a sua esposa a primeira dama e Secretária de Assistência Social do Município, Ausherly Mota iniciou um trabalho Social de grande importância onde o mesmo vai gerar políticas públicas igualdade e inclusão social para todos.
 
Descendente de família tradicionalmente política no município de Governador Archer, e com a experiência colida desde que casou-se com Airton Mota que também faz parte de uma família de grande importância política no Médio Sertão, Ausherly Mota, tem sido habilidosa e precisa na condução do cargo de Secretária de Assistência Social, e como primeira dama do município. Carismática, amiga, simples e acolhedora Ausherly é uma ótima    agregadora de valores morais e conservadores. Ainda na administração pública ela é forte auxiliadora do esposo prefeito na dura tarefa de administrar Nova Iorque.
 
Primeira Dama e Secretária de Assisitencia Social parte o bolo comemorativo ao dia das Mães
Ausherly Mota ler menseagem para as mães novaiorquinas ladeada pelo o esposo, Airton Mota, Mãe Lurdite, filha Ana Clarissa.
Embora o município de Nova Iorque estivesse em situação pregaria quando Airton Mota recebeu, a Secretária e Primeira Dama Ausherly Mota nunca cruzou os braços e nem tão pouco parou diante dos desafios. Logo nos primeiros dias no comando da pasta, de forma corajosa e desafiadora, a esposa do Prefeito iniciou incrementações de ações importantíssimas para os nova-iorquinos.
 Ausherly Mota, elevando a alta estima e buscando a valorização dos idosos criou o carnaval da 3º terceira idade. O ato de inclusão social de quem tanto já contribuiu pro desenvolvimento do Município, foi bastante elogiado e reconhecido por muitos.
 Respeitando, valorizando e preparando a mulher nova-iorquina para o mundo globalizado, a Secretária de Assistência Social Ausherly fez uma grande festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher elevando esta data comemorativa a um importante evento do calendário do município e dando uma grande alegria para o gênero. O evento contou com um café da manhã e palestra para as mulheres.
 
Ausherly Mota recebendo o carinho de sua filha
Homenageando sua mãe.
Ausherly seu Filho Gerson Luis esposo Airton Mota, e seu outro filho Airton Filho.
Driblando as dificuldades que assolam o município de Nova Iorque, a Primeira Dama e secretária de Assistência Social Ausherly Mota, criou programas contínuos dentro da secretaria que atende no cotidiano os menos favorecidos. As gestantes por exemplo, tem a sua disposição o kit para cuidar do seu recém-nascido. Cestas básicas e um auxílio para quem precisa a Secretaria sempre está a disposição.
 Em parceria com a secretaria de Cultura e Turismo que tem como Secretária a Aline Duarte a Secretária de Assistência Social Ausherly Mota, busca de forma incessantemente, o regate da cultura e tradição do município. Recentemente, os idosos foram incluídos numa dança de roda se tornando em uma grande festa.  
Ausherly Mota entrega o pedaço de bolo a uma senhora simples  
Em suas obrigações religiosas
A primeira dama sempre está disposta para ajudar na administração de Nova Iorque. O Projeto “Memória Viva Nova Iorque o Rio de Saudades” é um dos maiores exemplo disto, Ausherly foi uma das baluarte importante junto a Secretária de Turismo e Cultura Aline Duarte.     
 
 

Nova Iorque fez 127 anos e o prefeito Airton Mota comemorou com uma grande festa.

Exposição

Ruas calçadas
Placa de boas vindas a Nova Iorque
A cidade de Nova Iorque MA, localizada a 496 km da Capital São Luís, na região sul do estado, mas precisamente no Médio Sertão, completou ontem, 11 de maio, 127 anos de emancipação política em clima de liberdade e progresso. Com o slogan de Governo” Cidade Livre Povo Feliz” A data foi marcada com uma grande festa cívica e cultural promovida pela administração Airton Mota. Airton Mota movido de um grande sentimento de homem público, iniciou as festividades alusivas aos 127 anos de Nova Iorque, no último dia 06, às 19 h, com a exposição do projeto “Memora Viva, Nova Iorque, um Rio de Saudades”. A administração do novo Prefeito valoriza a história dos nova-iorquinos, com esta bela exposição no Clube Municipal com fotografias antigas e objetos dos pioneiros do município. O evento, foi um sucesso e aplaudido por todos.
 
Forró free Lançe
Josy Nunes e Karol Leite de Guadalupe PI na festa.
Banda carisma de São João do Patos
No dia 07, aconteceu um fervoroso culto de ação de Graças a Deus com a participação de todas as Igrejas Evangélicas na quadra de esporte onde a participação dos fiéis das Igrejas existentes no município foi marcantes. O culto de louvor e exaltação ao nome do Nosso DEUS, foi uma benção. Na oportunidade os adoradores de um DEUS vivo oraram e pediram proteção ao Criador por Nova Iorque.
 No dia 08, ainda fazendo parte das comemorações dos 127 anos de vida do município de Nova Iorque, às 19 h, aconteceu de forma bonita e esperançosa a apresentação da rede de ensino de Nova Iorque.  Dia 09, também às 19 h, aconteceu a apresentação de dança de roda na quadra de esporte, aonde muitos amantes da cultura participaram e outros se fizeram presentes. No dia 10 de maio, no período da manhã, aconteceu o início do torneio de futebol no campo da Gávea, com a participação de centenas de esportivas e desportistas que participaram ativamente das competições.
 Ontem dia 11 de maio, exatamente o dia em que o município estava aniversariando as 5:30 h uma alvorada iniciou de forma bonita e brilhante as festividades de aniversário do Município de Nova Iorque. Em seguida, em frente ao Prédio da Prefeitura Municipal com a presença do Prefeito Airton Mota, da vice prefeita Maria Raimunda, da Primeira dama e Secretária de Assistência Social Ausherly Mota, demais secretários municipais dos vereadores inclusive do Presidente da Câmara, Odimar Santana, assessores e dezenas de populares, aconteceu o hasteamento das bandeiras.
 Após o hasteamento dos pavilhões o prefeito Airton Mota e sua comitiva seguiram para o prédio do Clube Municipal onde foi oferecido aos presentes um saboroso café da manhã. Enquanto o povo degustava o café da manhã ao mesmo tempo visitavam encantadamente a exposição da história da velha Nova Iorque que ali estava representada através de fotografias e objetos pessoas dos filhos ilustres e algo que marcaram época no município.
durante toda a solenidade o prefeito Airton Mota manifestou a sua tristeza por um de seus irmão está bastante doente. O prefeito justificou ainda a ausência do Líder Politico da região Enoque Mota, outro irmão seu que está em São Luís acompanhando o irmão doente.
 Depois do café da manhã as autoridades e a comunidade católica presente seguiram para a Igreja Matriz de Santo Antônio onde aconteceu uma missa em ação de graças pelo os 127 anos de emancipação político administrativo, do município de Nova Iorque. Antes de iniciar a missa, em frente ao templo aconteceu um ato religioso celebrado pelo o pároco da Igreja de Santo Antônio o padre Alexandro Verissimo. O ato religioso também fez parte da missa da festa dos 127 anos de Nova Iorque. Entre as autoridades presentes no oficio religioso esteve o Presidente da Associação de Municípios do Médio Sertão, o prefeito de Passagem Franca o senhor José Antônio, mas conhecido por todo como Gordinho.
 
Cantando os parabens a Nova Iorque no Palco
Prefeito Airton esposa, nora e filhos
Primeira Dama Ausherly o prefeito e os dois filhos do casal.
Festa das Mães Aushrly entrega primeiro pedaço de bolo a uma das pessoas umilde de Nova Iorque.
No período da tarde já no finalzinho, aconteceu a festa das mães na quadra de esporte, com a presença maciça das mães nova-iorquinas que assistiram o sorteio onde foi sorteado vários presentes. A festa em homenagem as mães foi organizada pela a primeira dama e secretária de Assistência Social Ausherly Mota, auxiliada pela a Secretária de Cultura e Turismo, Aline, e outros.
 Em conversa com a imprensa presente a Ausherly Mota externou sua satisfação em fazer a festa. “Todas as mães são maravilhosas. Nós somos agraciadas por termos o dom da maternidade. Aquelas que não tiveram filhos, mas se sintam também importantes porque todas são capazes. Então eu quero desejar um feliz dia das mães a todas as mães de Nova Iorque, aquelas que não são de nossa cidade, mas que se sintam beijadas e abraçadas e homenageadas, e dizer também que nunca devemos perder a fé, porque ela sempre está a nossa frente,” disse.
 
Praia do cajú: Cartão Postal de Nova Iorque.

Festa das Mães
Prefeito Airton Mota e sua vice-prefeita Raimundinha.
Segundo a secretária de Assistência Social Ausherly Mota foram sorteado mais de duzentos prêmios. Entre os presentes das mães estava; sanduicheiras, micro-ondas, fogões, colchões, ventiladores, panelas de pressão e tantos outros. Aconteceu ainda brindes especiais para as mamães como o toque de beleza.
 Em conversa com a imprensa que cobria as festividades de aniversário de Nova Iorque prefeito Airton Mota, de início manifestou a sua satisfação em está conduzindo os destino do município, quando Nova Iorque completa 127 anos de emancipação política. Na avaliação do gestor está nascendo uma nova história política administrativa no município. O prefeito Airton Mota falou também de suas primeiras ações a frente da gestão pública. Calçamento reformas de escolas na sede e na zona rural, fazem parte. Embora o município tenha sido encontrado em situações péssimas, o prefeito Airton Mota está otimista acreditando no auxilio do governo do estado e de seus deputados que prometeram a ajudar. Em breve o município estará recebendo o hospital.
 
Prefeito Airton vice-prefeita Raimundinha e o presidente da Cãmara Odimar Santana assitindo a missa.

Airton Mota e o prefeito Gordinho de Passagem Franca.
Ato religioso antes da missa.
O prefeito disse com exclusividade ao Portal Leste Maranhense, que ele encontrou o município com 27 inadimplências. Só com o INSS, segundo o novo gestor o município está com um debito de mais de 07 milhões de reais, mais de cem mil reais de energia. O prefeito Airton Mota disse que com o seu empenho até o dia 19 de junho ele acredita que o município esteja livre das pendências para que ele possa começar a fazer as grandes transformações que o seu povo precisa.  
Vereador Presidente da Câmara olhando
Exposição fotografica.
 


Publico obeservando a exposição
Apesar de o município de Nova Iorque ser uma cidade turística o prefeito Airton Mota disse que quando ele recebeu a gestão a cidade estava irreconhecível.se fez necessário tirar mais de oito centos carradas de lixo. O prefeito comemora as reformas e ampliações feitas nas escolas da zona rural e sede como equipamentos necessários para as escolas funcionarem que foi comprado. Na avaliação do prefeito já foram calçadas quatro ruas.
Café da Manhã
Um dos primeiros marcos da administração Airton Mota: um Carro para a Secretaria de Assistencia Social  
 


Publico assitindo a solenidade
Após a festa das mães a banda Carisma de São João dos Patos aqueceu os filões para o show da banda free Lançe de São luís. Antes da última banda tocar, aconteceu as felicitações de parabéns e o corte do Bolo. Após o corte do bolo foi exibido um telão dos avanços da administração Airton Mota. Para encerrar o Forró Free Lançe fez a festa.                                        
 
   
 
 
 
 

domingo, 12 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES: VOCÊS MERECEM HEROÍNAS

Não basta só dar um presente no Dia das Mães 2013, tem que ir mais a fundo, você tem que tocar o coração de sua querida, mamãe.
Pra você demostrar o quanto você ama sua mãe, é preciso dizer, pois, às vezes, é necessário fazer uma demostração de amor e carinho com as palavras, e olhando nos olhos de sua mãe.
Dizer tudo aquilo você sente e o quanto é agradecido por tudo que ela já fez por você. Pelas noites mal dormidas, enquanto você ainda era um bebê e a acordava aos berros de madrugada, pelas noites de preocupação, quando você chegou a adolescência e começou a sair sozinho, por todo esforço que ela teve pra te dar uma boa educação e não deixar faltar nada em casa, entre outras coisas.
Agradeça sua mamãe nesta Dia da Mães 2013, por tudo que ela já fez você e continua fazendo.
E se você não for muito bom com as palavras, pode recitar um poema, poesia, ou então, ler uma mensagem que encontrou na internet e gostou.
Abaixo, você encontra 03 lindas mensagens para o Dia das Mães 2013, escritas por grandes autores. Veja qual você mais gosta e leia para sua mãe, se preferir, também, é possível enviar através do e-mail, Orkut ou Facebook.
Além destas mensagens de Dia das Mães 2013, abaixo, nós próximos post do blog Dia das Mães 2013, você confere outras belas mensagens de Dia das Mães 2013, frases curtas, poemas e poesias, acompanhe.
Se você decidir ler uma dessas mensagens de Dia das Mães 2013, para sua mamãe, não esqueça de dar um abraço bem gostoso e dizer o quanto a ama no final. Se for enviar pelo Facebook, Orkut ou e-mail, não esqueça de dizer o quanto a ama, pessoalmente.

Destaque do facebook da semana.


“O destaque do Facebook da Semana”; quadro que mantemos aqui no Portal Leste Maranhense, será a Atriz Rochelle Mourão, de grande expressão e destaque no vizinho estado do Piauí, e muito famosa no Maranhão.
Rochelle Mourão 

Rochelle Mourão, é natural da cidade de Amarante, berço de Poetas e vários artistas em outras modalidades. Pra quem não está lembrado de Rochelle Mourão ela viveu a Oneide do filme “Ai que vida” a comedia do Cineasta maranhense Cicero Filho, de Porção de Pedra. Oneide contracenou de forma purgante, com Danilo Costa, que viveu o polêmico Wanderley. A participação dela no filme jamais passou por despercebido, e ganhou lugar de destaque.
No momento da entrevista 
 

Falar em “Ai que Vida” o Portal Leste Maranhense esteve dois dias entre Amarante-PI e São Francisco MA, onde a maioria das cenas do Filme foram gravadas. Nas próximas horas traremos uma reportagem especial com imagens de onde foram gravadas as cenas e com muitos personagens do filme que muito fez sucesso, que é o “Ai Que Vida”. 

O portal leste Maranhense aproveita este momento para de já agradecer a Modelo e Atriz Rochelle Mourão que nos recebeu em sua residência em Amarante com muito prazer.