Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

PACTO PELA PAZ

PACTO PELA PAZ

sábado, 31 de agosto de 2013

Polícia mantém buscas a assaltantes do Bradesco e Correios de Afonso Cunha

O Serviço de Inteligência do 2º BPM com auxílio dos Destacamentos Militares de Afonso Cunha, Duqe Bacelar, Coelho Neto e Timon, mantém as buscas para tentar localizar o restante do ando que assalto na última quinta-feira (29), o Banco Bradesco, Agência dos Correios e uma Lotérica na cidade de Afonso Cunha. Pelo menos quatro. dos oitos homens que integram a quadrilha já foram presos.
Informações de populares, publicada no Portal Coelho Neto, dão conta de que o veículo com placas de Caxias utilizado no assalto foi visto no início da semana na cidade de Coelho Neto. Segundo o que foi noticiado, quatro homens com armas para fora do veículo circulavam livremente pelo município coelhonetense.
Dois bandidos foram presos em fuga ainda na tarde de quinta-feira. Outros dois estavam homiziados na localidade no povoado Brejinho, zona rural de Caxias. A polícia acredita que os outros integrantes da quadrilha ainda estejam escondidos na região
O assalto
O Banco Bradesco do município de Afonso Cunha (MA), foi alvo de ação audaciosa de uma quadrilha de assaltantes na madrugada desta quinta-feira (29). Sete homens fortemente armados aterrorizaram o pacífico município do Leste Maranhense.
Além de explodiram os caixas eletrônicos da agência bancária, eles também destruíram a agência dos Correios. Durante a ação , os assaltantes se utilizaram de ferramentas pesadas, como um macaco hidráulico, duas alavancas, um, pé-de-cabra e bananas de dinamite
Os bandidos apreenderam fuga em três veículos, dolis Pálios, um branco e outro prata e uma Saveiro de cor azul. Ao saírem da cidade os indivíduos efetuaram disparos de pistola calibre 380 nos pneus e lataria da viatura do Destacamento Militar, e ainda atearam fogo no Palio branco que eles utilizavam.
Logo que foi acionado, o 2º BPM montou uma megaoperação que contou inclusive com o helicóptero do GTA. Várias viaturas foram deslocadas para Afonso Cunha. A polícia montou campana em locais estratégicos e por volta das 14h conseguiu prender dos integrantes da quadrilha. Eles foram identificados por Lucas Rafael Bezerra Brito, 22 anos e Geniel de Morais Vieira, 24 anos, ambos oriundos de Teresina (PI).
Com a dupla presa, foram encontradas as armas utilizadas no assalto, sendo uma pistola calibre 380, com três cartuchos, um revólver calibre 38, com sete cartuchos e um revólver calibre 32 com dois cartuchos, de 6 celulares, 2 carteiras, chips, 2 alavancas, macaco hidráulico. Além de dois carros. O Savero com placa de Batalha-PI e um Pálio de Bacabal- MA..
A polícia já sabe o nome dos demais integrantes é mantém os trabalhos de buscas para localizar o resto do bando. Os dois assaltantes, os veículos, armas e demais objetos apreendidos foram apresentados no 1º DP para as providências legais.














Atualizada às 8h30 desta sexta-feira
Em continuidade às diligências, por volta de 22h, de quinta-feira (29), o Serviço de Inteligência do 2º BPM e Força Tática prenderam mais dois envolvidos no roubo ao Bradesco e Correios de Afonso Cunha.
Os indivíduos identificados como Carlos Alexandre da Conceição Silva, vulgo "Carrapato", 19 anos, e Leonardo Gonçalves da Silva, 21 anos, ambos de Teresina, foram presos no povoado Brejinho, localizado a 26km do município de Caxias.
Com eles os PMs encontraram uma pistola calibre 380, e a quantia de R$ 800 em dinheiro. Quatros bandidos ainda continua foragidos.

Fonte: Mano Santos/Direto da Redação do portal Noca. 

As expectativas pro dia do evangélico

A cada momento que passa aumenta a grande movimentação de bastidores na organização do dia do evangélico na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Missão), e nas demais denominações aqui em Coelho Neto.
O dia do evangélico será amanhã dia 1º de setembro. A macha para Cristo que acontecerá a tarde iniciando na entrada de Coelho Neto no sentido vindo de Duque Bacelar, é a primeira atividade que inicia esta data comemorativa, “o dia do evangélico”
Camiseta para o evento 
Movimentação de entrega das camisetas: neste registro destacamos o diácuno e dirigente da Congregação do São Pedro Bernardo Gaspar, sentado. 
  

 A entrega das camisetas padronizadas do evento e os últimos acertos para a l Macha para Cristo, são fatores responsáveis para acelerar os preparativos que já estão em estágio final.  
Segundo a organização do evento mil camisetas foram confeccionadas e o que parece não vão atender a demanda.
Durante todo o dia de hoje(31) dirigentes de congregações da sede e do campo estiveram e ainda estão recebendo as camisetas que foram encomendadas por eles e estão levando para seus congregados.
A expectativa é de que amanhã cedo, caravanas para assistir o grande show principal do evento, que é a banda novo som, começarão a chegar. O corredor da alegria ficará pequeno para agregar tantos servos de Deus.     

O dia do evangélico foi criado através de um projeto de lei de autoria da vereadora Lucinete Gonçalves a Lú, e sancionado pelo o prefeito Soliney Silva.  

Preso no CE deveria estar solto desde 1989


idoso presoo
Um homem de aproximadamente 80 anos está preso irregularmente no Ceará. Ele foi preso na década de 1960, recebeu alvará de soltura em 1989, após ter a pena extinta pela Justiça, embora permaneça em uma unidade prisional, o Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, na Grande Fortaleza (RMF). O homem foi identificado durante o Mutirão Carcerário que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza no Ceará desde 7 de agosto.

Acho que este ser humano, em uma cadeira de rodas, usando fraldas, deve ser o preso mais antigo do Brasil, pois a informação é de que ingressou no sistema prisional na década de 60 do século passado -  afirmou o juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ. Segundo ele, outras cinco pessoas estão na mesma situação.
A CNJ faz o mutirão iniciou em Fortaleza em 7 de agosto com o objetivo de avaliar as condições de encarceramento no estado e verificar se há prisões ilegais. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O nome, idade e motivo pelo qual o detento foi preso não foram revelados. A CNJ afirma que vai procurar regularizar a situação dele.
DO G1, COM EDIÇÃO DO GAZETA DA ILHA

DESTAQUE DO FACEBOOK DA SEMANA

O destaque da coluna semanal “destaque do Facebook da Semana” aqui no Portal Leste Maranhense de hoje, é a jovem senhora, Kassya Tavares, leitora assídua do Portal Leste Maranhense que mora na Ilha do Governador no estado do Rio de Janeiro.

 A coelhonetense Kassya Tavares, atualmente está cursando um curso superior na área de administração e continua feliz da vida, como sempre foi.
 Em conversa com o Portal Leste Maranhense via facebook Kassya Tavares diz; “sou coelhonetense de coração”.
Kassya teve a sua infância aqui em Coelho Neto. Estudou na conceituada Escola Maria Regueira dos Santos e sempre foi uma aluna exemplar. Neta do saudoso José Tavares, um dos grandes comerciantes em Coelho Neto, a jovem deu nome ao Supermercado Kassya, grande supermercado em nosso município de propriedade de seu Avô Tavares nos anos 90.

Sobrinha dos meus amigos Pino ex-vereador e Roberto Carlos, o Teles, Kassya Tavares recebe a nossa gratidão e reconhecimento por acompanhar as notícias de sua terra natal, no Portal Leste Maranhense, assim como em outros sites.        

Seja bem-vindo.

Estar integrando a blogosfera coelhonetense mais um blogueiro, e o Portal Leste Maranhense dá as boas-vindas a este companheiro, que é o João Osório.

O Blog do João Osório, é mais um veículo de comunicação à disposição dos usuários das redes sociais de Coelho Neto e região.
Embora a gente ainda não saiba em que linha editorial este blog vai atuar, mas de já queremos dizer que independentemente de qual for a linha de trabalho de sua atuação, antecipadamente acreditamos e apostando na reponsabilidade e compromisso de seu Titular com as regras que requer a função de blogueiro.
O Blog do João Osório sem dúvida é importantíssimo no papel do processo democrático que a imprensa livre está fazendo para o Brasil e para o mundo. Parabéns João Osório!     


Câmara de Coelho Neto, é obrigada judicialmente empossar suplente de vereador.

O presidente da Câmara de Coelho Neto, o vereador Antonio Pires Oliveira PSD, convocou os vereadores em caráter extraordinário para uma sessão que acontecerá segunda-feira de manhã, para discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2013, que dispõe sobre anulação por ilegalidade do Decreto Legislativo nº20/2013, que concedeu licença ao vereador Osmar Aguiar Ferreira, e dá outras providencias.
Tudo isso, é efeito da medida liminar concedida pela a Juíza de Direito Dra. KARLA JEANE MATOS DE CARVALHO, da 2ª Vara da Comarca de Coelho Neto, que concedeu medida Liminar no Mandado de Segurança nº 1031/2013, anulando ato administrativo praticado pelo Vereador Antonio Pires Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coelho Neto  atendendo pedido feito pelo Vereador OSMAR AGUIAR FERREIRA que teve seu pedido de licença para tratamento de saúde reduzido de 135 para 120 de forma ilegal e contrariando o próprio Regimento Interno da Câmara Municipal de Coelho Neto que diz que nesses casos de licença para tratamento de saúde a apreciação pelo Plenário da Câmara Municipal possui caráter meramente homologatório, ou seja, nesses casos a decisão do médico assistente do Vereador licenciado não pode ser alterada.

Agora, o suplente do Vereador Osmar Aguiar será empossado urgentemente.   

Prestando contas com a população!

Dentro de alguns instantes a vereadora oposicionistas Cristiane Bacelar do PTB, de Coelho Neto, será entrevistada na Rádio Cidade Livre FM, no programa “a voz da cidade” apresentado por Franco Filho e comentários de Dr. Tiago. AGUARDE!


  

Sebastián Piñera sofre queda em visita a escombros de prédios


SÃO PAULO, SP, 30 de agosto (Folhapress) - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, sofreu uma queda grave durante um compromisso oficial hoje, quando subia nos escombros de habitações populares em Puente Alto, na região metropolitana de Santiago.
O prefeito de Puente Alto, German Codina, tenta socorrer o presidente do Chile, Sebastian Piñera, em uma queda durante visita a habitações demolidas perto de Santiago (Foto: Sebastián Rodríguez/AFP)
 
Os prédios foram demolidos para a criação de um novo empreendimento habitacional no local. O prefeito da cidade, German Codina, tentou ajudar, mas não conseguiu evitar a queda do presidente. Piñera se levantou rapidamente e não teve ferimentos graves. 
De volta ao Palácio de La Moneda, sede do Executivo do Chile, o mandatário brincou com a situação e disse que não precisou ir ao médico. 
"Na vida você sempre cai, o importante é conseguir voltar a ficar de pé", disse, acrescentando que é jovem, atleta e está "zero quilômetro". 
"Sinto algumas consequências da queda, algumas dores... a dor mais importante de todas não é no corpo, mas na alma: o gosto que dei a todos vocês de ver o presidente cair", completou. 

 

Brejo! Moradores revoltados por não ter atendimento destroem Posto de Saúde na zona rural.



Por: Blog do Foguinho, 30 de agosto de 2013.

Na cidade de Brejo um fato inusitado aconteceu na tarde de ontem, 29, na zona rural, um posto de saúde que não estava funcionando, sem médico, odontólogo e outros atendimentos básicos, os moradores revoltados destruíram a unidade Básica de saúde e atearam fogo nos equipamentos.

A Cidade de Brejo já recebeu mais de 2 milhões só na saúde, na gestão do Prefeito Omar, além da Unidade Básica que foi fechada para o atendimento do povo, ele fechou também o hospital que atendia a população, colocando no antigo prédio da Clínica Santa Alice, que segundo populares o prédio estaria alugado por um alto preço, usando o dinheiro da saúde, sendo que tinha um hospital público para isso.

As informações que chegaram ao blog é que a Secretária de Saúde Líliam Caldas, já estaria viabilizando a reativação do hospital onde viria voltar a funcionar e ajudar na saúde do povo de Brejo, vamos aguardar, saúde é vida.

Veja a imagem do antigo hospital abandonado pela gestão do prefeito, Dr. Omar.
Hospital fechado e abandona na gestão do Prefeito Omar

Segundo informa o Blog CN1,Testemunhas disseram, que a unidade foi destruídas por vândalos, que  teriam festejado com foguetes,  a  destruição do prédio público.   

A Agente de Saúde Maria Hildnê, disse ao blog CN1, que o fogo destruiu uma balança  médica, 02 mesas, 01 maca, 08 cadeiras e  01 armário, além de receituários médicos e fichários.  

A funcionária da secretaria municipal de saúde,  conseguiu salvar ainda  dois lençóis e  algumas fichas de pacientes.   

O Procurador Geral do Município, Dr. Josyfrank  compareceu a delegacia de polícia, para formalizar a ocorrência de depredação de   patrimônio público, que segundo o advogado é crime, dano qualificado.  Além de multa, os culpados estão sujeitos de três  meses,  há três anos  de prisão pela prática.

Ninguém sabe quem destruiu o Posto de Saúde, mas há suspeitas do envolvimento de um representante do legislativo municipal e um presidente de partido.  

Sexta-Feira, 30 de agosto de 2013

Caso aconteceu no Povoado Criulis, em Brejo. Além de destruir o prédio público, vândalos  atearam fogo nos equipamentos do Posto de Saúde.




“Carros brasileiros têm estruturas frágeis”, afirma especialista

Ver um carro se espatifar todo após uma batida é sempre chocante, mesmo quando o impacto é realizado em laboratório. Pior ainda se este modelo for um dos veículos mais populares do País. Em 2010, o Latin NCAP, organização que realiza crash-tests com veículos vendidos na América Latina, estreou com uma bateria de arrepiar (no mau sentido). Fiat Palio e Peugeot 207 “bombaram” no teste, obtendo apenas uma estrela em cinco.
A partir dalí a segurança dos carros comercializados no Brasil ficou em xeque. Novoss ensaios foram feitos em 2011, 2012 e este ano, com resultados surpreendentemente catastróficos. Na última edição, há poucos meses, Chevrolet Agile e Renault Clio zeraram a avaliação, ficando sem sequer uma estrela em cinco possíveis. O resultado, claro, deixou muitos consumidores brasileiros perplexos. Como pode um carro oferecer zero proteção?
Para encontrar respostas, o site R7 Carros entrevistou o engenheiro Alejandro Furas, diretor técnico dos testes de impacto do Latin NCAP. Sincero, Furas não poupou críticas especialmente aos veículos produzidos no Brasil, os quais o engenheiro uruguaio caracterizou frágeis por terem carrocerias construídas com materiais “de baixa qualidade”. Confira abaixo a entrevista completa com diretor técnico de testes do Latin NCAP.
Para Furas, equipar os carros com airbag não é o suficiente para proteger os seus ocupantes
Para Furas, equipar os carros com airbag não é o suficiente para proteger os seus ocupantes
As montadoras no Brasil afirmam que seus carros são seguros e seguem a lei do País. Mas testes realizados pela Latin NCAP revelaram o contrário. Qual o erro?
— Em primeiro lugar, é claro que os carros atendem às exigências do governo, caso contrário não poderiam ser comercializados. Mas isso não significa que ofereçam níveis satisfatórios de segurança. Depende muito de qual o nível de segurança que você considera “seguro”. Também depende das condições em que os testes são realizados.
Nossos testes de impacto ocorrem a 64 km/h. Há outros que atingem 56 km/h. De toda forma, em qualquer dos casos as velocidades não são tão altas — na verdade, são baixas em comparação com a velocidade de avenidas de várias cidades da América Latina. Por isso, entendemos que um carro que vai bem em nossos testes é seguro.
Você entrou no mérito da velocidade de ensaio do Latin NCAP. Nos primeiros testes houve críticas ao padrão adotado. O que pensa a respeito?
— Nossa velocidade de colisão é bem conhecida por todos os fabricantes, que podem atingir excelentes níveis de segurança sob esse mesmo teste em outros mercados com carros que são muito mais baratos e muito mais seguros do que aqueles que estão sendo oferecidos para os consumidores latino-americanos.
Sendo assim, uma ou zero estrelas indicam carros inseguros. O critério é o mesmo do Euro NCAP. Não devemos ser mais brandos que eles, porque os passageiros são igualmente humanos e enfrentam as mesmas leis da física em todo o mundo.
Você acredita que os carros brasileiros são frágeis por causa da estrutura do chassis? Ou seria por causa da falta de equipamentos de segurança?
— Ambos. O teste que realizamos não exige que o carro tenha airbags, como no Euro NCAP. Nós só exigimos que os ferimentos nos passageiros fiquem abaixo de um certo nível, não importa como o carro fique após a colisão. Descobrimos que os airbags estão em falta sim, mas também as estruturas são instáveis durante o ensaio. Há modelos que, mesmo com airbags, não protegem os passageiros adequadamente porque a estrutura é instável.
Essas estruturas mais frágeis usam materiais de baixa qualidade, têm menos pontos de solda e, em alguns casos, são carentes de reforços estruturais. E é muito difícil alterar ou corrigir quando o carro está em produção. Sendo assim, tanto a falta de aibags quanto as estruturas instáveis são um problema na maioria dos modelos testados.
A partir de janeiro de 2014, todos os veículos no Brasil serão obrigados a sair da fábrica com ABS e airbags frontais. É um passo importante, mas é suficiente?
— Não, não é suficiente. Como mencionei antes, com o fraco desempenho estrutural dos carros que testamos, os itens não serão suficiente. O melhor exemplo é o JAC J3 testado em 2012. Mesmo tendo airbags frontais, o modelo chinês só obteve uma estrela.
É possível aumentar o nível de segurança dos automóveis sem aumentar o custo de produção destes?
— Sim, absolutamente. Veja por exemplo o Etios. Trata-se de um carro compacto acessível que classificamos com quatro estrelas na segurança de ocupantes adultos. Se verificarmos os carros no mercado europeu, a maioria recebe cinco estrelas no Euro NCAP e custam menos de carros similares com níveis de segurança muito inferiores vendidos no Brasil.
O Ford Fiesta custa 9.000 Euros na Alemanha e ganhou cinco estrelas. Por que não podemos obter resultado semelhante com outro carro de mesmo preço na América Latina? São os impostos? Os fabricantes estão vendendo a preços muito caros? É evidente que no Brasil se paga muito mais caro por modelos com qualidade muito inferior.
Quanto tempo você acha que vai demorar para carros brasileiros e globais de baixo custo terem um nível satisfatório de segurança?
Vai levar o tempo que o governo determinar, exatamente como foi indicado por muitos fabricantes ao alegarem que “atendem o que é exigido “. Acredito que o governo dos países latinoamericanos aumentará as exigências, mas as montadoras não devem colocar pressão para atrasar a implementação desses regulamentos ou torná-los flexíveis e menos exigentes.
crashtest
(FONTE: R7)

Luís Fernando assina ordem para recuperação de estrada no Quebra Pote

O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou, na tarde desta quinta-feira (29), na sede da Associação do Bumba Boi do Quebra Pote, ordem de serviço para recuperação asfáltica de mais de 12 quilômetros, na estrada que liga o povoado Porto, no Quebra Pote, zona rural de São Luís, à BR-135. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 631.522,77. Também assinaram o documento os vereadores Francisco Carvalho, Bárbara Soeiro, Isaías Pereirinha e Armando Costa.
“A estrada foi feita há 14 anos dentro de São Luís, durante o 1º governo de Roseana Sarney, mas depois não teve conservação. Estamos aqui, atendendo a um pedido da comunidade e de vereadores da capital, para reconstruir e recuperar os 12 quilômetros da estrada beneficiando 12 comunidades, inclusive pequenos produtores e pescadores”.
Luis Fernando Silva lembrou que a empresa responsável pela obra já deu início aos trabalhos de recuperação, com a operação tapa-buracos, e que a zona rural é uma região importante para São Luís, pois é geradora de emprego e renda.
“A obra tem um sentido especial, por esta ser uma área de produção rural, e com a estrada funcionando fica mais fácil retirar daqui a produção agrícola, que é o sustento de muitas famílias. A estrada vai beneficiar aqueles que produzem e precisam escoar a produção, os jovens e crianças, que se deslocam daqui para estudar em outros bairros, e os pais e mães de famílias que passam o dia fora e precisam retornar em um transporte seguro, por um caminho seguro”, frisou Luis Fernando.
A vereadora Bárbara Soeiro afirmou que a estrada vai abrir caminhos em várias áreas beneficiando as comunidades. “Quando se tem estrada chega saúde, educação, respeito e dignidade para aquela população”. “A alegria maior de ver essa obra sendo realizada é para vocês que moram aqui, e graças à sensibilização do secretário Luis Fernando e do Governo do Estado, é possível ver que as ações já tiveram início e vão continuar”, complementou o vereador Francisco Carvalho.
A funcionária pública, Maria Avanir Alves, moradora da comunidade Quebra Pote elogiou o trabalho do Governo do Estado. “Essa obra vai beneficiar muito nossa comunidade, pois a estrada vai trazer mais segurança e rapidez no deslocamento, e esse é um presente que a comunidade merece e precisa”.
Já para o comerciante José Ribamar Almeida de Araújo, morador da comunidade Itapera, a obra vai gerar mais emprego e renda. “Essa é uma obra muito aguardada pela comunidade, e chegou em boa hora para todos nós. A estrada vai ajudar no escoamento da nossa produção, melhorando a economia, e também na questão do transporte coletivo”, afirmou.
Dentre as 12 comunidades beneficiadas estão as de Arraial, Santa Helena, Quebra Pote, Itapera e Matinha. A solenidade da assinatura da ordem de serviço contou com a presença de moradores da região e de lideranças das comunidades.
Viva
Na ocasião, o secretário Luis Fernando contou que técnicos da Sinfra já estão fazendo o planejamento para viabilizar a construção de um espaço Viva na comunidade Itapera. Os Vivas foram construídos pela governadora Roseana Sarney, em diversos bairros de São Luís, para serem um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades culturais, de lazer e esportivas, beneficiando crianças, jovens e adultos.
“O Viva Itapera será construído para que a comunidade tenha um espaço para atrair o folclore e a cultura popular, e que seja um local para o entretenimento e o lazer tanto para a comunidade de Itapera como para as comunidades vizinhas”, finalizou Luis Fernando Silva.
Do blog do Luís Cardoso.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cristiane Bacelar: “Foi muito proveitoso a nossa visita a zona rural”.

A vereadora Cristiane Bacelar PTB chegou agora pouco da zona rural e trouxe estampado no rosto um ar de muita alegria gerado do contato direto com o povo.


Em sua agenda na zona rural a vereadora Cristiane Bacelar visitou os Povoados Quatis, Lagoa Seca, Gaspar, Mina Gerais e Jatobá.

A Parlamentar ouviu dos moradores do Povoado Jatobá a solicitação de um poço artesiano e um açude. Em Minas Gerais, a necessidade de agua é tão grande que segundo os moradores daquele povoado até um poço cacimbão resolveria o problema. Na lagoa Seca, segundo a vereadora, a Escola merece reparos em sua estrutura. No Povoado Gaspar onde Cristiane almoçou a população aguarda o início da prometida obra de pavimentação asfáltica da MA que liga Coelho Neto a Afonso Cunha.       

      

PPS de Coelho Neto em reunião.

Está marcado pra hoje(30) a noite, uma reunião com o diretório municipal do PPS coelhonetense na sede do Sindicato dos Trabalhadores na construção Civil, no corredor da alegria.


Um dos principais itens da pauta da reunião será o congresso municipal do partido que será realizado em Coelho Neto, nos próximos dias.

O PPS que recentemente saiu de um processo de fusão que não aconteceu com o PMN, e se articula pra tocar o projeto que o partido em caráter de estado está desenhando.


O PPS aqui em Coelho Neto, além de apoiar o projeto da legenda no Maranhão apoiará pra deputado federal Simplício Araújo, e dará legenda pra candidatura de Albino a Assembleia Legislativa.      

Em agenda na zona rural

Fazendo parte do seu trabalho como representante do povo coelhonetense, a vereadora Cristiane Bacelar PTB(foto) viajou hoje cedo (30) para uma agenda de trabalho na zona rural de Coelho Neto.


 Hoje, Cristiane Bacelar fará o seu trabalho parlamentar em visita a três povoados: iniciando no Povoado Quatis, em seguida vai a Minas Gerais e termina a sua agenda de hoje, no povoado Jatobá.

 Entre suas atividades a vereadora ouve os reclames da população e conhece de perto a situação dos camponeses. A população do campo sempre foi fonte inspiradora e um dos motivos principais que fortifica a luta da vereadora Cristiane Bacelar, por Coelho Neto.
  

Este trabalho da parlamentar faz parte da sua linha de atuação na Câmara municipal de Coelho Neto. Visitas como esta que Cristiane Bacelar está fazendo fez dela, verdadeira conhecedora da real situação de abandono que a população do campo passa hoje imposta por esta atual administração.                 

Governadora Roseana encerra em Peri- Mirim mais uma etapa do itinerante

A governadora Roseana Sarney encerrou, nesta quarta-feira (28), no município Peri-Mirim, mais uma etapa do Governo Itinerante. Durante dois dias, a governadora Roseana e comitiva – formada por secretários de Estado, deputados e prefeitos da região – percorreu quatro cidades da Baixada Maranhense, visitando também São Vicente Ferrer, São João Batista e São Bento.

“A Baixada é uma região muito importante para o Maranhão e o governo tem trabalhado para que se desenvolva cada vez mais, construindo obras e realizando serviços. É o caso das estradas, dos hospitais e de ações como o Itinerante, que está em Peri-Mirim com atendimentos nas áreas de saúde, agricultura, cidadania, educação e muito mais”, destacou Roseana Sarney.
Na cidade, ao lado do vice-governador Washington Luiz Oliveira, do prefeito João Felipe Lopes e demais autoridades, a governadora Roseana também fez a entrega de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a produtores familiares. Uma das beneficiadas com o documento foi Daiana Pereira, que planta mandioca e milho. “Estou muito feliz com esse documento, pois com ele será mais fácil conseguir crédito para aumentar minha produção”, contou.
Nos quatro municípios contemplados pelo Itinerante esta semana, foram entregues toneladas de ração de engorda para peixes, uma ação do Viva Aquicultura. Até o fim do ano devem ser entregues 60 toneladas de ração, beneficiando 40 municípios que trabalham com a pesca.
O vice-governador Washington Luiz acompanhou o encerramento desta etapa do itinerante em Peri-Mirim e elogiou o trabalho desenvolvido. “Para governar é preciso ouvir a população, que é quem sabe quais os problemas, e inclusive, pode apontar soluções. Essa sistemática que a governadora Roseana vem adotando é de fundamental importância tanto para as comunidades, como para os representantes do povo”, assegurou.
O prefeito João Felipe Lopes disse que a população estava agradecida e a cidade feliz. “Para nós, é uma honra grande receber os secretários de Estado. Eu visitei tanto as ações de cidadania como as de saúde e acompanhei os cidadãos recebendo atendimento de qualidade. Eu aproveitei a unidade do Viva Cidadão para tirar a 2ª via da minha carteira de identidade”, afirmou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, lembrou que a Baixada já tem recebido diversas ações, podendo ser considerada um canteiro de obras em benefício da população. “Esse trabalho tem sido positivo, tendo mais estradas sendo recuperadas e construídas, tem também as pequenas barragens, levando água o ano inteiro para a produção. A governadora já deu o apoio para pavimentação das vias urbanas aqui em Peri-Mirim. Esse é um governo que trabalha de mãos dadas com os municípios para que o cidadão se sinta mais alegre e feliz, e sinta mais orgulho de ser maranhense”.
Também acompanharam a governadora Roseana os deputados estaduais Jota Pinto, Rogério Cafeteira e Fábio Braga. Presentes, ainda, os secretários de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; além de adjuntos.
Ações
A Escola Municipal Cecília Botão recebeu o mutirão de atendimento em saúde, que teve como destaques as consultas em clínica médica e pediátrica. A jovem Francineide dos Santos Costa aproveitou o mutirão para consultar o pequeno Alisson, de apenas 20 dias. “Fiquei mais tranquila porque pude consultar meu filho bem perto de casa”, disse.
Já o aposentado Claudimilson Silva Reis levou toda a família. “Trouxe meus filhos para consultarem com a pediatra e eu e minha esposa fizemos alguns exames”. Ele ressaltou que a ação beneficia, principalmente, os moradores da zona rural do município.
O ceramista Evandro Costa Lopes agradeceu a oportunidade de ter atendimento de qualidade perto de casa. “Eu precisava fazer exames, como o de próstata, e essa é uma oportunidade de manter a saúde em dia. Estou gostando desse serviço e acho que toda a população deve aproveitar esse momento”, afirmou.
Ainda na área de saúde, a Vigilância Epidemiológica deu continuidade às ações de vacinação, com ênfase na atualização do calendário de vacinação de crianças, jovens e adultos. Além disso, foram disponibilizados à população o preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clínica, glicemia, colesterol total e PSA, exame destinado aos homens.
As ações de cidadania foram realizadas pela unidade móvel do Viva Cidadão, como a emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e cartão do SUS. A estudante Sarah Vitória Costa Ferreira, de apenas 11 anos, tirou a primeira via da carteira de identidade. “Eu agradeço a vinda desse serviço, pois só assim pude tirar essa minha documentação”. Já o estudante Andreilton de Jesus França, tirou a carteira de trabalho. “Antes, eu só tinha o CPF e minha identidade e com o Viva Cidadão aqui consegui tirar meu cartão do SUS e a carteira de trabalho, documentos importantes para qualquer brasileiro”.
Do blog do Luís Cardoso. 

Missa em ações de Graças!

O grupo industrial João Santos em Coelho Neto, que iniciou a moagem da safra 2913 recentemente e já contabiliza mais de um milhão de litro de álcool etanol, da cana de açúcar, fará na próxima segunda feira, 02 de setembro, a tradicional missa em ações de graças a Deus, (a chamada missa da moagem).


Essa é uma das formas em que o empresário Dr. José Santos agradece a Deus pelas as suas conquistas.

A missa em ações de graças acontecerá nas dependências da usina Itajubara, onde o usineiro José Santos recepcionará muitos convidados como acontece todos os anos.    

   

Polícia prende dois envolvidos na explosão e arrombamento as agências de Afonso Cunha-MA.

Após uma mega operação, os policiais militares do 2º BPM conseguiram capturar dois envolvidos nos arrombamentos ocorridos, na madrugada desta quinta-feira (29), na cidade de Afonso Cunha.


Segundo informações do 2º BPM, o crime aconteceu por volta de 02h05. 08 suspeitos em três veículos (dois Fiat Palio, um branco e outro prata; um VW Saveiro de cor azul), arrombaram o caixa eletrônico da agência do Bradesco, Casa Lotérica e dos Correios.

Para arrombarem os cofres os suspeitos utilizaram de ferramentas pesadas, como um macaco hidráulico, duas alavancas e um pé-de-cabra. Ao saírem da cidade os mesmos efetuaram disparos de pistola calibre 380 nos pneus e lataria da viatura do DPM, e ainda atearam fogo no Palio branco que eles utilizavam.
Logo após tomar conhecimento do fato, o comando do 2º BPM deslocou viaturas para pontos estratégicos de fuga. Diante do cerco os indivíduos abandonaram os carros e entraram no matagal.

Por volta das 14h dois dos suspeitos foram presos e identificados como Lucas Rafael Bezerra Brito de 22 anos, e Geniel de Morais Vieira de 24 anos, ambos oriundos de Teresina (PI). Com eles os policiais militares encontraram as armas utilizadas na ação, uma pistola calibre 380, com três cartuchos, um revólver calibre 38, com sete cartuchos e um revólver calibre 32 com dois cartuchos.
Os dois assaltantes, os veículos, armas, seis celulares e demais objetos foram apresentados no 1º DP, em Caxias, para as providências legais.  
No fechamento da matéria recebemos a informação de que mais 03 assaltantes foram capturados, agora já somam 05, portanto faltam apenas 03, o cerco continua.


 Do Portal Afonso Cunha, contribuição do Portal Coelho Neto

Irmão do Nelson Publicidade é assassinado com 4 tiros em Coelho Neto


frANC332
Por volta das 20h00, de ontem 29 uma discussão nas proximidades do terminal rodoviário de Coelho Neto acabou com uma pessoa morta, o bate-boca que deu início próximo à rodoviária terminou na Av. Antonio Guimarães com a pessoa de Francisco Alves Costa, de aproximadamente 48 anos morto com cerca de 4 tiros a queima-roupa, o mesmo ainda foi socorrido ao Hospital Casa de Saúde e Maternidade do Município mais não resistiu aos ferimentos e acabou entrando em óbito.
A vítima era irmão do Nelson Publicidade que reside no bairro mutirão. O acusado identificado por Pindaré também reside no mesmo bairro, e após o ocorrido o mesmo fugiu tomando rumo ignorado.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vida longa e felicidades!

Quem também está dando mais uma volta ao sol hoje 29 de agosto, é a jovem Sandra Ferreira, assessora da vereador Cristiane Bacelar. A ela, o Portal Leste Maranhense deseja muitas felicidades, e vida longa.


Vereador Rafael Cruz participa de conferência infanto-juvenil na zona rural


1173881_498833950209477_1877157913_n
Durante o evento, Rafael Cruz interagiu com os participantes da Conferência e frisou a importância da temática.
1236808_498833896876149_302858474_n
“É muito bom ver nossos jovens envolvidos para discutir um tema tão atual quanto o meio ambiente e melhor ainda constatar que os governos já entenderam que é impossível construir uma agenda positiva sobre esse tema sem a participação efetiva dos jovens. Aproveitei para plantar minha árvore e destacar a importância de eventos como esse”, disse ele.
Do Portal Gaditas