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Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Abertura do IV Fórum de Educação do Baixo Parnaíba

Postado por: Alexandre Cunha
iniciou-se  na noite de ontem, quarta-feira (19), o IV Fórum de Educação do Baixo Parnaíba, realizado pela FAP. A cerimônia de abertura,  foi realizado no ginásio da faculdade e contou com um público de 1500 participantes.
Caravana  de toda região do Baixo Parnaíba estiveram  presente na abertura.
do evento, que  contou ainda  com a participação de profissionais renomados da Educação Nacional, autoridades locais e regionais.
Ginásio totalmente  lotado
As atividades serão realizadas no prédio da FAP e em Unidades de Ensino Estaduais e Municipais de Chapadinha – MA.
Vereadores presente no evento 
"A pauta do IV FÓRUM traz para discussão e deliberação dos responsáveis pela educação de nosso Estado um tema de maior relevância – “EDUCAÇÃO E TRABALHO: compromisso e responsabilidade da escola com a formação social e profissional dos sujeitos”. Acreditamos que a FAP estará contribuindo na construção de uma escola voltada para formar verdadeiros cidadãos comprometidos com o Planeta, o País, o Estado, o Município, o Bairro onde moram e com seus semelhantes."
Objetivo Geral
Fomentar o diálogo sobre propostas didático-metodológicas para a educação dos Municípios do Baixo Parnaíba Maranhense e Alto Munim. 
Nony Braga /Diretora da FAP.
Específicos  
Analisar as práticas pedagógicas vigentes no Estado e nos Municípios, contemplando os diferentes espaços educativos formais e não formais;
Prefeita de Chapadinha/Belezinha
Refletir sobre as atuais práticas de ensino na Educação Básica e Educação Superior; Aprofundar as discussões sobre as questões educacionais através dos parâmetros teórico-metodológicos atuais; Construir espaço de intercâmbios de projetos de estudos e pesquisas entre o núcleo de estudos e debates da Faculdade do Baixo Parnaíba e outras IES locais e nacionais sobre as questões sociais, educacionais e de identidade cultural;
Nonato Baleco Presidente da Câmara Municipal de Chapadinha  
Definir uma proposta de formação continuada na Educação Básica mais consistente, face à realidade escolar, à proposta curricular existente e às condições de trabalho dos docentes da região;

Discutir e sugerir propostas teórico-metodológicas para a Educação do Campo, tendo em vista, os princípios da cidadania e da diversidade;
Propor diretrizes curriculares para a Educação do Campo respeitando a identidade sócio-cultual da região do Baixo Parnaíba com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais;
Tadeu Lima, Sec, Adj.de Educação do/MA
Analisar as experiências de formação inicial da Educação à Distância;
Rever para redimensionar as políticas da Educação Inclusiva desenvolvidas na região; Refletir sobre os projetos da Educação de Jovens e Adultos, considerando os atuais índices de aproveitamento manifestados nesta última década;
Oportunizar o acesso ao conhecimento epistemológico a todos os participantes inscritos neste IV FÓRUM;
Contribuir para o avanço da pesquisa e da produção do conhecimento didático-metodológico na região;
Desenvolver atitudes científicas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão na área educacional. 
Selma Garrido e Nony Braga
Segundo  Selma Garrido  Pimenta:
A formação inicial é o meio pelo qual se pode conferir uma habilitação legal do exercício da docência, uma vez que professorar não é uma atividade burocrática para a qual se adquire conhecimentos e habilidades técnico-mecânicas.

Mais fotos do evento, veja abaixo: 












Do blog do Alexandre Cunha 

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