.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Simplício pede divulgação dos nomes dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida

O deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) apresentou, na última semana, projeto de lei que acrescenta o § 7º ao art. 3º da Lei nº 11.977/ 09, que institui a obrigatoriedade de divulgação dos nomes dos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a proposta, os nomes dos beneficiários passarão a constar em uma relação a ser disponibilizada na internet, com acesso público irrestrito.

Conforme apontou o parlamentar, o Minha Casa, Minha Vida é um dos programas federais de maior alcance social. Destina-se a criar mecanismos de incentivo à produção e à aquisição de novas unidades habitacionais para famílias com renda mensal de até R$ 5 mil.
“Infelizmente o programa vem sendo atingido por irregularidades que já são objeto de investigações administrativas e policiais, bem como de ações ajuizadas pelo Ministério Público. As irregularidades acontecem em todas as fases do programa, desde a realização das obras até a destinação das moradias”, ressaltou Simplício. O deputado lembrou ainda das notícias de fraudes relacionadas à compra, venda e troca de unidades que não poderiam, por lei, ser objeto de transações comerciais.
Com o objetivo de coibir fraudes na execução do programa, o deputado apresentou o projeto de lei para assegurar a ampla publicidade do conjunto de seus beneficiários por meio da divulgação dos nomes.
“A medida, por si só, não eliminará o risco de favorecimento na escolha dos beneficiários ou de ocorrência de outras irregularidades, mas, sem dúvida, poderá contribuir para aprimorar o controle do programa tanto pelos órgãos de fiscalização quanto pela sociedade em geral”, afirmou o parlamentar.
Dados da Caixa Econômica Federal demonstram a extensão do programa: em sua primeira fase, mais de um milhão de moradias foram contratadas; para a segunda fase, pretende-se a construção, até 2014, de dois milhões de casas e apartamentos.
 Reportagem: Letícia Bogéa



Nenhum comentário:

Postar um comentário