.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 8 de março de 2014

JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO, NA EDIÇÃO DE HOJE, APONTA ANA DO GÁS COMO UMA DAS MAIS COTADAS


A edição deste sábado, 08, do Jornal O Estado do Maranhão faz um balanços das novas lideranças políticas que buscarão uma cadeira na Assembleia Legislativa; de acordo com o Jornal, a pré-candidata Ana do Gás é uma das mais cotadas. Leia matéria na integra.

Novatos se articulam no interior e mostram força na disputa por vagas na AL




Pré-candidatos com forte penetração política no estado apostam na renovação de vagas no Legislativo e intensificam contato com lideranças.



Lideranças políticas de diferentes alas e com forte atuação no interior do estado já se articulam para a disputa da eleição de outubro para a Assembleia Legislativa. Despontam como pré-candidatos no cenário eleitoral a primeira-dama de Santo Antônio dos Lopes, Ana do Gás (PRB); o ex-prefeito de Maranhãozinho Josimar Cunha (PR); o economista e administrador Adriano Sarney (PV); o superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues (PT); o advogado Glaubert Cutrim (PRB), o empresário Wellington do Curso (PPS), e o superintendente de Pesca e Aquicultura do Maranhão, Júnior Verde (PRB). Além destes, outros nomes com trânsito e estrutura política também aparecem como cotados para o Legislativo Estadual.

Foi confirmada por todas as fontes ouvidas por O Estado na Assembleia Legislativa e no primeiro escalão do Governo do Estadual que a pré-candidata Ana do Gás, esposa do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça (PSD), aparece como uma das principais cotadas para assumir uma das 42 cadeiras da Assembleia Legislativa.

Além do município administrado pelo esposo, a pré-candidata tem articulado lideranças políticas nos municípios de Igarapé Grande, Poção de Pedras, Logo dos Rodrigues, Pedreiras, Capinzal do Norte e Dom Pedro.


Quem também aparece como um dos pré-candidatos de destacada estrutura política no interior do estado é Josimar de Maranhãozinho. Somente durante o período de Carnaval, ele costurou alianças nos municípios de Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá, Maracaçumé, Presidente Médici, Igarapé do Meio, Olho d'Água das Cunhãs, Governador Newton Bello e Miranda do Norte.

Promessa - Bem-articulado e tido como uma das jovens promessas na política, segundo analistas, o economista e administrador Adriano Sarney é cotado para obter gigantesca votação em todo o estado. Além da articulação entre os municípios da Grande Ilha: São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, ele já tem garantido apoio de prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias em mais de 12 municípios.

Glaubert Cutrim, filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão e irmão do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), também aparece entre aqueles pré-candidatos de forte estrutura para a eleição de outubro.

Da mesma maneira, é citado o nome do empresário e suplente de deputado federal Wellington do Curso. Wellington tem circulado por municípios com a deputada estadual e pré-candidata ao Governo, Eliziane Gama (PPS), em busca de apoio. Na eleição para a Câmara Federal em 2010, ele obteve mais de 23 mil votos.

Júnior Verde, irmão do deputado federal Cléber Verde e com forte articulação com pescadores, é outro nome citado por analistas como um dos fortes candidatos ao pleito. Ele e José Inácio Rodrigues, que comanda o Incra, aparecem como prováveis nomes para a renovação da Assembleia.

Em 2010, renovação foi expressiva


Em 2010, foi expressiva a renovação de quadros na Assembleia Legislativa do Maranhão. Pelo menos 18 deputados assumiram primeiro mandato na Casa. Estes parlamentares foram decisivos na eleição da Mesa Diretora e na formação das comissões técnicas.

Foram eleitos pela primeira vez na Assembleia naquele ano os deputados Roberto Costa (PMDB); Edilázio Júnior (PV); Alexandre Almeida (PTN); André Fufuca (PEN); Bira do Pindaré (PSB); Carlinhos Florêncio (PHS); Dr. Pádua (PRB); Edison Araújo (PSL); Eduardo Braide (PMN); Francisca Primo (PT); Jota Pinto (PEN); Léo Cunha (PSC); Rogério Cafeteira (PSC); Neto Evangelista (PSDB); Valéria Macedo (PDT); Vianey Bringel (PMDB); Zé Carlos (PT) e Othelino Neto (PCdoB).

Estes deputados articularam espaços na Mesa Diretora da Casa, alguns trabalharam pela eleição de Arnaldo Melo (PMDB) para a presidência e buscaram a distribuição dos Blocos Parlamentares.

Roberto Costa liderou até o início do ano o maior bloco da Casa. Este ano, com nova articulação entre a os partidos da base governista, Edilázio foi quem ficou com a liderança do bloco de maior representatividade.

Outros parlamentares novatos da base governistas também atuaram com desenvoltura em assuntos de interesse do Executivo, como Alexandre Almeida e Eduardo Braide.

A expectativa dos parlamentares é de que haja outra renovação expressiva na eleição deste ano, como ocorreu no último pleito.

Blog do Carlinhos

Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário