.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 1 de abril de 2014

Prefeito Vera recita salmo 91 nas festividades de 53 anos de Santa Luzia!

No último dia 26 de março, a cidade de Santa Luzia do Maranhão, mas também conhecida como Santa Luzia do Tide, completou 53 anos de emancipação política administrativa. Ao romper da aurora, fogos de artifícios e uma bonita alvorada iniciou as festividades do 53º aniversário de Santa Luzia.

Deputado Eduardo Braide batendo um bolão. 


O prefeito Veronildo Tavares dos Santos, o Vera, PRB, ao lado do seu vice-prefeito Rogerio Oliveira, o Coen, do Presidente da Câmara Ariel Miranda, e dos vereadores da base aliada, Osmar Júnior, Gilson Rocha, Carlão, Filho, Zequinha da Patrol, Marlene Siqueira, e outros, edis secretários e assessores participou das festividades do município entregando obras a população luziense.
O deputado estadual Eduardo Braide, que ao lado dos deputados Vianey Bringel (estadual) e Cleber Verde, (Federal) dá a sua contribuição na administração do prefeito Vera, esteve presente na solenidade dos 53 anos de Santa Luzia, trouxe um presente para os desportistas no dia da festa.  
O prefeito resolveu fazer a solenidade ali na Escola Poeta Gonçalves Dias, no Bairro Vila São Paulo na Rua do Campo, obra que ele entregou a população luziense reformada, ampliada e totalmente adequada nos padrões exigidos pelo o MEC, debaixo de aplausos dos presentes.
Quem iniciou o ato de solenidade da festa dos 53 anos de Santa Luzia do MA, ali foi a banda de música da Unidade Integrada Abdon Braide, que de forma simbólica executava os hinos nacional, estadual e municipal.
O prefeito Vera o Deputado Eduardo Braide, vereadores e demais autoridades presentes hastearam os pavilhões e cantaram os parabéns a Santa Luzia pelos seus 53 anos de vida.

apresentação da banda 





Prefeito Vera entregando a escola Gonçalves Dias, 

População comparece na inauguração 

Jogos de Xadrez 

Como a obra era da secretaria de educação, a secretária da pasta, Francinete Torres, fez um relato de como está sendo gerido a educação do município. Segundo a secretária, foi implantado o piso salarial estabelecido por lei e nas próximas horas os educadores terá o plano de carreira reformulado sendo adequado ao piso nacional. Francinete Torres adiantou ainda, que o salário dos educadores de Santa Luzia é um dos melhores da região. Um outro anuncio importante de sua secretaria ela deixou para que o prefeito Vera fizesse.  
Como é evangélico de convicção, prefeito Veronildo Tavares iniciou o seu discurso agradecendo a Deus pela a sua vida, por suas vitorias e recitou partes do Salmo 91, provocando uma rajada de Gloria a Deus de uma grande quantidade de evangélicos presente no evento, como a sua mãe, a irmã Nelci .
A suas primeiras palavras foi de sitação da situação precária em que ele achou o município, mas voltou a reafirmar com muita veemência o seu compromisso e sua luta continua por Santa Luzia.
“Eu tenho a consciência de que as coisas não estão como eu queria e nem o povo sonha, mas administrar um município sucateado como eu peguei não é brincadeira. A inadimplência aqui era tremenda, mas Tenha só um pouquinho de paciência minha gente, o desenvolvimento está chagando, o pior já passou. Criticam que eu estou ausente daqui, mas pra colocar o nosso município nos trilhos certo pra andar tem que sai e ir em busca das parcerias. O governo do Estado através de Dr. Luís Fernando, é um grande parceiro e nossos deputados Vianey Bringel, Cleber Verde, Eduardo Braide que aqui está presente muito nos ajudam, e continuarão com certeza. O Dr. Robert Bringel tem sido um grande parceiro na saúde, aqui com a gente, como vocês sabem. Vamos continuar acreditando em nós jamais iremos fugi de nossas responsabilidades.  Iremos inaugurar na próxima semana, três escolhas; uma no povoado Cacique, outra no Centro do Fogoió, e outra no Brejo do Piauí, na região no Araparí, disse o prefeito Vera em seu discurso.
Após o discurso das autoridades e a entrega da Unidade Escolar Gonçalves Dias, o prefeito e comitiva visitou a escola Dehon onde estava acontecendo o torneio de xadrez. Ali no município aconteceu maratona, ciclismo, e Final da Taça Cidade (campo e quadra).
no estádio Francisquinho Pernambucano, o deputado estadual Eduardo Braide, acompanhado do prefeito Vera, mostrou para a imprensa o cópia do convênio onde recurso já está em caixa no valor de 200 mil reais para a iluminação daquele estádio.
Eduardo Braide, garantiu que vai incluir o estádio de Santa Luzia oficialmente no calendário da Federação maranhense para que seja um dos palcos do campeonato maranhense de futebol.
O prefeito ressaltou a participação do deputado Eduardo Braide, que já mandou quadra poliesportiva para Santa Luzia.
Um pouco de Santa Luzia.      
  
Santa Luzia foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 1908, de 17 de dezembro de 1959

 Em 1949, João Vieira dos Santos, também conhecido por João Vaqueiro, e outros chegaram a Pau Santo. Rechaçados pelos índios Guanabaras, deslocaram-se para o lugarejo Batatal, sendo acolhidos pelo cacique capitão João Francisco de Almeida Batatal, recebendo terras para cultivar. Nesse mesmo ano, o cacique Batatal mudou-se para Porto dos Índios, vendendo a João Vaqueiro parte das terras do lugarejo. A localidade que surgia foi denominada Santa Luzia por João Vaqueiro, segundo ele, em virtude da imagem da Santa que levava consigo. Em 1952, com a chegada do agricultor Manoel Rodrigues Chaves, compadre de João Vaqueiro, a lavoura se expandiu, atraindo levas de imigrantes. Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia, pela lei estadual nº 1908, de 17-12-1959, desmembrado de Pindaré Mirim. Sede no atual distrito de Santa Luzia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-03-1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário