.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 31 de maio de 2014

Região do Médio Mearim apresenta prioridades e reivindicações em evento do Diálogos pelo Maranhão

As necessidades e reivindicações do Médio Mearim foram apresentadas à comitiva do Diálogos pelo Maranhão nesta sexta-feira (31). A população relatou aos coordenadores do movimento, Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), as prioridades de investimento para a região. Apoio à agricultura familiar, investimentos em saúde pública e infraestrutura foram os temas mais recorrentes nos debates.




“As promessas engavetas pelo governo do estado massacram a nossa região” relatou Márvio Rocha, vice-prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra ao narrar as dificuldades vivenciadas pela região. Uma das mais preocupantes, segundo ele, é a distância para receber assistência médica e a dificuldade de locomoção, já que a estrada que ligaria o município à cidade de Barra do Corda, a MA-012, ainda hoje aguarda conclusão do governo do estado.

Outra dificuldade presente no dia-a-dia da região reside na área da saúde pública. “O único hospital construído pelo governo do estado para atender a demanda da região está fechado por falta de médicos, equipamentos e remédios. Não passa de um prédio”, denunciou Zé Wilson, ex-prefeito de São Roberto.

A ausência do governo do estado também foi relatada por João Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantinópolis. Para ele, as deficiências em assistência técnica e as dificuldades para a regularização fundiária representam os maiores entreves ao desenvolvimento do pequeno agricultor.

“Estamos no abandono. Sequer somos recebidos no Palácio dos Leões para colocarmos as nossas reivindicações. Não recebemos assistência técnica e as dificuldades para a regularização fundiária travam a vida dos pequenos produtores que precisam buscar recursos nos bancos”, resumiu ele.

Maria Aparecida, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igarapé Grande, também fez reivindicações para o setor. “O Governo do Maranhão não tem compromisso com a agricultura familiar. Precisamos de programas e políticas públicas para os trabalhadores rurais”, disse.

Além de relatar as dificuldades, as lideranças da região apresentaram ao pré-candidato Flávio Dino, propostas para o desenvolvimento da região. Apontaram como alternativa a construção de um Hospital Regional em Pedreiras; a conclusão dos 65km que ainda precisam de asfalto na MA-012 e também a aplicação de políticas públicas que garantam ao pequeno produtor a regularização fundiária e a assistência técnica.

Ao ouvir as demandas e propostas da região, Flávio Dino reforçou o compromisso com a transformação do estado. “Faremos juntos o grande encontro do povo do Maranhão com a justiça e igualdade, porque administrar R$ 14 bilhões é tarefa para quem tem compromisso com as políticas sociais. É essa a função de um governador: transformar as riquezas do nosso estado em mais qualidade de vida para quem mais precisa”, defendeu o pré-candidato.

Mais justiça e Igualdade social

As lideranças políticas que participaram dos eventos na região do Médio Mearim destacaram a importância do movimento Diálogos pelo Maranhão na construção de um Maranhão mais justo e de oportunidades.

A vereadora de São Raimundo do Doca Bezerra, Raibel (PSD), avaliou que o movimento Diálogos pelo Maranhão representa um novo modo de fazer política. “Esse movimento é a prova de que a política proposta por Flávio Dino é diferente de tudo o que está posto. É a política que escuta as reais necessidades do povo”.

Sobre isso, um dos coordenadores do movimento, e pré-candidato ao senado, Roberto Rocha (PSB), definiu que não há alternativa para a transformação do Maranhão sem a interação com o povo. “Nós, políticos, precisamos estar ao lado do povo, ouvindo as demandas e reivindicações para buscarmos as soluções”, disse ele.

União da oposição

Aproveitando os eventos do Diálogos pelo Maranhão na região do Médio Mearim, o deputado federal Weverton Rocha (PDT), acompanhado de Erlânio Xavier (PDT), da executiva estadual do partido reforçaram o apoio da legenda à pré-candidatura de Flávio Dino.

“Estamos fortes para defendermos essa aliança para eleger Flávio Dino governador do Maranhão. Porque temos um compromisso com o Maranhão”, disse Weverton Rocha ao confirmar a permanência da legenda na chapa de Flávio Dino.

Erlânio Xavier completou declarando que “o PDT não vai sair, o PDT vai continuar com Flávio Dino porque temos uma história no Maranhão, temos um compromisso”.

O deputado estadual Carlos Brandão (PSDB) parabenizou o gesto do PDT para a permanência da união das oposições. “Neste momento, o PDT nos dá uma grande demonstração de maturidade”.

Comitiva pela mudança

A caravana Diálogos pelo Maranhão contou com a presença dos deputados estaduais Marcelo Tavares (PSB), Rubens Júnior (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB) e dos deputados federais Domingos Dutra (SD), Simplício Araújo (SD) e Weverton Rocha (PDT).

Outras lideranças políticas também marcaram presença nos eventos que percorreram cidades da região do Médio Mearim. Entre elas, Fernanda Moraes, Simone Limeira, Fábio Macedo e Márcio Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário