.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

segunda-feira, 30 de junho de 2014

A VISÃO ESPORTIVA DE UMA PSICÓLOGA VEREADORA

POR CRISTIANE BACELAR 
A visão de psicóloga e política me fez ver o jogo Brasil e Chile (1x1, prorrogação e pênaltis) por um ângulo que fortaleceu o meu posicionamento sobre a luta contra as mazelas sociais que presenciamos diariamente. Jogamos mornamente enquanto o Chile armou uma boa defesa, não permitiu que o nosso time, aparentemente desarticulado com muitas bolas rifadas, alcançasse seu objetivo a tempo. O bom é que contamos quase sempre, com uma dose de sorte que é peculiar dessa nação eleita a mais alegre do mundo e para onde convergem energias positivas.


Lutar pela eliminação da miséria, da falta de saúde e educação, do desemprego e de outras causas do sofrimento dos brasileiros requer um planejamento ostensivo, determinação na execução e persistência no alcance do objetivo. 

Não vi um verde-amarelo motivado em campo mas de atitudes mais éticas, enquanto o opositor armava e simulava faltas para impedir nossas finalizações com uma preocupação na tomada de bolas sem concluir jogadas, mais preocupado em atrapalhar do que jogar convicto de seus lances como é peculiar de quem está em desvantagem e menos afamado. O time brasileiro se escondeu num planejamento obscuro. Temos a sensação que muitas vezes a luta pela sobrevivência empata com as dificuldades, sem sairmos do lugar, sem persistir nos calamos e, sem lutar bravamente vemos a ameaça bater à porta diariamente. 

Hoje, um herói se apresentou, mesmo calejado por derrotas anteriores, conseguiu motivar e fazer o time confiar. O goleiro Júlio César disse: “Faça seu papel, capricha que eu faço duas defesas”. Se nós, nessa vida fizermos nosso papel com convicção e pudermos confiar em alguém, alcançaremos uma vitória certamente. Não esperamos, um herói que ganhe toda a guerra, mas que inicie o começo de uma batalha vitoriosa por mais igualdade e justiça social. Nessa reflexão, eu afirmo que o time, os torcedores e toda uma nação venceremos as dificuldades que afligem os brasileiros, e principalmente nosso povo maranhense, se soubermos escolher os políticos que entrarão em campo. Eu voto Flávio Dino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário