.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 17 de junho de 2014

Brasil X México – o histórico do confronto

Há exatos 60 anos a Seleção Canarinho aplicava a maior goleada sobre a equipe mexicana em Copas. David Luiz e Thiago Silva terão a missão de manter a escrita de nunca termos tomado um gol mexicano em Mundiais da Fifa

Foram apenas três jogos entre Brasil e México na história das Copas e a vantagem brasileira é total. Conseguimos vencer nos Mundiais de 1950 por 4 a 0, e em 1962, no bicampeonato no Chile por 2 a 0. O placar mais elástico do confronto no torneio aconteceu em 16 de junho de 1954, quando o time comandado por Didi, aplicou um sonoro 5 a 0 diante dos mexicanos, no Stade Des Charmiles, na Suíça.


A admiração dos mexicanos pelo futebol brasileiro já é conhecida por todos, mas a rivalidade entre as duas seleções só tem aumentado de uns tempos pra cá. Dos últimos dez jogos entre as equipes, o México venceu cinco vezes, houve um empate e o Brasil trinfou em quatro oportunidades.

 O derradeiro embate entre a Seleção Canarinho e a “La Tri” (como é conhecida entre os mexicanos) ocorreu em junho de 2013, pela Copa das Confederações, e naquela oportunidade os brasileiros venceram por 2 a 0, com gols de Neymar e Jô. Vale lembrar que o time titular que entrou em campo naquele dia, foi exatamente o mesmo que estreou na Copa de 2014, contra os Croatas, no Itaquerão.
O último triunfo mexicano diante da Seleção Pentacampeã Mundial ocorreu em junho de 2012. O amistoso foi disputado no Cowboys Stadium, em Dallas, nos Estados Unidos. Naquela ocasião, o Brasil era comandado pelo técnico Mano Menezes, que preparava a equipe para os Jogos Olímpicos de Londres.  
Gosto amargo da Prata
Uma derrota, em especial, frente aos mexicanos tem uma lembrança bem mais negativa quando o assunto é seleções de base. Em 2012, na Olimpíada de Londres, na Inglaterra, brasileiros e mexicanos disputaram o ouro, na final do futebol. O resultado foi que o time que tinha Oscar, Thiago Silva, Marcelo, Hulk e Neymar (mesmo atletas que compõe a seleção principal), deixou escapar a tão sonhada medalha de ouro.

Brasil tem o dobro de vitórias
Quando falamos de números gerais, a vantagem do Brasil aumenta consideravelmente. Foram 36 jogos na história da disputa, com 20 vitórias brasileiras, apenas seis empates e em dez ocasiões os mexicanos saíram vencedores. O ataque canarinho marcou 67 gols no México, enquanto a La Tri vazou a defesa brasileira 35 vezes.
A partida entre Brasil e México, acontece nesta terça-feira, às 15h (horário de Manaus), no estádio Castelão, em Fortaleza (Ceará). Os brasileiros vêm de vitória contra os croatas por 3 a 1, e os mexicanos também vêm embalados pelo triunfo de 1 a 0 diante de Camarões. Quem ganhar o jogo garante vaga nas oitavas de final da Copa do mundo de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário