.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Câmara lança exposição em memória de Leonel Brizola

A Câmara dos Deputados inaugura nesta quarta-feira (2) a exposição Brizola: tempos de luta! em homenagem ao líder trabalhista Leonel Brizola, cujo falecimento completa uma década neste ano.


A mostra apresenta uma síntese da vida política de Brizola, ressaltando sua participação na Campanha da Legalidade pela posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros, o exílio, a atuação como governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e suas ações em prol da educação.
A exposição será inaugurada pela manhã, depois do encerramento da sessão solene que a Câmara realizará em memória do político, a partir das 9h30, no Plenário Ulysses Guimarães.

A homenagem pelos dez anos do falecimento de Leonel Brizola poderá ser visitada entre os dias 2 e 4 de julho, das 9 às 17 horas, no Hall da Taquigrafia, anexo 2 da Câmara. O evento é promovido pela liderança do PDT, em parceria com a Câmara dos Deputados.

Biografia

Leonel de Moura Brizola nasceu em Carazinho (RS), em 1922, e participou da política brasileira por quase 60 anos. Em 1959, aos 37 anos, elegeu-se governador do Rio Grande do Sul. Em 1961, após a renúncia do presidente Jânio Quadros e com o veto militar à posse de João Goulart, então vice-presidente, liderou a Campanha da Legalidade, em prol do restabelecimento das prerrogativas presidenciais. As ações de Brizola acabaram forçando seu exílio no Uruguai, em 1964, por ocasião do golpe militar.
Brizola voltou ao Brasil em 1979, com a anistia. Em 1980, fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para dar continuidade ao movimento trabalhista de raízes getulistas oriundo do antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
No Rio de Janeiro, elegeu-se governador duas vezes (1983-1987 e 1991-1994). Sob inspiração do antropólogo Darcy Ribeiro, implantou no estado os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), programa de ensino integral que se tornou referência nacional. Foi por duas vezes candidato à Presidência da República pelo PDT. Brizola faleceu em 21 de junho de 2004, vítima de infecção pulmonar.

Agência Câmara de Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário