.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sábado, 29 de março de 2014

Centenas participam de Plenária com Flávio Dino sobre Políticas para a Juventude em Imperatriz



O ponto alto da grande reunião de Flávio Dino com jovens da região Tocantina foi o registro dos “Sonhos da Juventude” maranhense. Cada jovem presente no evento relatou por escrito propostas, problemas, sugestões e mensagens direcionadas ao pré-candidato a governador, Flávio Dino. As mensagens foram entregues pelos jovens e parte delas foi lida e comentada pelo pré-candidato.





O auditório da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), de Imperatriz, foi o espaço escolhido para reunir as centenas de jovens estudantes e professores da região Tocantina, que discutiram políticas públicas voltadas para jovens maranhenses.
Educação, Inclusão Social, fim da Violência contra Jovens, Esporte e Lazer, Saúde, Geração de Emprego e Renda e inclusão de Políticas Públicas no orçamento do Governo Estadual foram os principais temas abordados pelas centenas de jovens que acompanharam na manhã do último sábado (29) a plenária com o pré-candidato a governador do estado.
As perguntas foram respondidas por Flávio Dino, que fez questão de apontar a forma como os problemas seriam resolvidos. O combate à corrupção e a organização do orçamento do estado com prioridades claras e investimentos que cheguem efetivamente à população foram pontos ressaltados para que “ideias se transformem em realidade”.
Foi o caso do fornecimento de água e o fim dos racionamentos nas casas, que sofrem diariamente com esse problema mesmo com o potencial hídrico que o Maranhão possui. Segundo Dino, estudos elaborados por ele e sua equipe de Programa de Governo apontam que investimentos globais em R$ 300 milhões são suficientes para que, em 4 anos, 100% dos maranhenses tenham água encanada em suas casas. Esse foi um dos primeiros pontos abordados pelo pré-candidato.
A regionalização das universidades estaduais também foram discutidas com a juventude da região Tocantina. Para Jonas, estudante da UEMA que reside em assentamento do município de Itinga, a proximidade da administração da Universidade é uma saída para a constante falta de estrutura nos cursos oferecidos.
Todas essas questões foram apontadas como grandes questões de interesse da juventude. Como coloca-las em prática, através de mais investimento e de aplicação de fato do orçamento em políticas públicas voltadas para a juventude, foi o ponto apresentado pelo pré-candidato. “Sabendo o que fazer e como fazer. Ouvindo e colocando em prática o que se diz. É isso o que os jovens precisam para que nossos sonhos sejam a mola propulsora do crescimento,” avaliou Glauber Leonardo, administrador especialista em políticas para Juventude.
O fim da violência também foi lembrado pelos presentes. O destaque foi feito pelo pré-candidato a Senado pelo PSB, Roberto Rocha. O aumento do efetivo policial e a instalação da política de promoção da paz como prevenção a crimes foram apontadas como norteadores desse pensamento.
Juventude e mobilização
Muitas perguntas, incentivos e sugestões escritas pelos jovens foram lidos e apresentados pelos deputados estaduais e federais presentes no evento. Bira do Pindaré (PSB), que tem histórico de atuação com os movimentos sociais da juventude e da Igreja Católica, falou de que tão importante quanto agir é ter a capacidade de sonhar com dias melhores para o Maranhão.
“Mais Justiça, mais Educação, mais Oportunidades, mais Coisas Boas para a gente se orgulhar ainda mais desse Maranhão que tanto amamos. É esse o sentimento que predomina nesse evento e que está construindo um novo momento por todo o estado,” analisou Flávio Dino ao final do evento, ao lembrar que sua atuação política começou em 1983, na mobilização da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Exemplo que muitos jovens presentes na plenária trazem consigo e demonstraram com camisas e mensagens de esperança.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Líderes de 8 partidos destacam importância do PCdoB na política maranhense

Os 92 anos de fundação do PCdoB, o partido mais antigo em atividade no país, reuniu representantes de várias legendas que compõem as forças de oposição no Maranhão na noite de ontem (25). Representantes e filiados ao PSB, PDT, PTC, PP, SDD, PROS, PPS e PT destacaram a trajetória de lutas do partido em prol da democracia e das causas populares.



A solenidade reuniu além de militantes, filiados e simpatizantes, diversos nomes que representam as forças políticas que lutam por um Maranhão melhor, o Partido do Maranhão. A unidade da oposição e as batalhas históricas pela libertação do estado foram temas dos debates do evento.

“A simbologia desse momento reside no seguinte: o estado com piores indicadores produziu um jovem, no PCdoB, para conduzir este momento. Um juiz para tirar as algemas da escravidão que a oligarquia submeteu o Maranhão durante todos esses anos,” disse Wagner Lago (SDD), irmão do ex-governador Jackson Lago ao pré-candidato Flávio Dino.

Lideranças políticas e sociais de todo o Maranhão homenagearam a jornada histórica da legenda que culminou com o atual protagonismo do partido na luta por um Maranhão mais justo e igualitário.

Batista Matos (PPS), Hamilton Ferreira (PP), Milton Calado (PTC), Márcio Jardim (PT) e Renato Dionísio (PDT) foram alguns dos nomes que prestigiaram a trajetória histórica do partido na solenidade desta terça (25).

Defesa da Democracia no Brasil e no Maranhão

“Ao completar seus 92 anos, o PCdoB é uma legenda que se expande. Alarga sua presença nas várias esferas da luta política, social e de ideias. O PCdoB representa todos os outros partidos irmãos e lidera a ideia de unidade”, disse o pré-candidato ao senado Roberto Rocha (PSB).

A luta do partido pelo reestabelecimento da democracia no país e a intensa atuação ao lado de movimentos sociais consolidou a luta em prol das causas democráticas do socialismo e do fortalecimento do país. Por essa trajetória, Márcio Jardim (PT) destacou “é uma honra ter dedicado parte da minha vida para militar ao lado do PCdoB”.

Ao encerrar o ato político que marcou a solenidade de comemoração dos 92 anos de lutas do PCdoB, Márcio Jerry, presidente da legenda no estado, destacou a atuação do partido para o fim de um modelo político oligárquico em impera há 50 anos no Maranhão.

“Para os revolucionários a política é e será sempre uma forma de fazer poesia. Estamos conseguindo construir uma unidade que tem dimensão histórica no MA e assim renovamos o compromisso que nos une alimentando a esperança de construirmos um maranhão de igualdades e justiça social”, concluiu.

Em Arame-MA: motoqueiros expulsam promotor e juiz que determinaram uso de capacete



juizos33Fato pra lá de curioso aconteceu ontem terça-feira 25/03, durante um protesto realizado que interditou a Ma-006, que liga Arame ao Entroncamento. Manifestantes revoltados expulsaram da cidade, sob fogos de artifícios, o juiz Holídice Barros e o promotor de justiça Carlos Róstão, ambos titulares da Comarca de Grajaú e respondendo por Arame.
Tudo começou com uma campanha que o promotor Carlos Róstão está realizando na comarca de Arame para que os motociclistas cumpram o que determina a lei e só trafeguem usando capacete. Além disso, o promotor fixou prazo para que a população se adeque a essa regra. “Trata-se de uma norma que visa preservar a segurança do condutor da moto e da própria população”, esclareceu o juiz Holídice Barros.
Só que os motociclistas não gostaram muito da “novidade” que não é tão novidade assim, alegam que para que o capacete seja implantado na cidade é necessário a sinalização das ruas e também a pavimentação asfáltica do município, em situação precária em algumas ruas. Os moradores alegam ainda que a implantação do capacete no município aumentará o numero de crimes na cidade que já sofre com a falta de segurança.
Em Nota, a Associação dos Magistrados repudiou a ação dos manisfestantes. De acordo com a Associação dos Magistrados do Maranhão, o juiz Holídice Barros e o promotor Carlos Róstão, ao se deslocarem de Grajaú para a realização de audiências em Arame, foram hostilizados pelos manifestantes. Eles teriam solicitados ao Batalhão de Grajaú que enviasse reforço, mas, a polícia militar nada pode fazer porque, segundo o magistrado, a cidade de Arame só tem um policial.
saiue333Protesto interditou a Ma-006, que liga Arame ao Entroncamento
O juiz e o promotor, segundo a AMMA foram então aconselhados pelos policiais a deixarem a cidade, por não haver garantias e condições dos policiais para manter a sua segurança dos dois no local. Diante disso, as audiências e os demais atos processuais já designados para o dia precisarão ser suspensos. Os manifestantes teriam comemorado a saída do juiz e promotor com uma salva de foguetes.
Em sua página nas redes sociais o juiz Holídice Barros comentou o fato:“indignado por ter sido impedido de trabalhar pela ausência de segurança pública na cidade. A situação é caótica…”.
A Associação dos Magistrados encaminhou ofício à Presidência do Tribunal de Justiça denunciando o clima de insegurança. De acordo com o presidente Gervásio Santos, a situação de ameaça que o juiz Holídice Barros sofreu não diz respeito somente a ele, mas a toda Magistratura do Maranhão.
Para Gervásio Santos, o Estado do Maranhão está à beira da barbárie por absoluto descaso do Governo do Estado com a segurança pública. “O que aconteceu hoje no município de Arame foi uma afronta ao Estado do Direito, com a vitória da barbárie em detrimento da lei”, disse.
Informações do Blog do Domingos Costa

Imperatriz protagoniza o primeiro Diálogos com a Juventude

Por Janaína Amorim

Depois de percorrer parte significativa do estado, o movimento Diálogos pelo Maranhão – coordenado por Flávio Dino – voltará à Imperatriz com uma nova proposta: o Diálogos com a Juventude. O evento acontecerá no próximo sábado (29), às 8horas, no auditório da Faculdade Antenas Maranhense (Fama), que fica na Rua Godofredo Viana - em frente à Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A ideia, agora, é discutir as problemáticas sociais e políticas em torno dos jovens maranhenses.

A proposta é que o primeiro debate aconteça em Imperatriz e depois percorra as demais cidades. Para o presidente do PCdoB, Clayton Noleto, essa é uma possibilidade de “construir uma visão coletiva” a respeito da realidade social do Maranhão. “[O Diálogos com a Juventude] é aberto a todos, independente de filiação partidária. Nosso objetivo é a participação popular no movimento. É unir a juventude e debater seus anseios e ideias”, completa.

Desde o início de fevereiro, reuniões com lideranças estão sendo realizada com uma comissão criada para elaborar a programação do encontro. Participam da mobilização coordenadores de grupos das Pastorais e outros grupos de igreja, movimento estudantil e militantes de partidos políticos, como o assessor da Pastoral da Juventude da Diocese de Imperatriz, Johnson Alves, o professor Adonilson Lima, os vereadores Rildo Amaral (Solidariedade), Aurélio Gomes (PT), Carlos Hermes e Marco Aurélio (ambos do PCdoB).

A criação do movimento é resultado do descontentamento em relação às estatísticas. Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (2013), o Maranhão é destaque nos índices de pobreza: 63,5% da população é pobre. De acordo com o IBGE, temos o menor número de casas com coleta de lixo, apenas 54%. Estamos, ainda, entre os estados com maior número de analfabetos. “Estamos em uma luta. Uma luta por direitos negados. Essa discussão se inicia agora e caminha para um projeto muito maior.”, destacou Marco Aurélio.

Juventude e Política – Os jovens sempre tiveram um papel ativo na luta por transformações sociopolíticas. Che Guevara, um dos maiores ícones da luta por uma sociedade igualitária, tinha apenas 36 anos quando foi fuzilado e já havia participado de várias revoltas, como a de Guatemala e a Revolução Cubana. No Brasil, não foi diferente. “Zumbi tinha 23 anos quando liderou a revolução pela libertação dos escravos”, defendeu o historiador Adonilson Lima.   

Concurso de Chapadinha: Inscritos Apontam Irregularidades e Devem Pedir Anulação do Certame



Um grupo de inscritos no concurso público realizado pela prefeitura de Chapadinha, no último dia 16 de março, se reuniu esta tarde na Câmara Municipal onde externaram várias reclamações e denúncias contra o Instituto Machado de Assis e resolveram formar uma comissão para lutar pelos direitos dos participantes do concurso que se sentem prejudicados pelas possíveis irregularidades.

Prédio Abandonado
A primeira denúncia foi apresentada por quatro concorrentes da cidade de Afonso Cunha que foram entregar os recursos no endereço do Instituto e encontraram o local com aspecto de prédio abandonado e sem condições de funcionar. O professor Walterlin Luiz de Oliveira relatou que no local não havia sequer equipe para receber os recursos e que fora atendido por um funcionário que assinou recebendo os recursos e não colocou carimbo ou emitiu protocolo.

As fotos divulgadas na reunião já haviam sido publicadas no blog Labareeda Notícias, que estranhou o prédio da instituição. “O IMA ( Instituto Machado de Assis ) está praticamente abandonado, pois as imagens mostram o estado que esta a instituição, pois além de lixo, prateleiras totalmente vazias, papeis espalhado por toda parte, rabiscos de informações em vários locais da sala e apenas dois funcionários no instituto, em uma sala que mede aproximadamente 3X4m, com dois birôs, 03 cadeiras e uma mesa de apoio onde estavam os requerimentos enviados para empresa demonstrando assim o tamanho da desorganização, deixando para traz o Compromisso, Competência e a Credibilidade que eles usam em sua logomarca”, relatou o blog. Veja fotos abaixo. 

Outras Denúncias
Entre as denúncias os inscritos relataram que pessoas foram autorizadas a ir ao banheiro várias vezes enquanto outras eram impedidas de fazer o mesmo; que não houve fiscalização em celulares, em alguns casos apenas o aconselhamento para que fossem desligados, mas sem a devida averiguação; dados de inscrição como cargo trocados, muitos concorrentes para vagas na Zona Rural tiveram dados mudados para Urbana; pessoas ligadas a políticos e ao governo declarando antecipadamente ter atingido pontuações elevadas e já comemorando aprovação; o número do telefone do Instituto Machado de Assis não atende às ligações; concorrentes impetraram recurso que pode anular 10, 13 e até 15 questões de uma prova de 40; provas idênticas às aplicadas em concursos anteriores (do mesmo Machado de Assis) teriam sido repetidas em Chapadinha; plágio integral de questões de vários concursos; nomes de inscritos em duplicidade ou uma pessoa com duas inscrições diferentes; falta de verificação quanto a identidades de candidatos e suspeita de terceiros fazendo provas no lugar de inscritos; entre outras.

Comissão
Diante das denúncias os concurseiros resolveram formar uma comissão de 8 pessoas para representar os inscritos, tornar públicas as queixas, centralizar o volume de recursos impetrados, colher novas provas ou indícios de irregularidades para eventual pedido de anulação do concurso pela via judicial.

Outro Lado

O blog ligou para o número do Instituto Machado de Assis e também não foi atendido. Uma fonte ligada à prefeitura disse que a Machado de Assis alegou que a empresa estaria em processo de mudança de endereço, mas os candidatos que foram até o local disseram não haver qualquer placa ou cartaz indicando novo endereço ou local de funcionamento da firma responsável pelo concurso que teve mais de 7 mil concorrentes.

Situação do Prédio do Machado de Assis 





Fonte: Alexandre Pinheiro
Do blog do Foguinho 

Que fase! Cachê de Naldo despenca de R$ 120 mil para R$ 15 mil e cantor acumula dívidas

A boa fase de Naldo parece ter subido no telhado. O cantor que no auge do Amor de Chocolate cobrava R$ 120 mil para se apresentar já não exige tanto de seus cachês. Segundo a coluna Retratos da Vidam, do jornal Extra, o funkeira agora pede R$ 15 mil por show. Sem a grife AudioMix por trás dos negócios dele, que é o escritório de Jorge & Mateus e Gusttavo Lima, Naldo está com o passe desvalorizado 

Foto: AgNews

Sargento da PM morre em acidente grave em Governador Nunes Freire

O sargento PM Lima morreu em um grave acidente na tarde de terça-feira(25) na BR-316, na cidade de Governador Nunes Freire. 






Os veículos que se envolveram no acidente foram um Fiat Uno e uma Hilux. A batida frontal ocorreu nas proximidades do Km 64.

O sargento Lima dirigia o fiat Uno e morreu no local, dentro do veículo. A Hilux era do estado do Pará, mas não conseguimos informações sobre a identificação do condutor.

Com o impacto da batida, os dois veículos ficaram destruídos. 

Pelas informações de testemunhas, os dois veículos desenvolviam alta velocidade e teriam batido depois de uma tentativa de ultrapassagem.


Deputado Professor Sétimo participa de reunião com lideranças jovens do PMDB no maranhão

Jovens líderes do PMDB no Maranhão se reunirão neste domingo 23/04, para discutirem políticas publicas direcionada aos jovens, para a educação, emprego e família. O deputado Professor Sétimo disse que a reunião foi um estímulo aos Jovens para não desistirem da lutar por seus ideais, “o objetivo é motiva lós a participar das próximas reuniões, que acontecerão até o mês de junho, com finalidade de proporem e discutirem políticas que atendam os jovens, e incluir no Programa de Governo do Candidato do PMDB, Luiz Fernando ao Governo Maranhense. Muito me honra ver a movimentação desses jovens, que estão buscando melhorar a política nacional, defendendo seus direitos e propondo políticas direcionadas a educação, o desenvolvimento profissional e a valorização da família”.  O parlamentar relatou ainda que o PMDB Jovem com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães no Maranhão, está percorrendo os municípios e fomentando Cursos de Formação Política. Onde jovens podem saber sobre a história política do nosso país, e desenvolver habilidades como, oratória e dicção, curso preparatório para ingresso na Gestão Publica, Agente de Cidadania Comunitária, dentre outros, que podem auxiliá-los no seu direcionamento profissional.
         O encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Timon-MA, às 14h com todos os filiados e simpatizantes do partido. 

Bola pra frente Fábio Godin!

Foi assim que populares entre secretários assessores e gente de todos os segmentos da sociedade que participavam das festividades alusiva os 26 anos de emancipação político do município de Miranda do Norte, dia 15 de março, gritaram para o Secretário de Estado, do Governo Roseana, Fábio Godin, pré-candidato a deputado Federal pelo o PT, nas próximas eleições desse ano, na inauguração de uma quadra poliesportiva, quando ele deu o pontapé inicial chutando a bola.


Fábio Godin, participou ativamente da solenidade de aniversário de Miranda do Norte, ao lado do prefeito Júnior Lourenço, e de seu grupo político, prestando contas de sua pasta naquela municipalidade, pelos recursos destinados ao povo mirandense para a melhoria da qualidade de vida.
Fábio Godin, demostrou em Miranda, uma rara qualidade entre quem sempre quer ser líder, porem absolutamente necessária para uma carreira próspera e sustentável, que é ouvir, ouvir e ouvir os mais experientes.
 Simples e prestativo, Fábio Godin, participou de inaugurações na zona rural ouvindo os mais simples, e deixando sempre transparecer que o experiente Clodomir Paz, era o líder dos demais secretários dos Leões, naquelas festividades.
Por aonde passou ou esteve nas festividades de aniversário de Miranda do Norte, o pré-candidato a deputado federal Fábio Godin, recebeu manifestações de apoio ao seu projeto político que se avizinha. Quando as eleições acontecerem Fábio Godin, com o seu jeito carismático de ser, será sem dúvida um dos mais votados deputado federal em Miranda do Norte.   


“A estratégia política do PSDB do Maranhão está traçada”

Quem afirma é o deputado federal Carlos Brandão, presidente da executiva estadual do PSDB. Nos últimos meses, no embalo de algumas legendas, que também não revelam publicamente qual caminho trilharão nas eleições deste ano, o partido tucano no Maranhão segue dialogando com todos os seus membros, debatendo com as suas lideranças e, sobretudo, atendendo à demanda da direção nacional.

Para o deputado Brandão, as decisões do PSDB, dentro e fora do estado, atentam sempre para três pilares: o palanque nacional, a eleição da bancada e o fortalecimento do partido.
“Se o cenário político em nosso estado é o de expectativa quanto aos rumos do PMDB, que somente será oficializado a partir de abril, por que seria interessante ao nosso partido apontar nossas estratégias?”, pondera Brandão.
O fato é que, com a incerteza plantada pelo PMDB quanto as disputas ao Governo, ao Senado e até mesmo na Assembleia Legislativa, a postura adotada pelo PSDB do Maranhão é a da sensatez, o que não implica em indefinição ou que os tucanos estejam a reboque dos demais partidos.
“Temos a confiança das executivas nacional, estadual e municipal para fazer as tratativas no Maranhão e assim temos feito. Recentemente, percorremos 170 cidades para alinhar as pretensões dos nossos diretórios municipais. A estratégia política do PSDB do Maranhão está traçada e, quando for o momento certo, anunciaremos”, concluiu Brandão.


Em defesa dos militares, Sarney chamou Ulisses de “Euriloco”

A partir de hoje, o site Maranhão da Gente publica uma série de sete matérias sobre a atuação do senador José Sarney (PMDB-AP) no regime militar (1964-1985). Nestes 21 anos em que os generais comandaram o país, Sarney sempre foi aliado dos militares deixando de apoiá-los, somente em 1985, quando foi para o PMDB, partido de oposição, e fez parte da chapa de Tancredo Neves no colégio eleitoral. Por uma ironia do destino, com a morte de Tancredo às vésperas da posse, um apoiador  do regime militar tornou-se o primeiro presidente da República após o fim da ditadura.


Com golpe de 1964,  foi instituído o bipartidarismo e apenas dois partidos a Arena ( ligada aos militares) e o MDB (partido da oposição) podiam  participar da vida política nacional. Sarney era da UDN, partido que fez intensa campanha em favor do golpe  e  com a implantação do  bipartidarismo se filiou  na Arena (Aliança Renovadora Nacional), legenda criada para dar sustentação política a ditadura.
No Senado, José Sarney vestia  de forma entusiasmada a “camisa do governo” e atuando como parlamentar da Arena  estava sempre alerta na defesa da “revolução”, termo usado por ele para se referir ao “golpe de 1964”, quando discursava no plenário, usando a tribuna na condição de aliado dos generais.
Em outubro de 1975,  durante o governo do general Ernesto Geisel, o regime militar enfrentava críticas constantes da oposição, que tinha entre os líderes Ulisses Guimarães, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Em discurso noticiado pelo “Jornal do Brasil” em outubro 1975, Ulisses Guimarães foi duramente criticado por Sarney que o chamou de “Euriloco, o afoito”, em uma alusão ao personagem da Odisseia, célebre obra da mitologia Grega que tem Ulisses como principal destaque.
A crítica, associando o nome do líder da oposição a personagens da literatura, realçava  o tom irônico com o qual Sarney dedicava-se a combater no Senado, a oposição ao regime militar.  A matéria traz ainda a resposta de Ulisses Guimarães às declarações de Sarney. Na ocasião,  ele  considerou o discurso de Sarney o reflexo do desejo “ sequioso de agradar os poderosos”.
MATÉRIA DO JORNAL DO BRASIL , PUBLICADA EM OUTUBRO DE 1975 NA QUAL SARNEY ATUA NA DEFESA DO REGIME MILITAR E CRITICA ULISSES GUIMARÃES
Do MARANHÃO DA GENTE 

80 pessoas são fuziladas na Coréia do Norte por crimes como a posse de Bíblias

Recentemente o jovem Ditador norte coreano Kim Jong Un conduziu a sua primeira execução pública em massa dos chamados “dissidentes” do regime político imposto atualmente no país. De acordo com o jornal sul-coreano JoongAng Ilbo, 80 pessoas foram mortas pelo Estado em 7 cidades da Coréia no Norte.

Entre os crimes dos quais os dissidentes foram acusados, estão atos como assistir a vídeos de entretenimento oriundos do Sul, distribuir pornografia, portar Bíblias e qualquer outro material considerado subversivo à ditadura comunista. O regime de Pyongyang considera como delito assistir ou contrabandear filmes sul-coreanos, distribuir conteúdo pornográficos, possuir Bíblias ou trabalhar na prostituição.


Kim Jong Un teria ordenado realizar sua primeira execução pública maciça como uma “severa advertência a todas as pessoas”. Esta era uma prática comum de seu pai, Kim Jong Il, de quem Kim Jong Un herdou o controle do sistema político do país.
Segundo o Huffington Post, milhares de cidadãos, incluindo crianças, foram obrigados a assistir às execuções que decorreram no início deste mês em sete cidades do país, entre as quais, Wonsan, Chongjin e Sariwon.
As informações que circulam em meios de comunicação internacionais são de que os réus foram amarrados a postes com a cabeça coberta com sacos brancos, e de que os espectadores “ficaram aterrorizados quando os corpos foram metralhados, a ponto de se tornarem quase irreconhecíveis”. Supostos cúmplices dos executados e suas famílias foram enviadas para campos de concentração.

Conhecido por considerar como crime de traição assistir filmes ou produzidos no exterior, especialmente na Coréia do Sul, o regime norte coreano ganhou a reputação de também executar seus cidadãos por “crimes menores”, como o ativismo religioso.s
Do SITE "A VOLTA DE JESUS CRISTO"

Jovem infecta mais de 300 homens com vírus da AIDS por vingança

Será real a história da estudante queniana que teria afirmado que infectou 324 homens com o vírus HIV por vingança de ter contraído AIDS de um colega?
A notícia começou a se espalhar pela web na primeira semana de março de 2014 e conta a história de uma jovem de 19 anos, estudante da Universidade Karabak, em Naruku (Quênia), que teria afirmado em entrevista que 3 meses após ter sido embriagada (e feito sexo contra a sua vontade com um homem chamado Juan) teria descoberto que havia sido contaminada com o vírus da AIDS.

Isso teria acontecido em 22 de setembro de 2013 e em novembro daquele mesmo ano, quando ela descobriu que era soropositivo, resolveu se vingar, infectando 324 homens (de dezembro de 2013 a fevereiro do ano seguinte) com o HIV. Sua meta, segundo o artigo, seria a de contaminar 2000 homens.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
O estupro de jovens garotas é um fato lamentável que ainda ocorre em diversas partes do mundo, infelizmente! Casos como o dessa moça podem vir a ocorrer, com certeza. Agora, já a parte do texto que fala sobre vingança (que ela teria transado com 324 homens para infecta-los) não é verdadeira.
Para que uma moça consiga fazer sexo com 324 homens (156 seriam estudantes da sua universidade) em menos de 3 meses (do final de dezembro até o começo do mês de março), seria preciso levar cerca de 5 homens por noite (ou vários de cada vez) pra cama. Como o artigo não diz onde ela realizava a sua vingança, não temos como saber se isso é possível ou não.
No entanto, para nos ajudar na apuração dos fatos, encontramos um artigo publicado em um blog de um estudante da universidade citada onde ele diz que é impossível que a tal moça sedenta por vingança conseguisse ter relações sexuais dentro da instituição, pois na Universidade Kabarak os homens são separados das mulheres nos campi.
O aluno também diz em seu artigo que não conhece nenhum colega chamado “Juan”. De acordo com o rapaz (que está no último semestre do terceiro ano), a universidade é pequena e todos se conhecem.
 Do Portal Meio Norte, FONTE: r7


Simplício propõe instalação de comissão externa para fiscalizar obras da refinaria Premium I em Bacabeira (MA)

O deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) apresentou requerimento, nesta terça-feira (25), solicitando à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle a criação de uma comissão externa. O objetivo é que parlamentares integrantes do colegiado visitem à refinaria Premium I, em Bacabeira, no Maranhão, que está com suas obras paralisadas.

Em 2009, a então candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, ao lado do então presidente Lula inauguraram a pedra fundamental daquela que deveria ser uma das obras mais importantes de seu governo e da Petrobras: a refinaria Premium I de Bacabeira (MA). Agora, os governos federal e estadual voltaram a anunciar que em abril será iniciado o processo licitatório para implantação da obra.
Mas, por ser ano eleitoral, o deputado acredita que será mais uma promessa que não sairá do papel. “Desde 2009 estão usando o projeto como palanque eleitoral. Este ano, que haverá novas eleições, o anúncio é feito novamente. Dessa forma, acaba sendo duvidoso que essa refinaria sairá do papel”, disse o deputado.
Diante do cenário, Simplício considera importante a visita dos parlamentares ao município para fazer a devida fiscalização do empreendimento, que foi tão alardeado em 2009 pela governadora Roseana e pelo então presidente Lula.
O parlamentar disse ainda que há relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontando irregularidades na obra. A oposição está se reunindo para colher assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar a administração da Petrobras.
Caso a comissão seja aprovada, Simplício questionará os envolvidos sobre os reais motivos que levaram a Petrobras, o governo federal e, principalmente, o governo do Maranhão a usar, de maneira escancarada, a refinaria como palanque político.
Assessoria de Imprensa

92 anos do PCdoB é marcado pela união em torno das lutas democráticas no Maranhão

“O PCdoB nunca perde a dimensão da sua missão histórica e é assim que ele resiste há décadas, e que reforça seu compromisso na busca por um Maranhão melhor” com essas palavras o presidente do Partido Comunista do Maranhão no Maranhão (PCdoB), Márcio Jerry, celebrou ao lado de centenas de lideranças e populares o aniversário de 92 anos do partido.

A comemoração do aniversário do PCdoB foi também um momento para relembrar as lutas do partido pelo restabelecimento da Democracia, no combate à Ditadura Militar instalada após o Golpe de 1964. A solenidade também todos os comunistas e mártires históricos na luta democrática do Maranhão.

A marca do PCdoB em busca da Liberdade e da Igualdade no Brasil foi lembrada por todos os presentes. O presidente municipal do PCdoB – São Luís, Haroldo Oliveira, destacou a jornada histórica que levou o partido a ter papel de destaque na atual conjuntura política do Maranhão.  “Não é por acaso que o PCdoB é protagonista no Maranhão são 92 anos de luta diária em nome de dias melhores para os maranhenses”, Haroldo Oliveira





Ingressar nas fileiras do PCdoB é, segundo o deputado líder da oposição na Assembleia, Rubens Pereira Jr, “construir todos os dias o partido do tamanho de nossos sonhos”, partido que representa a esperança em dias melhores para o Maranhão. Essa construção, destacou Laurinda Pinto, é um “desafio diário de construir um Maranhão de todos nós, com desenvolvimento pleno para homens e mulheres”.

Os parlamentares Othelino Neto e Raimundo Cutrim, ambos do PCdoB, também fizeram questão de frisar o protagonismo do partido na atual conjuntura política do Maranhão. “É de extrema importância para mim poder comemorar esta data fazendo parte dos quadros do PCdoB, quando relembramos sua luta democrática” afirmou Othelino.

Unidade das oposições

Partidos que compõem as forças de oposição no Maranhão estiveram presentes no evento. PDT, PTC, PSB, PPS, PP, SDD e PT juntaram-se à festa do PCdoB para comemorar as conquistas democráticas brasileiras em que os partidos de esquerda tiveram forte presença nas lutas em defesa da Democracia e dos Direitos dos brasileiros.

Pré-candidato ao Senado pela oposição, Roberto Rocha saudou a importância do PCdoB na história do Brasil e do Maranhão. “Falar do PCdoB é falar das batalhas constantes do cotidiano de os maranhenses ainda lutam pela Democracia de verdade,” afirmou.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Magno Bacelar, em Coelho Neto!

Depois de ter estado no centro da polêmica por ter feito críticas aos membros da CGU, quando estiveram em Coelho Neto, recentemente, o eterno senador Magno Bacelar chega à Coelho Neto, na tarde de hoje 21, portando um estilo diferente em seu visual.

De barba crescendo o ex-prefeito de Coelho Neto, Magno Bacelar, em conversas com o titular do Portal Leste Maranhense, reafirmou que continua mas de que otimista e vocacionado ao lado de Flávio Dino, e Simplício Araújo, numa luta que ele iniciou há anos, nas fileiras oposicionistas querendo libertar o Maranhão pela a via chamada de “alternância de poder”, um dos mais importantes instrumentos Da democracia brasileira.  
Na condição de combatente da velha guarda da política maranhense do pedetismo bravo e valente ao lado de Neiva Moreira Jackson Lago, e de outras expressões da legenda a nível de Brasil como o lendário Leonel Brizola, Magno foi peça fundamental para os avanços libertários que conquistamos e pela a libertação do Maranhão que ainda vai acontecer agora em 2014.
Apostando em novas perspectivas Magno Bacelar, é ao lado da esposa a vereadora Cristiane Bacelar, um grande entusiasta do projeto do deputado Federal Simplício Araújo, Solidariedade, rumo a sua reeleição, e com Flávio Dino governador.     



BOA TARDE, WILMA GOMES E GLEYDHIANE MOTA l!!

A coluna “Boa Tarde Especial” vinculada aqui no Portal Leste Maranhense, homenageia hoje 21 de março, dando um boa tarde, a filosofa e fera em contabilidade WILMA GOMES, e a GLEYDHIANE MOTTA, sua colega de trabalho que é auxiliar em contabilidade, ambas na cidade de Newton Bello, na região da grande Santa Inês.
WILMA GOMES

WILMA GOMES

Tanto WILMA GOMES, quanto GLEYDHIANE MOTTA, são leitoras assíduas do nosso Portal Leste Maranhense, e nós somos gratos por isso.  

As duas jovens integram uma seleta equipe de grandes profissionais de um dos mais competente escritório de contabilidade naquele município. WILMA GOMES e GLEYDHIANE MOTTA, são mulheres de destaque profissional e com grandes perspectivas.   
GLEYDHIANE MOTA
 
Falando em Governador Newton Bello, é um município que já passamos por ali, muitas vezes, para cobrirmos acontecimentos políticos em municípios naquela região como Bom Jardim, Maranhãozinho, Maracaçumé, Nunes Freire, e outros.
  O município de Newton Bello, limita-se ao norte com o município de Zé Doca, ao sul com o município de Bom Jardim, ao leste com os municípios de Monção e Bom Jardim, a oeste com os municípios de Zé Doca e São João do Caru.


HOJE É DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN

Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862.1 A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune. , que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 1000 nascimentos.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal5 . Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo.
Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem aprega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos,doença do refluxo gastroesofágicootites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.