.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 30 de abril de 2014

O dia hoje é dele; parabéns Flávio Dino, vida longa e felicidades

Quem está aniversariando hoje 30 de abril, é o pré-candidato a governador do Maranhão Flávio Dino, PC do B. O PORTAL LESTE MARANHENSE, deseja vida longa e felicidades a ele, por mais esta volta ao Sol. 

PPS fecha com Flávio Dino e Eliziane será candidata a dep. federal

Do blog do John Cutrim 
Em reunião realizada na noite desta terça-feira (29), o comando do PPS no Maranhão decidiu por apoiar a pré-candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. O comunicado acerca da decisão deve ser feito em nota, a ser divulgada nesta quarta-feira.

A deputada Eliziane Gama, que até então era pré-candidata do partido ao governo, deve disputar uma vaga na Câmara Federal.
A data em que o PPS vai declarar oficialmente apoio a Flávio Dino deve acontecer na próxima quinta-feira (1), no Hotel Abbeville, onde será realizada uma coletiva e logo depois um grande ato político, que contará com a presença de Flávio Dino, Eliziane Gama, membros do PPS e lideranças da oposição.
Foram decisivos no PPS para que a sigla marchasse unidade com a oposição os ex-vereadores Batista Matos, Vieira Lima, o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto, Paulo Matos entre outros.


Guanabara e seu filho Sergio vice prefeito de Coelho Neto, em mais um diálogos pelo Maranhão.

O ex-prefeito de Duque Bacelar e de Coelho Neto, Raimundo Guanabara, sem partido, foi presença marcante na comitiva do pré-candidato a governador Flávio Dino, PC do B, nas cidades de Buriti e Duque Bacelar, no último sábado (26).
Guanabara ladeado por Flávio Dino e Roberto Rocha  pré-candidato a Senador. 

Guanabara, vice-prefeito de Tomon Danísio Marabuco, antônio Ramos ex-vereador de Coelho Neto. 


Claudio Furtado, pre´-candidato a deputado Federal, Guanabara, Flávio Dino, e Luis Santos,  presidente do PDT de Coelho Neto.  

Guanabara foi uma das lideranças de ponta da comitiva do comunista Flávio Dino, em Buriti e Duque Bacelar, ao lado de seu filho Sergio Guanabara, e de outras lideranças da região que apoiam o projeto de mudança do Maranhão.
Ao chegar em Buriti, Guanabara e Sergio, foram recepcionados pelos anfitriões Vanusa Flora e Antonio Flora, e aproveitaram o momento e falaram bastante da atual conjuntura política. Carismático e sobretudo atencioso Guanabara, não passa por despercebido aonde está. Antes de Flávio Dino chegar ao recinto, o líder político falava incansavelmente nas rodas de conversas os bons motivos que fizeram ele está hoje apoiando Flávio Dino.
A satisfação de continuar na luta pela a liberdade do Maranhão nas fileiras da oposição maranhense está estampada no sorriso de Guanabara que não esconde de ninguém o entusiasmo de estar a serviço de um povo sofrido que são os maranhenses.
Em Duque Bacelar, Guanabara ao lado dos líderes bacelarenses exaltou o nome de Flávio Dino, e conclamou a população daquele município, a continuar com o sentimento de mudança que contagia todo Maranhão.
O apoio dos Guanabaras ao projeto de Flávio Dino, na região do Leste Maranhense, é importante e mostra claramente a força que cresce a cada dia e emana do povo. Este sentimento é algo que culminará na grande mudança que o Maranhão experimentará em breves dias.       

     

Madeira foge de Edinho e se aproxima de Flávio Dino

Depois de ouvir um sonoro não do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), o pré-candidato do PMDB a governador, Edinho Lobão, foi obrigado a cancelar a viagem à Região Tocantina, prevista para esta quinta-feira (1º), que daria início a sua campanha em busca de apoios pelo interior do Maranhão.

Em uma nota desprovida de qualquer lógica, o jornal do grupo Sarney ainda tentou justificar que a agenda foi adiada em razão do “estreitamento” das conversas entre Edinho e Madeira. No entanto, de acordo com os assessores do próprio prefeito, cancelamento da viagem se deve à proximidade dele com a pré-candidatura do oposicionista Flávio Dino (PCdoB).
Uma das maiores lideranças políticas do sul do estado, Madeira não mostra qualquer resistência à aliança entre tucanos e comunistas. Pelo contrário, tem partido dele a iniciativa de buscar uma reaproximação com as lideranças da oposição. As conversas são diárias.
No começo do mês, após a desistência de Luís Fernando Silva (PMDB) e o anúncio do nome de Edinho Lobão para substituí-lo, o prefeito de Imperatriz foi o primeiro a se posicionar sobre a troca, se desobrigando de qualquer compromisso com outra candidatura da oligarquia.
“Meu compromisso era com Luís Fernando. Sem ele, me sinto desobrigado”, declarou Madeira na época.
Do blog Marrapa


Pelo menos 12 morrem em acidente com “pau-de-arara” em Bacuri

Uma tragédia aconteceu no início da noite desta terça-feira na MA 303 entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu.

Uma caminhonete D 20 que transportava alunos da escola municipal Cristino Pimenta, em Bacuri para o Povoado Madragoa, bateu num caminhão carregado de pedra e saiu da rodovia caindo num abismo.
Cerca de 14 pessoas, entre elas, adolescentes e crianças e mais o motorista morreram na hora. Diversas ambulâncias foram disponibilizadas para a o local para ajudar no transporte de feridos, que ainda não foram contabilizados. O veículo transportava na carroceria cerca de 25 pessoas a maioria estudantes da escola.
As vítimas foram conduzidas para a Santa Casa de Cururupu.
Esta tragédia lamentável serve para mostrar a triste situação de crianças que precisam de um transporte digno para chegarem às salas de aula no interior do estado e terem acesso à educação que lhes é de direito.
E agora quem vai responder pela morte desses inocentes ninguém sabe.


Negão do Zé Lício é recapturado pela polícia após praticar uma onda de assaltos em Coelho Neto

O fugitivo da cadeia pública da cidade de Coelho Neto-Maranhão Edinaldo Santana ‘vulgo Negão do Zé Lício, foi recapturado na manhã desta terça-feira (29), de abril durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, na cidade de Coelho Neto.

O presidiário é acusado de uma série de assaltos desde a sua fuga do distrito policial de Coelho Neto no último domingo (20) de abril quando na ocasião o mesmo fugiu com mais dois indivíduos.


 Deste a fuga o trio é acusado de roubar três motocicletas, e duas farmácias, ao ser preso na rua Dr. Luís Raimundo na sua residência o presidiário Negão do Zé Lício, teria confessado a sua participação nos assaltos das Farmácias Genérica, e Farmácia são José, e duas motocicletas, sendo uma recuperada na terça-feira (22) de abril no Povoado Loloia município de Afonso Cunha, de Placa NHK 4064, roubada na segunda-feira 21 na cidade de Coelho Neto.

A segunda motocicleta C100 Biz 125 2013 de cor vermelha de placa OJE 5675 tomada de assalto por volta das 19h15 deste domingo (27) nas proximidades do Banco do Brasil ainda não foi recuperada. As policiais seguem as buscas aos outros dois fugitivos.


Informações do Portal Coelho Neto


Flávio Dino discute Programa de Governo com população do Baixo Parnaíba

O movimento Diálogos pelo Maranhão fez mais um final de semana em debates com a população. De volta à Região do Baixo Parnaíba, o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) apresentou à população de Santana do Maranhão, Paulino Neves e Tutoia a proposta inicial de Programa de Governo apresentada na última quarta (23) em coletiva de imprensa em São Luís.



O desenvolvimento social, o estímulo à produção e ao turismo da região foram defendidos por Flávio Dino durante as edições do movimento Diálogos nesta sexta (25). Reunindo movimentos sociais e classe política de dezenas de cidades da região, Flávio Dino ouviu as principais demandas da população de cada município. Representantes dos trabalhadores rurais, pescadores, professores , religiosos e trabalhadores da Saúde discutiram formas de investir em desenvolvimento social para a população do Baixo Parnaíba.
Em Santana do Maranhão, o incremento à produção agrícola e a falta de professores nas escolas foram temas levantados pela população local como os mais urgentes de serem resolvidos. Dino afirmou que a Educação deve ser a prioridade para um Governo que tenha visão de longo prazo para o desenvolvimento do Maranhão. “Sou professor e conheço o dia-a-dia da sala de aula; essa experiência de vida me mostrou que a Educação é a maior prioridade de um Governo que pensa no futuro,” disse.
Representantes do município relataram ainda a situação dos maranhenses que precisam sair do estado para buscar oportunidades em outros municípios. “A realidade dos maranhenses não é fácil. Precisamos gerar riquezas internamente incentivando a produção e fazer com que ela chegue à casa das pessoas,” disse o pré-candidato a senador, Roberto Rocha (PSB).
As propostas para o Desenvolvimento do Maranhão foram defendidas por diversas lideranças que acompanharam a comitiva do movimento Diálogos. O deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB) relembrou pontos importantes das 53 propostas da prévia do Programa de Governo apresentado por Flávio Dino. Os pontos relacionados ao desenvolvimento social e à Segurança Pública foram destacados pelo parlamentar.
Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Domingos Dutra (SDD) acompanharam a reunião em Santana, além de vereadores, presidentes de sindicatos e lideranças locais.
Turismo e Desenvolvimento em Paulino Neves e Tutoia
Cidades conhecidas por seu grande potencial turístico e pesqueiro, Paulino Neves e Tutoia também foram visitadas pela comitiva do movimento Diálogos pelo Maranhão. Os municípios ficam no litoral leste maranhense e são a porta de entrada para os turistas que visitam a Rota das Emoções, nos litorais do Ceará, Piauí, Maranhão e chegando até os Lençois Maranhenses.
O exemplo de Tutoia é emblemático para o Maranhão. Os turistas que vêm do Ceará e Piauí pelo litoral têm como primeiro contato com o estado as cidades do litoral Leste. Para incrementar a organização do turismo no estado, são necessárias a promoção da infraestrutura portuária e das cidades. Estes foram alguns dos apelos feitos pelo prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, que acompanhou as visitas feitas às cidades do litoral Leste.
Assim como estas, questões ligadas ao cotidiano da população da cidade foram amplamente debatidas durante os debates do movimento Diálogos. Vereadores e representantes de entidades civis destacaram a falta d’água diária nas casas do município, bem como a dificuldade no atendimento hospitalar.
O vereador José Orlando (PSB) falou sobre a esperança em dias que o Maranhão conseguirá desenvolver suas potencialidades, tanto interna quanto externamente. Promovendo políticas públicas para a população residente e investindo no potencial turístico do litoral e dos Lençóis Maranhenses, é possível trazer mais desenvolvimento a quem mora no Maranhão e incentivar a vinda de mais turistas ao estado.
Durante os debates, Dino afirmou que grande parte das políticas públicas que ainda não são implementadas no estado poderão passar a existir com a existência de um Governo que combata fortemente a corrupção. Para isso, Dino apresenta como proposta a criação da Secretaria da Transparência e Controle do Estado: “Dizer não à impunidade é dizer sim ao desenvolvimento,” afirmou em Tutoia.
A caravana seguiu durante o fim de semana para os municípios de Buriti, Duque Bacelar e Timo, com a presença dos deputados federais Simplício Araújo (SDD), Waldir Maranhão (PP) e Domingos Dutra (SDD); e dos deputados estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Marcelo Tavares (PSB).

Compromisso com políticas sociais é um dever, afirma Flávio Dino em visita a Buriti e Duque Bacelar

A forte presença de movimentos sociais e entidades civis foi a grande marca do movimento Diálogos pelo Maranhão ocorrida no último sábado, quando as cidades de Buriti e Duque Bacelar recepcionaram o pré-candidato a governador, Flávio Dino, para discutir o Programa de Governo que está sendo construído a partir de plenárias e seminários realizados em centenas de cidades do Maranhão.


Com a presença de representantes do Sindicato dos Professores, dos Agricultores Familiares, de Grupos Culturais, Sociedade Civil organizada para propor novas soluções para antigos problemas do Maranhão e outras entidades estiveram com Flávio Dino (PCdoB), Roberto Rocha (PSB), deputados, vereadores e lideranças políticas da região para relatar os problemas locais – que precisam de ação direta dos governos para serem superados.
Presidente estadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Estado do Maranhão (Fetaema), Francisco Miguel esteve em Buriti para reafirmar os compromissos assumidos em documento por Flávio Dino em investir fortemente na produção maranhense. A defesa de investimentos em agricultura também foi defendida por Antônio Flora, presidente municipal da Fetaema de Buriti.
Além disso, Chico Miguel relatou aos presentes que as diretrizes baseadas na assistência técnica, na Educação para o campo e no incremento das políticas sociais voltadas para o campo. “Não aguentamos mais tanto massacre e por isso nos unimos a essa corrente que quer mudança para o Maranhão,” afirmou.
Outra classe que foi representada no evento foi a de Educadores. O presidente estadual dos Trabalhadores em Educação pediu que a classe política tenha especial atenção pelo desenvolvimento da Educação, superando índices de analfabetismo que aumentaram durante o governo Roseana Sarney. “Queremos ser exemplo de superação, mostrar que os maranhenses são lutadores e vão deixar para trás esse ciclo de atraso,” disse Júlio Pinheiro.
Diante de relatos de esperança e superação, Dino afirmou às centenas de presentes que é preciso olhar para frente. “Queremos um Maranhão com grupos culturais com apoio, professores valorizados, estradas com estrutura adequada. Vamos virar a página dos problemas do Maranhão junto,” afirmou ao ser indagado sobre a estrada que liga Buriti ao povoado Palestina, ligação com os municípios de Brejo e Anapurus, que está completamente desestruturada.
Construir um Maranhão mais Igual e mais Justo
Em visita ao município de Duque Bacelar, Flávio Dino e Roberto Rocha afirmaram que as propostas apresentadas para o Programa de Governo têm como principal meta oxigenar as instituições públicas do estado, fazendo com que elas funcionem para todos e que os serviços públicos atinjam dos municípios maiores aos menores.
“Administrar R$ 14 bilhões é tarefa para quem tem compromisso com as políticas sociais. É essa a função de um governador: transformar as riquezas do nosso estado em mais qualidade de vida para quem mais precisa”, foi o que Flávio Dino defendeu em reunião com centenas de moradores de Duque Bacelar. Roberto Rocha acrescentou que as propostas apresentadas esta semana significam a reafirmação de compromissos com o desenvolvimento social.
O procurador federal Cláudio Furtado foi um dos destaques no evento e afirmou que, a partir de pessoas comprometidas com a renovação das práticas políticas, é possível colocar em marcha as mudanças que o Maranhão precisa.

sábado, 26 de abril de 2014

Arnaldo Melo comete crime eleitoral que pode prejudicar Lobão Filho

No afã de conquistar a vaga de candidato ao Senado na chapa do senador Lobão Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB) pode ter cometido crime eleitoral que pode prejudicar o recém lançado candidato ao governo do Maranhão.
Arnaldo Melo determinou a transmissão ao vivo do lançamento da pré-candidatura de Lobão Filho pela TV Assembleia, num flagrante crime eleitoral.
Como todo mundo sabe, a TV Assembleia é órgão do parlamento estadual, criado para divulgação das ações dos deputados estaduais. Lançamento de pré-candidaturas são eventos de cunho meramente partidário e não podem mais ser transmitidas ao vivo.
Se a oposição soubesse explorar os erros dos adversários, essa ação de Arnaldo Melo já teria sido denunciada ao Ministério Público Eleitoral, com outros temperos, já que na AL, durante o lançamento, haviam grupos de pessoas com camisetas ostentando o número 15, do PMDB. Isso caracteriza propaganda eleitoral antecipada.
Com tamanha bajulação, Arnaldo Melo pode ser uma pedra no calçado de Lobão Filho. 
(Blog do Djalma Rodrigues)

DIRETAS JÁ: VEJA O QUE DIZ EDUARDO CAMPOS, EM RELAÇÃO AS DIRETAS JÁ

Há exatos 30 anos, em 25 de abril de 1984, a Câmara dos Deputados, em Brasília, se reuniu para votar a Proposta de Emenda Constitucional Nº 5, que restabelecia as eleições diretas no Brasil.

A votação foi consequência das enormes manifestações populares que tomavam o Brasil de Norte a Sul e reuniram milhões de brasileiros. Eu era estudante e fiz questão de ir às ruas. Participei das passeatas e dos comícios em Pernambuco. A cada passo, sabíamos que estávamos mudando a história do país. Estávamos construindo um novo Brasil a cada grito. O país inteiro estava unido em torno de uma ideia: Diretas Já!

A PEC Nº 5 nunca foi aprovada. A derrota, porém, se transformou em vitória. O governo não conseguiu calar o povo e a votação foi decisiva para o reestabelecimento da Democracia. Na próxima semana, este evento,ganhará uma homenagem especial no Congresso.
Passados 30 anos, o Brasil avançou e sofreu reveses, mas permaneceu como uma nação democrática, que respeita os direitos humanos e a liberdade de expressão. Este é o legado dos brasileiros que foram às ruas lutar pela Democracia nos anos 80.
E nossa responsabilidade é cuidar deste legado. Os brasileiros estão unidos novamente. Quem entende as manifestações de junho do ano passado, sabe que o povo quer construir um novo Brasil.
Trinta anos atrás, lutamos pela Democracia. Agora, é o momento de aperfeiçoá-la. Novamente unidos, em nome do Brasil.

Baleco Propõe e Câmara Aprova Audiência Sobre Segurança Pública

Preocupado com a escalada da violência e da criminalidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nonato Baleco / PDT propôs, durante a sessão de hoje, a realização de Audiência Pública para tratar dos problemas da segurança pública em Chapadinha e obteve a aprovação unanime dos demais parlamentares.

Ao solicitar a aprovação da audiência, Baleco defendeu a elaboração de documento detalhando todas as necessidade e propostas para a melhoria da segurança pública de Chapadinha. “Precisamos produzir, após a audiência, um documento em que se catalogue todas aquelas necessidades e ações que possam ajudar na solução do problema”, disse Nonato Baleco.


Depois de reconhecer as dificuldades da Polícia Militar e Civil de Chapadinha quanto à falta de estrutura e de criticar a falta de apoio à Guarda Municipal como órgão que poderia cumprir determinadas funções auxiliares, Nonato Baleco pediu união de todas as autoridades no combate à criminalidade. “Temos que envolver a todos na tarefa de conter o avanço da violência. Penso que é preciso fazer um trabalho de educação, é possível fazer isso com as Igrejas, com o Conselho Tutelar, é possível fazer isso com profissionais que estiverem dispostos e até com toda à sociedade civil. Mas isso precisa ser articulado e penso que é esta a nossa responsabilidade como representantes do povo”, defendeu o presidente.

Além da aprovação unanime, a iniciativa do vereador Baleco foi elogiada por todos os vereadores que ocuparam a tribuna na sessão de hoje. A audiência foi marcada para o dia 30 de abril (quarta-feira) e deve envolver representantes dos órgãos de segurança, prefeitura, judiciário, governo estadual, entidades sociais e sociedade civil.  

Do blog do Alexandre 


Fernanda Moraes integra a comitiva de Flavio Dino no Baixo Parnaíba.

Fernanda Moraes, Presidente do PC do B, de Afonso Cunha, e pré-candidata a prefeita naquele município, em 2016, integra a comitiva do pré-candidato a governador Flávio Dino, também PC do B, na região do Baixo Parnaíba neste final de semana.
Fernanda Morais, em Tutoia com pescadores 
Ontem 25, Fernanda Moraes, uma importante integrante do segmento mulher, na pré-campanha dinista, esteve participando do Diálogos pelo Maranhão em Santana, Paulino Neves e Tutoia.
A cada município que esteve Fernanda, não passou por despercebida antes demostrava o seu otimismo e acima de tudo o seu empenho na construção do projeto de mudança liderado por Flávio Dino.    
A sua passagem por Tutoia uma cidade reconhecida nacionalmente por seu potencial turístico é um dos exemplos do que estamos falando.  Fernanda Moraes, fez um importante registro fotográfico com os pescadores daquele município, de forma bastante descontraída, mas não perdeu a oportunidade de buscar com muita precisão informações importantes da região.   
Hoje 26, nas próximas horas, Fernanda participará do primeiro Diálogo do dia em Buriti da Inácia Vaz, terra do deputado Federal Domingos Dutra, ao lado de sua amiga e correligionária Vanusa Flora.
Em Duque Bacelar, Fernanda Moraes, participará do Diálogo organizado pelo pré-candidato a deputado federal Cláudio Furtado, outro companheiro de partido.  Falar em Cláudio Furtado e Fernanda Morais, há uma conversa entre os dois no sentido de que Fernanda lhe apoie em Afonso Cunha.

A estada de Flávio Dino, hoje em Duque Bacelar marcará muito a pré-campanha dinista a o histórico político daquele município.   

‘Estamos diante de uma nova Pasadena’, diz Carlos Brandão sobre refinaria

Paralisação de obras e denúncias de superfaturamento são os principais motivos que levaram os deputados federais Carlos Brandão (PSDB/MA) e Simplício Araújo (Solidariedade/MA) à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) em busca de esclarecimentos sobre a Refinaria Premium I.
Os parlamentares tiveram aprovado, este mês, um requerimento que solicita uma comissão externa para visitar e acompanhar as obras da refinaria que estão localizadas em Bacabeira, a 60 km de São Luís, no Maranhão.
Com promessas de se tornar a maior refinaria do país, a Premium I teria a produção voltada para combustíveis de alta qualidade. Segundo a Petrobrás, em sua primeira fase, a refinaria teria capacidade de processar 300 mil barris/dia. Depois de concluídas as obras, essa capacidade duplicaria.
No entanto, a construção que foi inaugurada em 2010 pela então candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, e pelo ex-presidente Lula estão paralisadas desde 2012.
Recentemente, os governos federal e estadual anunciaram que será iniciado novo processo licitatório para recomeço das obras que haviam sido canceladas pela presidente da Petrobrás, Graça Foster, por falta de verba.
Só para a terraplanagem da área de instalação da refinaria foram gastos R$ 789 milhões a mais do que o R$ 711 milhões previstos. O valor gasto até a paralisação dos trabalhos foi de R$ 1,5 bilhão; ou seja, mais do que o dobro do previsto no contrato inicial entre a estatal e o consórcio GSF (Queiroz Galvão, Serveng e Fidens).
“As obras da refinaria foram noticiadas em tom de festa por autoridades e candidatos que prometiam a geração de 200 mil empregos. Depois de gastos cerca de 1,5 bilhão de reais só para terraplanagem, a presidente da Petrobras anunciou o fim dos trabalhos por falta de recursos. Os anos passaram e o resultado é que estamos diante de uma nova Pasadena. Dinheiro público jogado por terra mais uma vez”, argumenta o deputado Carlos Brandão.
Um documento com assinaturas solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi entregue pela oposição ao Supremo Tribunal Federal (STF). O intuito é investigar a administração da Petrobras a respeito do atraso das obras e das denúncias de superfaturamento. Os parlamentares ainda questionam os motivos que levaram a Petrobras, o governo federal e o governo do Maranhão a usar a refinaria como palanque político.
Do jornal pequeno 

Pré-candidato a Deputado Estadual Albino participará de evento do (PCdoB) em Duque Bacelar!

O pré-candidato Albino Klauberth do Partido Popular Socialista – PPS, mesmo ainda não tendo definido seu apoio ao pré-candidato ao governo do estado Flávio Dino PC do B. Albino faz questão de está sempre que pode nos eventos para ouvir as propostas do comunista.


O evento acontecerá neste sábado (26) de abril no município de Duque Bacelar, organizado pelo então vice-prefeito Jorge Oliveira, e o pré-candidato a Deputado Federal Cláudio Furtado e membros do PC do B, aguardam a chegada do Pré-candidato a governador Flávio Dino as 12h30 na cidade de Duque Bacelar-MA. Presenças de lideranças da região são aguardadas no evento além de alguns pré-candidatos a Deputado estadual, e Deputado Federal que se movimentam nas articulações para as eleições 2014.
Do portal Coelho Neto 

Maranhense que ganhou 37 R$ milhões ainda não foi resgatar o prêmio

O Imparcial
O maranhense que ganhou sozinho o prêmio de mais de R$ 37 milhões da Lotomania, no último sábado (19), ainda não foi resgatar o valor. O ganhador, que é morador de São Luís, acertou as 20 dezenas do sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com a Caixa, o novo milionário tem o prazo de noventa dias para buscar seu prêmio em qualque agência do banco. Caso, não o faça, o valor será revertido para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação.

A aposta foi feita na Lotérica Paraíso, no bairro Cohatrac e a sequência vencedora foi: 03, 05, 12, 16, 23, 24, 27, 33, 35, 41, 46, 62, 81, 83, 85, 87, 91, 98 e 99.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Ser prostituta ou professora - o Senado escolheu a primeira profissão

VEJA O QUE DIZ ALGUÉM NO FACE 
Este é o governo do PT. 
*sem** comentários. . ...*
Senado aprova pagamento de bolsa mensal de R$ 2.000,00 para garotas de programa. Uma proposta polêmica, de autoria da *senadora Maria Rita, do Partido dos Trabalhadores.

 Foi aprovada na tarde de ontem, por maioria de votos: trata-se do pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 2.000,00

(dois mil reais) para garotas de programa em todo país.

 "O objetivo da bolsa é dar a essas mulheres a possibilidade de terem uma vida mais digna, pois o dinheiro deve ser prioritariamente utilizado com prevenção de

doenças", explicou a senadora. Segundo ela, o projeto tem interesse público, pois também tem o
objetivo de "disponibilizar pra clientela um serviço de melhor qualidade, já que as meninas poderão se cuidar melhor, pagar tratamentos estéticos, frequentar academias etc."


O projeto de lei vai ser submetido à sanção da

presidente Dilma e deve entrar em vigor até o início da copa de 2014. É isso aí pessoal. Enquanto um *professor da rede pública ganha R$898,00
para formar cidadãos dignos, uma prostituta ganhará R$ 2.000,00 para rodar bolsinha com qualidade que Pais é esse que incentiva o errado e desqualifica o certo. Meu Deus!!  

VEJA O QUE DIZ EDUARDO CAMPOS, EM SUA PAGINA SOBRE SUA AGENDA!

Após o Encontro Programático da Aliança PSB/Rede/PPS/PPL, que acontece neste sábado, em Manaus, sigo para Teresina, onde concedo uma coletiva de imprensa. Logo em seguida, parto rumo a Timon, no Maranhão, para participar de um evento do PSB. Será um dia bastante corrido mas, tenho certeza, muito produtivo.

Grupo Sarney é o maior obstáculo para o desenvolvimento do Maranhão, afirma Simplício Araújo


A falta de políticas públicas em setores essenciais para o desenvolvimento do Maranhão e o sentimento de mudança de que o estado necessita foram destaques do pronunciamento feito pelo deputado Simplício Araújo (Solidariedade/MA) nesta quinta-feira (24). Da tribuna, o parlamentar alertou, mais uma vez, para os baixos indicadores sociais do estado, para as obras inacabadas, para a falta de segurança pública, para a saúde precária, entre outros pontos.

Na avaliação do deputado, os baixos indicadores do Maranhão estão diretamente ligados às obras inacabadas, ao desperdício de recursos públicos e, automaticamente, à ineficiência do governo estadual e dos grupos ligados a Sarney. A refinaria Premium I em Bacabeira; o Projeto Flores, na Barragem do Rio Flores, em Joselândia; e o Tabuleiro do São Bernardo, localizado no município de Magalhães de Almeida, são alguns exemplos de obras inacabadas e de desperdício de dinheiro público no Maranhão, conforme destacou Simplício durante o pronunciamento.

O deputado citou ainda a ponte sobre o Rio Itapecuru, em Itapecuru-Mirim, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Luís, Timon, Bacabal e Açailândia, que estão com quase dois anos de atraso. “As grandes obras que o grupo Sarney se apodera no Maranhão são quase todas do governo federal. Obras essas que jamais poderiam deixar de ser construídas ao longo desses 40 anos”, afirmou. “Em alguns casos, ao interferir na execução destas obras, acabam atrapalhando e as deixando abandonadas, sem que os benefícios cheguem ao povo maranhense”, acrescentou.

Ao mesmo tempo, o deputado lembrou que “eles surfam nos programas federais que acontecem no estado quando os mesmos dão bons resultados, e se eximem da responsabilidade dos que estão parados, abandonados ou nunca foram implantados.”

O parlamentar lamentou ainda que, nesses 40 anos, nunca tenha sido implantada uma política pública eficiente. “Tudo é voltado para benefício do grupo e para saquear os cofres públicos”, disse.

Em relação à segurança no estado, Simplício lembrou que o descaso com o setor tem feito muitas vítimas, que lamentavelmente estão morrendo por falta de uma política pública na área. De acordo com ele, esse problema está ligado à falta de condições, investimentos e de efetivo policial.

O deputado destacou ainda os graves problemas na saúde. “A resposta à equação de saúde no Maranhão foi dada sem a observação às causas do problema. Construção megalomaníaca e midiática de quase uma centena de hospitais, mais de metade deles abandonados em meio a matagais.”

Simplício disse ainda que o estado tem o maior déficit habitacional do país. Segundo ele, o programa Minha Casa, Minha Vida serve apenas para politicagem feita por políticos ligados ao grupo Sarney, que se preocupam apenas com o lucro ou com a ampliação de bases políticas. “O governo Roseana não tem nenhum programa habitacional para erradicar o problema da falta de moradia no Maranhão. Apenas fez promessas em campanha e nunca as cumpriu.”

Por fim, Simplício foi enfático: “precisamos mudar este atual modelo de governo implantado em cima de falsas promessas e da falta de planejamento para erradicar os problemas que impõe ao maranhense os piores índices de desenvolvimento humano, e que nos envergonham quase todos os dias em rede nacional. O grupo Sarney foi, sem dúvida nenhuma, o maior obstáculo ao desenvolvimento do Maranhão.”

A frase: “Não podemos pensar em construir e desenvolver o estado que sonhamos sem olhar, refletir e debater o descaso e a falta de compromisso com os principais problemas do estado. No Maranhão só se responde aos problemas do estado até hoje por meio da propaganda enganosa.”

Soliney Silva de braços cruzados pra não pagar as contas.

A fama do Prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, PRTB, de mal pagador já está no Maranhão todo.  
 Desde que assumiu o comando do município em 2009, não tem sido pouco os imbróglios que já marcaram a fracassada gestão de Soliney Silva, por conta de que ele não gosta de pagar o que deve.

Um dos mais famosos casos de velhaquisse do prefeito Soliney Silva, divulgado aqui no PORTAL LESTE MARANHENSE, foi da ambulância que foi segura na oficina e só saiu depois da conta ser pago.
Segundo uma fonte bem próxima ao palácio da cidade, uma outra conta que há meses o prefeito através do secretário de Saúde não paga é a do Prédio que está instalado o SAMU.
A fonte adiando ainda, que são muitos meses e o dono já está pra perder a paciência, com a insatisfação na ponta da língua. Em outras palavras, o dono não está nada satisfeito.
Se o empresário Wilis, dono do estabelecimento que funciona o SAMU, fosse que nem o eletricista Wilson Vaz, que só deixou a ambulância sai depois que já tinham lhe pago, já tinha recebido os atrasados.
Essa pecha de mal pagador é ruim para um gestor prefeito Soliney! Fazer uma gestão fracassada e ainda ser velhaco, Coelho Neto, não aguenta e nem merece!


DIÁLOGOS EM SANTANA, PAULINO NEVES, TUTÓIA, BURITI DE INÁCIA VAZ E DUQUE BACELAR

O Movimento Diálogos Pelo Maranhão, liderado por Flávio Dino, Pré-candidato a governador pelo PC do B, Percorrerá neste final de semana, 05 municípios do baixo Parnaíba maranhense.
Amanhã sexta-feira, a partir das 9h da manhã a caravana da mudança que o Maranhão precisa estará no município de SANTANA do Maranhão. As 12 30h será a vez do município de Paulino Neves, receber de braços abertos, o grupo que discute com seriedade os problemas crônicos do Estado buscando soluções para que sejam resolvidos.

No final da tarde mas precisamente as 17h, o turístico e estratégico município de Tutoia, participará com fé e esperança do movimento liderado pelo o pré-candidato mais preparado para governar o Maranhão, que se chama Flávio Dino.  
No sábado às 9 h, o primeiro município a receber a caravana de Flávio Dino, com idealismo e muito entusiasmo será Buriti da Inácia Vaz. Naquela municipalidade, o casal Antônio Flora e Vanusa Flora, juntamente com inúmeras lideranças sindicais e comunitárias receberão Flávio Dino e sua comitiva.
Vanusa Flora é uma liderança sindical, Vereadora pela a segunda vez em Buriti, e é presidenta do PC do B, no município. Antônio flora, é o maior sindicalista da região. Símbolo da luta dos trabalhadores pela a reforma agraria e dá oposição maranhense desde os primeiros passos Do saudoso Jackson Lago. Flora já foi vereadora vice-prefeito e atualmente é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Buriti.
Sábado a reunião em Buriti promete.
O pré-candidato a Deputado Federal pelo PC do B, Cláudio Furtado juntamente com o vice-prefeito de Duque Bacelar, Jorge Oliveira, membros do PC do B, estarão organizando uma recepção para a caravana de Flávio Dino, sábado. Está previsto a chegada do Diálogos Pelo Maranhão em Duque Bacelar, as 12 30. A chegada de Flávio Dino e comitiva ao Garapa, é algo muito esperado pelos militantes de Cláudio Furtado.   
O Diálogo de Duque Bacelar será um palco perfeito, para amostrar a força e musculatura que tem a pré-campanha de Flávio Furtado em sua terra natal.      



quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pesquisa DataM mostra Flávio Dino com 62,5% das intenções de voto

Jornal Pequeno
No cenário mais provável para as eleições de outubro, o candidato oposicionista Flávio Dino (PCdoB) alcança 62,5% das intenções de votos, seguido de longe pelo pré-candidato governista Edinho Lobão (PMDB) que aparece com 12,2%. Marcos Silva (PSTU) tem 3,3% e Pedrosa (PSol) 2,3%.
De acordo com a pesquisa, 11,6% responderam que não votariam em nenhum, branco ou nulo; e 8,2% disseram não saber ou não quiseram responder. A pesquisa Data M está registrada no TRE/MA sob protocolo 6/2014 e foi realizada entre os dias 19 e 22 deste mês.

Esta é a primeira pesquisa que avalia o novo cenário da eleição após a desistência de Luís Fernando Silva (PMDB), que havia sido escolhido como pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney desde 2013. Com a pré-candidatura de Edinho Lobão, o novo cenário mostra que o pré-candidato da oposição, Flávio Dino, permanece à frente nas intenções de voto.
Na pesquisa espontânea, aquela em que o nome dos candidatos não é mostrado aos entrevistados, Flávio Dino lidera com 33,2%. Em segundo aparece o nome da governadora Roseana Sarney, que não será candidata, com 4,1%, e em seguida Edinho Lobão com 3,3%. 48,8% disse não saber em quem votar.
A pesquisa DataM verificou também a rejeição dos pré-candidatos a governador. Quando os entrevistados eram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 35,5% responderam que não votariam em Edinho Lobão Filho, seguido de João Alberto (17,2%), Luís Pedrosa (14,5%), Flávio Dino (10,5%) e Marcos Silva (7,7%). Não votaria em nenhum reúne 6,8% dos entrevistados e não sabe/não respondeu, 7,6%.
O instituto DataM ouviu 1500 eleitores em todas as regiões do Maranhão e possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Roberto Rocha lidera corrida para o Senado

Do blog do Garrone
O Vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), continua liderando a corrida para o Senado segundo pesquisa Data M, divulgada nesta quinta-feira pela Rádio Capital, independente da definição do candidato do grupo Sarney.
Quando a escolha recai sobre o nome de Gastão Vieira (PMDB), Rocha lidera com 32,8%, contra 21,2% do peemedebista, e 12,9% registrados para Haroldo Sabóia (PSOL). Brancos de nulos tiveram 17,8% e indecisos 33%.
Se o escolhido for deputado Arnaldo Melo (PMDB) a vantagem de Roberto Rocha sobe para 36,3%, seguido de Haroldo Sabóia com 17,3% e por último o presidente da Assembleia com 6,3%. 22,7% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou anulariam seu voto; enquanto 17,3% estão indecisos.
A pesquisa Data M foi registrada no TRE-MA (número 6/2014) e foi realizada entre os dias 19 e 22 de abril.

Bira cobra remanejamento da comunidade Piquiá de baixo em Açailândia

A situação temerária enfrentada pela comunidade do povoado Piquiá de Baixo em Açailândia foi pauta do discurso do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24).



As cinco siderúrgicas instaladas nas proximidades do povoado sufocam a população local, tornando o ambiente completamente impróprio para qualquer ser vivo. Os moradores comentam que Piquiá é o único lugar do mundo que você vê o ar.

De acordo com o deputado Bira, a comunidade luta há sete anos para ser remanejada para outra área, fato que foi consolidado através de um Termo de Ajustamento de Conduta por intermédio do Ministério Público com apoio de todas as instituições do governo do Estado.

O deslocamento da comunidade nunca foi concretizado, por conta de um terreno, cuja indenização, nunca foi paga. O Sindicato das Siderúrgicas tem até o dia 30 de abril para realizar o pagamento da indenização, garantindo a regularização do terreno para que a comunidade possa ter oportunidade de morar num lugar decente.

Ao lado do Movimento Justiça nos Trilhos, o deputado Bira luta pela resolução da problemática e desde o começo do atual mandato o parlamentar cobra do Sindicato das Empresas Siderúrgicas no Maranhão o cumprimento de sua parte em relação ao acordo.  

“Mais uma pessoa morreu na comunidade, a senhora Deusivania faleceu, no Piquiá de Baixo, por doença pulmonar, é assim que as pessoas morrem lá, quase todo dia alguém morre por doença pulmonar, então não é possível que o maranhense fique só com a escória dessas siderúrgicas”, protestou Bira.

O parlamentar questionou também a promessa de redenção socioeconômica que o Governo do Maranhão esbravejou há quase 30 anos para a população, quando afirmou que os Grandes projetos chegariam ao estado. O socialista destacou a demissão de 500 funcionários da ALUMAR e a exclusão de trabalhadores maranhenses na construção pesada.

“O projeto grande Carajás está fazendo 30 anos, que é todo esse complexo que envolve a ferrovia, portos, siderúrgica vinculada à exploração do minério lá na Serra de Carajás, no Pará. O Porto, a Vale e a Alumar estão trazendo trabalhadores de fora e para completar está aqui o Piquiá de Baixo, ficando com a escória de todo esse complexo”, criticou.    

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Flávio Dino lança 53 propostas por um “Maranhão de Todos Nós

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (23), o pré-candidato a governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) apresentou 53 Propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social ao lado do pré-candidato a senador pela oposição, Roberto Rocha (PSB), lideranças políticas e entidades civis. As diretrizes destacam ações nas áreas da Saúde, Educação, Saneamento, Segurança e Moradia. Mais Médicos Maranhão, rede estadual de ensino profissionalizante, Pacto pela Vida, Minha Casa Meu Maranhão e Água para Todos são alguns dos programas propostos a partir do Diálogos pelo Maranhão.

“Esse documento é mais uma etapa que cumprimos nessa pré-candidatura, que foi lançada em outubro de 2013 com milhares de pessoas presentes. Ele é fruto de uma grande mobilização social em todo o estado num sonho conjunto de busca de mais justiça social. Buscamos equacionar essas seis letrinhas: PIB e IDH e, com isso, promover desenvolvimento com justiça social”, explicou Flávio Dino. Ele apresentou todas as propostas e a fonte de recursos para a implantação de cada uma delas.
Flávio Dino defende o cumprimento do direito a uma saúde digna a todos os maranhenses. Ele destaca que hoje o Maranhão possui o menor número de médicos por habitante e o menor investimento proporcional em atenção básica do Brasil. A melhoria da oferta dos serviços de saúde perpassa o acesso à água, saneamento e habitação do Brasil. 
Para isso, defende o “Água para Todos” e o “Mais Médicos Maranhão. O primeiro é uma garantia de água e banheiro na casa de todos os maranhenses. O Atlas do Desenvolvimento Humano 2013 (PNUD e IPEA) aponta que somente metade da população maranhense vive em casas com água encanada e banheiro. Para os municípios não atendidos pela CAEMA, serão feitos convênios com o governo do estado.
Já o “Mais Médicos Maranhão” vem com a finalidade de combater o déficit de profissionais no Estado, pior relação do país, com 0,7 médicos para cada 1.000 habitantes. A ideia é complementar o programa nacional com a articulação e parceria com a Universidade Federal do Maranhão, criar mais um curso de Medicina na Universidade Estadual do Maranhão, em região não atendida pelos cursos existentes e; implantar carreira de Estado para os médicos, similar a dos juízes, garantindo presença de profissionais em todas as regiões, estabilidade, remuneração adequada e promoções por mérito.
Para estabelecer um novo modelo de governança da segurança pública no Estado com instituição de metas para redução de crimes, Dino defende o “Pacto Pela Vida”. A proposta é de articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, numa ação conjunta entre governo e comunidade, envolvendo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União.
O direito à moradia será assegurado através do “Minha Casa, Meu Maranhão”, em parceria com o Governo Federal para construção de casas, com a meta de reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.
Para diminuir as desigualdades sociais no Maranhão, Flávio defende uma política moderna e transformadora. Ele destaca as condições do estado, com recursos naturais, posicionamento geográfico estratégico, múltiplas vocações econômicas, energia, água abundante, terras férteis, belas paisagens, enorme potencial turístico e diversidade cultural.
Para isso, a proposta de governo traz a reestruturação de todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura familiar, com destaque à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP e ao ITERMA. O quadro técnico desses órgãos será ampliado e incentivado. Esses órgãos passarão a ser vinculados à Secretaria da Agricultura Familiar, que será criada e terá orçamento crescente ano a ano, de acordo com o crescimento da produção do setor.
Também para investir no desenvolvimento econômico do estado, Flávio defende a ampliação do benefício fiscal de dispensa parcial do pagamento do saldo devedor do ICMS para até 95%, nos casos de indústrias classificadas como de alta relevância para o desenvolvimento do Maranhão (por exemplo, agroindústrias) ou estabelecidas em municípios com baixo IDH. 
Como política de governo, a Proposta por um Maranhão de Todos Nós defende a criação da Secretaria de Transparência e Combate à Corrupção, com remanejamento de cargos do Gabinete do Governador e da Casa Civil.  A Secretaria irá realizar o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias contra áreas do governo e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios. Além disso, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, um sistema de metas de desempenho para todas as áreas de governo. As metas ser