.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Saúde de Duque Bacelar em alta

Recentemente, a secretaria municipal de saúde do município de Duque Bacelar, ganhou um importante certificado do PMAQ, Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da atenção básica de Saúde. O PMAQ é um criterioso programa de avaliação do Ministério da Saúde.

O conjunto de ações que elevou a saúde do município de Duque Bacelar, a lugar de destaque a nível de estado e até mesmo de Brasil, compreende: o PSF, Programa de saúde da Família; PSB, Programa de saúde bucal; ACS Programa dos agentes comunitários de saúde; NASF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Além da implantação de alguns programas que não existiam houve também reformulação e ampliação de diversos setores para que a saúde do município tenha chegado a este patamar.
Ao assumir o comando da prefeitura de Duque Bacelar, o prefeito Flávio Furtado, encontrou 24 agentes comunitários de saúde, dividido em 3 equipes. O número atual é de 33 agentes distribuídos em 4 equipes.  Ao chegar a prefeitura Flávio encontrou também 3 equipe de saúde bucal hoje tem 4 nem existia NASF e nem a academia da saúde.
A nota de certificado é feita através de nomenclatura. Duas equipes de saúde da família e uma equipe da saúde bucal, conquistaram a posição muito acima da média, a mais alta da categoria. Acima da média ficaram as outras duas equipes da saúde da família, e as três equipe da saúde bucal. Mediana, abaixo da média, insatisfatória ou desclassificada nem uma.
Ninguém chaga a patamares de destaque sem que faça algo de bom Com isso quer dizer que o município de Duque Bacelar, no setor da saúde pública vem melhorando a cada dia que passa.  
     
 Os critérios adotados pelo PMAQ, para fazer a avaliação foi: através de avaliadores da UFMA Universidade Federal do Maranhão; avaliação enloco; indicadores de saúde; e o processo de trabalho das equipes.
Outros fatos que comprovam o empenho do gestor para com a saúde de Duque Bacelar, estão sendo vistos na reforma ampliação e reformulação do prédio que hoje abriga o centro de saúde são José, na sede do município, e as reformas e ampliações das unidades Básica de saúde, dos povoados Mocambo dos Marques, Ferro.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário