.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Governo leva o “Carnaval de Todos” a cidades do interior


Este ano, o Governo do Estado buscou qualificar e equilibrar a relação de apoio direcionada aos municípios que realizam festas de Carnaval. O ‘Carnaval de Todos’ começou, tanto em São Luís quanto nas cidades do interior, na sexta-feira (13). Para que isso acontecesse, o Estado viabilizou a liberação de recursos, por meio de emendas parlamentares, após a apresentação de projetos por parte de prefeituras e fundações que promovem a política cultural em todo o Maranhão.
Na busca por um carnaval democrático e comprometido com ações que promovam a justiça social, uma das marcas da gestão do governador Flávio Dino, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) orientou que os municípios trabalhem com a valorização dos maranhenses, com apresentação de grupos e artistas locais. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 3,7 milhões em apoio ao carnaval, que será realizado em quase 50 municípios maranhenses.
“Buscamos tornar a relação entre Estado e prefeituras mais distributiva e responsável – tal como já pode ser conferido na parceria com a Prefeitura de São Luís. Para isso, a nossa equipe não poupou esforços em atender o recebimento de todos os processos que chegaram à Secretaria. Todos os prefeitos, assessores e secretários foram atendidos e cada caso foi analisado por meio de parecer técnico. Esperamos que com o recurso em mãos, o Carnaval possa divertir e servir como atividade de propulsão de outras áreas, como a turística e econômica”, pontuou o superintendente de Difusão Cultural da Secma, Paulo de Aruanda.
Esta movimentação gerada pelas festas de carnaval no interior já pode ser percebida, desde o meio da semana, quando o impacto da festa popular começou a ser sentido no município de Peritoró – localizado há 232 quilômetros de São Luís.  Na cidade da região central do Maranhão, as folias carnavalescas contam com o apoio do Governo do Estado, que liberou R$ 50 mil para custear despesas com apresentação, montagem de equipamentos, aluguel e iluminação.
“Peritoró tem um carnaval tradicional e que atrai gente até de outros estados, como do Piauí. Para 2015, preparamos uma festa arrojada que será realizada durante cinco dias. Serão quatro shows por noite. O carnaval movimenta todas as áreas da nossa cidade, gera renda. Neste sentido, o apoio do Governo tem sido fundamental para que possamos garantir a nossa festa”, declarou o prefeito de Peritoró, Josias Lima Oliveira.
Na cidade de Lima Campos, também localizada na região central do estado, a expectativa é grande para o início da festa. “Lima Campos não tinha carnaval. A população que queria brincar tinha que ir para outra cidade, como Pedreiras. Desde o ano passado, estamos investindo em uma programação alternativa e que tem agradado a população. Este ano temos o apoio do Governo do Estado para fazer uma festa que a população se sinta valorizada por pular carnaval em seu próprio município”, explicou o prefeito de Lima Campos, Jailson Fausto Alves.
Espalhado em todo o Maranhão, o ‘Carnaval de Todos’ mostra a irreverência de escolas de samba, shows e blocos de ruas. Também está presente no norte do Estado, em cidades como Icatu, que começou a programação de carnaval, na sexta-feira (13), com apresentação de bandas em praça pública.
“É muito comum as escolas de samba de Axixá e Morros (cidades vizinhas) se encontrarem em Icatu no carnaval, o que por si só já é um atrativo. Nos últimos anos, a participação do público tem sido muito grande, e eu acredito que em 2015 não será diferente. Tivemos grande dificuldade com a captação de recursos, e o apoio do Governo foi essencial para a realização da brincadeira. Acredito que com essa parceria vamos fazer um carnaval inesquecível para todos que escolheram Icatu para passar o carnaval”, declarou o secretário de Cultura de Icatu, Benedito Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário