.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Educação em Duque Bacelar se destaca com o melhor IDEB da Região.



O ano letivo em Duque Bacelar, iniciou dia 2 de março. Embora com um pouco de atraso devido ao imbróglio da não aprovação da LDO, mas o tradicional projeto pedagógico que inicia o ano letivo no município, foi um sucesso em sua realização tematizando assuntos absolutamente necessário para o bom desenvolvimento do educador na sala de aula e para o melhoramento da educação.





Além de dá boas-vindas aos professores no início do ano letivo, no bojo do projeto pedagógico, foi discutido vários temas entre eles a redução da carga horaria, do professor e também foi feito uma exposição dos trabalhos realizado em 2014, nas atividades do Pacto Nacional Pela a Alfabetização na Idade Certa, que a secretaria aderiu e no município é coordenado pela a professora Maria José.

A secretaria de educação realizou as oficinas pedagógicas em parceria com a Igreja Católica, tematizando a campanha da Fraternidade. Ainda no evento, foi trabalhado a conscientização e motivação dos professores, explicando com detalhes a implantação da jornada um grande sonho dos profissionais da área.  

Também por conta da não aprovação da LDO no período certo, houve atraso na reforma e ampliação das escolas da sede e da zona rural Da rede municipal, mas o secretário de educação Benéfrance, Oliveira, garante que o calendário está sendo revisto para que as crianças não sejam prejudicadas.  
Mais de 60% das vagas dos cursos oferecido pelo o IFMA, em 2015, foi ocupado por alunos de Duque Bacelar.  Rodrigo o melhor aluno de 2014, do IFMA foi também do município. O jovem estudante chegou a ser homenageado por isso. A melhor aluna de inglês do IFMA e de matemática de 2014, foi de Duque. O prefeito Flávio Furtado se reuniu com os pais destes alunos (que em sua maioria são carentes), e garantiu o transporte como incentivo para que os jovens bacelarenses não desista do curso. 20 jovens pela manhã, três a tarde e três a noite. De manhã é disponibilizado um micro-ônibus e a tarde e noite um carro pequeno fretado pela prefeitura levará os alunos a Coelho Neto e trará de volta.      

O prefeito Flávio Furtado, sempre foi parceiro da educação dando a demonstração de que em seu governo educação é prioridade, quando bancou o transporte Escolar para Coelho Neto, durante os cinco anos para os professores de Duque Bacelar, dos 6 cursos da UEMA. 

O Município de Duque Bacelar atualmente tem o melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica, (IDEB) da Região.  A escola Euzamar Machado Vilar, teve a sua avaliação de 25%. Nos analises da Professora Eliza Bacelar, Coordenadora urbana da secretaria de educação do município, os 25% pode parecer pouco, mas está acima da média do Maranhão.   A ANA, (Avaliação Nacional da Alfabetização) foi um dos organismo do Ministério da Educação, que mediu os dados.  

O prefeito Flávio Furtado, aposta muito na equipe do Secretário Benéfrance Oliveira, e do Secretário adjunto José Alberto Bacelar Borges, o Professor Bacelar, que vem fazendo um importante trabalho junto a educação.    A adequação da jornada de trabalho sem prejudicar os professores e sem também onerar a folha de pagamento, é hoje o ponto importante de trabalho da equipe da secretaria de educação que vai melhorar muito a qualidade do ensino em Duque Bacelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário