.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Corregedoria realiza mutirão de audiências na Comarca de Viana

A Comissão Sentenciante, projeto da Corregedoria da Justiça do Maranhão para reduzir o índice de congestionamento nas unidades judiciais, chegou a Comarca de Viana (220 Km de São Luís) nesta terça-feira (05). O objetivo da ação, que se estende por toda esta semana, é realizar 209 audiências em processos relativos à Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais).
Juiza Larissa Tupinambá

O pedido de apoio foi formulado pela juíza Anelise Reginato, que é titular da Comarca de Arari e responde pela 1ª Vara de Viana. Na unidade, a magistrada teria identificado uma grande demanda processual de natureza dos juizados, cujo rito processual deve ser mais célere, razão pela qual solicitou a presença da Comissão Sentenciante.

A Comissão Sentenciante é coordenada pela juíza corregedora Francisca Galiza e é formada por uma equipe de juízes e servidores. A iniciativa da Corregedoria tem a finalidade de atuar em várias frentes de trabalho, realizando diversos procedimentos de uma vara ou juizado. Os magistrados que atuam no projeto têm competência para realizar atos dos mais simples aos mais complexos, a exemplo de uma decisão. Assim, ações que se encontram paradas – seja pela ausência de juiz titular na unidade ou pela grande demanda processual – são solucionadas de forma rápida.

Em Viana, a Comissão conta com o empenho dos juízes Rodrigo Nina, Tereza Palhares, Gustavo Medeiros e Larissa Tupinambá. Dão suporte os servidores Hayla Castelo Branco, Inês Arruda, Jocelmo Aires e José Kennedy, além dos servidores do Fórum de Viana.

Na estrada – Na semana passada a Comissão Sentenciante esteve na Comarca de Mirinzal, a pedido do juiz José Jorge Junior, titular da Comarca de Guimarães e respondendo por Mirinzal. Nesta comarca, dentre os cerca de 500 processos que aguardam decisão, foram realizadas audiências em 288, durante os quatro dias de trabalho.

Após os trabalhos em Viana, os juízes e servidores destacados para atuar junto à Comissão Sentenciante retornam ao Fórum Desembargador Sarney Costa, na capital maranhense, onde funciona a sede do projeto.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário