.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Simplício Araújo visita novo trem de passageiros da Vale que liga o Maranhão ao Pará

 O secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, representando o governador Flávio Dino, visitou as instalações do novo trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), nessa quinta-feira (27), na estação ferroviária da Vale, em São Luís.

Acompanhado do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e de diversas autoridades, o secretário conheceu as principais instalações do novo trem, os vagões da classe econômica, a área adaptada a pessoas com deficiência e também as novidades da classe executiva. A Vale também apresentou os novos serviços que passam a ser oferecidos à população a partir do próximo mês, como o restaurante e a área de bagageiros.
“Fico feliz em ver que, a partir de setembro, os maranhenses que optarem pelo transporte ferroviário, vão viajar em um veículo com conforto. Sempre estamos preocupados com a prestação de serviço ao nosso povo, que sem dúvida só tem a ganhar. A Vale é uma parceira, que vai continuar prestando excelentes serviços ao estado”, avaliou o secretário Simplício Araújo.
O secretário também destacou o trabalho realizado com pessoas que vendiam alimentos às margens da ferrovia, as chamadas bandequeiras. Com os padrões do novo transporte, as famílias foram incluídas no Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda da Vale. Foram criados 22 negócios sociais em seis municípios do Maranhão e um no Pará.
O trem
O novo trem, que circula por 23 municípios maranhenses e 4 do Para, continua operando com mesma velocidade, mas está mais amplo e confortável. Agora tem capacidade para receber até 1.600 passageiros por dia.  Para isso foram investidos, segundo a mineradora, mais de 55 milhões de dólares, cerca de R$ 200 milhões.
O diretor de operações da EFC, Cláudio Mendes, explicou que foram adquiridos 39 carros, dos quais 6 são executivos, 21 econômicos e 12 de serviços que incluem lanchonete, restaurante, especial para cadeirantes, bagageiro e gerador.
Cada carro executivo da EFC tem capacidade para transportar 60 passageiros. Já nos econômicos haverá 79 lugares. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários. As passagens já estão à venda na Estação Ferroviária. A primeira viagem acontecerá dia 14 de setembro, ligando São Luís a Parauapebas (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário