.

.
.

Mensagem da Semana

E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Com Mar Vermelho, "Os dez mandamentos" bate mais um recorde de audiência





Record/Divulgação

O grande momento de Os dez mandamentos, novela da Record que vem tirando o sono da Globo, chegou. Depois de uma maciça campanha de anúncios durante a programação da emissora, Moisés (Guilherme Winter) finalmente abriu o Mar Vermelho na cena que encerrou o capítulo desta terça-feira (10/11).

Recheada de efeitos especiais, criados pela mesma empresa da série The walking dead, a abertura do Mar Vermelho fez sucesso na internet. Os efeitos foram realmente a grande estrela do momento, com direito a batidos raios e trovoadas e a ondas gigantes. Obedecendo a uma ordem divina, Moisés – ainda sem entender nada – ergue seu cajado e abre o Mar Vermelho. Infelizmente, a emoção do ato não podia ser vista na interpretação do ator. Incrédulos e sem saber o que aconteceu de fato, os hebreus atravessaram o mar. “Veja! Está seco”, exclamou Mariã, interpretada com emoção por Larissa Maciel.

Com o início da abertura, do comentando capítulo, a emissora viu sua audiência disparar. Segundos dados prévios, a releitura bíblica marcou 27,8 pontos de média com 30,6 de pico na audiência. Este é o maior índice já obtido pela trama desde sua estreia. No mesmo horário, a Globo que apresentava o Jornal Nacional e a novela A regra do jogo ficou na vice-ldierança com 19,4. Esta pode ser dizer como a maior derrota sofrida pela Globo até aqui na sua principal faixa horária nas últimas décadas.
RepercussãO


De acordo com a doutora e pesquisadora em Cinema e Teoria da Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Rafiza Varão, o sucesso da novela pode ser justificado com diferentes pontos de vista: "acho que o que justifica o fenômeno é o apelo a um universo religioso e ao ficccional". A pesquisadora compara com o nível de realidade da novela global A regra do jogo. "A aproximação com a realidade massacra o telespectador, o mítico, o simbólico, o arquetípico o confortam, é daí que vem muito da força da cultura de massa e a Record, faz muito isso".

Sobre a forte divulgação que a emissora faz com suas telenovelas, Varão afirmou que não é determinante. "A publicidade não garante que vai dar certo, mas é uma tendência esses investimentos altos e super produções. A teledramaturgia brasileira está se aproximando cada vez mais de um padrão lançado pelas séries americanas", analisa.

Efeitos

Recheada de efeitos especiais, o capítulo foi realizado pelo Stargate Studios, responsável por seriados norte-americanos como Revenge e The walking dead. Com trovoadas, ondas e raios, a produção do capítulo teve o investimento de R$ 1 milhão e demorou mais de um ano entre preparação e execução para ser realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário